Empreendedorismo

Tecnologia empresarial: como as inovações tecnológicas podem revolucionar seu negócio

Sobre o que vamos falar?

  • A internet ganhou um espaço gigantesco na vida das pessoas. Nenhuma outra invenção tecnológica teve tanto impacto social quanto a internet.
  • Neste artigo vamos falar sobre a tecnologia empresarial e por que ela é importante para empresas que querem se destacar em seus mercados ou nichos.
  • As inovações tecnológicas que vão fazer a diferença na sua empresa e te ajudar a trazer mais resultados para o seu negócio, ajudando a diminuir custos.
  • Estamos vivendo uma revolução digital, e para ficar à frente dos seus concorrentes, você precisa estar um passo adiante. Por isso, separamos exclusivamente para você o livro A Revolução Digital. Clique no botão e confira.

Adquira o livro A Revolução Digital e fique sempre um passo à frente da concorrência

“A criatividade é pensar coisas novas. A inovação é fazer coisas novas.” – Theodore Levitt

Criar uma empresa é como pôr em prática uma receita de bolo; existem ingredientes que são indispensáveis para que você consiga fazer a sua empresa crescer e se tornar uma verdadeira líder no mercado.

Esforço físico e mental, coragem para tirar a ideia do papel, estratégia para ultrapassar os concorrentes, foco em dar ao cliente a melhor experiência possível – tudo isso são os ingredientes que fazem parte dessa “receita”.

Um dos ingredientes mais importantes, que vem revolucionando o mercado todos os anos, e que você deve aplicar na sua empresa se não quiser ficar para trás, é a tecnologia empresarial.

Tecnologia empresarial é um conjunto de ferramentas que auxiliam o processo gerencial das empresas, extremamente útil para potencializar seus resultados e atender melhor os clientes.

A aplicação destas ferramentas é o que, atualmente, separa empresas líderes das empresas medíocres.

Portanto, se você quer saber mais como a tecnologia empresarial é importante para o funcionamento do seu negócio e como aplicá-la na realidade da sua empresa, te convidamos para ler este artigo até o fim!



Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

Qual a relação entre tecnologia e empreendedorismo?

Qual a relação entre tecnologia e empreendedorismo?

A palavra tecnologia significa um conjunto de técnicas que facilitam processos e ajudam as pessoas a obterem resultados de forma mais rápida.

Aplicada ao mundo das empresas, a tecnologia tem a função de facilitar o gerenciamento dos setores organizacionais e da produção e distribuição, além de otimizar as estratégias de crescimento e vendas.

Quando uma empresa utiliza nos seus processos ferramentas de tecnologia, torna-se possível diminuir os custos dos produtos oferecidos, aumentar sua qualidade final e, principalmente, inovar na criação de novos produtos.

Tendo em vista que a tecnologia empresarial vem se atualizando e se transformando todos os anos, aplicá-las (ou não) na realidade da sua empresa pode determinar o futuro do seu negócio.

Empresas que buscam se destacar no mercado não encaram a tecnologia empresarial como um gasto a mais. Pelo contrário! Empresas que se destacam dos seus concorrentes enxergam a tecnologia empresarial como um investimento extremamente necessário.

A necessidade do uso das tecnologias empresariais aumenta ainda mais quando levamos em conta que o mundo passa pela Quarta Revolução Industrial (ou Indústria 4.0), em que empresas de todos os portes precisam se adequar a um mercado tecnológico.

O impacto que a Indústria 4.0 causa no mundo atinge vários aspectos do mercado, como: a escala de produção das empresas, os sistemas de gerenciamento e armazenamento de dados e, especialmente, o relacionamento com os clientes.

Podemos afirmar com toda certeza que o modo como as empresas se relacionavam com seus clientes há 15 anos atrás é atrasado para os dias de hoje. Quem quer garantir o sucesso do próprio negócio, precisa se adaptar aos novos tempos.

 

Como a tecnologia pode revolucionar a sua empresa

Como a tecnologia pode revolucionar a sua empresa

A aplicação das tecnologias empresariais na sua empresa é um investimento que soluciona diversos problemas de gestão, principalmente em empresas criadas há pouco tempo.

Listamos abaixo quais são os principais aspectos que a tecnologia empresarial pode melhorar.

1. Redução de custos

A tecnologia empresarial tem o poder de economizar muitos custos desnecessários dentro de uma organização. Um dos grandes benefícios que ela pode proporcionar às empress é o controle de gastos.

Através de softwares de gestão de finanças, é possível controlar com maior eficiência orçamentos mensais e anuais destinados para produção e distribuição, marketing e comunicação, logística etc.

Além disso, utilizando sistemas de vendas como o CRM, as empresas também conseguem acompanhar a jornada de compra do cliente, desde o conhecimento da marca até a finalização da compra.

