Marketing Digital

7 estratégias de Marketing Digital para vender muito esse ano (+1 bônus)

Veja as sete estratégias de marketing digital que podem ser altamente eficazes para impulsionar vendas online. As estratégias incluem Marketing de Conteúdo, SEO, Tráfego Pago, Mídias Sociais, Venda de Produtos Digitais, E-mail Marketing e Publicidade Nativa. Bora ler?👇


Principais assuntos deste post

  • Entendimento das Estratégias Essenciais: Compreender as sete estratégias de marketing digital é fundamental para impulsionar as vendas online e alcançar o sucesso no mercado digital competitivo.
  • Maximização de Resultados com Investimento Inteligente: Aprender como maximizar os resultados através dessas estratégias de marketing digital sem a necessidade de grandes investimentos financeiros é essencial para o crescimento sustentável do negócio.
  • Conhecimento do Público-Alvo e Planejamento Estratégico: Ter um profundo conhecimento do público-alvo e desenvolver um planejamento estratégico eficaz são componentes cruciais para garantir que as estratégias de marketing digital sejam bem-sucedidas e gerem um alto retorno sobre o investimento.
  • É possível conhecer todas as estratégias de forma profunda investindo pouco e aprendendo com especialistas do Marketing.

Conheça o Kit de Marketing Digital e aprenda com os especialistas

Seja qual for o seu objetivo, aqui vai o spoiler: você vai precisar de um planejamento. Ou melhor, de uma estratégia.

Em uma guerra, os exércitos não saem para a luta simplesmente atirando em tudo que aparece pela frente. Antes, é feita uma análise de território e um estudo das táticas dos seus adversários.

Você pode não acreditar, mas é exatamente isso que acontece no Marketing Digital. Pesquisa de mercado, estudo de concorrentes, definição de público-alvo, tudo isso envolve as estratégias de marketing digital para campanhas de vendas milionárias.

Portanto, se você quer aprender a criar estratégias de Marketing Digital com o poder de alavancar as vendas de um negócio online, é só ficar com a gente até a última linha deste post. Vamos?

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


 

As Estratégias de Marketing Digital mais eficientes

Marketing de Conteúdo - Estratégias mais eficiente do Marketing Digital

Existem várias maneiras de criar ou aumentar a presença online de um negócio digital. As empresas podem usar blogs, redes sociais, e-mail marketing, vídeos no YouTube, entre várias outras.

Mas, para criar estratégias de marketing digital, é preciso que uma campanha de vendas tenha um objetivo bem definido. É a partir do objetivo da sua campanha que surgirá toda a estratégia.

Então, antes de tudo, pergunte-se: qual o principal objetivo desta campanha de marketing? Gerar novos leads? Criar uma audiência qualificada? Vender mais determinado produto / serviço?

Agora que você já sabe a importância de determinar um objetivo, leia abaixo quais são as melhores estratégias para você aplicar na sua campanha de marketing.

1. Marketing de Conteúdo

Ignorado por muitos adeptos do Marketing Direto, o Marketing de Conteúdo ainda é a melhor maneira de gerar valor para o consumidor, construir autoridade e criar um relacionamento sólido.

Claro, as campanhas de Marketing Direto podem e devem ser usadas – como lançamentos (que os usuários podem comprar só em determinados períodos) e vendas no perpétuo (que o público pode comprar sempre que quiser); uma estratégia não invalida a outra. Você pode usar Marketing Direto + Marketing de Conteúdo para cercar seu público e vender mais para ele.

O conceito do Marketing de Conteúdo foi muito propagado após o lançamento do livro Marketing de Conteúdo, do Rafael Rez.

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O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias de Marketing Digital mais eficientes, porque gera autoridade e relacionamento com o público, conscientiza os consumidores e, também, atrai um público qualificado para seu funil de vendas.

Para ter ideia, estima-se que 63% das empresas investem em marketing de conteúdo no Brasil.

Através do marketing de conteúdo, as marcas educam o seu público para que ele resolva algum problema ou enxergue a necessidade de comprar determinado produto.

Isso faz com que os clientes destas marcas se tornem mais conscientes e prontos para tomar uma ação, que, geralmente, é a compra.

As plataformas mais utilizadas para Marketing de Conteúdo são os chamados blogs – assim como esse que você está lendo agora.

