James McSillStorytelling

3 dicas do consultor literário James McSill para quem quer ser escritor

Tornar-se um escritor, na grande maioria dos casos, não acontece do dia para a noite. Por mais que você tenha uma boa ideia e domínio sobre o idioma, é preciso prática e conhecimento das técnicas que ajudam a contar uma história.

O consultor literário internacional James McSill oferece seus serviços a escritores que desejam dar um passo adiante rumo à profissionalização. Juntos, os autores que auxiliou venderam mais de 6 milhões de cópias. “O meu trabalho consiste em manipular, turbinar textos manuscritos ou já publicados, para que se tornem mais apetitosos e comercializáveis”, explica.

James McSill está também à frente da coleção Book-in-a-box – Técnicas básicas para estruturação de romances comercias, uma série de três livros nos quais compartilha – em parceria com outros três consultores literários – seus mais de 30 anos de experiência na produção literária.

Clique aqui para comprar os livros da coleção Book in a Box

Em entrevista ao Jornal Diário Catarinense, McSill elencou três dicas indispensáveis sobre como ser um escritor (dicas em negrito seguidas por comentários da nossa equipe):

1) O essencial para ser um escritor é aprender a estruturar uma história e ter a paciência para reescrevê-la várias vezes, até ficar pronta.
Poucos autores foram capazes de escrever um livro publicável em uma única “sentada”. É preciso colocar as ideias no papel (ou na tela), reorganizá-las, reescrever os pontos críticos – mesmo que isso signifique reescrever praticamente o livro todo!

2) O primeiro esboço de uma trama tem que emocionar o autor. Já os rascunhos subsequentes têm de ser trabalhados nos mínimos detalhes para emocionar o leitor, os críticos e aqueles que nos são indiferentes. Não os que nos amam, porque esses vão gostar de qualquer forma.
Primeiro escreva sua história de um modo que você possa compreendê-la e se sentir tocado por ela. Depois, passe a imaginar outros leitores frente a frente com suas palavras, até chegar ao ponto em que se sinta seguro para confiar seu manuscrito a alguém. Esteja pronto para as críticas e utilize-as para melhorar!

3) O mercado literário nunca esteve tão bom. Esta é a hora de publicar seu livro, quer por meios regulares ou alternativos.
Atualmente um autor pode publicar seu próprio livro, tanto impresso quanto em e-book (a segunda opção talvez seja ainda mais fácil). Ter a parceria com uma editora* facilita o processo, mas essa não é a única maneira de tornar um projeto viável.

*Escritores, a DVS Editora adoraria conhecer o seu projeto. Para isso, entre em contato por meio de nossa página no Facebook. Lembrando que nosso foco são livros de negócios e orientados para o crescimento pessoal e profissional.

Artigos relacionados
Storytelling

Marketing criativo: o que é, qual a importância e como fazer?

Sobre o que vamos falar? As constantes mudanças nas estratégias de vender seus produtos no…
Saiba Mais
Storytelling

Descubra o Poder do Storytelling Estratégico para Engajar sua Audiência!

Descubra como o storytelling estratégico pode ser a chave para engajar sua audiência e fortalecer…
Saiba Mais
Storytelling

Desvendando o Poder do Storyselling na Comunicação Humana

O poder do storyselling se destaca na arte de contar histórias para vender um produto ou serviço e…
Saiba Mais