Ícone do site Blog da DVS Editora

Os segredos para um bom planejamento de marketing

Os segredos para um bom planejamento de marketing

Desvende os segredos de um planejamento de marketing eficaz! O artigo revela como um bom planejamento de marketing é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Aprenda o que é, por que é importante, e como criar um plano de marketing que realmente traga resultados. Bora ler?👇


Principais assuntos deste post

  • Importância do Planejamento de Marketing: O artigo enfatiza que o planejamento de marketing é um dos pilares mais importantes para a estratégia de qualquer empresa, sendo decisivo para o sucesso do negócio.
  • Definição e Objetivos: É essencial entender o que é um planejamento de marketing, que basicamente é um plano completo com tudo o que a empresa deve fazer para atingir certos objetivos através do marketing.
  • Execução e Monitoramento: Além de criar um plano, é fundamental colocá-lo em prática e monitorar os resultados. O planejamento de marketing deve ser acompanhado de informações, dados, ferramentas e resultados que permitam fazer ajustes conforme necessário.
  • O ambiente digital dá oportunidade para quem executar boas estratégias de marketing. Você pode aprender a fazer, conhecendo o nosso Kit Marketing Digital, clicando no botão abaixo:

Quero Aprender a Usar a Internet Para Aumentar o Faturamento

 

Um dos fatores mais decisivos para o sucesso de uma empresa é a qualidade do seu plano ou planejamento de marketing. Apesar de não ser o único fator, existem muitos exemplos de empresas que dependeram bastante do planejamento de marketing para dar certo.

Por isso, esse é um tema de alta relevância e qualquer empreendedor que pensa grande precisa entender do assunto.

Neste artigo, você vai entender o que é um planejamento de marketing, por que isso é tão importante para o seu negócio e quais são os “segredos” para construir um plano eficaz e que traga resultados.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


 

O que é o planejamento de marketing?

A primeira coisa que você deve fazer, antes de tudo, é entender o que é um planejamento de marketing. E isso é, basicamente, ter um plano completo, com tudo o que a empresa deve fazer para atingir certos objetivos através do marketing.

É bom deixar claro que o marketing não é apenas a imagem de uma empresa. O marketing é a relação que a sua empresa e o seu produto têm com os seus clientes – os atuais, que compram de você agora, e os clientes em potencial, que vão comprar no futuro.

Na prática, um planejamento de marketing é um plano detalhado para fidelizar clientes que você já tem e atrair os clientes que você ainda não tem, sempre com o objetivo final de vender mais.

Esse plano deve ser escrito e, como já dissemos, completo. Ele precisa ter seus principais objetivos, juntos das metas, estratégias e caminhos que serão utilizados para atingi-los.

Ele também precisa ser acompanhado de informações, dados, ferramentas e resultados que vão te dar uma visão sobre o cenário e mostrar se o plano está dando certo. Isso te permite fazer os ajustes necessários para ter bons resultados.

Todo planejamento funciona exatamente como um mapa e nele você consegue ver o destino onde quer chegar e os caminhos que precisa trilhar para completar a viagem.

No caso do planejamento de marketing, funciona exatamente assim, sendo quase um passo a passo ou um manual que deve guiar todas as suas ações (que envolvem o marketing da empresa).

+Dica: Se você se interessa por planejamento de marketing, provavelmente vai se interessar pelo nosso artigo sobre Marketing Digital Para E-Commerce, onde listamos alguns passos para gerar vendas em lojas online. Clique aqui para ler.

Para que serve e qual o objetivo do planejamento de marketing?

Todo planejamento de marketing tem o objetivo principal de gerar mais vendas e mais faturamento para o caixa de uma empresa. No entanto, assim como tudo na gestão de um negócio, o marketing e seu planejamento precisam ser feitos com estratégia.

Podemos dizer que um planejamento de marketing serve para que o relacionamento entre uma empresa e seus clientes seja sempre agradável e benéfico para os dois lados.

Sim, é esse o objetivo de todo marketing e ter um bom planejamento aumenta as suas chances de atingir este objetivo.

Aproveite os lançamentos em promoção na DVS Editora!

-20%
ESTADO DA ARTE EM VENDAS - Claudio Zanutim e Renato Martinelli
De: R$ 44,00
Por : R$ 35,20
Economize: R$ 8,80 (20% de desconto)

-20%
A FÓRMULA DO YOUTUBE - Derral Eves
De: R$ 89,00
Por : R$ 71,20
Economize: R$ 17,80 (20% de desconto)

-20%
CONTEÚDO S.A. - SEGUNDA EDIÇÃO - TOTALMENTE REVISADA E AMPLIADA - Joe Pulizzi
De: R$ 94,00
Por : R$ 75,20
Economize: R$ 18,80 (20% de desconto)

 

É essencial entender que o planejamento de marketing é um elemento de estratégia – que é uma necessidade básica para uma empresa que quer dar certo.

