Empreendedorismo

Como aumentar o faturamento da empresa mudando apenas a estratégia

Sobre o que vamos falar?

  • Aumentar o faturamento de uma empresa não é uma missão impossível, como muitos pensam. Na verdade, pode depender apenas de uma pequena mudança em relação à estratégia que você usa.
  • No artigo de hoje, você vai entender o que é necessário para montar uma estratégia realmente lucrativa para o seu negócio e também uma resposta à pergunta “como aumentar o faturamento da empresa?”
  • Por isso, você deve escolher uma abordagem estratégica correta, de acordo com o ambiente de negócios da sua empresa e seguir com essa estratégia, se adaptando quando necessário às mudanças.
  • Para entender melhor, leia o nosso artigo de hoje, com algumas ideias retiradas do livro Sua Estratégia Precisa de Uma Estratégia. Clique no botão abaixo para adquirir o livro.

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O faturamento é praticamente o oxigênio de uma empresa: é essencial para mantê-la “viva” e funcionando. Mas existem momentos em que ele precisa aumentar, do contrário a sua empresa estagna e se torna mais difícil tirá-la do lugar.

Nessas horas, o empreendedor tenta descobrir como aumentar o faturamento da empresa, seja para mantê-la funcionando ou para crescer ainda mais o negócio. Atrair mais clientes ou melhorar a experiência com a marca são bons caminhos para começar.

Neste artigo, você vai entender como aumentar o faturamento da empresa através de uma estratégia certa para o seu empreendimento e, se ler até o final, vai aprender como crescer sua empresa até em momentos de crise.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


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Como aumentar o faturamento da empresa escolhendo a estratégia certa

Como aumentar o faturamento da empresa escolhendo a estratégia certa

Quando falamos em uma estratégia certa, não estamos falando de algo geral, que vale para todo tipo de negócio ou em qualquer ambiente.

Uma estratégia certa é pensada de forma específica, levando em consideração aspectos da sua empresa e mercado, como os que você verá a seguir.

Diferentes negócios têm diferentes caminhos para atingir objetivos, como aumentar o faturamento da empresa, aumentar a produção, melhorar processos, etc.

Entenda o ambiente da sua empresa

Um erro grotesco de muitos empreendedores iniciantes é não levar em consideração o ambiente da sua empresa na hora de criar e executar uma estratégia.

Sem entender o ambiente, fica quase impossível saber como aumentar o faturamento da empresa de forma sólida e recorrente.

O livro Sua Estratégia Precisa de Uma Estratégia, de Martin Reeves, Knut Haanæs e Janmejaya Sinha, apresenta um método para fazer isso.

A diversidade e variedade de ambiente é um ponto vital e o primeiro passo para escolher a estratégia certa e eficiente para aumentar o seu faturamento.

Segundo os autores, o ambiente da sua empresa gira em torno de três aspectos e que você deve considerar a partir de agora:

  • Previsibilidade: O quão previsíveis são as coisas neste ambiente? Incertezas sempre existirão, porém cada ambiente tem um grau de previsibilidade específico, que é o quanto você consegue prever nele.
  • Maleabilidade: A maleabilidade tem a ver com o quanto você consegue influenciar ou mudar este ambiente, usando das suas capacidades ou da ajuda de alguém.
  • Aridez: A aridez do ambiente tem a ver com os riscos e dificuldades que você vai enfrentar para sobreviver dentro dele. Alguns ambientes são mais “hostis” e difíceis que outros.

Você deve entender e mapear estes três aspectos sobre a sua empresa e o ambiente de negócios dela, para definir a abordagem estratégica que vai adotar, como você confere mais abaixo.

Conheça seu público

Podemos dizer que o público de uma empresa é ao mesmo tempo o alvo de todos os esforços e a origem de todo o faturamento.

Como aumentar o faturamento da empresa sem entender a origem deste faturamento? Mesmo que o seu público já esteja satisfeito, é indispensável se manter atualizado e estudar o comportamento dele.

Acompanhar dados que revelam o comportamento do seu público com certa frequência e até interagir com ele da maneira que seja possível para você são boas práticas para entender como a cabeça dele funciona.

