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Melhores profissões para se formar no marketing digital

Melhores profissões para se formar no marketing digital

Confira as seis profissões promissoras no campo do marketing digital. As profissões incluem Videomaker, Copywriter, Designer, Gestor de Tráfego, Gestor de Projetos e Coprodutor. O artigo enfatiza a importância de cada profissão, destacando como elas podem ser lucrativas e essenciais para o sucesso no marketing digital. Bora ler?👇


Principais assuntos deste post

  • Diversidade de Profissões: O marketing digital oferece uma variedade de profissões, cada uma com suas especificidades e contribuições para o sucesso de campanhas e estratégias online.
  • Demanda e Valorização: As profissões listadas estão em alta demanda e são valorizadas no mercado, sendo essenciais para a criação de conteúdo atraente, gerenciamento de tráfego e coordenação de projetos.
  • Importância do Conhecimento: Ter um conhecimento abrangente e especializado em marketing digital é crucial para o sucesso em qualquer uma das profissões listadas, e a educação contínua é fundamental.
  • Em qualquer caso, recomendamos fortemente que você tenha um conhecimento mais completo sobre o marketing digital. Você pode adquirir esse conhecimento lendo o nosso kit de marketing digital, clicando no botão abaixo:

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Você pode ver o mercado de trabalho de duas maneiras.

A primeira é enxergar nele um ambiente desafiador e um tanto hostil a pessoas inexperientes. A segunda é mais otimista e se trata de enxergá-lo como um ambiente cheio de oportunidades.

As duas perspectivas podem estar certas, dependendo da carreira que você escolhe e do momento em que você começa a atuar. Existem melhores profissões para se formar em cada momento.

No marketing digital, um mercado que ainda é promissor e pode render bons resultados para quem se prepara e trabalha de forma séria, podemos listar pelo menos 6 melhores profissões para se formar e atuar. Neste artigo vamos falar sobre cada uma delas.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


 

Videomaker

As melhores profissões para se formar em cada momento são definidas por alguns fatores. Um dos mais relevantes é a demanda por aquele tipo de trabalho. Quanto mais um profissional é procurado no mercado, mais ele tende a ser valorizado.

Esse é o caso do videomaker, o profissional responsável por produzir vídeos para a internet. Os vídeos são o tipo de formato mais consumido na internet, por praticamente todos os públicos.

Na maioria do tempo que as pessoas passam na internet elas estão assistindo a vídeos. Não é por acaso que, depois do Google, o site mais acessado do mundo é o Youtube, justamente o maior sítio de vídeos de todas a internet.

Nos últimos anos, empresas de tecnologia começaram a criar redes sociais cujo foco são os conteúdos em vídeos. O resultado é que, em pouco tempo, essas redes sociais já têm bilhões de usuários.

Querendo ou não, os vídeos continuarão sendo o formato mais atraente, cativante e poderoso no ambiente digital.

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Existe, inclusive, uma explicação científica para isso. Diferente de imagens e textos, um vídeo consegue atingir 2 dos 5 sentidos que usamos para perceber a realidade: a visão e a audição.

Isso significa que, naturalmente, um conteúdo em vídeo envolve mais o cérebro das pessoas do que outros formatos de conteúdo. O videomaker é o profissional responsável por gerar isso.

Um videomaker é preparado para comandar todas as etapas da produção de um vídeo. Desde a criação de roteiros interessantes, passando pela direção ou gravação do vídeo, até a parte de edição.

Por cumprir esse papel tão importante na produção de vídeos, podemos dizer que, sem dúvidas, videomaker é uma das melhores profissões para se formar e atuar no mercado digital nos próximos anos.

+Dica: Se você quer aprender a exercer bem as funções de um videomaker, o livro Vídeos Que Vendem Mais é uma leitura indispensável. Clique aqui para saber mais sobre esse verdadeiro manual do video marketing.

Copywriter

Costumamos dizer que é quase impossível falar em melhores profissões para se formar no marketing digital sem falar do copywriter. Se você trabalha ou pelo menos conhece o marketing digital, certamente já ouviu falar nessa profissão.

O copywriter é o profissional mais “glamourizado” no mercado digital, e é responsável por escrever textos atraentes e persuasivos para anúncios, páginas e cartas de vendas ou até mesmo roteiros para vídeos de vendas.

O motivo para o copywriter estar sempre entre as melhores profissões para se formar dentro do ambiente digital é que a sua função é e continuará sendo altamente necessária.

Afinal, as vendas são a base de toda a economia global. Toda empresa sobrevive de vendas. Em outras palavras, o trabalho do copywriter sempre será necessário.

