O conhecimento em estratégia e negócios é um fator determinante para o sucesso de um empreendedor. Aprofunde-se nas razões que fazem das estratégias bem elaboradas a espinha dorsal de negócios prósperos e duradouros. Bora ler?👇
Principais assuntos deste post
- A Realidade Brasileira: Muitas empresas no Brasil fecham antes de completar 10 anos devido à falta de estratégia bem definida.
- A Importância da Teoria: A prática não é suficiente; o estudo teórico em estratégia e negócios é fundamental para evitar erros comuns e alcançar o sucesso.
- Exemplos de Sucesso: Grandes empresas globais, como a Starbucks, alcançaram seu sucesso através de estratégias de negócios bem elaboradas e aplicadas.
- Se você quer se tornar um empreendedor mais estratégico, clique no botão abaixo para saber mais sobre nosso Kit com quatro livros sobre estratégia de negócios:
Todos nós sabemos que empreender exige virtudes e características que nem todo mundo tem – e é por isso que os empreendedores são pessoas que se diferem da multidão.
O problema é que muitos empreendedores brasileiros ignoram a importância de estudar (sim, estudar) sobre estratégia e negócios. Mas será mesmo que isso importa? Afinal, você pode aprender sobre estratégia e negócios apenas com a prática?
Acredite, essa é uma questão mais importante do que parece e, é um dos principais motivos de empresas fecharem no nosso país. Quer entender melhor? Continue com a gente e aproveite esta breve leitura.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- Por que estudar sobre estratégia e negócios?
- A falta de estratégia nos negócios brasileiros
- Como a falta de estratégia te leva a falência
- O que os negócios mais bem sucedidos têm em comum
- A estratégia dos outros pode ser útil para você?
- O único caminho é aprender sobre estratégia e negócios
Por que estudar sobre estratégia e negócios?
Quando pensamos em empreendedores bem sucedidos (ou que têm potencial) imaginamos pessoas que, apesar de serem inteligentes, dedicam-se mais a colocar a mão na massa do que a ler livros sobre estratégia e negócios.
Nossa cultura, sobretudo aqui no Brasil, criou uma imagem de que o empreendedor precisa ser sempre apegado à prática e ignorar o conhecimento teórico. Até que ponto isso é verdade?
Olha, realmente existe muita coisa que você só vai aprender com a experiência. A prática é a melhor professora: mas ela não é a única e tentar aprender só com ela é um grande erro.
Um empreendedor não precisa ser um grande estudioso, com mestrado e doutorado em estratégia e negócios. Acontece que, em qualquer área, a teoria serve como base para a prática.
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Precisamos ter em mente que os livros sobre estratégia e negócios não existem à toa. Eles são escritos por pessoas que, além de viverem o processo na prática, dedicaram-se a entendê-lo e explicá-lo racionalmente.
Isso significa que, enquanto alguém levou anos para entender certas coisas, você pode entender em 30 minutos de leitura. O valor que isso tem para o seu crescimento como empreendedor é enorme e faz muita diferença.
Um empreendedor que estuda pelo menos um pouco sobre estratégia e negócios está munido de capacidades que a maioria de seus concorrentes não têm e, como você vai ver neste artigo, isso é um fator decisivo para o sucesso de um negócio.
A falta de estratégia nos negócios brasileiros
Infelizmente, o empreendedor brasileiro ainda não entende a importância disso. E isso tem graves consequências para a economia do nosso país.
Como já dissemos, no Brasil existe uma imagem de que empreendedores são essencialmente práticos e precisam ignorar a teoria. Essa imagem, grudada na nossa imaginação, acaba se projetando na prática.
Isso quer dizer que, quando vamos empreender, encarnamos essa imagem totalmente prática que, apesar de ter qualidades muito relevantes, quase sempre toma decisões erradas porque não tem um plano (o plano do empreendedor é a estratégia).