Por mais que o público não seja o único fator importante para a estratégia de uma empresa, ele pode ser uma grande fonte de informação e aprendizado.

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Pesquise os concorrentes e encontre seus diferenciais

Você não deve ficar o tempo todo olhando para os seus concorrentes, de forma exagerada ou até obsessiva. Mas você deve, sim, estudá-los.

Muitos coaches e influenciadores dizem que devemos ignorar a concorrência para focar em fazer o nosso trabalho de forma mais eficiente e original possível. Apesar de fazer sentido, essa não é a melhor escolha.

Afinal, o melhor caminho para se diferenciar é entender o que os outros estão fazendo. Pesquise e observe os seus concorrentes e veja onde eles estão acertando e onde eles estão errando.

Depois dessa observação, você terá mais ideias para corrigir erros, criar diferenciais e entender como aumentar o faturamento da empresa, seja fazendo algo parecido ou indo na contramão do que um concorrente fez.

Priorize a satisfação do cliente

Priorize a satisfação do cliente

Outro conselho muito importante é que o cliente seja valorizado, não somente como uma fonte de aprendizado, como citamos mais acima, e sim como um alvo de todos os esforços.

A satisfação do cliente é sempre uma prioridade. Olhando do ponto de vista prático, satisfazer seus clientes traz duas vantagens: a primeira é a recorrência dos clientes atuais, que se tornam fiéis.

A segunda é a propaganda voluntária que estes clientes fazem do seu negócio. Os seus clientes são pessoas normais, que querem o melhor para seus amigos e parentes.

Se a melhor loja, ou o melhor serviço que ele recebe for o seu, na primeira oportunidade ele vai falar bem da sua empresa e indicá-la para alguém.

Muitas vezes, a resposta para a questão de como aumentar o faturamento da empresa está em satisfazer o público.

Por mais que seja um raciocínio simples, é algo verdadeiro e grandes empresas cresceram baseadas nessa ideia de conquistar o cliente atual e fazer com que ele traga outros clientes. O Nubank foi um exemplo disso.

+Dica: No livro Customer Success, Hiram Damin apresenta uma metodologia única, usada para multiplicar os resultados e crescer uma empresa, focando no seu cliente.

Encontre e defina processos que funcionem para você e para seus clientes

Os processos internos da empresa são um ponto muito ignorado por alguns empreendedores e isso pode ter graves consequências a curto, médio e longo prazo.

Para resumir o que são os processos internos, podemos dizer que eles são a forma como a empresa funciona.

Existe um processo para contratar colaboradores, um processo para treinar quem é novo na empresa, um processo para produzir, um processo para entregar produtos, etc.

Tudo isso precisa ter um processo que funcione tanto para a empresa e seus colaboradores, como para o cliente. Processos são sinônimo de organização. E organização tem tudo a ver com eficiência.

Como aumentar o faturamento da empresa se você não tem processos – ou se os processos não funcionam como deveriam? Fica difícil.

 

Encontre produtos para seus clientes

Olhar para o seu cliente e para os seus produtos ao mesmo tempo é uma atitude importante para qualquer empresa.

Das gigantes que dominam no mercado, às startups que ainda nem começaram, todas empresas devem olhar frequentemente para a relação entre os seus clientes e os seus produtos.

Se o seu produto não se propõe a ajudar o cliente ou a resolver um problema real dele, a tendência é que objetivos, como aumentar o faturamento da empresa ou conquistar mais clientes, não deem certo.

+Dica: Nós falamos mais sobre identificar público, criar soluções para problemas e entender a “Jornada de Compra” no artigo “Como Começar a Empreender em 7 Passos”.

Como aumentar o faturamento da empresa: o marco zero é sobreviver às incertezas

Como aumentar o faturamento da empresa: o marco zero é sobreviver às incertezas

A primeira coisa que todo empreendedor precisa ter em mente é que, seja qual for o ambiente da sua empresa e o mercado em que ela atua, as incertezas sempre irão existir.

Em alguns negócios mais, em outros menos. Mas, em todos, a incerteza é uma constante que nunca irá desaparecer.