Outra maneira de reduzir custos dentro de uma empresa é a economia de material de produção. Tecnologias de automação operacional fazem as empresas utilizarem menos recursos materiais no processo de produção – o que, consequentemente, reduz custos.

2. Atrair clientes novos

A tecnologia revolucionou o modo como as empresas se relacionam com seus clientes.

Com a aplicação de tecnologias de automação de marketing, por exemplo, criar e enviar anúncios e e-mails para potenciais clientes se torna um processo muito mais rápido e eficaz nas campanhas de vendas.

Dica: a tecnologia empresarial trouxe melhorias claras em todos os setores de uma empresa, mas principalmente na maneira como fazem marketing. Por isso, separamos para você o livro Marketing Digital na Prática, para você somar as melhores estratégias com as melhores inovações. Clique aqui e confira.

3. Inovação

As ferramentas de inovação, como Design Thinking, por exemplo, são extremamente úteis para a criação ou otimização de produtos.

Tecnologias empresariais relativas à inovação são obrigatórias para toda empresa, pois ajudam a pensar de forma estratégica a criação e a otimização de produtos e serviços.

Tecnologias inovadoras são fundamentais para que toda empresa se destaque dos concorrentes!

4. Monitoramento de dados

Monitoramento de dados

Uma empresa que queira bater metas e alcançar objetivos precisa necessariamente monitorar e analisar dados.

Para isso, tecnologias de Business Intelligence são ferramentas extremamente úteis para a coleta e análise de dados empresariais, visando compreender a situação geral da empresa e auxiliar na tomada de decisões.

5. Armazenamento de arquivos

Com o crescimento da sua empresa, você vai precisar adquirir um banco de dados capaz de armazenar e organizar grandes quantidades de arquivos.

Visando melhorar o armazenamento de dados, existem no mercado ferramentas pagas e gratuitas, como Dropbox ou Mega.

Em geral, as plataformas de armazenamento oferecem uma quantidade de espaço gratuito, tendo o usuário que pagar para adquirir um espaço maior.

 

Tipos de inovações tecnológicas

Tipos de inovações tecnológicas

Tecnologia empresarial 1#: Cloud Computing

Cloud Computing (ou computação em nuvem) é uma tecnologia que fornece aos usuários muitas funcionalidades, como: backup de dados, análises de big data, armazenamento de arquivos e desenvolvimento de softwares.

Por meio do Cloud Computing, as empresas conseguem economizar custos em relação ao armazenamento de dados, pois esta é uma ferramenta que substitui a contratação de provedores para armazenar informações.

Além disso, a tecnologia de computação em nuvem oferece uma ferramenta chamada Disaster Recovery, que facilita o processo de recuperação de dados. Com isso, as empresas garantem a segurança de informações sigilosas, protegendo seus dados de invasões de terceiros e falhas de sistema.

Outra função importante para empresas que trabalham na era digital é a otimização de softwares para aplicativos. Computação em nuvem, como a PasS, tem a capacidade de gerenciar, atualizar e fazer manutenções frequentes no sistema operacional de aplicativo.

Desta forma, é garantida aos usuários do aplicativo a qualidade de uso do software e a segurança das informações contidas no sistema.

Tecnologia empresarial 2#: Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) é um dispositivo eletrônico conectado a uma rede sem fio (wireless), capaz de transmitir dados para um software.

Este dispositivo pode ser inserido em locais de difícil acesso, servindo para coletar e transmitir dados com precisão.

A IoT pode ser utilizada em várias atividades de uma empresa, como no transporte logístico de mercadorias, coletando dados que indicam onde os produtos estão e quanto é o tempo estimado para chegar ao destino.

Além disso, a tecnologia IoT funciona para administrar gastos de energia, indicando quais as maiores fontes de uso dentro de uma empresa, prevenindo desperdícios.

Em supermercados, por exemplo, a IoT pode ser utilizada para repor automaticamente o estoque, sinalizando que determinadas mercadorias estão em falta.

A coleta e transmissão de dados da Internet das Coisas ocorre por meio de sensores inteligentes, que captam informações instantaneamente.

Sem sombra de dúvidas, essa é uma tecnologia empresarial fundamental para o seu negócio, já que facilita as conexões entre dispositivos e reduz bastante os custos.

 

Tecnologia empresarial 3#: Inteligência Artificial

Tecnologia empresarial 3#: Inteligência Artificial

A inteligência artificial é uma ferramenta tecnológica que tem a função de responder a determinadas informações de maneira análoga à mente humana.

Em outras palavras, é uma inteligência computadorizada, programada em um software, que imita o pensamento humano.

A inteligência artificial faz com que as máquinas realizem tarefas e solucionem problemas, facilitando os processos gerenciais da empresa.