2. SEO (Search engine optimization)

SEO (Search engine optimization) - Estratégias mais eficiente do Marketing Digital

Search Engine Optmization é a Otimização para Mecanismos de Busca e ajuda uma empresa a ocupar os principais e primeiros resultados para a pesquisa que o público faz no Google (normalmente).

Quando você faz uma busca no Google, ele entende quais são as páginas que tem mais a ver com a sua busca. As páginas que aparecem primeiro é porque o Google entendeu que elas têm mais a ver com a sua busca.

Para saber quais são os melhores termos de busca para usar, você deve entender quais são as intenções de busca do seu público. Por exemplo: quando você quer buscar informação sobre um produto, o que você quer saber? Modelo, preço, cor, como funciona etc.

Mas como saber qual palavra-chave o seu público pesquisa? Para ajudar nesta pesquisa, algumas boas plataformas gratuitas são Google Keyword e UberSuggest.

Assim, é possível descobrir como as pessoas buscam, de acordo com o volume de pesquisas mensais, concorrência e dificuldade de ranqueamento. Estas são as principais métricas que precisa ficar de olho na hora de escolher sua palavra-chave para otimização dos mecanismos de busca.

A técnica de SEO é muito utilizada em colaboração com o Marketing de Conteúdo – muitas vezes, para que os textos de blog informativos tenham um bom ranqueamento no Google.

Mas é importante lembrar que SEO não se trata apenas de textos em blogs; existem técnicas mais avançadas que permitem um site, Landing Page e, até mesmo, vídeos de YouTube aparecerem no topo das pesquisas.

3. Tráfego Pago

Tráfego Pago - Estratégias mais eficiente do Marketing Digital

Essa é uma das estratégias de Marketing Digital mais importantes e que todas as empresas deveriam usar para alavancar as suas vendas e ampliar o seu público.

Enquanto o Marketing de Conteúdo trabalha o que chamamos de ‘tráfego orgânico’, que é quando os sites aparecem nas primeiras páginas do Google, gerando visitas para o seu site, sem precisar pagar nada por isso…

A estratégia do tráfego pago é a seguinte: você cria sua campanha de vendas e, até mesmo, seus conteúdos, pagando para que ele apareça para mais pessoas que ainda não te conhecem.

O tráfego pago também é muito utilizado em campanhas de vendas de lançamentos e perpétuos. Nesse caso, são criados anúncios específicos com o objetivo de vendas, em vez de apenas visibilidade.

Tráfego pago nada mais é que o investimento em plataformas que direcionam o seu conteúdo para outros usuários com padrões de comportamento semelhantes.

As principais vantagens de utilizar esta estratégia é que ela aumenta a visibilidade de um negócio online rapidamente, e, consequentemente, sua presença na internet, além de melhorar a taxa de conversão da campanha de vendas.

As principais ferramentas de tráfego pago são Google Ads, YouTube Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e Taboola.

O ideal é que, para a estratégia ser executada com sucesso, a empresa invista em algum gestor de tráfego, que saiba configurar as campanhas e mostrá-las ao público ideal.

4. Mídias Sociais

Mídias Sociais - Estratégias mais eficiente do Marketing Digital

As mídias sociais são um dos principais meios de anunciar e produzir conteúdo na internet. Inúmeras empresas utilizam mídias, como Facebook e Instagram, para se comunicar com o público e vender seus produtos.

Um dos fatores que fazem as redes sociais terem tamanha importância para os negócios online é que o brasileiro é o povo que mais usa redes sociais no mundo.

Uma pesquisa chamada Digital Future Focus Brazil 2015 mostra que, em média, um usuário fica cerca de 650 horas por mês nas redes sociais.

Além disso, estima-se que o brasileiro passa 60% mais tempo conectado às mídias sociais do que o restante dos planetas.

Esses dados indicam uma taxa muito alta de conexão com as redes sociais. Por estarem a todo tempo conectados, utilizá-las como estratégia de campanha de vendas funciona muito.

Através das redes sociais, um negócio online pode criar anúncios de determinado produto, criar conteúdo relevante para o público, aquecer este público para um lançamento, e etc.

Além disso, ainda é possível utilizar as ferramentas como Facebook Ads e Instagram Ads para potencializar os anúncios.

