Conheça a importância do SEO para YouTube como uma ferramenta essencial para quem deseja aumentar as visualizações de seus vídeos. O artigo explica o que é SEO, como funciona especificamente para o YouTube, e oferece dicas práticas, como a escolha de palavras-chave, otimização de títulos, uso de tags e a criação de thumbnails atraentes. Bora ler?👇
Principais assuntos deste post
- Importância do SEO para YouTube: Como o SEO para YouTube pode ser uma ferramenta poderosa para alcançar uma audiência maior e garantir que seus vídeos sejam vistos por mais pessoas.
- Escolha de Palavras-chave: A importância de selecionar as palavras-chave corretas para seus vídeos, garantindo que eles sejam facilmente encontrados pelos usuários.
- Otimização de Títulos e Tags: Como otimizar os títulos e tags dos vídeos para melhorar o ranking e atrair mais visualizações.
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O YouTube é a plataforma mais utilizada do mundo, em termos de visualização e publicação de vídeos. Estima-se que cerca de 1.9 bilhões de pessoas assistem vídeos nesta plataforma todos os meses.
Além disso, todos os dias são vistos mais de 4 bilhões de vídeos em canais de YouTube, gerando um grande número de visualizações e uma receita altíssima em monetização de conteúdo.
Se você é um dos produtores de conteúdo e deseja que os seus vídeos sejam bem ranqueados e obtenham um alto número de visualizações, leia este artigo para aprender como aplicar as técnicas de SEO para YouTube.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- Tudo o que você precisa saber para o seu vídeo ranquear bem
- O que é o SEO?
- Como funciona o SEO para YouTube?
- Domine o SEO para YouTube e aumente a sua audiência
Tudo o que você precisa saber para o seu vídeo ranquear bem
Se você deseja fazer com que um alto número de pessoas assistam aos seus vídeos, é fundamental que você saiba usar de modo inteligente as técnicas de SEO para YouTube. Para ranquear bem seus conteúdos, siga as seguintes dicas:
1. Utilize a palavra-chave ideal para o vídeo
As palavras-chave são todas as palavras inseridas pelos usuários na barra de busca do YouTube. Sempre que os usuários querem encontrar determinado conteúdo, eles fazem a pesquisa inserindo palavras correspondentes na barra de busca.
Para que os usuários encontrem os conteúdos que você publica no seu canal, é ideal que você utilize as palavras-chave que os usuários pesquisam na barra de busca nos títulos, tags e descrições dos vídeos publicados.
Para saber quais são as palavras-chave mais inseridas na barra de busca pelos usuários, você pode consultar a ferramenta autocompleteme.io, na qual mostra as principais palavras-chave pesquisadas no YouTube.
Além disso, você também pode consultar canais concorrentes e observar quais são as palavras que eles utilizam nos títulos, tags e descrições utilizados em vídeos que estejam bem ranqueados.
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2. Otimize o título do vídeo
Títulos de vídeos não são feitos de maneira aleatória, sem qualquer estratégia. Muito pelo contrário! Os títulos são técnicas fundamentais de SEO para YouTube para que você consiga ranquear bem seus vídeos e atrair novos usuários para o seu canal.
Para otimizar os seus títulos, é ideal que você utilize uma regrinha utilizada no copywriting chamada Regra dos 4 Us. Essa regra consiste em criar um título que corresponda a quatro critérios simples:
Útil: O título do seu vídeo precisa apresentar a utilidade que o vídeo tem para o interlocutor.
Urgente: O título precisa ter um aspecto de urgência, de modo que o interlocutor sinta que precisa ver o conteúdo do vídeo no mesmo instante.
Único: O título do vídeo precisa ser completamente diferente dos títulos utilizados nos vídeos publicados em canais concorrentes.
Ultra-específico: O título do vídeo precisa apresentar uma ideia que seja específica e resolva um único problema.
Utilizando esses critérios nas otimizações dos seus títulos, será possível elevar a quantidade de visualizações dos seus próprios vídeos e ainda atrair mais inscritos para seu canal do YouTube.
+ Dica: A Regra do Um é uma das técnicas de copywriting mais usadas no marketing digital. Para conhecer outras técnicas, leia o nosso artigo “5 técnicas de copywriting simples para você usar no seu negócio e vender mais hoje”.
3. Faça uma otimização das Tags do seu vídeo
Para que mais pessoas conheçam o seu conteúdo e cheguem até o seu canal, você deve otimizar as tags dos seus vídeos. Mas você sabe o que são as tags? Em poucas palavras, tags são palavras-chave inseridas nas descrições dos seus vídeos.
O uso dessas palavras-chave nas descrições dos vídeos faz com que o algoritmo da plataforma entenda que o seu conteúdo faz parte de um assunto específico, fazendo com que ele seja entregue para o público interessado.
O indicado é que sejam utilizadas entre 6 a 8 tags por descrição de vídeo, que tenham a ver com o tema do conteúdo e que sejam palavras-chave que o seu público costuma pesquisar na barra de busca do YouTube.
