Victor Mirshawka

Livro aborda aspectos positivos e negativos do humor

Descubra como funciona o humor e por que ele é tão importante para o bem-estar físico e mental. Acompanhe a trajetória do humor nacional e internacional e entenda o que leva humoristas a se envolverem em tantas polêmicas.

Ha! Ha! Ha! – O Bom, o Ruim e o Interessante do HumorO livro Ha! Ha! Ha! – O Bom, o Ruim e o Interessante do Humor (DVS Editora), do professor Victor Mirshawka, apresenta uma visão ampla tanto do papel do humor na sociedade como da influência que ele exerce sobre cada um de nós. Uma pessoa bem-humorada, por exemplo, é valorizada na sociedade, não só em momentos de descontração como também no ambiente de trabalho.

Diante da importância do humor e para estudá-lo a fundo, Victor Mirshawka divide o tema em três partes. O lado o bom – conforme mencionado acima –, o ruim e o interessante do humor. De acordo com suas pesquisas, o autor traz à tona os efeitos colaterais das piadas, já que todas acabam, de alguma forma, ofendendo alguém. “Toda piada contém alguma crítica ou uma superioridade intolerável”, destaca. Nesse ponto podemos enquadrar humoristas que estão constantemente envolvidos em polêmicas. O livro mostra que é preciso ter muito cuidado para que o humor não se torne excessivamente agressivo ou desmoralizante.

ONDE COMPRAR:
+ Adquira o livro em nossa loja virtual

Por fim, o aspecto interessante está relacionado ao riso – uma reação capaz de trazer benefícios à saúde física e mental. O livro explica, por exemplo, que rir pelo menos 20 vezes ao dia é essencial para o bem-estar, e contribui para isso com um texto leve, descontraído e recheado de piadas. Afinal de contas, para estudar o humor é preciso também praticá-lo.

Mirshawka dedica ainda dois capítulos a um histórico composto pelos principais humoristas dos últimos 100 anos, especialmente os brasileiros. Entram aí, inclusive, os grandes sucessos recentes do cenário nacional como Danilo Gentili, Fábio Porchat, Fernando Caruso, Marcelo Adnet, entre outros. Claro que para chegar até eles o autor acompanha o desenvolvimento de diversos setores como TV, teatro, publicações impressas e cinema.

Os grande humoristas internacionais também são abordados em Ha! Ha! Ha!, que destaca as grandes contribuições de artistas como Jerry Lewis, Roberto Bolaños – o eterno Chaves, Jerry Seinfeld, os integrantes do grupo Monty Python e mais. Desse modo, o livro destina-se a qualquer um que se interesse ou queira entender como o humor funciona, ou que simplesmente goste de dar boas risadas: o que faz muito bem!

SOBRE O AUTOR
Victor Mirshawka é engenheiro, mestre em Estatística, professor, autor de dezenas de livros, gestor educacional, palestrante e consultor. Diretor do Conselho de Ensino da FAAP e editora da revista Criática.

Ha! Ha! Ha! – O Bom, o Ruim e o Interessante do Humor
Autor: Victor Mirshawka
Editora: DVS Editora
Páginas: 400
Preço: R$ 50
ISBN: 978-85-8289-098-1