+ No nosso kit de mídias sociais, você conhece de forma profunda todas as estratégias necessárias para vender muito usando as redes.

5. Venda de produtos digitais

Venda de produtos digitais - Estratégias mais eficiente do Marketing Digital

Um produto digital (ou infoproduto) é um conteúdo que pode ser disponibilizado de forma paga ou gratuita na internet, como um curso online ou um e-book.

Para a venda destes produtos digitais, existem duas estratégias super importantes:

Lançamento digital

Uma das estratégias de Marketing Digital que mais têm dado certo é o lançamento, que é focado em gerar o máximo de vendas em um curto período de tempo.

No lançamento digital, cria-se a oportunidade de comprar um produto em um breve período de tempo, e, por isso mesmo, essa é uma estratégia um tanto mais agressiva que as outras.

Aproveitando este curto espaço de tempo, os principais recursos utilizados em um lançamento digital são a escassez e a urgência.

Esses recursos ativam no público uma grande vontade de comprar pelo simples fato de que não terá outra chance para adquirir o produto novamente.

A impressão de que vai ficar de fora do lançamento e que não vai conseguir comprar o produto novamente é o que mexe com a emoção do público e o que gera um boom em vendas.

No entanto, para que um lançamento digital dê certo, é preciso passar por um período de planejamento chamado: pré-lançamento.

No pré-lançamento, o infoprodutor busca preparar o público gerando ansiedade e um senso de exclusividade para que, no dia do lançamento, as vendas consigam bater níveis altos de faturamento.

Existem várias estratégias de lançamento, mas isso já é um assunto para outro post.

Funil contínuo

Funil contínuo, ou funil perpétuo, é uma estratégia parecida com o lançamento, mas com uma diferença: ao invés de o infoproduto ficar disponível para compra apenas em um curto período de tempo, o público pode comprá-lo a qualquer momento.

A ideia do funil contínuo é justamente lançar para a audiência um infoproduto que fica disponível por tempo ilimitado.

Em geral, essa estratégia é muito utilizada para vender produtos de ticket baixo (de R$27 a R$297), médio (de R$300 a R$900) e de recorrência (pagamentos mensais ou anuais).

A grande vantagem do funil perpétuo é que o infoprodutor aproveita uma grande oportunidade de vender todos os dias.

Pense, por exemplo, na Apple. Todos os anos a marca faz um novo lançamento de iPhone. Imagine se o público pudesse comprar os celulares apenas na época do lançamento. Com certeza, não seria uma estratégia inteligente para a marca.

Neste caso, o que a Apple faz é deixar o seu produto disponível no Funil Perpétuo logo após o lançamento do produto.

6. E-mail Marketing

E-mail Marketing - Estratégias mais eficiente do Marketing Digital

Uma das estratégias de marketing digital mais usadas nas campanhas de vendas e que mais tem retorno é o e-mail marketing.

E-mail marketing é o uso do e-mail com o objetivo de criar relacionamento com clientes, gerando mais vendas para a campanha.

Mas fazer marketing pelo e-mail não é Spam?” você pode estar se perguntando.

Na verdade, não! Ao contrário do Spam, a estratégia de e-mail marketing é direcionada para pessoas que já estão interessadas na informação do seu e-mail.

No caso do Spam, os e-mails são direcionados para um público que não se interessa pelo que você está trazendo no texto, sendo, muitas vezes, invasivo para o leitor.

Mas o que prova que o e-mail marketing funciona? Aqui vão alguns dados:

  • Estima-se que 92% das pessoas que têm acesso à internet têm, ao menos, uma conta de e-mail.
  • 72% dos usuários checam a caixa de emails 6x ou mais diariamente;
  • 44% dos usuários que recebem e-mails de promoção realizam, pelo menos, 1 compra;
  • 82% dos consumidores abrem e-mails de campanhas de vendas;

A cada R$1,00 investido em e-mail marketing, o retorno médio é de R$44,25.

Não há dúvidas de que o e-mail é uma das ferramentas mais úteis quando o assunto é criar uma campanha de vendas poderosa.

No entanto, para que a taxa de conversão dos e-mail seja alta, é importante utilizar bons redatores e copywriters na escrita dos e-mails.

Saiba agora como criar sua primeira lista de emails e aumentar as suas vendas utilizando estratégias de email marketing. Leia este artigo e descubra.

