Muito se fala sobre as medidas políticas e econômicas necessárias no combate à crise. No entanto, elementos mais subjetivos, mas não menos importantes, como a mudança de postura e de comportamento em relação aos outros, precisam voltar à pauta de discussão.
Por Daniel C. Luz.
A crise gera desemprego, recessão, desencontro de ideias, radicalismos, sacrifícios. É como temos aprendido com as constantes crises no Brasil. Só haverá mudança verdadeira quando houver transformação de valores, pois no bojo de toda crise existe uma crise de valores. Por isso é tão importante a capacidade de ver além da crise.
No entanto, é esta mesma crise que gera uma oportunidade que, em tempos de bonança, nem lembramos que existe. Uma oportunidade ilimitada, voltada a todos, sem distinção de sexo, cor, credo, nível cultural, posição hierárquica ou profissão. Uma oportunidade que tanto é dada ao governo, como aos empresários, aos empregados, aos sindicatos, aos políticos e a todas as pessoas deste País.
E é justamente neste momento mais difícil da Nação, em que o desemprego é uma realidade, em que a recessão é uma ameaça, que as vagas estão abertas.
Há vagas para aqueles que estejam dispostos a resgatar os maiores e mais importantes valores do homem: a humildade, a caridade, o altruísmo, o senso de comunidade, o cuidado com a família, o respeito à condição humana e sobretudo a honestidade.
“Só quero saber do que pode dar certo.”
Torquato Neto
-que se liderem com êxito antes de tentar liderar os outros;
-que continuem procurando a melhor resposta em vez da convencional;
-que acrescentem valor às pessoas e às organizações que lideram;
-que trabalhem para o benefício de outros e não para o ganho pessoal;
-que se conduzam com suas cabeças e aos outros com seus corações;
“Meu pai me disse certa vez que há dois tipos de pessoas: as que fazem o trabalho e as que recebem o crédito por ele. E me disse para tentar ficar no primeiro grupo, onde é menor a concorrência.”
Indira Gandhi
-que inspirem e motivem em vez de intimidar e manipular;
-que percebam que sua disposição é mais importante do que suas posições;
-que moldem opiniões, em vez de seguirem pesquisas de opiniões;
-que compreendam que uma instituição é o reflexo de seus caráteres;
-que nunca se ponham acima dos outros, a não ser no que diz respeito a responsabilidades;
-que sejam honestos tanto nas pequenas coisas como nas grandes;
-que transformem os reveses em sucessos;
-que sigam a bússola da moral que aponta para direção certa, a despeito das tendências sociais.
-de substituir os braços cruzados pelas mãos construtivas;
-de substituir a obstinada decisão de protestar contra o presente pela responsabilidade a favor do futuro;
-de substituir a mera e fácil acusação de defeitos pela constatação de nossas reais e indiscutíveis potencialidades.
Ocupem suas vagas; com isso, estaremos ocupando, também, o Brasil. Com gente disposta a fazê-lo cumprir o seu grande destino!!!
O kit Insight é composto por livro + CD duplo. Neste CD você tem a narração de vários textos que torna possível assimilar as profundas lições de vida condensadas pelo autor a qualquer hora, em todos os lugares. O CD apresenta as reflexões de uma maneira agradável e especialmente montada para permitir uma apreensão profunda da obra durante uma viagem, no trânsito congestionado da cidade ou em casa. A harmoniosa trilha sonora foi composta pelo maestro Junior Camilo especialmente para este digitalbooks com a preocupação de criar um ambiente receptivo para melhor absorção do conteúdo dos textos. |