Inovação

Descubra os 8 Tipos de Inovação que Podem Revolucionar Seu Negócio!

Descubra a essência da inovação nos negócios e entenda os principais tipos de inovação que podem transformar a trajetória de sua empresa no mercado atual. Bora ler?👇


Principais assuntos deste post

  • Inovação Constante: Em um mundo em constante mudança, inovar é a chave para se manter relevante e competitivo.
  • Diversidade de Inovação: Existem vários tipos de inovação, desde processos até modelos de negócios, e cada um tem seu valor.
  • Aplicação Prática: Conhecer os tipos de inovação é apenas o primeiro passo; aplicá-los de forma eficaz é o que realmente faz a diferença.
  • Clicando no botão abaixo, você pode saber mais sobre o nosso Kit que reúne quatro livros indispensáveis sobre inovação:

Quero Estudar E Entender a Inovação

Empreender é, muitas vezes, inovar. Existe, sim, uma grande virtude em executar ou adaptar bem aquilo que já existe, mas empresas que inovam têm uma liberdade e um pioneirismo extremamente vantajosos.

Querendo ou não, os produtos, serviços, mercados e tecnologias sempre vão evoluir – e você tem a chance de dar o primeiro passo e largar na frente de todo esse processo. Mas para isso, é necessário estudar e entender os tipos de inovação.

Neste artigo, vamos explicar de forma clara e resumida quais são os tipos de inovação e como eles podem ser aplicados no seu negócio. Por isso, fique com a gente e aproveite essa breve leitura.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


Instagram DVS Editora

Tipos de inovação para aplicar na sua empresa:

Tipos de inovação para aplicar na sua empresa:

Há quem pense que todos os tipos de inovação surgem por acaso ou por força do processo natural de evolução. Na verdade, a inovação é fruto da oportunidade, da criatividade e da inteligência.

Tudo isso significa que os tipos de inovação podem ser estudados, compreendidos e desenvolvidos. Inovar não é uma arte, e sim uma ciência – e você está prestes a dar os primeiros passos nela. Confira, nas próximas linhas, 8 tipos de inovação.

1. Inovação de Processos

Uma empresa que prioriza a eficiência e a constância costuma ter uma série de processos internos em todos os seus setores. Os processos de uma empresa são um elemento fundamental para a sua produtividade, a cultura e até mesmo para o padrão de qualidade.

Processos são direcionamentos naturais que os colaboradores têm para realizar algumas tarefas. O cérebro humano tem uma tendência em manter as coisas do jeito que estão.

Mas, muitas vezes, tem como fazer as coisas de um jeito melhor. Processos que funcionam bem podem ser aperfeiçoados ou substituídos por outros melhores ainda.

Aproveite os lançamentos em promoção na DVS Editora!

-20%
ESTADO DA ARTE EM VENDAS
ESTADO DA ARTE EM VENDAS - Claudio Zanutim e Renato Martinelli
De: R$ 44,00
Por : R$ 35,20
Economize: R$ 8,80 (20% de desconto)

-20%
A FÓRMULA DO YOUTUBE
A FÓRMULA DO YOUTUBE - Derral Eves
De: R$ 89,00
Por : R$ 71,20
Economize: R$ 17,80 (20% de desconto)

-20%
CONTEÚDO S.A. - SEGUNDA EDIÇÃO - TOTALMENTE REVISADA E AMPLIADA
CONTEÚDO S.A. - SEGUNDA EDIÇÃO - TOTALMENTE REVISADA E AMPLIADA - Joe Pulizzi
De: R$ 94,00
Por : R$ 75,20
Economize: R$ 18,80 (20% de desconto)

2. Inovação de Modelo de negócio

Um dos tipos de inovação mais marcantes, sem dúvidas, é a inovação em modelos de negócios. Nesses casos, acontece algo parecido com o tópico anterior: um modelo de negócios tradicional, por mais que funcione, pode ficar ainda melhor.

Quando todo um mercado já tem um modelo de negócios padrão, aplicado por diferentes empresas e que, até então, funciona, parece desconfortável falar em mudar ou inovar esse modelo.

No entanto, vemos ao longo da história que, quando esses tipos de inovação dão certo, os resultados tendem a ser extraordinários para o negócio. Inovar em um modelo de negócios exige inteligência, estratégia e, claro, uma certa coragem.

3. Inovação Organizacional

A inovação organizacional é um conceito um pouco mais geral, que engloba outros tipos de inovação, parecidos com as inovações de processos, marketing, etc.

Inovações organizacionais dizem respeito à organização da empresa em geral e podem significar mudanças no atendimento, em produtos, serviços e na preparação e treinamento dos colaboradores.