Talvez você não saiba, mas isso tem grandes consequências. A maior delas é que metade das empresas brasileiras fecham em menos de 5 anos. E a outra metade tem grandes chances de fechar antes de completar 10 anos.
Você consegue imaginar o que isso representa? É como se quase toda empresa brasileira estivesse condenada à falência antes mesmo de começar a existir.
A maior vilã é, sim, a falta de estratégia. A criatividade e dedicação típicos do empreendedor brasileiro são o suficiente para criar negócios promissores e que dão certo no começo.
O problema é que, para se sustentar diante de uma concorrência que também é criativa e dedicada e diante de mercados cheios de mudanças e inovação, é preciso ter noção de estratégia e negócios.
Por isso, vemos tantas empresas com um bom potencial para dar certo, onde seus fundadores são dedicados e apaixonados pelo negócio, mas que, logo após 1 ou 2 anos entram em um processo que termina com a falência.
Como a falta de estratégia te leva a falência
Estratégia é uma palavra muito falada, mas pouca gente tem noção real do que ela significa. Na prática, ter uma estratégia significa que você tem um objetivo e, a partir disso, define o que precisa ser feito para atingi-lo.
Uma estratégia pode ser encarada como uma receita, um passo a passo que você deve seguir para fazer alguma coisa.
Para o empreendedor, é melhor encará-la como um mapa. Você tem um destino e precisa planejar qual a melhor rota para chegar lá, quais são os atalhos, riscos, tempo de viagem etc.
Agora, o empreendedor que não entende nada sobre estratégia e negócios faz o contrário e embarca numa viagem rumo a lugar nenhum – e como já explicamos, a maioria dos empreendedores que fazem isso, de fato, não chegam a lugar nenhum.
Isso não significa que o empreendedor que não estudou sobre estratégia e negócios sempre vai falir. Mas não podemos ter dúvidas de que, para ele, as chances disso acontecer são muito maiores.
No fim, o que podemos concluir é que empreender sem estratégia, infelizmente, é depender da sorte e do acaso. Jogar na loteria seria menos arriscado do que fazer isso.
+Dica: Se você quer um relato real, com lições práticas sobre os desafios de empreender, o livro Empreender Sem Desculpa, de Ana Cristina Rosa, é uma excelente leitura. Clique aqui e saiba mais.
O que os negócios mais bem sucedidos têm em comum
Antes de continuar, é bom esclarecer outro ponto: não estamos dizendo que empreender é extremamente difícil e arriscado. O que queremos que você entenda é que criar um negócio bem sucedido é um desafio que exige cuidados e planejamento.
E um destes cuidados é entender pelo menos o mínimo (mas suficiente) sobre estratégia e negócios. É saber fazer um plano para que o seu negócio dê certo, apesar dos desafios do mercado, explorando as oportunidades e potencializando toda a sua capacidade.
A prova viva é que os negócios mais bem sucedidos do mundo são construídos e administrados a partir de estratégias.
Pense nos exemplos reais. Quando Howard Schultz assumiu o comando da Starbucks, em 1987, a empresa era só uma pequena rede de cafeterias na cidade de Seattle, nos Estados Unidos.
Em menos de 5 anos, essa pequena rede já tinha 165 pontos de vendas. Hoje, é a maior rede de cafeterias do mundo, com mais de 30 mil lojas, espalhadas em 80 países. Isso tudo vendendo cafés.
Se está gostando deste artigo, leia mais sobre Empreendedorismo:
Se você estivesse no lugar de Schultz, em 1987, imaginaria que um negócio tão simples quanto uma cafeteria iria crescer tanto e se tornar uma das marcas mais fortes do mundo? Seria extremamente improvável, não é mesmo?
Agora, responda com sinceridade: seria possível construir isso contando apenas com a sorte? A Starbucks poderia dar tão certo sem seguir princípios de estratégia e negócios? É óbvio que não.
Mas este é apenas um exemplo. Todas as grandes empresas, de todos os setores, têm uma estratégia por trás do seu sucesso. Um empreendedor que tem grandes objetivos com seu negócio precisa entender isso.
