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storytelling no marketing digital 05 mar

Entenda porque falam tanto de Storytelling no Marketing Digital

Nos últimos anos, Storytelling no marketing digital se transformou em um dos assuntos mais relevantes de negócios. Mas o que será que fez uma estratégia tão antiga se ligar a um ambiente moderno e ficar tão popularizada assim?

Nós sabemos que o Storytelling é um dos recursos mais eficazes para compartilhar conhecimento e atrair pessoas para uma marca. Por outro lado, o marketing digital se tornou a moeda da vez facilitando o alcance global de clientes.

De um lado, a estratégia de contar histórias relevantes para captar a atenção dos interlocutores. De outro, um universo adaptado para de divulgar e comercializar produtos e serviços além dos limites geográficos. E aí, dá para conectar?

Para perceber o motivo do Storytelling ser tão popular no marketing digital, vale a pena conhecer um pouco o universo do marketing de conteúdo antes. Afinal, eles estão interligados e funcionam de forma poderosa juntos. Entenda melhor a seguir!

A estratégia de um conteúdo relevante e atraente

“Você precisa criar conteúdo que é ridiculamente bom – conteúdo que é útil, agradável e inspirador”. – Ann Handley

Vender, hoje em dia, não se trata mais de anunciar um produto e disponibilizar uma publicidade invasiva ao público. O cliente decide pela compra pensando nele mesmo e não mais na marca, como era feito antigamente.

Antes, um comercial na televisão entre um programa fazia sucesso. Hoje, se ele não é definido com estratégia, ele acaba sendo um investimento perdido. Com as mudanças no comportamento dos consumidores, o marketing teve que se adaptar.

Deixando de invadir para atrair as pessoas, surgiu a estratégia de marketing de conteúdo. Ela serve para atrair, cativar e fidelizar clientes por meio da criação e publicação de um conteúdo útil para um público-alvo específico.

O marketing de conteúdo existe tanto no ambiente tradicional, quanto no digital. Ao lado do Storytelling no marketing digital, a estratégia gera resultados surpreendentes na internet. Você já até deve imaginar o motivo!

Contando histórias que funcionam

“Encante sua audiência com um conteúdo que proporcione experiências”. – Robert Rose

Storytelling e marketing de conteúdo formam uma base eficaz para contar histórias que funcionam, ou seja, conquistam a audiência. Isso porque um bom conteúdo proporciona verdadeiras experiências para os interlocutores.

O marketing de conteúdo não mostra uma intenção comercial direta, mas sim representa uma fonte de inspiração e conhecimento. O Storytelling no marketing digital acompanha esse contexto, contemplando um aspecto educacional.

Juntos, eles se tornam grandes aliados para conquistar as pessoas, promovendo uma boa base de leads. A narrativa é um meio eficiente agregar valor a uma marca e deve ser utilizada no marketing de conteúdo sempre que possível.

Desse modo, o Storytelling no marketing digital constitui uma ferramenta poderosa para explorar as oportunidades de comunicação com a audiência e criar táticas para gerar resultados no ambiente online.

O poder do Storytelling no marketing digital

Storytelling no marketing digital

“Grandes marketeiros contam histórias”. – Seth Godin

O Storytelling vai muito além de contar a história de superação de um produtor ou do produto que ele desenvolveu. Se trata de envolver o interlocutor de forma que ele se identifique com a história, entenda a mensagem e tome uma decisão.

No mundo online, com informações excessivas sobre tudo o tempo todo, escrever sobre o seu produto ou como você superou um problema pode não ter tanto impacto quanto o esperado. É preciso ser criativo no seu marketing.

O Storytelling no marketing digital será transformador a partir do momento em que ele é pensado para o consumidor, não para a marca. Identificar os problemas e vontades da sua audiência é fundamental neste sentido.

Assim, você conta uma história sobre ele mesmo, num enredo envolvente, com uma solução clara, sem parecer que está vendendo algo. A pessoa pode ser um dos seus personagens, o qual ela se reconhecerá nele.

Os canais para comunicação

O Storytelling no marketing digital possui um campo vasto a ser explorado. A técnica pode ser feita em formato de vídeo, artigo narrado, infográfico, fluxograma, webinário, história em quadrinhos, entre outros.

É importante que você defina o que você vai falar e para quem, antes de escolher o melhor canal para realizar a sua comunicação. Se a história será direcionada para crianças, não vale a pena escrever um artigo grande e detalhado.

Da mesma forma que se o público for adulto, talvez uma história em quadrinhos não surta o mesmo efeito que um vídeo ou infográfico, por exemplo. Por isso, estabeleça a sua persona antes de qualquer ação em seu marketing.

Os benefícios de incluir o Storytelling no marketing digital

Já foram mencionados alguns benefícios aqui que fazem do Storytelling um grande recurso no ambiente digital. Para complementar, vamos explorar melhor outras vantagens que contar histórias na internet pode realizar:

  • Potencial de engajamento
  • Aproximação com o cliente
  • Estabelecimento de conexões
  • Influência na vida de outras pessoas
  • Criação de uma audiência fiel à sua marca
  • Fonte de inspiração para milhares de pessoas
  • Memorização e reconhecimento do seu negócio

De forma geral, todo mundo tem uma história para contar. Somos o montante de experiências. Se você conseguir passar a sua experiência, por meio do marketing digital, usando os conceitos de Storytelling, até o seu cliente, você terá sucesso.

Conte a sua história

“Não importa o que você faça, seu trabalho é contar sua história”. – Gary Vaynerchuk

Ao descobrir porque falam tanto de Storytelling no marketing digital, chega o momento de tomar uma decisão. Por um lado, você pode continuar investindo na sua estratégia tradicional e esperar para ver no que vai dar.

Por outro, você pode unir o marketing de conteúdo ao Storytelling para atrair mais visitantes para o seu site/blog, aumentar a sua visibilidade e alavancar as vendas na internet. A decisão fica apenas ao seu cargo.

E independentemente da sua decisão, invista um tempo para contar a sua história ao mundo. Ela pode proporcionar oportunidades de negócios interessantes para você. De repente, o Storytelling no marketing digital pode te ajudar nesse caminho.

Para acertar já de primeira na sua história, vale a pena acompanhar os modelos de narrativas bem-sucedidas no mercado. Alguns exemplos de Storytelling em empresas conhecidas podem te inspirar, por isso não se esqueça de ler o nosso próximo post!

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