Liderança

Como ser um bom líder, acelerar os resultados e decolar na carreira

Sobre o que vamos falar?

  • Liderar uma equipe ou uma empresa em um mundo onde as mudanças acontecem de forma repentina e imprevisível é sempre uma tarefa difícil, mas não impossível!
  • A principal função do líder é desenvolver os principais talentos e habilidades dos seus liderados, sendo sempre fiel aos seus valores e um exemplo de profissional.
  • Neste texto, você verá quais são as habilidades que precisa desenvolver para descobrir, na prática, como ser um bom líder e gerenciar suas equipes de trabalho da melhor maneira possível.
  • Se você quer um guia completo de liderança para consultar na hora de tomar as decisões mais importantes e te direcionar com passos simples, clique no botão abaixo.

Adquira já o livro ‘Flaps – 6 passos para acelerar resultados e decolar sua carreira com a Liderança AdaptÁgil’

 

O que é ser líder pra você? Antes de ler, anote em um papel a resposta e veja o quanto sua visão sobre o assunto vai mudar lendo este artigo até o final!

Você já se perguntou qual é o papel de um líder em uma equipe e o que ele precisa fazer para que um projeto dê certo?

Bem, essa pergunta pode parecer óbvia (a função do líder é liderar, não é mesmo?), mas existem muitos aspectos importantíssimos que fazem uma pessoa se tornar um verdadeiro líder.

Diferente do que muitos pensam, um líder não é (ou não deveria ser) alguém autocentrado e egoísta, que toma todo o mérito do trabalho da equipe para si.

Na verdade, um líder é aquele que une uma equipe de várias pessoas com aptidões diferentes e busca desenvolver a habilidade de cada um para que um determinado projeto tenha sucesso.

Portanto, se você quer descobrir quais são os principais valores que um líder deve preservar para liderar corretamente uma equipe, continue a leitura até o final.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

Como se prepara um líder

Como se prepara um líder - Como ser um bom líder, acelerar os resultados e decolar na carreira

Para que alguém se torne líder de verdade, é muito importante que ela busque desde já aprimorar alguns comportamentos e habilidades dignas de um líder.

Para que alguém saiba como ser um bom líder na prática, ele precisa desenvolver um espírito de altruísmo e de doação pelas pessoas que fazem parte da sua equipe, sendo um exemplo de profissional para seus liderados.

Além de ter que se tornar uma pessoa genuinamente altruísta, um aspecto necessário para uma boa liderança é o entendimento do comportamento humano.

Uma equipe de trabalho é formada de pessoas com os mais diversos tipos de comportamentos.

Enquanto umas são mais introvertidas e evitam se expor publicamente, outras são naturalmente mais extrovertidas. Enquanto umas são mais rápidas nos seus trabalhos, outras são mais perfeccionistas.

Portanto, saber lidar de forma empática com pessoas de diferentes comportamentos é outro aspecto extremamente importante que um aspirante a líder precisa buscar desenvolver.

Altruísmo e empatia: essa é a combinação perfeita para desenvolver uma boa liderança.

Dica: se você quer ser um líder, busque se inspirar em bons líderes. De preferência, conviva com um líder e entenda a forma que ele pensa e por quais motivos ele toma determinadas decisões.

 

Mas o que é liderança?

Mas o que é liderança? - Como ser um bom líder, acelerar os resultados e decolar na carreira

No livro Flaps!, do João Marcelo Furlan, ele cita Peter Drucker quando fala de conceito de liderança:

“Liderança não é ter uma personalidade magnética. Também não é ‘fazer amigos e influenciar pessoas’ – isto é lindo!

Liderança é levantar a visão das pessoas a níveis elevados, é aumentar o desempenho das pessoas para um padrão mais elevado, é a construção de uma personalidade além de suas limitações.”

João Marcelo Furlan também mostra sua própria definição do que é liderança:

“Liderança é o processo de mobilizar pessoas em uma determinada direção para se atingir um resultado esperado.”