Sem contar que o mercado digital, movido a vendas, parece estar bem aquecido e ter potencial para continuar crescendo. No Brasil, por exemplo, as vendas pela internet já quebram recordes bilionários.

Existem boas chances do marketing digital continuar crescendo nos próximos anos, uma vez que 28 milhões de pessoas ainda não usam internet no Brasil – como você deve imaginar, esse número reduz a cada ano.

Além da necessidade e demanda permanente por esse trabalho, os copywriter também costumam ser bem valorizados e remunerados.

O principal motivo para isso são as participações que esse profissional pode ter nos lucros, recebendo uma porcentagem do faturamento nos projetos em que trabalha.

+Dica: Aprender sobre copywriting pode ser uma das melhores decisões da sua vida profissional.
Por isso, criamos o Kit Copywriting, onde reunimos os 4 melhores livros para aprender a ciência da escrita persuasiva. Clique aqui para saber mais.

Designer

Outro profissional que costuma ser bem valorizado no marketing digital é o designer – que é um “especialista” em criar imagens atraentes e impactantes para postagens em redes sociais, capas para vídeos, layouts de páginas, dentre outros.

Na verdade, o trabalho do designer não se resume à criação ou edição de imagens. Esse profissional é responsável por praticamente toda a estética visual de projetos e campanhas de vendas.

A criação de identidades visuais para marcas, por exemplo, é um trabalho muito importante que precisa ser feito por um designer.

Mas, na realidade, o que coloca o designer entre as melhores profissões para se formar dentro do mercado digital? A resposta está no valor e na relevância do trabalho que ele entrega.

Uma pessoa leiga pode acreditar que não, mas a estética desempenha um papel decisivo nas vendas. O impacto emocional e a impressão que uma pessoa tem ao olhar para uma imagem definem se ela vai, ou não prestar atenção naquilo.

Em anúncios estáticos, que são feitos por textos e imagens, isso é o mais importante, já que a função de um anúncio é prender a atenção das pessoas.

Sem um cuidado estético, um anúncio tende a parecer desinteressante e ser ignorado pelas pessoas.

Isso, sem contar outros aspectos que a estética e o impacto visual influenciam e que refletem na decisão de compra de uma pessoa.

Um designer competente e capaz de gerar boas impressões e bons impactos visuais costuma receber boas remunerações nos projetos em que participa.

Gestor de tráfego

A maioria das vendas que acontecem na internet começam a partir do primeiro contato entre quem vende e quem compra e, quase sempre, esse contato acontece através de um anúncio nas redes sociais.

O que torna o marketing digital tão vantajoso para empresas de todos os tamanhos é a possibilidade de fazer um anúncio chegar ao público certo – algo que não acontece na televisão, por exemplo.

Um dos princípios mais básicos e essenciais da comunicação é adequar a mensagem de acordo com o público.

Isso aumenta a eficiência dos anúncios e potencializa os resultados nas campanhas de vendas.

Mas nada disso seria possível sem o profissional que gerencia e coordena a publicação e manutenção dos anúncios na internet. Este é o gestor de tráfego, que há alguns anos figura entre as melhores profissões para se formar.

+Dica: Luciano Larrossa, um dos maiores especialistas em gestão de tráfego do mundo, oferece lições valiosas sobre a presença digital nas principais redes sociais do mundo, no livro Instagram, Whatsapp e Facebook Para Negócios. Clique aqui e saiba mais.

Gestor de projetos

A quinta profissão da nossa lista de melhores profissões para se formar no mercado digital envolve, de certo modo, todas as outras profissões que já citamos.

Isso porque praticamente todos os projetos ou campanhas nos quais o videomaker, o copywriter, o designer e o gestor de tráfego participam precisam ser organizados e coordenados de forma eficiente.

Em todas as áreas, a figura de um líder ou gestor responsável por organizar, coordenar e administrar um projeto é fundamental para os resultados.

A maioria de nós ignora que a realidade é um tanto “caótica” e imprevisível – principalmente dentro de campanhas de marketing digital.

Ter alguém responsável por evitar e resolver problemas, além de gerenciar as pessoas pode fazer toda a diferença, ainda mais em projetos grandes ou muito decisivos.

O gestor de projetos é esse alguém. Apesar da profissão existir muito tempo antes do mercado digital surgir, é nesse ambiente que ela se torna tão necessária.

Todavia, é bom ressaltar que um gestor de projetos tem muitas outras possibilidades para atuar, inclusive fora do digital. Tudo depende das competências e da capacidade de cada profissional em exercer sua função.

