Empreendedorismo

Os 6 melhores livros de empreendedorismo para quem pensa grande

Sobre o que vamos falar?

  • Um empreendedor é, antes de tudo, um líder e responsável pela estratégia, mentalidade e valores de uma empresa e de seus colaboradores.
  • Por isso, empreender exige certas virtudes que a maioria das pessoas não desenvolve o bastante – e são essas virtudes que diferem os grandes empreendedores de pessoas comuns.
  • Neste artigo, listamos os melhores livros de empreendedorismo, que vão te ajudar a desenvolver essas virtudes e a pensar e agir de forma parecida com alguns dos maiores empreendedores do mundo.
  • Estar programado para superar quaisquer obstáculos que apareçam pela frente é uma das principais habilidades de um bom líder e empreendedor. Portanto, clique no link abaixo e adquira o livro Programado para resistir:

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Você sabe dizer qual é a principal virtude que um empreendedor precisa ter, se ele quiser ter sucesso e construir um grande negócio?

Seria a coragem de tomar riscos, a resiliência para superar as crises, a criatividade para inovar ou a inteligência para analisar situações e definir estratégias? Na verdade, um empreendedor precisa desenvolver tudo isso – e mais um pouco.

Para te ajudar nesse processo, decidimos falar sobre os 6 melhores livros de empreendedorismo e explicar como cada um deles pode te ensinar a ter resultados e atingir objetivos cada vez maiores.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


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Livro 1: Programado Para Resistir, de Britt Andreata

Livro 1: Programado Para Resistir, de Britt Andreata

A primeira recomendação da nossa lista dos melhores livros de empreendedorismo é o Programado Para Resistir, da Dr. Britt Andreatta, uma das consultoras mais renomadas do mundo e especialista em neurociência.

Mas o que neurociência tem a ver com empreendedorismo? Na verdade, as duas coisas têm tudo a ver e todo empreendedor precisa entender um pouco sobre como o seu próprio cérebro funciona para usá-lo a seu favor.

Em Programado Para Resistir, a Dr Britt Andreatta explica que o cérebro humano é, graças a mecanismos de defesa e de autopreservação, programado para resistir a mudanças. Isso pode nos levar a uma espécie de autossabotagem.

Por causa disso, testemunhamos, todos os anos, iniciativas inovadoras que fracassam e geram prejuízos bilionários. Temos uma dificuldade natural em guiar e reagir aos processos de mudança.

Precisamos entender que a parte mais primitiva do nosso cérebro tenta nos manter sempre em situações previsíveis, confortáveis e seguras.

O problema é que, para desenvolver todo o seu potencial e realizar grandes feitos, uma pessoa precisa romper com essa tendência natural.

Ao citar uma série de pesquisas sobre a mente humana, a autora mostra como você deve lidar com essa característica e usar o funcionamento do seu cérebro a favor dos seus objetivos.

Assim, Programado Para Resistir acaba sendo um dos melhores livros de empreendedorismo e uma leitura indispensável para quem pensa grande e procura inovar. Clique aqui para adquirir o livro.

 

Livro 2: Do Alto do Pódio, de Marcelo Teles Sattin

 

Livro 2: Do Alto do Pódio, de Marcelo Teles Sattin

Se você está lendo este artigo e se interessa por ler os melhores livros de empreendedorismo, significa que você tem objetivos. Mais precisamente, você tem grandes e ousados objetivos, certo?

Talvez outras pessoas saibam destes seus objetivos. Mas o que elas certamente não sabem é o que está por trás deles – em outras palavras, qual o seu combustível para ir atrás deles.

O segundo livro da nossa lista fala sobre isso. Do Alto do Pódio foi uma parceria entre a ex-campeã mundial de Vôlei de Praia Sandra Pires e o professor e palestrante Marcelo Teles Sattin.

Ao longo do livro, os autores explicam que existe uma diferença entre empolgação e motivação e explicam a relação disso com as vitórias e conquistas de Sandra ao longo de sua carreira no esporte.

A empolgação é apenas uma vontade momentânea de fazer algo. Já a motivação, é a consciência do porquê vale a pena lutar para atingir determinados objetivos, mesmo quando você está cansado, sem vontade ou parece ser muito difícil.

