Bem vindos novamente, grandes persuasores. Hoje falaremos de cores. Você acredita que as cores são importantes no universo da persuasão? A resposta é: absolutamente, sim! Agora vamos conhecer um pouco sobre como cada cor tem um peso e convencimento diferente para cada cultura, mas já aviso que para a maioria delas a cor azul tende a ser a mais creditável e persuasiva.
Por Kurt Mortensen
Você sabe a resposta para essa pergunta?
Qual a primeira cor a ser registrada pelo cérebro humano?
- Vermelho
- Laranja
- Amarelo
- Branco
- Dourado
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Horas de estudos realizados acerca do assunto demonstram a cor importa. Note como restaurantes de fast food, escolas, profissionais de times de esportes sempre escolhem certas cores que os “representam” melhor. Nós já sabemos que as cores podem sugerir um estado de espírito ou atitude, masvocê também sabe que as cores contam em cerca de 60% para aceitação ou rejeição de um objeto ou pessoa?
Bom, a resposta para o questionário é a resposta C. Amarelo é a cor mais rapidamente registrada pelo cérebro humano. O amarelo causa isso por ser um cor de alerta. Os resultados de tal pesquisa explicam porque caminhões de bombeiros e novos hidrantes estão sendo pintados de amarelo. A cor é um grande dispositivo persuasivo. Este processo acontece em um níveltotalmente subconsciente. A cor é um ponto crítico em marketing, em publicidade, e naembalagem do produto.
O desafio, no entanto, reside no fato de que cada cor tem múltiplos significados e que pessoas diferentes, com culturas diferentes, podem atribuir significados diferentes para a mesma cor. Vermelho pode ser excitante para um grupo e inútil para outro. Já para outros, pode sinalizar “pare” ou “perigo”. Vermelho podem denotar ousadia, agressividade e extroversão, mas também representa raiva, perigo, o pecado ou sangue.
Um interessante estudo sobre o uso da cor ocorreu no Centro Correcional Naval dos EUA em Seattle, Washington. A cela foi toda pintada de rosa, exceto o chão. Muitos presos nesta fase de confinamento eram hostis e violentos. A cela estava pintada de rosa para ver se a cor teria um efeito calmante sobre os prisioneiros. Cada pessoa só foi coloca entre 10-15 minutos por dia nessas células rosa. Após 156 dias de uso constante, não houve incidentes de comportamento errático nos detentos.
E quanto a cor dos comprimidos que você toma? A pesquisa mostrou que a cor do medicamento pode mudar a percepção ou a associação da pílula. Os cientistas realizaram um estudo de modo a associar usuários com as reações com base nas cores das drogas que eles tomavam. Eles descobriram que a maioria das pessoas sentiu que os comprimidos brancos eram fracos, enquanto os pretos eram fortes. Em outro estudo, pesquisadores deram placebos azul e rosa para os estudantes de medicina, que foram informados que se tratavam de estimulantes ou sedativos. Os alunos que tomaram os comprimidos cor de rosa se sentiram com mais energia, enquanto os alunos que tomaram os comprimidos azuis se sentiram sonolentos.
Em um experimento, o sabor do café foi manipulado pela cor do recipiente em que era servido. Duzentas pessoas foram convidados para o café servido em quatro diferentes recipientes – vermelho, azul, marrom e amarelo. Todos os recipientes continham a mesma marca de café, o café ainda no bule amarelo foi considerado “muito fraco”. O do recipiente azul foi qualificado de “muito leve”. Setenta e cinco por cento dos inquiridos classificaram o café do recipiente de cor castanha de “muito forte”, enquanto 85% acharam o recipiente vermelho de “rico e encorpado.”
Qual lição nisso tudo? Faça um esforço nessa semana de modo a perceber o que cada cor provoca em você. Esteja mais atento nas cores que você usa e veste.
Persuasão é Poder!
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