Não existe segredo ou truque para construir um negócio sólido e bem sucedido. Mas existem princípios que, se colocados em prática, geram esses resultados. É óbvio que você só vai entender e aplicar isso estudando sobre estratégia e negócios.
+Dica: O caso da Starbucks tem muito a te ensinar. Joseph Michelli investigou a fundo a empresa durante anos e reuniu tudo o que percebeu sobre o sucesso dela em seu livro Liderando ao Estilo Starbucks. Clique aqui para saber mais.
A estratégia dos outros pode ser útil para você?
Diante disso, também é importante entender até que ponto você deve seguir estratégias que outra pessoa criou. No mundo do empreendedorismo aprender e se inspirar a partir de exemplos é essencial.
Aliás, o exemplo é a melhor forma de aprender alguma coisa. A neurociência mostra que nossos cérebros têm neurônios cuja a maior função é aprender copiando exemplos de outros seres humanos.
E, convenhamos, temos muitos exemplos de grandes empreendedores para seguir e aprender.
Agora, estudar estratégia e negócios não significa apenas ver as estratégias de outros empreendedores e copiá-las.
Ao ler bons livros sobre estes temas (como os que recomendamos no fim deste artigo), você também aprende a pensar de forma estratégica, desenvolvendo a capacidade de criar suas próprias estratégias ou de adequar estratégias que já existem ao seu contexto.
Nesse sentido, a palavra chave, em estratégia e negócios, é a adequação. Afinal, você só precisa de uma estratégia porque precisa adequar a empresa de acordo com o ambiente de negócios em que ela está inserida.
Então, ao pensar nisso, você consegue perceber que estudar sobre estratégia e negócios gera um crescimento e um autodesenvolvimento na sua capacidade de pensar, agir e empreender. Você naturalmente se torna um empreendedor melhor.
+Dica: Outra coisa que você precisa desenvolver para empreender é mentalidade. Tiago Petreca ensina lições extremamente valiosas sobre isso no livro Do Mindset ao Mindflow. Clique aqui para saber mais.
O único caminho é aprender sobre estratégia e negócios
Todos estes fatos sobre estratégia e negócios nos levam à conclusão inevitável: o melhor caminho, para você, empreendedor, é estudar o assunto.
Por mais que você seja dedicado, tenha entusiasmo, saiba vender, seja um bom gestor de recursos e de pessoas ou tenha qualquer outra qualidade que te dê vantagem nos negócios, não há como fugir disso.
Não ter uma noção teórica sobre estratégia e negócios limita todo o seu potencial e diminui consideravelmente as chances dos seus negócios darem certo.
Você não precisa (e nem deve) dedicar todo o seu tempo apenas para estudar estratégia, negócios, gestão, etc. Mas você é quase que obrigado a ler bons livros sobre estes temas.
Pensando nisso, criamos o nosso Kit de Estratégia de Negócios, com quatro livros que reúnem um conteúdo completo e abrangente:
- QI Estratégico, de John R. Wells;
- Desenhe Sua Estratégia de Negócios, de Christine Chopyak;
- Sua Estratégia Precisa de Uma Estratégia, de Martin Reeves, Knut Hanaes e Janmehaya Sinha;
- A Revolução Digital: Os 12 Segredos Para Prosperar Na Era da Tecnologia, de Christopher Surdak.
Se você quer desenvolver sua capacidade estratégica através do Kit Estratégia de Negócios, clique no botão abaixo para saber mais sobre ele:
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Os desafios que as mulheres empreendedoras enfrentam costumam ir além do lado profissional de suas vidas. Daí a importância de ler e recomendar bons livros para empreendedoras. Por isso, os quatro livros que recomendamos acima, foram escritos por mulheres que são exemplos de resiliência e sucesso. Estes livros estão reunidos no nosso Kit Mulheres que inspiram:- Coragem - E Mais Alguns Cês da Vida;
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