A motivação é como um combustível e esconde, muitas vezes, aquilo que há de mais importante na vida de uma pessoa. Segundo a ex-jogadora, esse combustível é composto por quatro princípios: direção, intensidade, perseverança e motivo.

Entender e aplicar isso na prática pode ser o que diferencia uma pessoa de sucesso e alto desempenho das pessoas de desempenho comum ou médio. Clique aqui para ter mais informações ou adquirir o livro.

 

Livro 3: Grandes Decisões Sobre Pessoas, de Claudio Fernández

 

Livro 3: Grandes Decisões Sobre Pessoas, de Claudio Fernández

Outra grande verdade é que bons empreendedores precisam ser bons líderes e isso significa, dentre outras coisas, ter uma boa capacidade de tomar decisões sobre negócios, finanças e pessoas.

Um empreendedor é também um tomador de decisões, o que não é uma tarefa fácil, principalmente quando as suas decisões envolvem a contratação, o desenvolvimento e promoção de outras pessoas.

Além da complexidade lógica para entender contextos, enxergar e desenvolver talentos e medir consequências, tomar esse tipo de decisões também exige maturidade e inteligência emocional.

O medo, a insegurança e outros vieses cognitivos podem contaminar e prejudicar a tomada de decisão. É necessário criar, sobretudo, uma espécie de blindagem contra isso.

No entanto, praticamente não existe conteúdo ensinando isso nem nos melhores livros de empreendedorismo.
Para preencher essa lacuna e formar grandes tomadores de decisões, o especialista global em talento e liderança Claudio Fernández Aráoz escreveu o livro Grandes Decisões Sobre Pessoas.

O objetivo do livro é formar líderes que saibam lidar bem com pessoas, enxergar, contratar e desenvolver seus talentos da forma mais eficiente possível. Para isso, o autor ensina conceitos e oferece até ferramentas práticas que vão te ajudar neste processo.

Ao longo das páginas, Claudio Fernández sintetiza boa parte do que aprendeu em mais de 20 anos de experiência contratando e desenvolvendo pessoas. Para ter mais informações ou adquirir o livro, é só clicar aqui.

Livro 4: Como: Por Que o COMO fazer algo significa tudo, de Dov Seidman

 

Livro 4: Como: Por Que o COMO fazer algo significa tudo, de Dov Seidman

Para uma grande parte dos empreendedores, o que uma empresa – ou seu líder – faz é o fator mais decisivo para o sucesso dos negócios. Você provavelmente também acredita nisso.

Mas alguns dos CEOs e fundadores mais bem sucedidos do mundo discordam. Um exemplo é Howard Schultz, fundador da Starbucks, que acredita que cultura e valores de uma empresa são mais importantes que a estratégia.

Também é o caso do colunista, fundador e ex-CEO da LRN, Dov Seidman. Ele explica esse ponto de vista em seu livro Como: Por Que o Como Fazer Algo Significa Tudo Nos Negócios (E Na Vida).

Na verdade, aspectos como estratégia e planejamento de grandes empresas vivem sendo copiados em parte ou totalmente – mas isso não costuma garantir resultados parecidos. A resposta está no que podemos chamar de DNA da empresa.

O DNA da empresa seria aquilo que ela tem de único, do ponto de vista operacional e de valores ou cultura. Mais precisamente, significa o como ela executa a sua missão ou seu planejamento.

Por mais que pareça uma visão muito divergente ou contraintuitiva, ao olhar para o sucesso de algumas empresas nos últimos anos, percebemos que, na prática, o que vem acontecendo reforça essa ideia.

No livro, Dov Seidman explica porque isso vem acontecendo e como você deve entender e colocar em prática dentro da sua empresa. Você pode ter mais informações e adquirir o livro, clicando aqui.

+Dica: Os segredos dos melhores livros de empreendedorismo é que eles se baseiam na experiência real de grandes empreendedores. Por isso, temos um artigo sobre as lições que alguns deles nos oferecem. Clique aqui e leia.