No livro, ele explica qual é a visão de um líder, que envolve:

  • Propósito significativo
  • Imagem clara de futuro
  • Valores claros


Muito do que falamos neste artigo tem relação direta com o livro de liderança ágil. Então, se você quer se aprofundar no assunto e entender como ser um bom líder, compre o livro Flaps! – Liderança AdaptÁgil agora mesmo.

 

Construindo valores de um verdadeiro líder

Além do altruísmo e da empatia, existem outros valores que também devem ser prezados por um líder, que são extremamente importantes ao executar um projeto em equipe. Esses valores são:

 

1. Segurança para a equipe

Segurança para a equipe - Como ser um bom líder, acelerar os resultados e decolar na carreira

Para que um projeto tenha sucesso, o líder precisa passar segurança para a equipe, mesmo que ocorram imprevistos que possam atrapalhar no processo de trabalho.

Um dos maiores erros que um líder pode cometer é se deixar levar pelas emoções, especialmente quando ele deixa transparecer nervosismo e irritação para os liderados.

Portanto, um líder precisa, além de ter controle sobre as próprias emoções, conseguir passar a segurança necessária para que a equipe consiga fazer o trabalho de forma calma.

 

2. Honestidade

Outro valor que todo líder precisa conservar é a prática da honestidade. Dizer a verdade e não omitir informações importantes é uma prática necessária para que ele tenha a confiança dos liderados.

Um líder que falta com a verdade e omite informações necessárias para a equipe pode, simplesmente, jogar fora todo um trabalho pelo fato de não haver confiança nesta relação.

E isso vale, inclusive, para os seus próprios erros. Muitos “líderes” acham que não podem admitir seus erros, senão perdem o respeito; mas o caso é oposto…

“Assim como admitir erros é importante para a construção de confiança, isso também representa um importante papel na construção de respeito.

Admitir erros demonstra coragem. E coragem, desde que na medida certa, aumenta muito o nível de confiança das pessoas depositado em você.”João Marcelo Furlan, em Flaps! Liderança AdaptÁgil

Quando um líder sabe admitir seus erros, a equipe se sente mais confortável em contar suas falhas também; assim, a confiança e o respeito aumentam, além de duas das virtudes mais importantes para desenvolver nas pessoas: a coragem e a verdade.

3. Autoconfiança

“Autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa. Autoconfiança é uma característica da personalidade humana, assim como a capacidade de refletir e analisar seus atos.”

Antes do líder buscar a confiança da equipe liderada, ele precisa confiar em si mesmo. Isso significa questionar seus pensamentos e chegar a conclusões prudentes, para que tenha segurança ao tomar decisões.

Um líder autoconfiante não é aquele que ignora opiniões; na verdade, ele escuta todas as ideias, pondera as informações e toma boas decisões baseadas no seu conhecimento e na confiança que tem do seu trabalho e da equipe.

Dica extra: se quiser saber como ser alguém autoconfiante, leia o Livro “Grandes Decisões sobre Pessoas” e entenda o posicionamento de um líder, que influencia e domina o ambiente.

 

4. Exemplo de excelência

“Liderança não requer autoridade”João Marcelo Furlan, livro ‘Flaps! AdaptAgil’

Um líder precisa ser excelente no que faz, de modo que seus liderados olhem para ele com confiança em sua liderança e no caminho que vão seguir.

Além de gerar admiração por parte dos liderados, um líder que cumpra o seu dever com excelência motivará toda a equipe a trabalhar com excelência também.

Os líderes que acham que precisam de autoridade esquecem que o exemplo dá resultado. Se um líder é admirado pela equipe, ele vai ser seguido até nos piores momentos.

 

5. Atenção a todos os liderados

Um bom líder é aquele que dá atenção para todos os que estão sob a sua liderança, escutando o que cada um tem a dizer e desenvolvendo-os – mesmo que essas pessoas tenham defeitos difíceis de desenvolver.

A conexão com a equipe liderada precisa ser constante; os liderados precisam ter o sentimento de que o líder presta atenção no trabalho deles e que podem contar com a sua ajuda.