4. Produza um conteúdo de qualidade
O conteúdo do seu vídeo é o que determina se você vai alcançar mais pessoas com o seu canal ou não. Se você produzir um bom conteúdo, naturalmente, mais pessoas vão conhecer o seu canal e mais visualizações você terá.
Em termos de alcance de pessoas, as técnicas de SEO impulsionam seu conteúdo para aumentar suas visualizações. Busque apresentar um conteúdo útil para sua audiência nos seus vídeos, e utilize o SEO nos bastidores do seu canal para atingir o seu público-alvo.
Lembre-se que: a ferramenta de SEO não potencializa conteúdo ruim. No entanto, se você criar um conteúdo relevante para seu público, as técnicas de SEO para YouTube fará seu vídeo ser capaz de concorrer os vídeos em alta do YouTube.
5. Não se esqueça de pedir para se inscreverem
Outra técnica que vai te auxiliar a ganhar mais inscritos é pedir para que as pessoas se inscrevam no seu canal. Fazendo isso, você vai fazer com que elas se tornem visualizadores dos próximos vídeos que você publicar.
Algumas pessoas acreditam que pedir para se inscrever no canal é uma atitude muito “invasiva” e que não tem porque fazer isso. Pelo contrário! Lembrando as pessoas que te assistem de se inscrever no canal você vai ganhar mais inscritos do que imagina.
Portanto, independente do momento do vídeo, no início, no meio ou no final, peça para a audiência clicar no botão vermelho de “inscreva-se”, além – é claro – de clicar no sininho para receber as notificações de novos vídeos.
Está gostando do artigo? Leia mais artigos sobre Marketing Digital no nosso blog
6. Faça uma thumbnail atraente para o público
Outra técnica de SEO para YouTube que você deve aplicar nos vídeos do seu canal é a criação de Thumbnails atraentes. Assim, ao ver as suas “thumbs”, o seu público sentirá vontade de assistir seus vídeos.
Mas, afinal, o que é uma Thumbnail? Thumbnail é a capa do seu vídeo, a imagem que fica fixada no vídeo antes do usuário clicar para assisti-lo. Para criar uma imagem de “thumb” que seja atraente, é fundamental o trabalho de um bom designer.
Portanto, crie capas para seus vídeos que realmente possam captar a atenção do público e fazer ele ter vontade de assistir aos conteúdos.
O que é o SEO?
O significado da sigla SEO é Search Engine Optimization – expressão que, em português, significa otimização de mecanismo de busca. O SEO é uma ferramenta que tem a função de auxiliar o ranqueamento de publicações feitas em plataformas de busca.
A principal e mais famosa plataforma de busca utilizada nos dias de hoje é o Google, por onde os usuários fazem pesquisas sobre os mais variados temas e são direcionados para os sites com o melhor uso do SEO.
De modo semelhante acontece com o YouTube, a maior rede de postagens de vídeos do mundo, e que conta com uma das ferramentas de SEO mais sofisticadas. Sua função é exatamente levar os usuários para os vídeos mais bem ranqueados da plataforma.
A ferramenta de SEO para YouTube é composta por um conjunto de técnicas que ajudam os usuários a encontrar os conteúdos correspondentes ao que eles pesquisaram.
Além disso, o SEO faz com que os vídeos publicados ganhem destaque na função “Em Alta”, que corresponde aos vídeos que viralizaram e que obtiveram uma alta quantidade de visualizações.
Como funciona o SEO para YouTube?
Apesar do SEO para Google ser semelhante ao SEO para YouTube, eles têm algumas diferenças de funcionamento, o SEO do YouTube envolve outras características importantes.
Além do uso de palavras-chave correspondentes às pesquisas do público, a ferramenta de SEO conta também com a qualidade de imagens, design para capas de vídeos (thumbnail), otimização de tags e frequência e qualidade de conteúdo.
A finalidade do modo como a ferramenta de SEO do YouTube é elevar a experiência dos usuários, de modo que eles encontrem na plataforma os vídeos que mais atendam aos seus interesses pessoais.
Dessa maneira, usuários que têm interesse em conteúdos de programação de softwares são levados pelo YouTube para outros vídeos do mesmo tema, ou vídeos de temas complementares. E assim sucessivamente com outros nichos de conteúdo.
+ Dica: O YouTube é um dos canais mais utilizados no Marketing de Conteúdo. Se você quiser saber mais sobre essa estratégia, leia o artigo “Descubra os 3 pontos essenciais de uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo”.
Domine o SEO para YouTube e aumente a sua audiência
Através do YouTube, uma parcela enorme de pessoas consome conteúdos em vídeo, que servem como entretenimento ou para resolver algum problema delas e até mesmo adquirir conhecimentos e informações de alto valor.
Desta maneira, empresas e marcas de todos os nichos conseguem aumentar a presença na internet e a sua própria audiência. Com a quantidade imensa de usuários da plataforma, utilizar as técnicas de SEO para YouTube é uma ação bastante inteligente.
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