7. Publicidade Nativa

Publicidade Nativa - Estratégias mais eficiente do Marketing Digital

A publicidade nativa é uma estratégia de marketing cujo objetivo é publicar conteúdo atrativo relacionado à página ou site que o usuário visita.

O nome desta publicidade é “nativa” justamente porque o conteúdo publicitário tem todas as principais características do lugar em que foi publicado, como se fosse nativo daquele canal.

Esta estratégia de marketing se subdivide em:

Anúncios

Os anúncios nativos são aqueles que aparecem inseridos em um site ou portal de notícias como se fizessem parte do conteúdo do próprio site.

No caso, por se parecer com um conteúdo “nativo” do próprio site, o leitor pode facilmente se interessar pelo conteúdo do anúncio.

A isca do anúncio nativo é justamente essa: por se encaixar perfeitamente no conteúdo do site, o usuário sente-se atraído pelo anúncio e não sente que sua privacidade foi “invadida”.

Quem nunca entrou num site de notícias e se deparou com alguns posts sugeridos ao fim da leitura? E, nesses posts, tinham títulos extremamente atrativos?

Se você reparar nas próximas vezes, vai ver que muitas dessas sugestões de conteúdos são patrocinadas; ou seja: são anúncios nativos.

Advertorial

Logo após o leitor clicar no anúncio nativo, ele é levado para um tipo de texto chamado Advertorial.

O Advertorial é um texto publicitário em formato de matéria jornalística. É um tipo de propaganda de um produto em forma de reportagem.

O termo Advertorial é uma junção entre Advertising, que significa “Anúncio”, e Editorial, que diz respeito a um texto puramente jornalístico.

As principais características de um advertorial são as seguintes:
  • Cabeçalho e título em tom de matéria de jornal;
  • Conteúdo denso sobre um produto ou serviço;
  • Dados relevantes sobre a eficácia do produto, como pesquisas e estudos;
  • Testemunhos de quem utilizou o produto;
  • História de origem do produto.


Atualmente, o advertorial está sendo muito utilizado por vários anunciantes por causa da sua eficiência em gerar autoridade e conscientizar o público sobre determinado produto.

8. Guest Post (Essa é bônus)

Guest Post - Estratégias mais eficiente do Marketing Digital

A estratégia de Guest Post é fundamental para quem tem um blog que precisa de conteúdos informativos com maior frequência de publicação – ou para os redatores freelancers que querem construir autoridade.

Guest post nada mais é que a postagem de artigos de autores convidados em blogs.

Pode parecer uma estratégia extremamente simples com pouca utilidade, mas não se engane: essa é uma das estratégias de Marketing Digital que mais ajudam na construção da autoridade.

Convidando redatores para fazer Guest Post, o dono do blog consegue manter uma frequência maior de conteúdos, aumentar as visitas e ranqueamento dos posts.

Isso ocorre porque, sempre que um Guest Post é feito, o autor do post coloca um link de direcionamento para o seu próprio blog, fazendo aumentar o número de visitas.

Enquanto isso, os redatores podem procurar empresas para escrever e assinar os textos, aumentando o portfólio e criando links para seus sites também.

Guest Post é uma das melhores estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo – tanto para os redatores quanto para as empresas.

 

Motivos para investir em alguma dessas estratégias de marketing digital agora mesmo

3 motivos para investir em alguma dessas estratégias de marketing digital agora mesmo

1. Você não precisa investir rios de dinheiro para começar a trabalhar com isso hoje

Começar a trabalhar com Marketing Digital é muito mais barato do que você imagina.

Se você tem um computador e uma rede conectada à internet, você pode começar a trabalhar com Marketing Digital agora, neste exato momento.

Busque consumir conteúdo gratuito na internet sobre essas habilidades e decida com qual trabalho você quer ganhar dinheiro.

Feito isso, estude bem sobre o assunto. Você pode fazer isso comprando alguns livros ou cursos e aplicando tudo o que aprendeu no seu próprio serviço.

Nós adiantamos o seu caminho e criamos um Kit de Marketing Digital com o essencial para quem quer começar bem no mercado.

2. O Marketing Digital é uma das áreas que mais cresce no Brasil

A maioria das empresas já enxerga a necessidade de vender através da internet.