Ter uma estratégia é saber o que você está fazendo. O antigo sábio e general chinês Sun Tzu dizia que, dentro de uma estratégia, nenhum passo é dado em vão. Você consegue perceber o quanto isso é importante?

Acontece que, quando você tem um estratégia, todas as suas ações são guiadas por ela e têm, cada uma, um objetivo. Você não age por acaso, não dá nem um passo em vão e não depende de sorte.

No Brasil, por exemplo, a maioria absoluta das empresas não têm nenhum tipo de estratégia. Quais consequências disso? Uma delas é que a maioria dessas empresas fecha em menos de 5 anos.

A empresa que tem um planejamento de marketing está garantindo que sua relação com seu cliente (que é a origem de todo o seu faturamento) será sempre vantajosa e nunca irá se deteriorar. Ter um planejamento de marketing é ter mais chances de faturar bem.

Como fazer seu planejamento de marketing?

Agora você já entende, de certa forma, o quão importante e decisivo é ter um planejamento de marketing. O que você precisa saber, além disso, é como fazer um.

Se você pensa que precisa ser um publicitário para ter alguma chance de construir um planejamento de marketing inteligente e eficaz, está enganando. Por mais que seja preciso estudar e ter conhecimento, você pode, sim, fazer isso.

Existem algumas coisas que você precisa ter em mente para esboçar um planejamento de marketing, por exemplo:

 

Olhando para esse tanto de tópicos, pode parecer difícil, para um empreendedor sozinho, realizar o seu próprio planejamento de marketing. Mas na prática, tudo isso é bem mais simples, desde que você tenha uma noção do que está fazendo.

Não se preocupe, ao fim deste artigo, vamos te dizer exatamente o que você precisa saber para dar o primeiro passo e começar a elaborar seu planejamento de marketing através da internet.

+Dica: Esperamos que este artigo esteja deixando clara a importância da estratégia na hora de empreender. Para entender mais a fundo sobre esse assunto, recomendamos fortemente que você leia o livro Sua Estratégia Precisa de Uma Estratégia. Clique aqui para saber mais ou adquirir o livro.

Exemplos de planejamento de marketing de sucesso

Quando dizemos que o planejamento de marketing foi um dos fatores mais decisivos para o sucesso de algumas das empresas mais bem sucedidas de hoje, estamos falando de casos reais e que servem como exemplo para qualquer empresa.

O mais conhecido talvez seja o da Starbucks. Quando Howard Schultz assumiu o comando da empresa em 1982, havia apenas uma pequena rede de cafeterias em uma única cidade.

Hoje, a Starbucks é simplesmente uma das marcas mais conhecidas e tem dezenas de milhares de lojas em todo o mundo.

Isso aconteceu graças a dois fatores: o senso de empreendedorismo de Schultz e ao tipo de relação que a cafeteria consegue ter com seus clientes (o que costumamos chamar de marketing).

Um exemplo brasileiro que, vez ou outra citamos aqui no blog, foi o do banco Nubank. No caso, o planejamento de marketing da empresa tem muito de estratégias focadas na experiência e satisfação do cliente.

 

Concentrando esforços em satisfazer seus clientes, a fintech brasileira conseguiu mais 70 milhões de clientes (sem gastar milhões com marketing).

A lógica por trás desse tipo de estratégia é simples: os clientes, satisfeitos com a empresa, se tornam praticamente fãs e passam a recomendá-la para seus amigos e familiares, que também se tornam clientes, sem que a empresa pague anúncios para atraí-los.

Enfim, esses são apenas dois entre milhares de exemplos onde o planejamento de marketing foi o fator mais decisivo para o sucesso de uma empresa.

+Dica: O tipo de estratégia que o Nubank usou pode ser chamada de Customer Success. Escrevemos um artigo completo, explicando como esse tipo de estratégia pode ajudar o seu negócio. Clique aqui para ler.

Vá além do planejamento e execute!

Agora, saindo dos exemplos de grandes empresas e voltando para o seu caso, independente do tamanho da sua empresa, tudo isso precisa sair do papel e se tornar realidade.

Na verdade, antes de qualquer coisa, você precisa começar a ter um planejamento de marketing próprio, que esteja de acordo com a realidade da sua empresa em aspectos como:

Você deve imaginar que a internet, as redes sociais e o ambiente digital como todo abriram portas para que empresas de todas as áreas e tamanhos pudessem ter estratégias reais de marketing.

