Posts

Conheça os 9 tipos de inteligência humana: em quais você se destaca?

(Créditos: Charly W. Karl | Creative Commons)

(Créditos: Charly W. Karl | Creative Commons)(Créditos: Charly W. Karl | Creative Commons)

Até a década de 1980, o único modo utilizado para avaliar a inteligência dos seres humanos eram testes de QI. Foi quando uma equipe de pesquisadores liderada pelo psicólogo Howard Gardner, em Harvard, nada satisfeitos com o modelo vigente, lançaram um novo olhar sobre o tema e chegaram à conclusão de que existem vários tipos de inteligência e que avaliar apenas um aspecto – a capacidade de lidar com operações aritméticas, por exemplo – não poderia ser conclusiva.

A diferença das inteligências no mundo animal e uma série de outros critérios foram utilizados para categorizar a inteligência humana em 9 tipos. A pesquisa até hoje é controversa no mundo científico, mas no campo da educação era prova seu valor pois ajuda profissionais da área a desenvolver a capacidade intelectual de crianças muito diferentes entre si.

Veja abaixo os 9 tipos de inteligência humana e encontre dicas de leitura para desenvolver algumas dessas inteligências [Fonte: WikiPédia]:

 

1) Inteligência Lógico-matemática.

A capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, discernindo as suas relações e princípios subjacentes. Habilidade para raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. Cientistas possuem esta característica.

DICA DE LEITURA:
+ Os números governam sua vida: A influência velada das probabilidades e da estatística em tudo o que você faz.
+ Matemática para Empreendedores

 

2) Inteligência Linguística.

Caracteriza-se por um domínio e gosto especial pelos idiomas e pelas palavras e por um desejo em os explorar. É predominante em poetas, escritores, e linguistas, como T. S. Eliot, Noam Chomsky, J. R. R. Tolkien, W. H. Auden, Fernando Pessoa, Machado de Assis, Haruki Murakami, George R.R. Martin, entre outros.

DICA DE LEITURA:
+ Redigir – Agir por escrito: Desenvolva sua redação e criatividade
+ Book in a Box: Técnicas Básicas para Estruturação de Romances Comerciais

 

3) Inteligência Musical.

Identificável pela habilidade para compor e executar padrões musicais, executando pedaços de ouvido, em termos de ritmo e timbre, mas também escutando-os e discernindo-os. Pode estar associada a outras inteligências, como a lingüística, espacial ou corporal-cinestésica. É predominante em compositores, maestros, músicos, críticos de música como por exemplo, Ludwig van Beethoven, Leonard Bernstein, Midori, John Coltrane, Mozart, Maria Callas.

 

4) Inteligência Espacial.

Expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências visuais até mesmo sem estímulos físicos. É predominante em arquitetos, artistas, escultores, cartógrafos, geógrafos, navegadores e jogadores de xadrez, como por exemplo Alexander von Humboldt, Michelangelo, Frank Lloyd Wright, Garry Kasparov, Louise Nevelson, Helen Frankenthaler, Oscar Niemeyer.

DICA DE LEITURA:
+ Aerotrópole: o modo como viveremos no futuro

 

5) Inteligência Corporal-cinestésica.

Traduz-se na maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo. É predominante entre atores e aqueles que praticam a dança ou os esportes, como por exemplo Cristiano Ronaldo, Marcel Marceau, Martha Graham, Michael Jordan, Pelé, Eusébio, Messi, Sébastien Loeb.

 

6) Inteligência Intrapessoal.

Expressa na capacidade de se conhecer, é a mais rara inteligência sob domínio do ser humano pois está ligada a capacidade de neutralização dos vícios, entendimento de crenças, limites, preocupações, estilo de vida profissional, autocontrole e domínio dos causadores de estresse, entre outros diversos comandos de vida que permite a pessoa identificar hábitos inconscientes e transformá-los em atitudes conscientes.

DICA DE LEITURA:
+ 8 ou 80: Seu melhor amigo e seu pior inimigo moram aí, dentro de você
+ A revolução do pouquinho: Pequenas atitudes provocam grandes transformações
+ Chi Mental: Estratégias de sucesso para a sua vida pessoal e profissional

 

7)Inteligência Interpessoal.

Expressa pela habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em políticos, religiosos e professores, como por exemplo o Mahatma Gandhi e Adolf Hitler .

DICA DE LEITURA:
+ Redes: o Despertar da Consciência Planetária
+ Saber Negociar – Competência Essencial

 

8) Inteligência Naturalista.

Traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar os objetos, fenômenos e padrões da natureza, como reconhecer e classificar plantas, animais, minerais, incluindo rochas e gramíneas e toda a variedade de fauna, flora, meio-ambiente e seus componentes. É característica de biólogos, geólogos mateiros, por exemplo. São exemplos deste tipo de inteligência Charles Darwin, Rachel Carson, John James Audubon, Thomas Henry Huxley.

 

9) Inteligência Existencial.

Investigada no terreno ainda do “possível”, carece de maiores evidências. Abrange a capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência. Seria característica de líderes espirituais e de pensadores filosóficos como por exemplo Jean-Paul Sartre, Søren A. Kierkegaard, Frida Kahlo, Alvin Ailey, Margaret Mead, Bento XVI e o Dalai Lama.

DICA DE LEITURA:
+ Ruídos Mentais: Reflexão em Pequenas Doses
+ Insight: textos que promovem uma profunda reflexão

 

Com base no que leu acima, qual é o seu tipo de inteligência?

Artigos relacionados
Posts

11 frases inspiradoras para você começar o ano com tudo!

Começo de ano é época de reavaliação. Por isso, reunimos aqui 11 frases inspiradoras para…
Saiba Mais
Posts

Mercado editorial brasileiro ganha dois novos selos

A DVS Editora – especializada em livros de negócios e de desenvolvimento pessoal – aproveita…
Saiba Mais
Posts

As 10 habilidades profissionais que mais bombaram no ano

O LinkedIn, rede social voltada à carreira profissional, publicou uma lista em que aponta quais…
Saiba Mais