Marketing Digital

Marketing digital para e-commerce: como gerar resultados para sua loja virtual

Saiba a importância do marketing digital para e-commerce e como ele pode gerar resultados significativos para lojas virtuais. Uma estratégia de marketing bem planejada é essencial para alcançar um público maior e aumentar o faturamento. Veja as dicas e passos para construir uma estratégia de marketing eficaz. Bora ler?👇


Principais assuntos deste post

  • Importância do Marketing Digital para E-commerce: Como o marketing digital é crucial para aproveitar o mercado em expansão de e-commerce, alcançando um público maior e aumentando o faturamento.
  • Construindo uma Estratégia de Marketing Eficaz: Um guia passo a passo sobre como construir uma estratégia de marketing para e-commerce, incluindo o conhecimento do público-alvo, otimização de canais de comunicação e investimento em mídia paga.
  • Utilizando os Canais Certos em Marketing Digital: Uma visão geral dos principais canais de marketing digital e como eles podem ser usados para converter potenciais clientes em consumidores da marca em e-commerce.
  • Portanto, se você quer aprender a utilizar os canais certos na sua estratégia de marketing e faturar múltiplos dígitos com seu e-commerce, adquira agora o Kit de Marketing Digital clicando no botão abaixo.

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A internet se tornou um espaço extremamente lucrativo para os donos de negócios. Por meio dela, o processo de vendas foi simplificado, diminuindo muitos custos desnecessários para as empresas e facilitando o processo de compra para os consumidores.

Um exemplo de como a internet facilitou o processo de compra e venda foi o “boom” do mercado de e-commerces brasileiros nos últimos anos. Para se ter noção, somente em 2021, as vendas online geraram um faturamento de 161 bilhões de reais.

Portanto, não há dúvidas de que o futuro do mercado de e-commerce tem um enorme potencial de crescimento. Muitos negócios estão aproveitando o desenvolvimento do mercado de vendas online e multiplicando seus ganhos através da internet.

Para que você também possa aproveitar este crescimento, aumentando o faturamento das suas vendas e fazendo da sua loja virtual uma referência no Brasil inteiro, aprenda a criar estratégias de marketing digital para e-commerce lendo este artigo.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


 

Por que investir no marketing digital do seu e-commerce?

Por que investir no marketing digital do seu e-commerce?

Estima-se que, no ano de 2021, a expansão dos e-commerces totalizaram o número de 1,59 milhões de lojas onlines ativas. Isto significa que grande parte das empresas estão enxergando na internet uma maneira lucrativa de vender para mais pessoas.

Mas não só isso: esta quantidade altíssima de e-commerces abertos significa que a concorrência no mercado online está alta – ainda mais quando se trata de e-commerces que utilizam estratégias de marketing digital.

Se você tem um e-commerce atualmente e deseja estar entre os primeiros lojistas online do Brasil, ultrapassando em vendas muitos dos seus concorrentes, é necessário que você saiba aplicar as estratégias de marketing digital para e-commerce corretas.

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Por meio das estratégias de marketing digital, você pode alcançar mais possíveis clientes, aumentar a autoridade da sua loja virtual e, principalmente, sair do “jogo do preço” e fazer com que mais pessoas queiram comprar do seu negócio.

Além disso, criar estratégias de marketing digital para e-commerce vai fazer seu posicionamento na internet ser mais assertivo, de modo que você possa multiplicar seu faturamento mensal e expandir sua marca no mercado, tornando o seu nome e a autoridade do seu negócio muito maior.

Como criar uma estratégia de marketing digital para e-commerce?

Como criar uma estratégia de marketing digital para e-commerce?

Saiba que criar uma estratégia de marketing não se trata apenas de oferecer cupons de descontos e promoções relâmpago. Existem muitas outras técnicas que são necessárias para a criação de um marketing digital para e-commerce.

Quando o assunto é fazer o marketing do seu negócio, você não está vendendo seus produtos, mas a sua marca! Portanto, se você quiser construir um marketing digital para e-commerce que traga bons resultados para o seu negócio, siga os seguintes passos:

         +DICA: Descubra as 7 melhores estratégias de Marketing Digital para você aplicar nas suas campanhas e aumentar exponencialmente as suas vendas clicando aqui.

Passo 1: Conheça seu público-alvo profundamente

Todo negócio tem um público para quem vender, e com o seu não é diferente. Se você quer vender do jeito certo, primeiro você precisa conhecer o perfil comportamental das pessoas que desejam seus produtos. Este é o primeiro passo para fazer um marketing eficiente!

Se você vende no seu e-commerce produtos relacionados à estética feminina, sua comunicação precisa necessariamente ser voltada para mulheres que desejam se tornar mais bonitas e que querem elevar a autoestima.

Portanto, ao criar sua estratégia de marketing digital para e-commerce, conheça profundamente quais são as principais dores do seu público e qual é a experiência que as pessoas buscam ao consumir seu produto.

Passo 2: Saiba qual é a Jornada de Compra do seu cliente

Se as pessoas compram do seu e-commerce, isso significa que em algum momento elas passaram a conhecer a sua loja, seja por meio de algum anúncio ou por indicação de alguém.

