Como a persuasão é o ingrediente mágico que ajuda as pessoas a progredirem nas suas profissões e nos seus negócios, bem como garantir relações pessoais felizes e duradouras, a resposta para a pergunta provocação é sim!!!
De fato, a persuasão é a habilidade fundamental dos indivíduos mais bem-sucedidos que conseguem com que as pessoas façam para alguém o que ele de fato deseja e que isso não seja um acidente, tampouco uma coincidência.
Pois é, para tornar-se um especialista em como persuadir, uma boa maneira, valendo-se do “método de aprender a aprender” é ler com atenção o livro Máxima Influência – As 12 Leis Universais de Persuasão Efetiva(Editora DVS) escrito por Kurt W. Mortensen.
Eis aí as suas 12 leis de persuasão:
1ª Lei – Conectividade: Quanto mais alguém se sente conectado ou semelhante a você, e querido ou atraído por você, mais persuasivo você se torna.
2ª Lei – Envolvimento: Quanto mais você engajar os cinco sentidos de uma pessoa, envolvendo-a mental e fisicamente, e criar a atmosfera certa para a persuasão, mais eficaz e convincente se mostrará.
3ª Lei – Estima: Todos os seres humanos precisam de elogios, reconhecimento e aceitação, e precisam muito disso.
Portanto, em um processo de persuasão, as pessoas agirão e se comportarão de um modo específico para validarem os cumprimentos recebidos.
4ª Lei – Obrigação ou reciprocidade: Quando alguém faz algo por nós, sentimos uma forte necessidade de retornar o favor, ou seja, há uma compulsão de retribuir.
5ª Lei – Dissonância: As pessoas irão naturalmente agir de uma maneira que seja consistente com suas experiências e seus compromissos.
6ª Lei – Embalagem verbal: Quanto mais habilidoso você se mostrar no uso da linguagem e das técnicas visuais, mais persuasivo será.
7ª Lei – Associação: É fundamental saber valer-se dos desencadeadores mentais e as âncoras que irão gerar os sentimentos, bem como as emoções e os pensamentos certos para criar um ambiente persuasivo.
8ª Lei – Equilíbrio: Lógica e a emoção devem se manter mescladas e equilibradas.
As emoções desencadeiam ações, enquanto a lógica justifica o acordo. A fusão adequada entre emoção e lógica fala tanto à parte consciente quanto à porção inconsciente da mente, aumentando sua habilidade de persuadir.
9ª Lei – Expectativa: É vital usar a expectação para influenciar e assim criar resultados, pois geralmente o que é projetado, acaba se realizando. Somos muito influenciados ou afetados quando alguém nos oferece duas opções diferentes, e em sequência.
11ª Lei – Validação social: É indiscutível o desejo inato nas pessoas de pertencerem a um certo grupo ou a uma maioria.
12ª Lei – Escassez: Quanto mais escasso se torna um item, mais aumenta o seu valor e mais as pessoas se tornam ávidas por possuí-lo.
Pelo simples medo de perderem uma boa oportunidade, a escassez leva as pessoas a tomarem atitudes rápidas.
Bem, o nosso conselho é leia logo o livro Máxima Influência de Kurt W. Mortensem para com isso, por si só, aprender a ser mais influente, tornar-se de fato mais influente e começar a se sentir mais influente, situando-se assim, entre os 3% das pessoas que conseguem de certa forma orientar melhor o seu futuro.