Estar ciente disso é importante para que você se prepare em todos os sentidos para lidar com riscos e mudanças inesperadas. Empreender sempre será um ato de conviver com as incertezas – e, também, sobreviver a elas.

A importância de uma estratégia alinhada

Diante de um cenário que sempre será, de algum modo, incerto e imprevisível, ter uma estratégia não é só uma vantagem e sim uma necessidade. Como aumentar o faturamento da empresa, se você sequer tem uma estratégia?

Uma estratégia pode ser comparada com uma rota de viagem. Você precisa saber onde quer chegar e como vai chegar. Isso não torna o caminho totalmente previsível, mas reduz as incertezas e amortece os riscos.

Empreender sem estratégia é apostar na sorte e é por causa desse tipo de aposta que 6 em cada 10 empresas brasileiras fecham com menos de 5 anos.

Então, empreender do jeito certo exige que você tenha uma estratégia adequada para a sua empresa e para o contexto no qual ela está inserida.

Escolha a abordagem correta

Escolha a abordagem correta

Falando novamente sobre o ambiente de negócios, você precisa definir uma abordagem estratégica adequada para a sua empresa. Lembra daqueles três aspectos que listamos mais acima? Eles entram em cena de novo.

A partir de previsibilidade, maleabilidade e aridez, é definido o ambiente e, por consequência, a abordagem mais adequada para ele.


São cinco abordagens, uma para cada tipo de ambiente. Cada abordagem é uma forma específica de encarar o ambiente. Podemos dividi-las em:

  • Clássica, onde você tem uma boa capacidade de prever as coisas, enquanto tem pouca ou nenhuma capacidade de mudá-las.
  • Adaptativa, onde a sua capacidade tanto de prever quanto de mudar as coisas é baixa ou não existe.
  • Visionária, isto é, suas capacidades de prever e de modificar o ambiente são altas e você consegue fazer isso com mais facilidade.
  • De formação, na qual o ambiente é bem imprevisível, mas você tem boa capacidade de mudá-lo.
  • E de renovação: onde seus recursos e capacidades são poucos e você precisa melhorar a situação para, em seguida, escolher uma das quatro abordagens anteriores.

Usando a paleta de estratégias

Usando a paleta de estratégias

A imagem acima apresenta uma paleta de estratégias, como os autores apresentam em seu livro. Repare que, na paleta, estão destacados os cinco ambientes e as cinco abordagens referentes a cada um deles.

Entenda, agora, de forma resumida o que cada ambiente significa e como aumentar o faturamento da empresa, crescer e se destacar da melhor forma em cada um deles.

Em um ambiente clássico, onde você pode prever mas não pode mudar, as vantagens estão no foco em escalar e crescer o negócio, aumentando vendas e a capacidade de produção de forma progressiva e planejada.

Em um ambiente adaptativo, você não é muito capaz de prever nem de mudar o cenário. Neste caso, você deve sempre experimentar e testar coisas novas, justamente para se adaptar a um ambiente volátil e imprevisível.

Um ambiente visionário apresenta boas vantagens. Nele, ou você é pioneiro e está criando um mercado, ou pode sair na frente, inovando ao mudar um mercado que já existe e, saindo na frente da concorrência.

Já em ambientes de formação, você prevê pouco ou nada, porém pode mudar as coisas. Nestes ambientes, o melhor é tentar moldar o cenário para que ele seja mais vantajoso para a empresa.

Ambientes de renovação são os mais difíceis, por isso o foco inicial é garantir recursos e tornar o caminho viável – dúvidas sobre como aumentar o faturamento da empresa ainda não são prioridade.

Só depois disso, você deve analisar novamente o cenário e escolher outra abordagem.

Se você quer entender mais sobre como aumentar o faturamento da empresa através da estratégia, o livro Sua Estratégia Precisa de uma Estratégia é uma leitura indispensável.

Nele, você não vai só entender como aumentar o faturamento da empresa, ou como aumentar a quantidade clientes, melhorar processos, etc.

Você vai aprender ter uma visão mais inteligente e estratégica, usando todos os fatores possíveis a seu favor e saindo na frente da maioria absoluta das empresas. É só clicar no botão abaixo para conferir:

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