Marketing Digital

Email marketing: como criar a sua primeira lista de emails e lucrar nas suas campanhas

As campanhas de email marketing são estratégias poderosas para alcançar e converter um grande número de pessoas em clientes. Para criar uma campanha de email marketing lucrativa, é essencial construir um bom funil de email e desenvolver uma comunicação convincente. Bora ler?👇


Principais assuntos deste post

  • O Poder das Campanhas de Email Marketing: Como as campanhas de email marketing são essenciais para alcançar e converter um grande público, utilizando o email como um canal de vendas eficaz.
  • Construindo um Funil de Email Eficaz: Um guia sobre como criar um funil de email para sua campanha, incluindo a captação de leads, nutrição com conteúdo relevante e a realização de ofertas convincentes.
  • Técnicas de Copywriting para Alta Conversão: Uma visão geral das técnicas de copywriting essenciais, como storytelling, urgência e prova social, que podem ser usadas para escrever emails que efetivamente convertam leads em clientes.
  • Descubra agora como fazer da sua lista de e-mails um canal de vendas altamente lucrativo. Mas somente se você utilizar as estratégias corretas nas suas campanhas.

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44% dos destinatários de e-mail realizam ao menos uma compra por ano baseado em um e-mail promocional — Convince & Convert

E se o Instagram deixasse de existir hoje? E se o Facebook fosse proibido no Brasil e você não conseguisse mais fazer seus anúncios? Você já se perguntou como faria para se comunicar com seus clientes em um cenário como esse?

A verdade é que alcançar novas pessoas seria mais difícil, principalmente para as empresas que estão acostumadas a usar as redes sociais como principais meios de comunicação.

Apesar de parecer caótico e quase impossível vender muito sem as redes sociais, existem outras estratégias que podem te dar um retorno parecido ou até maior do que essas mídias.

Ter a sua própria lista de e-mails para fazer campanhas de vendas diminui a sua dependência de outras empresas e te dá mais controle sobre suas ações.

Quer saber o que é essa estratégia e como usar o e-mail marketing para aumentar o faturamento do seu negócio? Leia este artigo até o final.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


 

O que é Email Marketing?

O que é Email Marketing?

É uma estratégia de vendas online que tem como objetivo gerar relacionamento com clientes, criar uma audiência em torno da marca e, a partir disso, vender seus produtos e serviços.

A vantagem do e-mail marketing é que essa é uma estratégia em que se utiliza técnicas de Marketing de Conteúdo e de Marketing Direto – duas das principais escolas de marketing mundial. Esse é o motivo pelo qual o e-mail marketing é um sucesso!

Por um lado, você se relaciona com seus clientes e cria uma audiência para sua marca com a produção de um conteúdo. Por outro lado, você utiliza a sua lista de e-mails para vender seus produtos ou serviços para uma audiência preparada para comprar.

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Então, saiba que essa é uma das estratégias de marketing digital mais eficientes utilizadas por milhões de empresas do mercado.

Para se ter noção, segundo uma pesquisa realizada com cerca de 1.000 empresas brasileiras pela Serasa Experian, 90% destas empresas afirmam que investem na estratégia de e-mail marketing.

E-mail Marketing não é Spam?

E-mail Marketing não é Spam?

Definitivamente, não! A principal característica dessa estratégia é a permissão das pessoas para receber e-mails de uma marca.

Diferentemente do spam, marcas que utilizam esse tipo de estratégia não enviam mensagens no e-mail de qualquer pessoa. Ao contrário, as mensagens só são enviadas para pessoas que demonstraram interesse no conteúdo do e-mail.

Outra características importante dessa estratégia é que nenhum cliente é obrigado a receber e-mails das marcas, pois uma das opções do e-mail é o cancelamento do recebimento das mensagens.

Portanto, ao contrário do spam, essa não é uma estratégia invasiva que as empresas utilizam para empurrar seus produtos. O e-mail marketing é uma estratégia de permissão, que as marcas usam com o consentimento dos usuários.

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Por que o e-mail marketing dá tão certo?

Por que o e-mail marketing dá tão certo?

E-mails são endereços eletrônicos de pessoas por onde você pode se comunicar com elas através de mensagens. Mas não só isso! Através do e-mail você pode enviar documentos, fotos, vídeos, entre outros tipos de arquivos.

Essa é a função do e-mail: se comunicar com outras pessoas. É exatamente isso que as empresas buscam fazer quando criam uma lista de e-mails de seus clientes: estabelecer uma comunicação com seu público.