Segundo a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas escolheram o Marketing Digital como meio de aumentar as suas vendas.

E, por isso mesmo, se tornar um profissional do Marketing Digital, usando suas habilidades, é uma chance única de surfar no mercado e ser bem pago.

Copywriters, gestores de tráfego, gestores de redes sociais… todos esses profissionais são muito requisitados pelo mercado por serem extremamente importantes em campanhas de vendas.

 

Como aplicar as estratégias de Marketing Digital?

Como aplicar esse processo criativo na sua empresa?

A maioria das pessoas só conheceram o poder das estratégias de Marketing Digital nos últimos anos, e isso foi fundamental para que a área explodisse no Brasil.

Inúmeras empresas decidiram partir para as vendas online, utilizando redes sociais, sites de vendas e todo tipo de propaganda no meio digital.

Portanto, se há muitas empresas partindo para o Marketing Digital, isso significa que também há muita demanda por profissionais qualificados.

E o que faz um profissional se qualificar para o mercado é o estudo. Sem estudo, fica praticamente impossível um profissional de Marketing se tornar bom no que faz.

Pensando nisso, criamos o Kit de Marketing Digital, que reúne três livros sobre o tema, com um conteúdo completo para quem quer dominar os princípios e fundamentos mais necessários do digital:

O Kit Marketing Digital oferece um conhecimento prático e abrangente o bastante para quem quer começar do jeito certo nesse mercado e ter ganhos reais. Clique no botão abaixo para saber mais ou adquirir o Kit:

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Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais

Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais
Se você quer vender na internet, é essencial ler bons livros de marketing digital.
Por ser um mercado novo e repleto de oportunidades, existe muito conteúdo de pouca qualidade espalhado pela internet.
O mercado digital, por ter crescido tanto em tão pouco tempo, acaba sofrendo com uma enxurrada de conteúdos óbvios e rasos. Para ter algum resultado, é preciso se aprofundar com algo sólido e comprovado.
Por isso, hoje trazemos 3 sugestões de excelentes livros de marketing digital para quem quer estudar de maneira séria e construir resultados nesse mercado tão promissor. 

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O empreendedor Paulo Faustino, um dos maiores especialistas em marketing digital no Brasil, oferece uma visão prática de como construir grandes estratégias digitais do zero e explorar as vantagens das principais plataformas, em Marketing Digital na Prática.
O livro pode ser um ótimo começo para quem está entrando no mercado digital e quer se preparar para alcançar resultados sólidos no futuro.
Mas também serve para quem já atua no digital e quer se tornar ainda melhor. Sem dúvidas, Marketing Digital na Prática é um dos melhores livros de marketing digital e estratégia já escritos no Brasil.

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Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI

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Nos dias de hoje, tem sido cada vez mais difícil e concorrido cativar o tempo e a atenção das pessoas – que são dois ativos decisivos para as vendas e, portanto, muito valiosos.
Em um cenário onde muitos concorrentes falam e pouca gente ouve, o marketing de conteúdo surge como uma moeda que compra o tempo e a atenção do público e o antídoto que salva a estratégia de muitos negócios.
O empresário e professor Rafael Rez traz um verdadeiro manual sobre como usar todo o poder do marketing de conteúdo no livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI. O livro se propõe a expandir sua mente para trabalhar como gente grande neste mercado. Clique aqui para adquirir.

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Nesta obra, Luciano vai te ensinar como usar as principais redes sociais como canais de vendas.

A ideia é simples: levar o seu produto para os lugares com a maior quantidade de tráfego do mundo todo! E não importa se você vai produzir conteúdos ou anunciar nas plataformas – este livro vai te guiar por tudo isso nas 3 plataformas.

Larrossa apresenta um conhecimento sólido e completo para que qualquer pessoa aprenda, em poucas horas, a vender muito através das maiores redes sociais do mundo (Facebook, Instagram e Whatsapp). Você pode adquirir o livro agora mesmo, clicando abaixo.

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Todos estes três livros compõem o nosso Kit de Marketing Digital, montado para quem quer dominar a habilidade de montar e executar estratégias de vendas no meio digital.
O Kit te dá uma formação completa do que você precisa para se tornar um especialista em um dos mercados mais promissores dos últimos anos. Ele reúne:
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