A IA (Inteligência Artificial) pode ser utilizada em diversos setores, como saúde, educação, transporte e atendimento ao consumidor.

Através dessa ferramenta, escolas e universidades podem corrigir gabaritos com maior exatidão e clínicas hospitalares podem receitar tratamentos de acordo com um padrão sintomático.

Além disso, diferentes empresas conseguem facilitar o atendimento aos clientes por meio dos chatbots, respondendo a dúvidas ou reclamações dos usuários, por exemplo.

 

Tecnologia empresarial 4#: Blockchain

A segurança de informações é uma das principais preocupações que as empresas têm. Para guardar as informações com maior segurança, uma tecnologia empresarial extremamente funcional é o Blockchain.

O Blockchain é um sistema que permite rastrear a transferência de informações pela internet, mantendo permanentemente o registro destas transferências e permitindo que os usuários chequem sua autenticidade.

Por ser um sistema de armazenamento de informações completamente descentralizado e transparente, diversas empresas já utilizam o Blockchain para transferir dados.

Outra grande vantagem do Blockchain é que as informações contidas no sistema são todas criptografadas, impossibilitando qualquer invasão externa.

 

Tecnologia empresarial 5#: Business Intelligence

Business Intelligence pode ser entendido como um conjunto de técnicas de coleta e análise de dados, que serve como suporte para tomadas de decisões em uma empresa.

As técnicas de BI (Business Intelligence) agrupam informações com o fim de encontrar soluções, identificando possíveis oportunidades ou riscos.

Quando uma empresa integra a Business Intelligence, tomar decisões se torna algo muito mais seguro, pois esta ferramenta consegue dar um direcionamento concreto para os coordenadores da organização.

Algumas ferramentas de Business Intelligence, que podem ser úteis para o seu negócio, são: relatórios ad-hoc, dashboard de gestão, mineração de dados, entre outros.
Entenda as principais necessidades da sua empresa e aplique as ferramentas de Business Intelligence.

 

Tecnologia empresarial 6#: Augmented Analytics

A Augmented Analytics (Análise Aumentada) é uma ferramenta que integra tecnologias Machine Learning e Inteligência Artificial para otimizar as análises de Business Intelligence.

Na prática, a Análise Aumentada é a união de outras inovações tecnológicas, que visam ampliar o potencial analítico das empresas.

A tecnologia de Análise Aumentada pode reduzir ou substituir o tempo dedicado à análise de dados, oferecendo respostas assertivas e descobrindo novas soluções para as empresas.

Além disso, por meio da combinação de sistemas tecnológicos, o uso da Augmented Analytics proporciona uma entrega mais ágil, pois é uma tecnologia empresarial que mais economiza no tempo de produção dos produtos e gestão de processos.

 

Revolucione a sua empresa também!

Revolucione a sua empresa também!

É fato que vivemos em um tempo onde a tecnologia prevalece e afeta intensamente as relações humanas. Pense que enquanto escrevemos este texto, o mundo virtual do metaverso vem sendo aprimorado e se tornando cada vez mais realístico.

Empresas de veículos automotivos estão abandonando o uso de combustíveis fósseis e construindo carros movidos a eletricidade. O dinheiro em nota, como conhecemos, está deixando de ser usado e abrindo espaço para a chave Pix.

Olhe em qualquer direção, você vai ver como a tecnologia está cada vez mais presente. Sabendo disso, não dá para ignorar que a sua empresa precisa acompanhar os avanços tecnológicos se quiser se manter de pé.

Portanto, para conseguir ganhar espaço neste mercado, é fundamental que você entenda profundamente como as tecnologias podem revolucionar a sua empresa, de modo que você adquira uma posição privilegiada sobre os seus concorrentes.

Para isso, a DVS Editora separou um livro exclusivo para você, empreendedor. Se você quer aprender a usar as inovações tecnológicas na sua empresa, clique no botão abaixo e adquira o livro A Revolução Digital, os 12 segredos para prosperar na era da tecnologia, de Christopher Sudak.

 

Revolucione a sua empresa e prospere na era da tecnologia!

Artigos relacionados
Empreendedorismo

Estratégia e Negócios: O Guia Definitivo para o Empreendedor de Sucesso

O conhecimento em estratégia e negócios é um fator determinante para o sucesso de um…
Saiba Mais
Empreendedorismo

5 passos para fazer sua empresa crescer em tempos difíceis

Conheça a necessidade de ter uma abordagem estratégica clara, a importância de vender mais, a…
Saiba Mais
Empreendedorismo

Empreendedorismo, criatividade e inovação: como gerir tudo isso?

Sobre o que vamos falar? Por conta de um mercado de trabalho muito concorrido, você aprenderá…
Saiba Mais