4. Inovação em Marketing

O marketing, em qualquer segmento, nada mais é senão o relacionamento que um negócio tem com seu público alvo. Isso abrange as formas como ele capta seus clientes, faz ofertas, como os fideliza, etc.

E podemos dizer que o marketing abriga os tipos de inovação mais lucrativos, já que os clientes são a origem de toda a receita de uma empresa.

Grandes inovações em marketing tendem a trazer mais clientes gastando menos recursos, gerando margens de lucros maiores.

+Dica: Um dos livros mais inovadores e completos sobre marketing é Unbound Marketing, do brasileiro Rafael Kiso. Clique aqui para saber mais.

5. Inovação em Produto

As inovações em produto talvez sejam as mais intensas e fáceis de serem notadas pelo público e, claro, pelos concorrentes. Esse tipo de inovação consiste em simplesmente oferecer um produto que seja diferente daquilo que já existe no mercado.

Um produto novo e diferente, quando bem apresentado, já gera um aumento de vendas, pois o público cria uma grande expectativa em torno dele. Uma vez que esse produto agrade, pronto, a empresa conquista uma bela fatia de seu mercado.

6. Inovação em Serviços

Bem, as inovações em serviços dependem muito do mercado em que uma empresa atua, já que ela precisa ser de um setor de serviços.

Quando uma inovação em serviços é bem feita, ela tende a ser muito bem recebida, porque ganha destaque em dois aspectos: a qualidade do serviço e a experiência do cliente. Essas duas coisas têm grande poder para fidelizar clientes e transformá-los em fãs.

+Dica: Experiência do cliente é algo fundamental para o sucesso de qualquer empresa ou negócio que busca se manter no mercado. Por isso, clique aqui e conheça o Kit de Estratégia do Cliente.

7. Inovação Incremental

Também existem outros dois tipos de inovação que dizem respeito não a um aspecto da empresa, mas à forma como a inovação acontece.

A inovação incremental, por exemplo, é aquela em que um negócio aprimora e aperfeiçoa aquilo que já está sendo feito. Esse tipo de inovação não é visto como uma mudança profunda, e sim como uma melhora – que deve ser constante.

8. Inovação Radical

Agora, também existem as inovações radicais e, como o nome já revela, são mudanças profundas e costumam gerar um rompimento naquilo que já está sendo feito.

Uma inovação radical pode ser vista como uma aposta um pouco mais alta – ela tem certas chances de dar errado, mas se der certo, os resultados podem ser exponenciais. As inovações radicais geralmente são as mais marcantes e lucrativas a curto prazo.

Como aplicar no seu negócio?

Como aplicar no seu negócio?

Agora que você tem uma breve ideia do que são os tipos de inovação, vai aqui uma explicação breve e prática de como elas poderiam ser aplicadas em um negócio.

1. Inovação de Processos

Inovar com relação aos processos de um negócio está intimamente ligado em simplificar as coisas. Processos são necessários, só que em muitos casos, eles pesam e exigem tempo e esforço para serem seguidos.

Com criatividade e inteligência, é possível (e necessário) criar processos mais simples, eficazes e produtivos. Então podemos dizer que a inovação de processos, na maioria das vezes, precisa ter relação com simplicidade e produtividade.

2. Inovação de Modelo de negócio

Quanto ao modelo de negócios, as inovações tendem a ser mais radicais e a terem grandes resultados, quando bem sucedidas. Isso porque elas costumam somar uma série de fatores que, juntos, criam uma larga vantagem para o modelo de negócio inovador.

Um exemplo famoso, dentre muitos, é o do Airbnb, que se tornou líder em hospedagem no mundo todo, sem possuir nenhuma locação própria, graças a um modelo inovador, criativo e benéfico ao público.

+Dica: Uma empresa que também é um exemplo de modelo de negócios é a Starbucks. Joseph Michelli explica os 5 princípios que impulsionaram a empresa em Liderando ao Estilo Starbucks. Clique aqui para saber mais.

3. Inovação Organizacional

O que mais existem são exemplos de inovação organizacional. Podemos citar um muito interessante, que é seguido em muitas empresas de vários segmentos, que é colocar colaboradores em treinamento para atuar em diferentes setores da empresa.

Assim, antes de ser efetivado em uma área, o profissional desenvolve seus aspectos comportamentais e ganha uma certa versatilidade, além de absorver melhor a cultura da empresa.

4. Inovação em Marketing

Como já dissemos, as inovações em marketing talvez sejam os tipos de inovação mais lucrativos e rentáveis para algumas empresas.

O banco digital Nubank foi um exemplo. Ao priorizar a experiência de seus clientes para torná-los fãs da empresa, conquistou dezenas de milhões de novos clientes por indicação, com custos mínimos.