É este caminho que o seu cliente percorre, desde o conhecimento da marca até a finalização da compra, que chamamos de Jornada de Compra. Conhecer qual é o caminho do seu cliente é essencial para montar uma estratégia de marketing digital para e-commerce eficiente.

Conhecendo a Jornada de Compra do cliente, você poderá saber por quais canais seus clientes estão conhecendo sua marca, e também se os canais utilizados atualmente estão sendo eficazes e quais problemas precisam ser corrigidos.

+ Dica: quer saber como aplicar a Jornada de Compra na sua estratégia de Marketing de Conteúdo? Leia o artigo “Como a Jornada de Compra no seu conteúdo transforma qualquer Não em Sim”.

Passo 3: Aprimore seus canais de comunicação

Seus canais de comunicação são os principais meios que você pode explorar nas suas vendas. Se você quer fazer do seu e-commerce um negócio lucrativo, aprimorar seus canais de comunicação deve ser uma prática frequente.

A propaganda mais persuasiva do mundo deixa de vender um dia. As pessoas cansam e você precisa inovar na sua comunicação.

Portanto, se seus anúncios permanecem os mesmos, ou se suas redes sociais estão paradas há muito tempo, busque aprimorar seus canais de comunicação. Eles são os meios mais eficientes de atrair potenciais clientes para o seu negócio.

IMPORTANTE

Atualmente, a internet possui canais muito importantes para a comunicação e o relacionamento entre empresas e clientes.

Alguns destes canais são: e-mail, blog, redes sociais, páginas de vendas, entre outros. Saber usar estes canais na sua estratégia pode multiplicar seu faturamento!

Se quiser aprender a utilizar todos estes canais na sua estratégia de marketing digital para e-commerce, clique no botão abaixo.
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Passo 4: Otimize o funcionamento do seu site

O site do seu e-commerce não é apenas a “vitrine” do seu negócio, mas também o espaço onde as vendas acontecem. Como em uma loja física, seu cliente deve se sentir à vontade ao acessar seu site.

Para se sentir desta forma, é ideal que o seu site promova uma experiência satisfatória a ele. Seu cliente se sente satisfeito ao comprar no seu e-commerce quando seu site não demora para carregar, tem um design intuitivo e categorias de produtos bem separadas.

Para criar um site atrativo para seus clientes, você pode optar por dois caminhos: aprender a construir páginas por meio de programas como WordPress ou contratar um webdesigner para construir seu site.

 

5 dicas para criar uma estratégia para seu e-commerce

5 dicas para criar uma estratégia para seu e-commerce

Uma estratégia de marketing é fundamental para que você consiga aumentar as suas vendas digitais e superar seus concorrentes. Mas para ter estes resultados, você precisa saber o que fazer no momento de formular sua estratégia.

Para te ajudar a criar uma estratégia de marketing digital para e-commerce, listamos as seguintes dicas:

1. Invista em mídia paga

Anunciar seus produtos em redes sociais não é um gasto, mas um investimento que pode trazer mais clientes até a sua marca! E não apenas isso: através das mídias pagas você aumenta a autoridade e a presença do seu negócio na internet.

Alcançando mais pessoas, mais pessoas começam a conhecer sua marca, e, dependendo do seu posicionamento, se interessam pela sua loja virtual. Algumas das mídias pagas que você pode investir anunciando são: podcasts, aplicativos (como Spotify) e redes sociais.

Dica: você pode tornar os seus anúncios campeões em vendas usando o copywriting, uma habilidade altamente cobiçada no mercado americano. Por isso, confira o livro “Copywriting: o método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano”, do autor best-seller Paulo Maccedo.

2. Produza conteúdo sobre os produtos

Uma das estratégias de marketing digital para e-commerce mais eficientes é o Marketing de Conteúdo. Por meio desta estratégia, uma empresa consegue atrair clientes e expandir sua autoridade de mercado ao produzir conteúdos em blogs.

Uma grande vantagem que a produção de conteúdo em blog pode trazer para seu e-commerce é que: sempre que alguém se interessar em saber como determinado produto funciona, ela encontrará a resposta nos seus artigos.

Desta maneira, você poderá mostrar a seu público como um determinado produto funciona, conduzindo ele para a compra no site do seu e-commerce.

3. Faça e-mail marketing

Faça e-mail marketing

Fazer ofertas por meio do e-mail não é spam! Pelo contrário, esta é uma das maneiras mais eficientes de vender que empresas de todos os portes estão utilizando. Desde as pequenas às grandes empresas utilizam o e-mail marketing para se conectar com seus clientes.

Portanto, uma das maneiras de utilizar essa estratégia de marketing digital para e-commerce é enviar emails para a sua lista de clientes que expliquem de maneira rápida o funcionamento de um produto, fazendo, no final de cada mensagem, uma oferta convincente.

+ Dica: quer saber qual é o poder do e-mail marketing nas vendas como escrever e-mails lucrativos para o seu e-commerce? Leia o livro E-mails que Vendem, de Gustavo Ferreira.

