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Marketing Youtube: 7 passos para vender no youtube

Marketing Youtube: 7 passos para vender no youtube

Conheça os sete passos para criar uma estratégia eficaz de marketing no Youtube, que inclui escolher um tema relevante, produzir conteúdo de qualidade, criar títulos atraentes, usar linguagem adequada, agir naturalmente, associar produtos às necessidades do público e criar uma página de vendas. Bora ler?👇


Principais assuntos deste post

  • Potencial do Youtube: O Youtube é uma plataforma com enorme potencial para marketing e vendas devido ao seu alcance e relevância na vida das pessoas.
  • Conteúdo de Qualidade: É essencial produzir conteúdo de alta qualidade que seja útil e relevante para o público-alvo, a fim de estabelecer autoridade no assunto.
  • Conexão com o Público: Associar produtos às necessidades do público e agir de forma natural são cruciais para construir confiança e converter visualizações em vendas.
  • Se você quer entender de forma mais profunda como impulsionar sua visualizações e interações no youtube, o produtor Derral Alves ensina no livro A Fórmula do Youtube, que você pode ler, clicando no botão abaixo:

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Não é nenhuma novidade que o Youtube pode render muito dinheiro para quem cria conteúdo na plataforma. No Brasil e no mundo, existe uma lista infinita de influenciadores que simplesmente mudaram de vida através disso.

O que pouca gente sabe é que, além dos lucros com visualizações e anúncios, existe um tipo de estratégia para transformar canais de vídeos em verdadeiras máquinas de vendas: o marketing youtube.

Neste artigo, você vai entender o que é e como funciona esse tipo de estratégia, além de aprender os 7 passos necessários para gerar vendas e faturar através do marketing youtube.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


 

Como funciona uma estratégia de marketing youtube?

Basicamente, não é tão difícil entender como funciona uma estratégia de marketing youtube. Por mais que exija certa dedicação e qualidade, é um tipo de estratégia fácil de entender e, por isso, qualquer pessoa pode ter sucesso com ela.

A primeira coisa que precisamos entender é a lógica por trás de uma estratégia de marketing youtube. E ela é simples.

A ideia consiste em produzir conteúdo (em vídeos) sobre um tema, gerar visualizações e engajamentos do público certo, conquistar a confiança desse público e oferecer um produto ou serviço relacionado ao tema dos conteúdos.

Agora, isso envolve uma série de passos que precisam ser compreendidos e aplicados do jeito certo – e é justamente o que pretendemos te mostrar ao longo deste artigo.

 

Por que o youtube tem tanto potencial para gerar vendas?

O youtube marketing dá tão certo porque combina vários fatores favoráveis do Youtube com princípios do marketing de conteúdo, sendo uma grande oportunidade para quem sabe usar tudo isso do jeito certo.

O primeiro deles é o tamanho e relevância do Youtube na internet e na vida das pessoas. Talvez você não saiba, mas por muitos anos, o Youtube foi o segundo site mais acessado do mundo, ficando atrás apenas do Google.

Para termos uma ideia, o Youtube chega a ter mais de 2 bilhões de visualizações por dia, todos os dias. 25% da população mundial usa o Youtube diariamente para aprender, se informar ou se divertir.

Isso quer dizer que a plataforma é, antes de qualquer coisa, altamente relevante na vida de muita gente.

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E se todas essas pessoas usam o youtube para diversas atividades, é óbvio que elas também o usam para descobrir novos produtos e serviços que resolvam seus problemas.

O que você pode fazer é utilizar todo esse potencial a seu favor e, assim, desfrutar da grande oportunidade que tem ao produzir conteúdo no segundo maior site de toda a internet.

Se o Youtube está presente na vida das pessoas de forma tão relevante, quem está presente no Youtube, passa a ter parte dessa relevância, desde que produza um conteúdo útil e atraente.

O que você precisa para ter sucesso em uma estratégia desse tipo?

Na prática, a oportunidade você já tem: qualquer um pode criar um canal no Youtube e começar a produzir conteúdo. Mas é claro que isso não é o suficiente para lucrar com uma estratégia de marketing youtube.

Você precisa ter um assunto relevante, produzir um conteúdo atraente e que gera valor ao público, ter um produto que seja útil na vida das pessoas e convencê-las disso.