5. Inovação em Produto

Na prática, todos nós sabemos o que são as inovações em produtos – e como elas podem ter um impacto gigantesco sobre os resultados de uma empresa e de todo um mercado.

Poderíamos ficar horas falando sobre produtos inovadores que servem de exemplo. Mas um único exemplo já é suficiente. O Iphone, lançado em 2007, é uma imagem categórica de como um produto inovador pode virar um fato histórico.

Apesar de não ser considerado “o primeiro smartphone”, o clássico produto da Apple registra um antes e depois dos telefones celulares. Mas ele não mudou apenas os produtos dos concorrentes, e sim a forma como nós enxergamos e usamos esse tipo de aparelho.

Esse é o poder da inovação em produto – e qualquer negócio, com inteligência e criatividade, pode buscá-lo.

6. Inovação em Serviços

Assim como as inovações em produtos, as inovações em serviços podem acontecer de várias formas diferentes e têm muito potencial para dar certo.

Ainda para usar um exemplo recente e ligado à tecnologia, podemos falar da Uber, que inovou o transporte individual e o elevou a outro patamar.

Antes da Big Tech americana inovar, esse tipo de serviço era tido como caro e um tanto inconveniente, já que encontrar taxistas disponíveis era uma tarefa difícil, estressante e que exigia um tanto de sorte.

Usando a tecnologia para melhorar todos estes aspectos negativos e simplificar todo o processo, a inovação deu mais certo do que se poderia imaginar.

7. Inovação Incremental

Para dar um exemplo real e concreto de inovação incremental, podemos falar do Iphone, que já citamos ali em cima. Só que, agora, não estamos falando do primeiro Iphone, que protagonizou uma grande inovação em termos de produto.

Estamos falando de todos os outros, que vieram em seguida. Anualmente, a Apple lança modelos diferentes do smartphone, que aperfeiçoam a tecnologia e atualizam o produto. Isso é um legítimo exemplo de inovação incremental.

8. Inovação Radical

Nos últimos 100 anos, a humanidade testemunhou infinitas inovações do tipo radical. Mas podemos falar de uma única, que é muito recente e 100% brasileira: o pix.

Antes dessa modalidade existir, já existiam opções para transferir recursos por meios digitais, é verdade – todavia, nada comparado com a simplicidade e velocidade do pix.

Então vale a pena registrar esse exemplo de inovação radical no nosso modo de fazer transferências financeiras.

Qual a importância de aplicar essas inovações no seu negócio?

Qual a importância de aplicar essas inovações no seu negócio?

Como dissemos no início deste artigo, as inovações sempre irão acontecer, de um jeito ou de outro. Em algum momento, alguém vai ter uma ideia nova e útil o bastante para mudar a realidade.

Seria ótimo que esse alguém fosse você ou que essa ideia surja de dentro da sua empresa, certo?

Empresas inovadoras, além de terem vantagens naturais, não sofrem com a defasagem de seus modelos de negócios ou com a saturação de seus produtos, mantendo-se sempre competitivas.

Quais as vantagens de aplicar uma inovação?

Quais as vantagens de aplicar uma inovação?

É inegável que uma empresa inovadora costuma estar em vantagem com relação aos seus concorrentes. A começar pelo fato de que essas empresas, se conservarem esse espírito inovador e criativo, dificilmente vão perder espaço em seus mercados.

Inovar é uma das melhores formas de manter uma empresa competitiva. Sem contar que quem larga na frente tem sempre mais espaço para explorar.

Um mercado aquecido pela inovação costuma ser bastante lucrativo. Se uma empresa, sozinha, consegue gerar esse aquecimento e explorar essa oportunidade de forma isolada, tem resultados exponenciais em pouquíssimo tempo.

+Dica: Mas tudo em um negócio passa pela estratégia. Recomendamos fortemente que você estude o assunto. Clique aqui e saiba mais sobre o livro Sua Estratégia Precisa de Uma Estratégia.

Aprenda tudo sobre inovação com o Kit Inovação

O que a maioria dos empreendedores não entende, é que a inovação não é um dom dos gênios ou algo do tipo. Inovação é uma ciência que precisa ser estudada, compreendida e utilizada na prática.

Para isso, recomendamos o nosso Kit de Inovação, que reúne 4 livros indispensáveis sobre o tema.