Por meio da criação de uma lista de e-mails, empresas de todo tipo enviam ofertas exclusivas, distribuem conteúdos úteis para os usuários e, principalmente, criam um relacionamento quase que íntimo com seus leitores.

Isso acontece pelo seguinte motivo: o e-mail marketing faz a união das duas principais estratégias do marketing: a Resposta Direta e o Marketing de Conteúdo.

Por meio do Marketing de Conteúdo, as empresas podem utilizar suas listas de e-mails para gerar relacionamento com seu público, enviando conteúdos úteis para seus leitores ou que sirva de entretenimento.

A ideia da Distribuição de Conteúdo é aproximar os clientes das empresas, de modo que elas consigam aumentar as suas vendas a partir desse relacionamento. No entanto, para que as vendas sejam certeiras, a Resposta Direta é extremamente necessária.

A função da Resposta Direta no e-mail marketing é criar ofertas atraentes para as listas de e-mails das empresas. Para que essas ofertas sejam certeiras, é importante que os e-mails sejam escritos de modo convincente e o leitor sinta um grande desejo em comprar.

Uma das principais técnicas de Resposta Direta para a criação de grandes campanhas de e-mail marketing é o copywriting, uma forma de conquistar clientes utilizando as palavras certas na sua comunicação.

Aplicando essa técnica na criação das suas ofertas por e-mail, as chances dos usuários comprarem seus produtos aumentam exponencialmente. Especialmente se eles estiverem emocionalmente conectados com sua marca por meio da distribuição de conteúdo.

Dica: Se quiser entender o que é o copywriting e como usá-lo nas suas campanhas, adquira agora o Kit de Copywriting, com os melhores livros sobre o assunto em língua portuguesa. Clique aqui para comprar.

 

Como criar minha própria lista de e-mail?

Como criar minha própria lista de e-mail?

Criar uma lista de e-mails não é um bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário! É mais simples do que você imagina.

Existem várias estratégias que você pode utilizar para criar a sua lista de e-mails. Mas hoje vamos te mostrar como criar a sua lista de maneira descomplicada, que seja simples e não tome muito seu tempo.

Portanto, siga os seguintes passos para criar a sua lista:

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Passo 1: Saiba em qual canal o seu público está

Se você quer criar uma lista de e-mails com o máximo de contatos possível, conheça qual é o principal canal que seu público consome conteúdo.

Estes canais podem ser o YouTube, o Facebook, o Instagram, a rede de pesquisas do Google etc. Descubra em qual canal o seu público está para utilizá-lo na sua estratégia.

Passo 2: Crie um e-book com uma promessa chamativa

Após saber qual canal da internet o seu público mais utiliza, crie um e-book gratuito com uma promessa atraente e que resolva um problema real do seu público.

Esse e-book não precisa ser longo e nem muito complexo. O ideal é que você crie um e-book que seja útil para as pessoas que vão obter ele, mas que trate de um tema relacionado ao produto ou serviço da sua marca.

Atenção: para fazer um e-book que corresponda a uma necessidade real do público, é importante fazer uma pesquisa de público.

Passo 3: Divulgue o e-book onde o seu público está

Com o e-book feito, o próximo passo é fazer a divulgação. Suponha que o seu público se encontra no YouTube, é lá onde você terá que fazer a divulgação.

Para isso, você terá que fazer anúncios através do YouTube Ads (plataforma de anúncios do YouTube).

Estes anúncios precisam direcionar o seu público para uma página onde as pessoas que se interessaram pelo e-book vão baixá-lo.

Passo 4: Peça em troca o e-mail das pessoas

Quando as pessoas interessadas no e-book forem baixar o documento, peça em troca seus e-mails através de um formulário.

Obtendo os e-mails do seu público, você vai conseguir montar a sua lista. Como as pessoas que baixaram o e-book tem interesse em temas relacionados ao que sua marca faz, a sua lista estará composta de potenciais clientes qualificados.

Desta forma, você vai utilizar os e-mails que obteve para fazer suas campanhas de e-mail marketing.

Quais são as principais ferramentas de e-mail marketing?

Quais são as principais ferramentas de e-mail marketing?

Você não precisa enviar um e-mail por vez para todos os contatos da sua lista de e-mails. Seria impossível – e extremamente cansativo – fazer uma campanha desta maneira.

Por esse motivo, existem no mercado ferramentas que auxiliam o processo de envio de e-mails para os contatos da sua lista.

Essas ferramentas são focadas em e-mail marketing, mas atendem as necessidades de seus clientes de diferentes modos.