Assim, a equipe se encontrará mais conectada com o seu líder e satisfeita com seu trabalho.

 

O Mundo VUCA e influência na liderança

O Mundo VUCA e influência na liderança - Como ser um bom líder, acelerar os resultados e decolar na carreira

V.U.C.A. é a sigla que foi criada pelo exército dos Estados Unidos, na década de 1990, para descrever a dinâmica do mundo atual e ajudar a enfrentar situações marcadas por mudanças e desafios. Mais tarde, o termo se popularizou e foi adotado por líderes organizacionais para descrever o ambiente de negócios caótico, turbulento e em rápida transformação, tornando-se o contexto que hoje é considerado como o “novo normal”. – João Marcelo Furlan, em Flaps! Liderança AdaptÁgil

Mundo VUCA é um dos termos mais utilizados para explicar as grandes transformações que ocorrem no mercado mundial, principalmente diante de crises e depressões financeiras.

VUCA nada mais significa que a junção das palavras em inglês: Volatility (Volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (Complexidade) e Ambiguity (Ambiguidade).

Cada uma dessas palavras diz respeito a um dos principais aspectos que caracterizam o mercado nacional e internacional nos dias de hoje.

Volatilidade: se refere às incessantes mudanças que ocorrem no mundo de forma extremamente rápida e inesperada.

Incerteza: diz respeito às imprevisibilidades que acontecem no mercado e à dificuldade de planejar e antecipar eventos.

Complexidade: graças a tantos detalhes que precisam ser levados em consideração do mundo em que vivemos, é muito complicado tomar decisões importantes, principalmente para o líder.

Ambiguidade: no mundo de hoje, a falta de clareza sobre eventos importantes para tomadas de decisões é muito grande, por vezes, aparecendo possíveis contradições no meio do caminho.

Não bastasse a complexidade de gerir uma equipe, o líder precisa saber liderar com muito mais agilidade e velocidade no mundo VUCA.

 

Como liderar no Mundo VUCA

Em um mundo tomado por acontecimentos completamente imprevisíveis, um líder precisa necessariamente saber como gerir uma equipe de uma forma assertiva.

Portanto, se você quiser saber como ser um bom líder, precisa entender que existem algumas práticas fundamentais para a sua liderança. Veja a seguir!

 

Planejamento de tarefas

Planejamento de tarefas - Como ser um bom líder, acelerar os resultados e decolar na carreira

Diferentemente das crianças, adultos precisam saber antes de começar, porque vão aprender algo e o que vão ganhar com isso – do contrário, não ficam motivados a aprender João Marcelo Furlan, livro ‘Flaps! AdaptAgil’

Para que um líder consiga ter agilidade no seu trabalho, é essencial que ele saiba planejar as suas tarefas para fazê-las de forma rápida e precisa.

Começar o dia planejando as tarefas pode ser uma ótima opção para que um líder consiga trabalhar e gerir sua equipe com mais agilidade.

Com tudo planejado, o líder consegue ter uma visão ampla para ver quais tarefas ele mesmo precisa fazer e quais ele pode delegar.

O melhor de tudo é que, com clareza do que precisa ser feito, o líder consegue delegar da forma certa, seja mandando tarefas direcionadas para cada habilidade ou desenvolvendo os pontos de melhoria em cada um da equipe.

 

Tomada de decisão rápida

Gerir uma equipe é sempre uma tarefa difícil e um líder não pode esperar que outras pessoas façam o que ele precisa fazer.

Por isso, quando um líder se depara com problemas práticos, ele precisa necessariamente tomar decisões sábias e rápidas para orientar a equipe.

Para tomar essas decisões, é extremamente necessário que ele entenda bem o projeto que está gerindo e conheça profundamente as pessoas que estão sob a sua liderança.

Uma das virtudes que ajudam o líder a tomar boas decisões é a prudência; você pode saber mais sobre as virtudes e habilidades dos melhores líderes neste outro artigo.