Clicando no botão abaixo, você pode saber mais sobre o Kit e sobre cada um dos livros que ele reúne:

Quero Estudar E Entender a Inovação

Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais

Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais
Se você quer vender na internet, é essencial ler bons livros de marketing digital.
Por ser um mercado novo e repleto de oportunidades, existe muito conteúdo de pouca qualidade espalhado pela internet.
O mercado digital, por ter crescido tanto em tão pouco tempo, acaba sofrendo com uma enxurrada de conteúdos óbvios e rasos. Para ter algum resultado, é preciso se aprofundar com algo sólido e comprovado.
Por isso, hoje trazemos 3 sugestões de excelentes livros de marketing digital para quem quer estudar de maneira séria e construir resultados nesse mercado tão promissor. 

Marketing Digital Na Prática

-20%
MARKETING DIGITAL NA PRÁTICA
MARKETING DIGITAL NA PRÁTICA - Paulo Faustino
De: R$ 89,00
Por : R$ 71,20
Economize: R$ 17,80 (20% de desconto)
O empreendedor Paulo Faustino, um dos maiores especialistas em marketing digital no Brasil, oferece uma visão prática de como construir grandes estratégias digitais do zero e explorar as vantagens das principais plataformas, em Marketing Digital na Prática.
O livro pode ser um ótimo começo para quem está entrando no mercado digital e quer se preparar para alcançar resultados sólidos no futuro.
Mas também serve para quem já atua no digital e quer se tornar ainda melhor. Sem dúvidas, Marketing Digital na Prática é um dos melhores livros de marketing digital e estratégia já escritos no Brasil.

Compre o Marketing Digital Na Prática


Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI

-20%
Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI
Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI - Rafael Rez
De: R$ 79,00
Por : R$ 63,20
Economize: R$ 15,80 (20% de desconto)
Nos dias de hoje, tem sido cada vez mais difícil e concorrido cativar o tempo e a atenção das pessoas – que são dois ativos decisivos para as vendas e, portanto, muito valiosos.
Em um cenário onde muitos concorrentes falam e pouca gente ouve, o marketing de conteúdo surge como uma moeda que compra o tempo e a atenção do público e o antídoto que salva a estratégia de muitos negócios.
O empresário e professor Rafael Rez traz um verdadeiro manual sobre como usar todo o poder do marketing de conteúdo no livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI. O livro se propõe a expandir sua mente para trabalhar como gente grande neste mercado. Clique aqui para adquirir.

Compre o Marketing de Conteúdo


Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios

-20%
Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios
Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios - Luciano Larrossa
De: R$ 79,00
Por : R$ 63,20
Economize: R$ 15,80 (20% de desconto)

Outro livro que não poderia ficar de fora desta lista é o Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios, do especialista em anúncios Luciano Larrossa.

Nesta obra, Luciano vai te ensinar como usar as principais redes sociais como canais de vendas.

A ideia é simples: levar o seu produto para os lugares com a maior quantidade de tráfego do mundo todo! E não importa se você vai produzir conteúdos ou anunciar nas plataformas – este livro vai te guiar por tudo isso nas 3 plataformas.

Larrossa apresenta um conhecimento sólido e completo para que qualquer pessoa aprenda, em poucas horas, a vender muito através das maiores redes sociais do mundo (Facebook, Instagram e Whatsapp). Você pode adquirir o livro agora mesmo, clicando abaixo.

Compre o Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios


 

Kit de Marketing Digital - 26%OFF

-26%
Kit de Marketing Digital
Kit de Marketing Digital
De: R$ 222,30
Por : R$ 164,26
Economize: R$ 58,04 (+26% de desconto)
Todos estes três livros compõem o nosso Kit de Marketing Digital, montado para quem quer dominar a habilidade de montar e executar estratégias de vendas no meio digital.
O Kit te dá uma formação completa do que você precisa para se tornar um especialista em um dos mercados mais promissores dos últimos anos. Ele reúne:
  • Marketing Digital na Prática, de Paulo Faustino;
  • Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI, de Rafael Rez;
  • Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios, de Luciano Larrossa.
Ao adquiri-lo no site da DVS Editora, você tem a chance de receber estes três livros, juntos, diretamente na sua casa com mais de 20% de desconto. Para fazer isso, basta clicar no botão abaixo e conferir o nosso Kit de Marketing Digital:
Artigos relacionados
Inovação

Organização Vertical vs. Horizontal: Qual é a Melhor Escolha?

Entenda as nuances entre a organização vertical e horizontal nas empresas e descubra qual…
Saiba Mais
Inovação

Como estimular a criatividade em uma empresa?

Se você acha que criatividade e inovação são qualidades inatas e não podem ser desenvolvidas…
Saiba Mais
Inovação

Dez Tipos de Inovação: um modelo simples e prático para um resultado vencedor

Sobre o que vamos falar? Neste artigo, você vai saber como inovar dentro do seu negócio…
Saiba Mais