Livro 5: Liderando Ao Estilo Starbucks, de Joseph Michelli

 

Livro 5: Liderando Ao Estilo Starbucks, de Joseph Michelli

Quando Howard Schultz entrou no comando da Starbucks, em 1987, a empresa era uma pequena rede de cafeterias na cidade de Seattle, nos Estados Unidos. Hoje, ela é a maior do seu mercado e tem mais de 30 mil lojas em todo o mundo.

O segredo para isso está na liderança que Schultz exerceu através da gestão e da implementação de uma cultura própria da empresa e de outras táticas.

Em um de seus livros mais bem avaliados, o psicólogo e palestrante Joseph Michelli estudou a fundo sobre o modelo de liderança e os princípios que tornaram a Starbucks em uma das maiores marcas do mundo.

Para isso, além de conversar com o CEO, Howard Schultz, ele também teve acesso direto a funcionários e executivos do alto escalão da empresa. O resultado foi o livro Liderando ao estilo Starbucks.

Ao longo da obra, Michelli apresenta de forma detalhada quais são os cinco princípios práticos que possibilitaram o sucesso mundial da rede de cafeterias e explica que eles podem ser reproduzidos em qualquer empresa.

Liderando ao estilo Starbucks é tido mundialmente como um clássico e, com certeza, é um dos melhores livros de empreendedorismo e negócios que você poderia ler. Confira mais informações ou adquira o livro, clicando aqui.

 

Livro 6: Guiados Pelo Encantamento, de Joseph Michelli

 

Livro 6: Guiados Pelo Encantamento, de Joseph Michelli

Além do sucesso da Starbucks, Joseph Michelli também estudou o sucesso de uma das empresas mais bem sucedidas e encantadoras do mundo: a Mercedes-Benz, em seu livro Guiados Pelo Encantamento.

A Mercedes-Benz pertence a um seleto grupo de empresas e marcas que podem exigir valores altos por seus produtos e serviços sem nenhum receio – pois o seu público sente que vale a pena pagar por eles.

E foi sobre esse encantamento do público – também conhecido como lógica do luxo – que Michelli, que é especialista em experiência do cliente, escreveu Guiados Pelo Encantamento.

Ele estudou toda a jornada da empresa e entrevistou colaboradores importantes da companhia para entender e explicar como essa “indústria do encantamento” funciona dentro da Mercedes-Benz e como pode funcionar na sua empresa.

O maior objetivo do livro é te fazer entender o que realmente é essa lógica do luxo e encantamento e como, ao priorizar a experiência do cliente, você consegue explorar as consequências disto.

As técnicas que Michelli descobre e ensina ao longo do livro podem elevar uma empresa a outro nível e valorizar fortemente seus produtos e serviços, assim como faz a Mercedes-Benz. Clique aqui para adquirir o livro.

+Dica: Temos um artigo especial, onde explicamos de forma mais profunda o que é essa lógica do luxo e como ela pode ser vantajosa para a sua empresa. Vale muito a pena ler, clicando aqui.

Bônus: Kit Estratégia do Cliente

Bônus: Kit Estratégia do Cliente

Agora que você já conhece os melhores livros de empreendedorismo, temos ainda mais um bônus muito importante para quem está iniciando a sua empresa e não sabe onde focar os seus esforços.

Para ajudar você a encontrar a resposta, preparamos o Kit Estratégia do Cliente, com 4 livros que vão mudar a sua perspectiva como empreendedor e fazer você dedicar seu trabalho sempre para o cliente. Confira:

  • Customer Success – que te apresenta todo o mecanismo e a importância vital do setor de customer success da sua empresa;
  • Liderando ao Estilo Starbucks – mostra como a gigante da indústria de café se tornou a grande empresa que é hoje;
  • Guiados Pelo Encantamento – este livro vai te mostrar como você pode utilizar a estratégia da Mercedes -Benz para encantar seus clientes com um experiência única; e
  • O Paladar Não Retrocede – utilizando a lógica do luxo você vai conseguir atrair muito mais clientes e vender muito mais.

Você pode adquirir todos os livros acima separadamente ou num Kit único e exclusivo, clicando no botão abaixo:

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