Portanto, consulte as funções de cada uma destas ferramentas e analise qual é mais benéfica para a sua campanha e cai melhor no seu bolso.

As 10 principais ferramentas para utilizar em uma campanha de e-mail marketing são:

  • Mailchimp;
  • RD Station;
  • Mailify;
  • Infusion Soft;
  • -GOI;
  • LeadLovers;
  • MailJet;
  • Zoho;
  • LeadPages; e
  • Active Campaign.


Veja qual é a melhor ferramenta para sua campanha de e-mails e faça a sua assinatura.

Aplique as melhores estratégias de e-mail marketing no seu negócio

Aplique as melhores estratégias de e-mail marketing no seu negócio

Campanhas de e-mails são extremamente eficazes quando o assunto é gerar conexão com o público e criar uma audiência preparada para comprar seus produtos.

Para se ter noção, segundo uma pesquisa feita pelo instituto MarketingSherpa, 72% dos consumidores escolhem e-mail como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas.

Apesar de ser um dos meios de comunicação virtual mais antigos da internet, o e-mail continua sendo altamente eficaz nas campanhas de vendas.

Com uma lista de e-mail completa, você vai poder divulgar os seus produtos como bem entender, sem depender de outras empresas para fazer suas ofertas.

O risco de ter a sua conta deletada por causa do uso de palavras “proibidas” não vai mais existir. Você poderá abordar seus clientes de uma forma muito mais certeira e aumentar as vendas do seu negócio.

Mas, atenção! Isso só vai acontecer se você aplicar a estratégia correta na sua campanha.

Portanto, se você quer descobrir como usar as estratégias corretas nas suas campanhas de e-mail e escrever mensagens que convençam o seu leitor a comprar da sua marca, adquira agora o livro de Gustavo Ferreira: E-mails Que Vendem: Guia Prático Para Campanhas de E-mail Marketing Lucrativas.

Neste livro, você irá aprender as principais técnicas usadas em campanhas que fazem empresas de todo tipo de nicho lucrarem milhões de reais e alcançarem um verdadeiro sucesso em vendas.

Então, para aplicar essas técnicas nas suas próprias campanhas e faturar muito vendendo para sua lista de e-mails, clique no botão abaixo.

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Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais

Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais
Se você quer vender na internet, é essencial ler bons livros de marketing digital.
Por ser um mercado novo e repleto de oportunidades, existe muito conteúdo de pouca qualidade espalhado pela internet.
O mercado digital, por ter crescido tanto em tão pouco tempo, acaba sofrendo com uma enxurrada de conteúdos óbvios e rasos. Para ter algum resultado, é preciso se aprofundar com algo sólido e comprovado.
Por isso, hoje trazemos 3 sugestões de excelentes livros de marketing digital para quem quer estudar de maneira séria e construir resultados nesse mercado tão promissor. 

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O empreendedor Paulo Faustino, um dos maiores especialistas em marketing digital no Brasil, oferece uma visão prática de como construir grandes estratégias digitais do zero e explorar as vantagens das principais plataformas, em Marketing Digital na Prática.
O livro pode ser um ótimo começo para quem está entrando no mercado digital e quer se preparar para alcançar resultados sólidos no futuro.
Mas também serve para quem já atua no digital e quer se tornar ainda melhor. Sem dúvidas, Marketing Digital na Prática é um dos melhores livros de marketing digital e estratégia já escritos no Brasil.

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Nos dias de hoje, tem sido cada vez mais difícil e concorrido cativar o tempo e a atenção das pessoas – que são dois ativos decisivos para as vendas e, portanto, muito valiosos.
Em um cenário onde muitos concorrentes falam e pouca gente ouve, o marketing de conteúdo surge como uma moeda que compra o tempo e a atenção do público e o antídoto que salva a estratégia de muitos negócios.
O empresário e professor Rafael Rez traz um verdadeiro manual sobre como usar todo o poder do marketing de conteúdo no livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI. O livro se propõe a expandir sua mente para trabalhar como gente grande neste mercado. Clique aqui para adquirir.

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Outro livro que não poderia ficar de fora desta lista é o Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios, do especialista em anúncios Luciano Larrossa.

Nesta obra, Luciano vai te ensinar como usar as principais redes sociais como canais de vendas.

A ideia é simples: levar o seu produto para os lugares com a maior quantidade de tráfego do mundo todo! E não importa se você vai produzir conteúdos ou anunciar nas plataformas – este livro vai te guiar por tudo isso nas 3 plataformas.

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