Pode parecer um pouco difícil, mas seguindo os 7 passos abaixo, é plenamente possível lucrar com esse tipo de estratégia – mesmo que você não saiba nada sobre marketing ou vendas. Confira nas próximas linhas.

7 Passos para vender através do Youtube

Todo o conteúdo deste artigo é verdadeiro e realista. Sim, você pode ter ótimos resultados com o marketing youtube começando do zero.

Mas não se iluda com o imediatismo: se você seguir os 7 passos com excelência, os seus resultados serão progressivos e vão aumentando conforme o tempo.

1. Tenha um tema útil e relevante

A regra básica de toda produção de conteúdo no Youtube é ter um assunto que seja útil e relevante na vida de algumas pessoas. Todo mundo se interessa mais por alguns temas do que outros.

Logo, as pessoas que se interessam pelo tema do seu canal são o que chamamos de público alvo. É para essas pessoas que você deve falar. O seu canal tem o potencial de ser relevante na vida desse público.

Produzir um conteúdo de qualidade sobre um tema específico te torna, aos olhos do seu público, uma autoridade no assunto.

Em outras palavras, quem assistir ao seu canal vai ter em mente que você entende sobre aquele tema e vai confiar cada vez mais no que você diz.

Depois de um tempo, se você disser que um produto é bom e vale a pena ser comprado, essas mesmas pessoas vão acreditar.

 

2. Produza conteúdo útil para o seu público

Mas não adiantaria absolutamente nada seguir tudo o que estamos falando neste artigo, se você não cuidar da qualidade e do valor do seu conteúdo.

O conteúdo útil e de valor é a maior razão pela qual uma pessoa vai gastar o tempo dela assistindo aos seus vídeos. Sem contar que, se o seu conteúdo não for comprovadamente útil, as pessoas nunca vão te ver como uma autoridade.

Por mais que todos os 7 passos que listamos sejam importantes, produzir um conteúdo útil, que realmente ajude o seu público, é o mais importante na sua estratégia de marketing youtube.

3. Crie títulos atraentes

O terceiro passo é indispensável para gerar visualizações. Os títulos dos seus vídeos precisam ser atraentes e gerar interesse no seu público alvo. Um título atraente é o que faz uma pessoa clicar em um vídeo para começar a assisti-lo.

Então crie sempre títulos diretos, com uma linguagem simples e que tenha algo de interesse do seu público.

Um bom exemplo é este artigo que você está lendo. Repare que o título deste artigo, ao mesmo tempo, cita algo que é do seu interesse e promete ser útil na sua vida e, de certa forma, resume o que escrevemos no artigo.

O mesmo deve ser feito com os títulos dos seus vídeos. Se você quer fazer isso com um pouco mais de perfeição, recomendamos que estude um pouco sobre copywriting, a técnica de escrita persuasiva. Temos conteúdos publicados sobre o tema.

+Dica: Um dos conteúdos que mais podem te ajudar a usar técnicas de copywriting em seus títulos é o livro Copywriting: Palavras Que Vendem Milhões, de Gustavo Ferreira. Clique aqui para saber mais sobre o livro.

4. Use uma linguagem adequada

O quarto passo para que a sua estratégia de marketing youtube dê certo é usar uma linguagem adequada tanto nos vídeos, quanto nos títulos.

Mas o que isso significa? A linguagem nada mais é senão a forma como você fala e as palavras que você usa e, no marketing youtube, ela é importante por dois motivos.

Primeiro, porque o uso de palavrões ou de palavras ofensivas pode prejudicar o desempenho do seu canal, já que o Youtube evita que conteúdos assim se espalhem muito.

Segundo, porque você precisa falar de uma forma que o seu público entende. Adeque a sua linguagem, para que ela seja clara e familiar ao público.

5. Procure agir e falar de forma natural durante os vídeos

Você deve imaginar que ninguém gosta de gente falsa, certo? O que isso tem a ver com marketing youtube? Tudo.

Se, durante os vídeos, você age de forma falsa e forçada, as pessoas vão perceber. E a reação natural delas, diante disso, é não acreditar no que você diz e não confiar em você.

Portanto, seja você mesmo e procure agir e falar sempre de forma natural durante os vídeos. As pessoas gostam e confiam em gente que demonstra sinceridade e verdade.