Por isso, ressaltamos a importância de entender e usar o ambiente digital a seu favor. Você aprende tudo o que precisa saber para fazer isso em três leituras simples e indispensáveis:

Estes três livros reúnem, juntos, o conteúdo necessário para que todo empreendedor consiga melhorar os resultados da sua empresa usando o Marketing Digital.

Você pode adquirir os três de uma só vez, através do nosso Kit Especial de Marketing Digital, clicando no botão abaixo:

Quero Aprender a Usar a Internet Para Aumentar o Faturamento

 

Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais

Se você quer vender na internet, é essencial ler bons livros de marketing digital.
Por ser um mercado novo e repleto de oportunidades, existe muito conteúdo de pouca qualidade espalhado pela internet.
O mercado digital, por ter crescido tanto em tão pouco tempo, acaba sofrendo com uma enxurrada de conteúdos óbvios e rasos. Para ter algum resultado, é preciso se aprofundar com algo sólido e comprovado.
Por isso, hoje trazemos 3 sugestões de excelentes livros de marketing digital para quem quer estudar de maneira séria e construir resultados nesse mercado tão promissor. 

Marketing Digital Na Prática

-20%
MARKETING DIGITAL NA PRÁTICA - Paulo Faustino
De: R$ 89,00
Por : R$ 71,20
Economize: R$ 17,80 (20% de desconto)
O empreendedor Paulo Faustino, um dos maiores especialistas em marketing digital no Brasil, oferece uma visão prática de como construir grandes estratégias digitais do zero e explorar as vantagens das principais plataformas, em Marketing Digital na Prática.
O livro pode ser um ótimo começo para quem está entrando no mercado digital e quer se preparar para alcançar resultados sólidos no futuro.
Mas também serve para quem já atua no digital e quer se tornar ainda melhor. Sem dúvidas, Marketing Digital na Prática é um dos melhores livros de marketing digital e estratégia já escritos no Brasil.

Compre o Marketing Digital Na Prática


Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI

-20%
Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI - Rafael Rez
De: R$ 79,00
Por : R$ 63,20
Economize: R$ 15,80 (20% de desconto)
Nos dias de hoje, tem sido cada vez mais difícil e concorrido cativar o tempo e a atenção das pessoas – que são dois ativos decisivos para as vendas e, portanto, muito valiosos.
Em um cenário onde muitos concorrentes falam e pouca gente ouve, o marketing de conteúdo surge como uma moeda que compra o tempo e a atenção do público e o antídoto que salva a estratégia de muitos negócios.
O empresário e professor Rafael Rez traz um verdadeiro manual sobre como usar todo o poder do marketing de conteúdo no livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI. O livro se propõe a expandir sua mente para trabalhar como gente grande neste mercado. Clique aqui para adquirir.

Compre o Marketing de Conteúdo


Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios

-20%
Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios - Luciano Larrossa
De: R$ 79,00
Por : R$ 63,20
Economize: R$ 15,80 (20% de desconto)

Outro livro que não poderia ficar de fora desta lista é o Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios, do especialista em anúncios Luciano Larrossa.

Nesta obra, Luciano vai te ensinar como usar as principais redes sociais como canais de vendas.

A ideia é simples: levar o seu produto para os lugares com a maior quantidade de tráfego do mundo todo! E não importa se você vai produzir conteúdos ou anunciar nas plataformas – este livro vai te guiar por tudo isso nas 3 plataformas.

Larrossa apresenta um conhecimento sólido e completo para que qualquer pessoa aprenda, em poucas horas, a vender muito através das maiores redes sociais do mundo (Facebook, Instagram e Whatsapp). Você pode adquirir o livro agora mesmo, clicando abaixo.

Compre o Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios


 

Kit de Marketing Digital - 26%OFF

-26%
Kit de Marketing Digital
De: R$ 222,30
Por : R$ 164,26
Economize: R$ 58,04 (+26% de desconto)
Todos estes três livros compõem o nosso Kit de Marketing Digital, montado para quem quer dominar a habilidade de montar e executar estratégias de vendas no meio digital.
O Kit te dá uma formação completa do que você precisa para se tornar um especialista em um dos mercados mais promissores dos últimos anos. Ele reúne:
  • Marketing Digital na Prática, de Paulo Faustino;
  • Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI, de Rafael Rez;
  • Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios, de Luciano Larrossa.
Ao adquiri-lo no site da DVS Editora, você tem a chance de receber estes três livros, juntos, diretamente na sua casa com mais de 20% de desconto. Para fazer isso, basta clicar no botão abaixo e conferir o nosso Kit de Marketing Digital: