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Gestão de Marketing: Como criar campanhas eficazes e mensuráveis

Eleve suas campanhas a novos patamares com a Gestão de Marketing! Desvende como criar campanhas eficazes e mensuráveis, enfatizando a importância da gestão de marketing para o sucesso de qualquer negócio. Aprenda a gerir e otimizar seus esforços de marketing para resultados incríveis. Bora ler?👇


Principais assuntos deste post

  • Comunicação e Relação com o Público: A gestão de marketing é essencial para estabelecer uma comunicação eficaz e construir relações sólidas com o público, o que é crucial para o faturamento e sustentabilidade de um negócio.
  • Estratégia por Trás da Propaganda: O marketing vai além da simples propaganda; é necessário ter uma estratégia bem planejada por trás de cada ação. A gestão de marketing envolve cuidar de todos os esforços feitos para atrair e fidelizar clientes.
  • Marketing Digital e Inovação: O ambiente digital oferece oportunidades inovadoras para empresas de todos os tamanhos. A gestão de marketing deve incluir estratégias de marketing digital e o uso inteligente de ferramentas online para alcançar um público mais amplo.
  • O ambiente digital traz oportunidades para empresas de todos os tamanhos criarem suas estratégias. E você aprende como fazer isso no livro Marketing Digital na Prática, de Paulo Faustino. Clique no botão para conferir:

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Uma empresa que não enxerga a relevância e a necessidade da gestão de marketing tem, naturalmente, menos chances de dar certo.

Mas aquele ditado que todo mundo já ouviu e que diz “a propaganda é a alma do negócio” não é tão preciso. O marketing (ou propaganda) é extremamente necessário, mas sem uma estratégia por trás, pode não valer de muita coisa.

É aí que entramos em um tema de alta relevância para qualquer empresa que queira dar certo: a gestão de marketing. Entenda, nas próximas linhas, o que é e qual a importância da gestão de marketing para o seu negócio.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


 

O que é gestão de marketing?

O que é gestão de marketing?

A maioria dos blogs e mídias erram quando falam em gestão de marketing. As respostas complexas que eles dão, na verdade, podem ser resumidas em uma definição muito simples e que qualquer um pode entender.

A gestão de marketing é, simplesmente, cuidar de tudo o que diz respeito ao marketing de um negócio ou de um projeto. É nada mais que gerir todos os esforços que são feitos para gerar ou fidelizar mais clientes.

Daí o motivo para o ditado estar tão errado. A propaganda não é a alma do negócio, porque ela depende, antes de tudo, de uma estratégia.

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Dependendo da situação, aplicar todos os seus recursos em uma “propaganda” que não tem uma estratégia por trás é uma grande sabotagem e pode custar mais do que parece.

Isso tudo significa que a gestão de marketing é o que está por trás de tudo o que você faz para aumentar o faturamento. Ela existe em qualquer negócio: a diferença é que alguns fazem ela direito e outros levam com descuido.

Essa postura depende, exclusivamente, de entender a real importância da gestão de marketing em qualquer negócio.

 

Qual a importância da gestão de marketing?

Qual a importância da gestão de marketing?

Não é raro ver empreendedores pouco experientes ignorando o papel da gestão de marketing. Mas não é exagero dizer que ela é um dos fatores que separam as empresas que têm chances de dar certo e as que vão apenas virar estatística.

Um fato muito relevante sobre as empresas brasileiras é que a maioria não chega a durar nem dez anos (pelo menos 80% dão errado antes desse tempo).

Muito disso tem a ver com problemas para atrair e fidelizar seus clientes e gerar faturamento para manter as portas abertas.

Os clientes são a fonte direta do faturamento de qualquer negócio. Tudo o que uma empresa faz para atrair ou manter seus clientes pode ser chamado de marketing. Não é difícil ver como isso é de extrema importância.

Se você empreende, deve responder para si mesmo, nesse exato momento: faz algum sentido tratar algo tão primordial sem ter nenhuma estratégia ou nenhum cuidado? A resposta é óbvia.

Essa resposta tão óbvia e, ao mesmo tempo, necessária aponta para o tema deste artigo: a gestão de marketing e toda a importância que ela representa.

Muitas das empresas mais bem sucedidas dos dias de hoje devem seu sucesso diretamente a uma boa estratégia e gestão de marketing. A Starbucks é um destes exemplos.

Os esforços para afirmar os valores, gerar experiência e criar uma imagem na mente das pessoas foram o “segredo” para transformar uma simples cafeteria em Seattle em uma das marcas mais fortes e presentes em todo o mundo.

Como somos brasileiros, podemos usar um exemplo nacional. O Nubank, por exemplo, conquistou milhões de clientes em poucos anos, graças a uma estratégia ou gestão de marketing.

A gestão de marketing, no fundo, se trata de saber e entender o que você está fazendo para aumentar ou manter o faturamento da sua empresa. E você tem a escolha levar isso a sério ou não.

+Dica: Um detalhe importante. Grande parte das empresas de grande sucesso dos dias de hoje devem isso a um tipo de estratégia chamado de estratégia do cliente. Entenda o que é isso lendo o nosso artigo sobre o assunto. É só clicar aqui para ler.

Como fazer a gestão de marketing da sua empresa?

Como fazer a gestão de marketing da sua empresa?

Existem dois erros mais comuns sobre a gestão de marketing: o primeiro é ignorar a importância disso e o segundo é não entender como ela pode ser feita.

Empresas de todos os tamanhos podem (e precisam) fazer alguma espécie de gestão de marketing – sim, isso é possível.

Se você está lendo este texto com alguma atenção, já entendeu que gerir o marketing é cuidar de todo esforço que você faz para atrair clientes e faturamento.

Toda empresa atrai clientes de algum jeito. Este é o seu marketing. Sempre existe a opção de fazer isso com estratégia e inteligência.

Claro, tudo depende do contexto, tamanho, objetivos e o cenário da empresa como um todo. Mas gerir o marketing passa por algumas práticas em geral.

A primeira delas é o planejamento estratégico. Estratégia é simplesmente definir um objetivo e saber o que precisa ser feito para chegar lá. Você só precisa colocar isso em um papel e executar. É preciso saber onde você quer chegar e entender como será o caminho.

Em muitos casos, o empreendedor precisa ser seu próprio gestor de marketing. Isso não é um problema e qualquer um, seguindo os passos certos pode se tornar um gestor de marketing inteligente.

+Dica: Sempre é bom lembrar da importância que as mídias sociais podem ter para os resultados de uma empresa, principalmente se você estiver começando. Por isso, recomendamos que leia o nosso artigo, sobre a importância das redes sociais para o seu negócio, clicando aqui.

Como ser um gestor de marketing inteligente?

Como ser um gestor de marketing inteligente?

Se você precisa executar uma função de gestor de marketing na sua empresa, entenda que isso não depende, necessariamente, de ser formado em publicidade ou algo parecido.

Como já dissemos acima, a maioria dos empreendedores precisam gerir o próprio marketing e não há problema nenhum nisso. Mas como fazer isso?

Bem, os objetivos do marketing de uma empresa são para gerar clientes ou para fidelizar os clientes já existem (às vezes, podem ser as duas coisas ao mesmo tempo).

Sabendo disso, o primeiro passo é definir qual o seu objetivo específico. Pode ser dobrar o faturamento em 5 meses, ter 3 vezes mais vendas recorrentes ou qualquer objetivo do tipo.

Depois disso, você deve considerar os pontos básicos. Qual o seu meio de atrair clientes? O que fazer, neste meio, para que mais clientes venham?

Pode ser investindo mais recursos (tempo, energia, dinheiro) no mesmo canal ou tornando seu produto ou atendimento mais interessante para as pessoas – mais abaixo, vamos dar algumas dicas sobre como fazer isso.

Acompanhar os resultados e analisar o que eles significam também é fundamental. Os resultados descrevem a realidade e precisam guiar todas as suas ações.

  • Marketing Digital. O marketing digital precisa estar dentro da sua estratégia e gestão de marketing. A internet já é o principal canal de comunicação entre os brasileiros e ter uma boa presença nesse ambiente é crucial.
  • Vendas. Vender, como um todo, é algo que precisa ser estudado e é uma habilidade que você pode desenvolver bem em pouco tempo.
  • Copywriting. O copywriting é uma técnica de escrita persuasiva, muito usada para vender em anúncios, páginas e vídeos de vendas. Ter um conhecimento básico, mas prático do tema é uma verdadeira mão na roda.


Tudo isso para dizer que você precisa estudar um pouco certos temas que são indispensáveis para a gestão de marketing de qualquer negócio.

 

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O marketing inbound é a melhor estratégia?

Nosso objetivo, neste artigo, foi te passar o máximo de informações possíveis sobre a importância de gerir o seu marketing, e sobre como qualquer empreendedor pode começar a fazer isso.

Porém, isso passa por estudar e dominar alguns pontos do marketing, especialmente o marketing digital. A internet possibilita que empresas de todos os tamanhos façam seu marketing de forma orgânica ou paga.

E ela gera resultados. No Brasil, as vendas pelo mercado digital já ultrapassam a casa dos bilhões todos os anos. Por isso, recomendamos que você estude através de alguns livros específicos, como:

  • Venda Mais, Melhor e Sempre – Como Vender Mais sem Pressionar Seus Clientes, Seus Colegas e a Si Mesmo.

Neste livro Tim Hurson e Tim Dunne trazem uma perspectiva que pode mudar completamente a forma como você vende e os resultados que atinge. Com certeza, vale muito a pena conferir ou adquirir o livro, clicando aqui.

  • Copywriting – O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americano. Aprender copywriting, na prática, significa aprender a vender através de palavras escritas e, até mesmo, faladas.

No livro Copywriting, Paulo Macedo te mostra os primeiros passos para dominar essa habilidade, mesmo que você não saiba praticamente nada sobre o assunto. Clique aqui para conferir ou adquirir o livro.

Outra obra fundamental e que recomendamos fortemente é o Marketing Digital na Prática, do empresário e escritor Paulo Faustino.

Faustino é considerado uma das maiores autoridades em marketing digital no Brasil e ensina, ao longo do livro, uma abordagem muito prática sobre como qualquer empreendedor pode criar estratégias eficazes no ambiente digital.

Marketing Digital na Prática consegue ser um livro básico e indispensável ao mesmo tempo, sendo a melhor forma de você dar o primeiro passo, se quiser gerar resultados para o seu negócio na internet. Para saber mais ou adquirir o livro, é só clicar no botão abaixo:

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Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais

Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais
Se você quer vender na internet, é essencial ler bons livros de marketing digital.
Por ser um mercado novo e repleto de oportunidades, existe muito conteúdo de pouca qualidade espalhado pela internet.
O mercado digital, por ter crescido tanto em tão pouco tempo, acaba sofrendo com uma enxurrada de conteúdos óbvios e rasos. Para ter algum resultado, é preciso se aprofundar com algo sólido e comprovado.
Por isso, hoje trazemos 3 sugestões de excelentes livros de marketing digital para quem quer estudar de maneira séria e construir resultados nesse mercado tão promissor. 

Marketing Digital Na Prática

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O empreendedor Paulo Faustino, um dos maiores especialistas em marketing digital no Brasil, oferece uma visão prática de como construir grandes estratégias digitais do zero e explorar as vantagens das principais plataformas, em Marketing Digital na Prática.
O livro pode ser um ótimo começo para quem está entrando no mercado digital e quer se preparar para alcançar resultados sólidos no futuro.
Mas também serve para quem já atua no digital e quer se tornar ainda melhor. Sem dúvidas, Marketing Digital na Prática é um dos melhores livros de marketing digital e estratégia já escritos no Brasil.

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Nos dias de hoje, tem sido cada vez mais difícil e concorrido cativar o tempo e a atenção das pessoas – que são dois ativos decisivos para as vendas e, portanto, muito valiosos.
Em um cenário onde muitos concorrentes falam e pouca gente ouve, o marketing de conteúdo surge como uma moeda que compra o tempo e a atenção do público e o antídoto que salva a estratégia de muitos negócios.
O empresário e professor Rafael Rez traz um verdadeiro manual sobre como usar todo o poder do marketing de conteúdo no livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI. O livro se propõe a expandir sua mente para trabalhar como gente grande neste mercado. Clique aqui para adquirir.

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Outro livro que não poderia ficar de fora desta lista é o Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios, do especialista em anúncios Luciano Larrossa.

Nesta obra, Luciano vai te ensinar como usar as principais redes sociais como canais de vendas.

A ideia é simples: levar o seu produto para os lugares com a maior quantidade de tráfego do mundo todo! E não importa se você vai produzir conteúdos ou anunciar nas plataformas – este livro vai te guiar por tudo isso nas 3 plataformas.

Larrossa apresenta um conhecimento sólido e completo para que qualquer pessoa aprenda, em poucas horas, a vender muito através das maiores redes sociais do mundo (Facebook, Instagram e Whatsapp). Você pode adquirir o livro agora mesmo, clicando abaixo.

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O Kit te dá uma formação completa do que você precisa para se tornar um especialista em um dos mercados mais promissores dos últimos anos. Ele reúne:
  • Marketing Digital na Prática, de Paulo Faustino;
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