 

6. Associe seu produto à necessidade do seu público

Se você atrai as pessoas por causa de um determinado assunto e mostra para elas que você entende daquele assunto, é óbvio que você deve oferecer um produto ou serviço que tenha a ver com aquilo.

O assunto do seu canal precisa estar intimamente ligado com o seu produto – que, por sua vez, precisa estar associado à necessidade daquele público alvo. Pense que todo o conteúdo é como um caminho que leva o público até o produto.

7. Crie uma página de vendas

O último passo em qualquer estratégia de vendas, dentro e fora do marketing youtube, é justamente convencer as pessoas a comprar.

Na internet, o meio mais usado para isso é o que chamamos de página de vendas. Uma página de vendas é uma página na internet, hospedada em algum site e que foi construída para convencer as pessoas a comprarem um produto.

Recomendamos que você aprenda a escrever páginas de vendas (a menos que contrate alguém para fazer as suas). Essas páginas são feitas usando a mesma técnica de escrita persuasiva que citamos acima – o copywriting.

+Dica: Se você não entende de Copywriting, mas quer dominar o assunto para criar títulos atraentes e páginas de vendas poderosas, deve ler o best seller Copywriting volume 1, de Paulo Maccedo. Clique aqui para saber mais.

Os segredos para ter mais gerar visualizações e vendas através do Youtube

Indo além, se você quer executar uma estratégia de marketing youtube, entenda que, quanto mais você se prepara, mais chances você tem de atingir seu objetivo.

O Youtube é conhecido por ter uma grande competição por visualizações e, ao mesmo tempo, um algoritmo complexo de se entender.

Por isso, o produtor e executivo Derral Alves, mostra os segredos e princípios para impulsionar suas visualizações e vendas no livro A Fórmula Do Youtube, que você pode adquirir clicando no botão abaixo:

Quero Entender a Fórmula do Youtube

Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais

Se você quer vender na internet, é essencial ler bons livros de marketing digital.
Por ser um mercado novo e repleto de oportunidades, existe muito conteúdo de pouca qualidade espalhado pela internet.
O mercado digital, por ter crescido tanto em tão pouco tempo, acaba sofrendo com uma enxurrada de conteúdos óbvios e rasos. Para ter algum resultado, é preciso se aprofundar com algo sólido e comprovado.
Por isso, hoje trazemos 3 sugestões de excelentes livros de marketing digital para quem quer estudar de maneira séria e construir resultados nesse mercado tão promissor. 

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O empreendedor Paulo Faustino, um dos maiores especialistas em marketing digital no Brasil, oferece uma visão prática de como construir grandes estratégias digitais do zero e explorar as vantagens das principais plataformas, em Marketing Digital na Prática.
O livro pode ser um ótimo começo para quem está entrando no mercado digital e quer se preparar para alcançar resultados sólidos no futuro.
Mas também serve para quem já atua no digital e quer se tornar ainda melhor. Sem dúvidas, Marketing Digital na Prática é um dos melhores livros de marketing digital e estratégia já escritos no Brasil.

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Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI

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Nos dias de hoje, tem sido cada vez mais difícil e concorrido cativar o tempo e a atenção das pessoas – que são dois ativos decisivos para as vendas e, portanto, muito valiosos.
Em um cenário onde muitos concorrentes falam e pouca gente ouve, o marketing de conteúdo surge como uma moeda que compra o tempo e a atenção do público e o antídoto que salva a estratégia de muitos negócios.
O empresário e professor Rafael Rez traz um verdadeiro manual sobre como usar todo o poder do marketing de conteúdo no livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI. O livro se propõe a expandir sua mente para trabalhar como gente grande neste mercado. Clique aqui para adquirir.

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Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios

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Outro livro que não poderia ficar de fora desta lista é o Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios, do especialista em anúncios Luciano Larrossa.

Nesta obra, Luciano vai te ensinar como usar as principais redes sociais como canais de vendas.

A ideia é simples: levar o seu produto para os lugares com a maior quantidade de tráfego do mundo todo! E não importa se você vai produzir conteúdos ou anunciar nas plataformas – este livro vai te guiar por tudo isso nas 3 plataformas.

Larrossa apresenta um conhecimento sólido e completo para que qualquer pessoa aprenda, em poucas horas, a vender muito através das maiores redes sociais do mundo (Facebook, Instagram e Whatsapp). Você pode adquirir o livro agora mesmo, clicando abaixo.

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