 

Delegue funções para outras pessoas

Não dá para um líder fazer as tarefas, cuidar de toda a equipe, desenvolver as pessoas e ter bons resultados; é impossível fazer tudo ao mesmo tempo. Para liderar, você precisa pensar e encontrar soluções para os problemas que vão surgir no meio do caminho.

E, para poder pensar e guiar a equipe da melhor forma, é ideal que o líder tenha outros profissionais para delegar funções.

Estes profissionais podem não ser tão bons em uma função como o líder seria, mas serão necessários para que o líder faça o seu papel.

Há uns dias, na palestra do Rafael Rez, ele falou sobre o processo de crescimento da sua empresa de Marketing de Conteúdo.

Rez contou que, no início, estava fazendo as tarefas e que sabia que as pessoas não faziam da mesma maneira que ele. Na época, o braço direito dele o alertou e disse: “Você só vai conseguir crescer quando ensinar o que sabe para sua equipe; e quando as pessoas forem capazes de fazer o mesmo que você, tão bom quanto.”

Ele seguiu os conselhos e a empresa só tem crescido. O mesmo vale para quem quer descobrir como ser um bom líder: é necessário sair do ‘operacional’ um pouco e desenvolver a equipe.

 

Decole e acelere seu desenvolvimento como líder

Decole e acelere seu desenvolvimento como líder - Como ser um bom líder, acelerar os resultados e decolar na carreira

Preste bem atenção: não existe líder sem virtude. Para que alguém desenvolva a sua liderança e possa, no futuro, guiar o trabalho de uma equipe, é essencial que essa pessoa procure ser virtuosa.

A principal prática que um líder precisa fazer é a das virtudes. E as virtudes que um líder precisa ter são as seguintes:

Prudência: a virtude de agir da maneira certa e no momento certo.

Fortaleza: a virtude de se sacrificar para um bem maior.

Justiça: a virtude de dar a cada um o que é seu.

Temperança: a virtude do controle sobre as próprias emoções.

Além de desenvolver essas virtudes, o aspirante a líder precisa ter uma grande vontade em aprender a liderar e, também, encontrar oportunidades de crescimento, seja em uma equipe, em uma empresa ou em qualquer ambiente.

Para saber mais sobre as principais virtudes de um líder, leia o texto Habilidades de liderança para influenciar qualquer pessoa.

 

Como ser um bom líder: por onde começar?

Até aqui, você já aprendeu uma preciosidade de coisas sobre liderança e como se tornar um líder de sucesso. Mas agora queremos saber…

Qual foi sua anotação inicial sobre o que é ser líder? Foi parecido com o que falamos aqui ou tem algo que você ainda não imaginava?

Esse conteúdo tem uma base no artigo sobre habilidades e virtudes de liderança, além de informações preciosas passadas no livro Flaps! AdaptÁgil, que explica profundamente sobre como ser um bom líder na prática.

Neste livro, você vai aprender:

  • Quem pode ou não ser líder;
  • Como adaptar a sua liderança em um Mundo VUCA;
  • Como construir uma visão de líder;
  • Como trabalhar com diversos perfis comportamentais;
  • Como influenciar pessoas e tomar decisões corretas;
  • Quais são os 4 estilos de liderança;
  • Como manter o senso de urgência de um líder;
  • E muito mais.

Portanto, se você quiser se aprofundar em liderança e decolar na sua carreira como um verdadeiro líder, clique no botão abaixo.

EU QUERO SER UM LÍDER DE SUCESSO

 

Artigos relacionados
Liderança

Como tomar decisões difíceis em 6 passos

Está enfrentando um dilema e não sabe como tomar decisões difíceis? O artigo da DVS Editora…
Saiba Mais
Liderança

Matriz GUT: como potencializar a produtividade e gestão?

Quer potencializar sua produtividade e gestão? Descubra como a Matriz GUT pode ser sua aliada nessa…
Saiba Mais
Liderança

DISC: Conheça os perfis comportamentais para a liderança

O método DISC não é apenas uma ferramenta, mas uma revolução na forma de como líderes e…
Saiba Mais