Persuasão

6 pontos que não podem faltar em uma comunicação persuasiva

Sobre o que vamos falar?

  • A persuasão é um elemento essencial na vida de qualquer pessoa. Quem tem domínio sobre o discurso e consegue influenciar através do diálogo obtém resultados muito melhores na sua carreira!
  • Além disso, você vai saber também quais as diferenças essenciais entre persuasão e manipulação, e quais os principais elementos que todo profissional precisa desenvolver para melhorar sua persuasão.
  • Você também vai conhecer os gatilhos mentais, as principais emoções que guiam as ações humanas, como consigo aquilo que você deseja sem ser antiético ou manipulador.
  • Quer melhorar a sua comunicação e ampliar suas oportunidades de fazer negócios e aumentar suas vendas? Adquira agora o livro Comunicação e Persuasão – O Poder do Diálogo, de Alvaro Fernando, clicando no botão abaixo!

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Uma comunicação persuasiva é um elemento extremamente importante na vida de vendedores e negociantes. Para conseguir aumentar a quantidade de vendas e fechar bons contratos com outras pessoas, é preciso saber desenvolver essa comunicação persuasiva.

Quando uma pessoa desenvolve uma comunicação persuasiva, transmitir ideias e pensamentos de modo claro e influenciar as decisões de outras pessoas se torna um processo muito mais simples.

Um bom comunicador tem uma característica que o distingue de todas as pessoas: a capacidade de se expressar de forma convincente em vários tipos de situações. Seja em processos de negociação ou de vendas, ele sabe transmitir uma ideia de maneira clara.

Portanto, se você quer aprender a desenvolver sua comunicação persuasiva e expressar suas ideias e pensamentos de maneira convincente, leia este artigo até o final. Você vai descobrir o que fazer para se tornar um bom comunicador!

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


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O que é comunicação persuasiva?

O que é comunicação persuasiva?

A comunicação persuasiva é aquela em que você alcança máxima eficiência em influenciar as decisões de outras pessoas. Ou seja: você faz com que outras pessoas façam aquilo que você deseja.

Uma pessoa persuasiva – geralmente, chamada de persuasor – é muito útil na vida de negócios porque ela consegue fazer com que outras pessoas comprem determinado produto ou serviço, ou mesmo fazer bons negócios.

Para se tornar um bom negociador ou um vendedor mais convincente, saiba que desenvolver a persuasão na sua comunicação é essencial para conseguir obter resultados significativos na sua carreira!

 

Persuasão X Manipulação

Persuasão X Manipulação

Persuasão e manipulação são a mesma coisa? A resposta é não! Se você quer persuadir alguém, saiba que o principal instrumento que você vai utilizar – além da boa oratória e do discurso convincente – é a verdade.

Sem verdade não há persuasão, mas sim manipulação. Uma pessoa que quer se tornar mais persuasiva precisa aprender a estruturar um discurso que seja ao mesmo tempo verdadeiro e convincente.

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O manipulador tem duas características fundamentais: a mentira (ou as meias verdades) e a omissão. Através da manipulação, você também consegue obter resultados significativos, no entanto, saiba que esses resultados serão obtidos de maneira antiética.

Não há de forma alguma um discurso persuasivo, mas um discurso manipulador. Portanto, sempre que você buscar convencer uma outra pessoa a fazer o que você deseja, vá pelo caminho da persuasão – e não pela manipulação.

 

Como desenvolver a sua persuasão?

Como desenvolver a sua persuasão?

Para desenvolver a sua comunicação persuasiva, é necessário que você também desenvolva algumas características que todo bom comunicador tem em comum. Aprimorando esses pontos, você vai conseguir se tornar uma pessoa muito mais influente!

Portanto, os pontos que todo bom comunicador tem em comum são:

1. Boa oratória

Um bom comunicador não é aquele que simplesmente sabe “falar bem”, mas aquele que sabe o que e como falar, no momento certo. Ou seja: ele tem a capacidade de estruturar um discurso convincente, onde cada informação é capaz de influenciar as decisões do ouvinte.

Uma das maneiras de se tornar um orador melhor é sabendo quais os momentos-chave para expressar determinada ideia ou pensamento. Para isso, é ideal que você ensaie a sua comunicação e preveja possíveis indagações do seu interlocutor.

 

2. Lógica

Um discurso persuasivo sempre tem um pouco de emoção, pois um bom orador fala diretamente ao coração do ouvinte. No entanto, comunicação persuasiva não é sinônimo de comunicação emocional.