+Dica: O gestor de projetos precisa reunir todas as características de um legítimo líder. Por isso, recomendamos que você leia o artigo onde falamos sobre como ser um bom líder, usando uma metodologia prática e eficiente, clicando aqui.

Coprodutor

Por fim, a sexta e última dentre as melhores profissões para se formar e atuar no digital é, talvez, a mais completa de todas. Estamos falando da coprodução.

A coprodução é uma profissão e, ao mesmo tempo, um modelo de negócios. Ela parte do princípio de que um profissional especializado em criar e executar estratégias de vendas na internet deve se aliar a um profissional que queira vender seus produtos ou serviços.

Na prática, o coprodutor atua como se fosse sócio desse segundo profissional. A coprodução é uma profissão mais característica de empreendedores e ela exige que você saiba um pouco sobre cada uma das profissões que citamos neste artigo.

Uma vez que um coprodutor inicia um projeto, ele deve organizar e coordenar todas as etapas desse projeto. Tudo deve passar pela sua análise e aprovação.

Mesmo que existam profissionais copywriters, designers, gestores de tráfego, etc. atuando no projeto, ele deve estar por dentro do trabalho de cada um destes profissionais e guiá-los na direção que julgar adequada. O coprodutor é a cabeça de toda a campanha.

É uma responsabilidade maior. Mas a recompensa também tende a ser maior. Existem casos de coprodutores que recebem mais da metade do faturamento nos projetos que coordenam, o que torna a profissão bem atraente.

 

Domine o marketing digital rapidamente com o nosso Kit Marketing digital

Olha, se você procura uma destas melhores profissões para se formar porque pretende atuar no mercado digital, recomendamos que você tenha uma noção um pouco maior e mais abrangente deste mercado.

Sim, é importante estudar a profissão pela qual você se interessou. Todavia, ter uma visão mais completa de todo o processo também vai te ajudar muito, tanto na hora de escolher uma das melhores profissões para se formar, quanto na hora em que você for atuar.

Por isso, recomendamos que você leia o nosso kit de marketing digital, que oferece um conteúdo mais completo e suficiente para você dar os seus primeiros passos nesse mercado. No kit, você encontra três livros:

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Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais

Se você quer vender na internet, é essencial ler bons livros de marketing digital.
Por ser um mercado novo e repleto de oportunidades, existe muito conteúdo de pouca qualidade espalhado pela internet.
O mercado digital, por ter crescido tanto em tão pouco tempo, acaba sofrendo com uma enxurrada de conteúdos óbvios e rasos. Para ter algum resultado, é preciso se aprofundar com algo sólido e comprovado.
Por isso, hoje trazemos 3 sugestões de excelentes livros de marketing digital para quem quer estudar de maneira séria e construir resultados nesse mercado tão promissor. 

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O livro pode ser um ótimo começo para quem está entrando no mercado digital e quer se preparar para alcançar resultados sólidos no futuro.
Mas também serve para quem já atua no digital e quer se tornar ainda melhor. Sem dúvidas, Marketing Digital na Prática é um dos melhores livros de marketing digital e estratégia já escritos no Brasil.

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Nos dias de hoje, tem sido cada vez mais difícil e concorrido cativar o tempo e a atenção das pessoas – que são dois ativos decisivos para as vendas e, portanto, muito valiosos.
Em um cenário onde muitos concorrentes falam e pouca gente ouve, o marketing de conteúdo surge como uma moeda que compra o tempo e a atenção do público e o antídoto que salva a estratégia de muitos negócios.
O empresário e professor Rafael Rez traz um verdadeiro manual sobre como usar todo o poder do marketing de conteúdo no livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI. O livro se propõe a expandir sua mente para trabalhar como gente grande neste mercado. Clique aqui para adquirir.

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Outro livro que não poderia ficar de fora desta lista é o Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios, do especialista em anúncios Luciano Larrossa.

Nesta obra, Luciano vai te ensinar como usar as principais redes sociais como canais de vendas.

A ideia é simples: levar o seu produto para os lugares com a maior quantidade de tráfego do mundo todo! E não importa se você vai produzir conteúdos ou anunciar nas plataformas – este livro vai te guiar por tudo isso nas 3 plataformas.

Larrossa apresenta um conhecimento sólido e completo para que qualquer pessoa aprenda, em poucas horas, a vender muito através das maiores redes sociais do mundo (Facebook, Instagram e Whatsapp). Você pode adquirir o livro agora mesmo, clicando abaixo.

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