4. Faça parcerias com influenciadores

Outro modo de posicionar a sua marca no mercado é fazendo parcerias com influencers digitais – ou seja: pessoas com uma audiência engajada e que possa se interessar pelos produtos do seu e-commerce.

Se o seu e-commerce vende, por exemplo, produtos de tecnologia, busque fazer parcerias com influenciadores deste nicho. Assim, mais pessoas interessadas neste tipo de produtos vão conhecer seu negócio online e se interessar pelos seus produtos.

5. Trabalhe nas redes sociais da sua marca

As redes sociais não são plataformas que conectam apenas pessoas com pessoas, elas também conectam empresas com pessoas! Portanto, utilize todas as plataformas em favor da sua marca. Elas são ferramentas de marketing digital para e-commerce extremamente úteis na atração de clientes!

Por meio das redes sociais, você pode criar postagens interativas, publicar enquetes e produzir conteúdo de alto valor para os seus seguidores – além de apresentar os produtos do seu e-commerce (é claro!)

 

Saiba como aplicar a estratégia correta no seu e-commerce

Como comunicar as metas e objetivos para a sua equipe

O marketing digital para e-commerce é extremamente variado, pois existem muitas estratégias que podem ser aplicadas! Seja investindo em mídia paga ou produzindo conteúdo em blog, você pode atrair clientes para o seu e-commerce de várias formas.

No entanto, para que você consiga aplicar uma estratégia de marketing digital para e-commerce da maneira correta, que permita sua marca se tornar referência no mercado online, você precisa compreender como funcionam os canais e as estratégias de marketing.

Pensando nisso, criamos o Kit de Marketing Digital, que reúne três livros sobre o tema, com um conteúdo completo para quem quer dominar os princípios e fundamentos mais necessários do digital:

O Kit Marketing Digital oferece um conhecimento prático e abrangente o bastante para quem quer começar do jeito certo nesse mercado e ter ganhos reais. Clique no botão abaixo para saber mais ou adquirir o Kit:

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Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais

Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais
Se você quer vender na internet, é essencial ler bons livros de marketing digital.
Por ser um mercado novo e repleto de oportunidades, existe muito conteúdo de pouca qualidade espalhado pela internet.
O mercado digital, por ter crescido tanto em tão pouco tempo, acaba sofrendo com uma enxurrada de conteúdos óbvios e rasos. Para ter algum resultado, é preciso se aprofundar com algo sólido e comprovado.
Por isso, hoje trazemos 3 sugestões de excelentes livros de marketing digital para quem quer estudar de maneira séria e construir resultados nesse mercado tão promissor. 

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O empreendedor Paulo Faustino, um dos maiores especialistas em marketing digital no Brasil, oferece uma visão prática de como construir grandes estratégias digitais do zero e explorar as vantagens das principais plataformas, em Marketing Digital na Prática.
O livro pode ser um ótimo começo para quem está entrando no mercado digital e quer se preparar para alcançar resultados sólidos no futuro.
Mas também serve para quem já atua no digital e quer se tornar ainda melhor. Sem dúvidas, Marketing Digital na Prática é um dos melhores livros de marketing digital e estratégia já escritos no Brasil.

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Nos dias de hoje, tem sido cada vez mais difícil e concorrido cativar o tempo e a atenção das pessoas – que são dois ativos decisivos para as vendas e, portanto, muito valiosos.
Em um cenário onde muitos concorrentes falam e pouca gente ouve, o marketing de conteúdo surge como uma moeda que compra o tempo e a atenção do público e o antídoto que salva a estratégia de muitos negócios.
O empresário e professor Rafael Rez traz um verdadeiro manual sobre como usar todo o poder do marketing de conteúdo no livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI. O livro se propõe a expandir sua mente para trabalhar como gente grande neste mercado. Clique aqui para adquirir.

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Outro livro que não poderia ficar de fora desta lista é o Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios, do especialista em anúncios Luciano Larrossa.

Nesta obra, Luciano vai te ensinar como usar as principais redes sociais como canais de vendas.

A ideia é simples: levar o seu produto para os lugares com a maior quantidade de tráfego do mundo todo! E não importa se você vai produzir conteúdos ou anunciar nas plataformas – este livro vai te guiar por tudo isso nas 3 plataformas.

Larrossa apresenta um conhecimento sólido e completo para que qualquer pessoa aprenda, em poucas horas, a vender muito através das maiores redes sociais do mundo (Facebook, Instagram e Whatsapp). Você pode adquirir o livro agora mesmo, clicando abaixo.

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Todos estes três livros compõem o nosso Kit de Marketing Digital, montado para quem quer dominar a habilidade de montar e executar estratégias de vendas no meio digital.
O Kit te dá uma formação completa do que você precisa para se tornar um especialista em um dos mercados mais promissores dos últimos anos. Ele reúne:
  • Marketing Digital na Prática, de Paulo Faustino;
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Ao adquiri-lo no site da DVS Editora, você tem a chance de receber estes três livros, juntos, diretamente na sua casa com mais de 20% de desconto. Para fazer isso, basta clicar no botão abaixo e conferir o nosso Kit de Marketing Digital:
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