Para convencer o seu ouvinte a tomar determinada decisão, você precisa fundamentar o seu discurso em argumentos racionais, de modo que seu interlocutor saiba que o que você está falando é verossímil e faz algum sentido.

3. Timing emocional

Assim como a lógica tem o seu lugar na comunicação persuasiva, a emoção também tem o seu lugar. No entanto, é preciso deixar claro uma coisa: ser emocional 100% do tempo vai prejudicar o seu discurso. Para utilizar a emoção existe sempre um timing específico.

Esse timing ocorre sempre que, após fundamentar seu discurso logicamente e com dados verdadeiros, houver uma abertura para dizer algo que cause um forte impacto no seu interlocutor. Explore o timing emocional e potencialize sua comunicação persuasiva.

 

6 elementos da comunicação persuasiva

6 elementos da comunicação persuasiva

Assim como existem elementos que distinguem o bom comunicador do mau comunicador, também existem elementos que caracterizam uma comunicação persuasiva.

Confira abaixo quais são eles:

1. Clareza

Uma pessoa só pode ser considerada boa comunicadora quando o seu discurso é entendido perfeitamente pelos ouvintes. Para isso, é importante que o orador saiba se referir aos ouvintes utilizando uma linguagem de fácil compreensão.

Um bom comunicador precisa ter domínio sobre as palavras que utiliza na sua comunicação. Ele não pode simplesmente “falar o que der na telha”! Um bom orador se comunica de maneira consciente, compreendendo cada palavra que sai pela sua boca.

Para manter sua comunicação clara, é importante que o orador saiba se os seus interlocutores estão entendendo o que está sendo dito. Uma das maneiras de fazer isso é perguntando aos ouvintes se eles estão compreendendo o discurso.

 

2. Objetividade

Além de uma comunicação clara, o bom orador se comunica de maneira objetiva. Sua comunicação não é marcada por rodeios e voltas em torno de assuntos paralelos, mas pela capacidade de ser objetivo ao conduzir um discurso ou uma conversa.

O mau comunicador, no entanto, é aquele que parte de um assunto para o outro, sem conduzir seu discurso para um único ponto, mas dá voltas desnecessárias em assuntos que nada tem a ver com a discussão em si.

+ Dica: quer desenvolver sua comunicação persuasiva e saber como influenciar as decisões de outras pessoas? Adquira o livro 360 graus de Influência, de Harrison Monarth.

3. Coerência

Um discurso persuasivo não pode ser um discurso confuso. Pelo contrário! Se você quer saber negociar ou vender com mais precisão, é fundamental que a sua comunicação seja coerente – ou seja: que ela tenha uma lógica interna.

Ter uma comunicação coerente significa que ela segue uma lógica baseada em determinadas premissas, de onde se resultam o desenvolvimento e a conclusão de um discurso.

Um orador que não saiba quais são as bases do seu discurso e como transmitir suas ideias de maneira coerente, dificilmente vai se sair bem tentando negociar e influenciar as decisões dos outros.

4. Escassez

Escassez

A escassez é uma técnica muito utilizada em vendas presenciais ou feitas por meio de canais da internet. Essa técnica se caracteriza por apresentar um limite de tempo ou quantidade para que outra pessoa compre determinado produto.

Em relação ao limite de tempo, o vendedor diz ao cliente que ele só poderá comprar um produto por um determinado período. Depois que este período passar, não será possível efetuar a compra.

Já em relação à escassez de quantidade, o vendedor poderá dizer ao cliente que existem poucas unidades de determinado produto no estoque. O uso deste tipo de técnica faz com que a outra pessoa desenvolva um senso de urgência que faça ela comprar o produto na hora.

5. Fundamento

Para que um discurso seja persuasivo, ele precisa ter informações verdadeiras e que possam ser facilmente percebidas. As pessoas que estiverem te ouvindo precisam enxergar na realidade as coisas que você diz.

Para que isso aconteça, você tem que fundamentar sua comunicação em dados concretos. Uma das maneiras de fazer isso é apresentando dados estatísticos que sirvam para corroborar com o seu discurso.

6. Apelo à imaginação

Uma comunicação persuasiva é aquela que atinge a emoção do seu ouvinte. Portanto, com o objetivo de ativar este lado “emocional” de quem está te escutando, nada mais eficaz do que contar uma boa história.

Contar histórias (o famoso Storytelling) tem a ver com criar uma narrativa com o intuito de ativar determinadas emoções no seu interlocutor por meio da imaginação, de modo que a ativação dessas emoções facilitem o processo de convencimento.

Boas histórias são criativas e seguem uma lógica coerente. Se você quer aprender a contar histórias cativantes, aprenda a construir um discurso que não apenas gere emoção, mas que seja coerente.

+ Dica: Quer saber porque contar histórias é uma técnica muito utilizada nas vendas online? Leia o artigo: “Entenda porque falam tanto de Storytelling no Marketing Digital”.

 

Desenvolva a sua comunicação persuasiva!

Um fato importante sobre a persuasão na sua vida

A comunicação é o instrumento mais valioso para quem trabalha com vendas e negócios! Desenvolver uma comunicação persuasiva possibilita que você consiga se tornar uma pessoa mais convincente e influente no seu ambiente de trabalho.

Pessoas que se tornam mais influentes, são capazes de fechar contratos altos com empresas e negociar com muito mais tranquilidade, porque sabem como se posicionar na hora de expor suas ideias.

Portanto, se você quer aprender a desenvolver sua comunicação persuasiva, adquira agora o livro Comunicação e Persuasão – o Poder do Diálogo, de Alvaro Fernando. Clique no botão abaixo e adquira já o seu exemplar!

 

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Livros sobre Persuasão e Influência: o mais confiável e eficiente arsenal

Bônus - Kit Persuasão e Influência
No mundo, a persuasão está por trás de todos os tipos de poder, sejam eles políticos, econômicos, bélicos ou culturais.
Não seria exagero dizer que persuasão é poder. O lado bom disso é que você pode ter e usar esse poder a seu favor.
Para qualquer pessoa, ser persuasivo é ser mais capaz de conseguir o que você realmente quer. Por isso, hoje trazemos uma pequena lista com recomendações de livros sobre persuasão, que vão te ajudar a dominar esse poder e aplicá-lo na sua vida ou nos negócios.  

QI de Persuasão

QI de Persuasão
Kurt Mortensen, um dos maiores especialistas em persuasão dos Estados Unidos, apresenta parte do que aprendeu em mais de 20 anos de pesquisa e estudo em seu livro QI de Persuasão.
O livro identifica que a persuasão pode ser definida como uma ciência e, também, como uma arte. Em suas páginas, Kurt Mortensen te mostra o caminho para dominar, como um mestre, a persuasão.
Ele faz isso de forma bem clara e direta, usando exemplos concretos, ilustrações e até quadrinhos. Além de apresentar 10 habilidades essenciais para a persuasão e te ensinar a desenvolvê-las. Clique aqui para adquirir.

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Máxima Influência

Máxima Influência
Outro dos principais livros sobre persuasão que você precisa ler, é o Máxima Influência — também de Kurt Mortensen.
Já neste livro, ele apresenta as 12 leis universais da persuasão efetiva. O autor estudou profundamente as 12 leis que, segundo ele, agem no consciente e no subconsciente das pessoas, regendo toda persuasão eficaz.
As 12 leis expostas no livro retratam os fundamentos que mais influenciam o cérebro humano na hora de tomar decisões. Você pode adquirir o livro clicando aqui.

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360 Graus de Influência

360 Graus de Influência
Em 360 Graus de Influência, o consultor e especialista Harrison Monarth, traz lições valiosas sobre como usar a persuasão em várias situações do dia a dia.
Para o autor, a influência é um processo constante e cotidiano. Assim, quem domina essa habilidade tende a se destacar e exercer liderança sobre os outros. E é justamente isso que ele te ensina a fazer.
O livro te ensina a exercer essa influência constante, a perceber com mais facilidade o que as outras pessoas estão sentindo e a criar estratégias de influência para cada situação. Clique aqui para adquirir o livro.

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Kit de Persuasão e Influência

Em qualquer contexto, ser persuasivo é ser, de alguma maneira, mais poderoso que os outros.
Em alguns casos, uma pessoa persuasiva pode ter mais poder que alguém em um cargo de gerência. Isso porque, quando uma pessoa é persuadida a tomar uma decisão, ela acredita firmemente que aquela é realmente a melhor escolha — e não o faz de má vontade, apenas para cumprir ordens.
Para explorar as vantagens de ser alguém mais persuasivo, você pode adquirir todos os três livros sobre persuasão que recomendamos, juntos, no Kit de Persuasão e Influência:
  • QI de Persuasão, de Kurt Mortensen;
  • Máxima Influência, de Kurt Mortensen;
  • 360 Graus de Influência, de Harrison Monarth.
Se você quer dominar a arte da persuasão, adquira todos os três livros sobre persuasão juntos, no Kit de Persuasão e Influência. Basta clicar no botão abaixo:
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