NegociaçãoPersuasão

6 dicas para saber como negociar melhor e fechar mais contratos!

Sobre o que vamos falar?

  • Saber negociar é a chave para o sucesso da maioria dos empresários. Alguém que sabe negociar também sabe vender, e, principalmente, fechar acordos de alto valor!
  • Neste artigo, você vai aprender quais são as principais características de um excelente negociador e o que você deve fazer para fechar bons contratos com outras pessoas.
  • Descubra quais são os aspectos que todo bom negociador tem em comum. Assim, você vai conseguir saber quais pontos precisam ser desenvolvidos em você para se tornar um bom negociador.
  • Se você tem vontade de aprender a negociar do zero, ainda que não tenha qualquer experiência com negociação, adquira agora o livro Saber Negociar clicando no botão abaixo.

ADQUIRA O LIVRO “SABER NEGOCIAR”

Negociar bem não é vencer. Negociar bem é criar e manter relacionamentos.
– Marcelo Scistowicz

Uma habilidade que todo empreendedor precisa desenvolver se quiser atrair mais clientes para o seu negócio e fechar parcerias com outras pessoas é saber como negociar. Sendo um bom negociador, explorar novas oportunidades de ganhos no mercado torna-se muito mais simples.

No entanto, negociar não é somente saber conversar com outras pessoas (apesar de fazer parte das características de um bom negociador), mas também desenvolver uma relação firme com a outra parte, com o objetivo de fazer negócios.

A regra é clara: um empreendedor precisa ser comunicativo e saber como desenvolver relacionamentos sólidos com outras pessoas. Somente assim será possível para um negociador criar uma rede de pessoas prontas para fechar contratos com ele.

Portanto, se você quer aprender como negociar, quais são as principais características de um excelente negociador e o que precisa fazer para fechar mais contratos com outras pessoas, leia este artigo até o final.


Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

5 características fundamentais de um excelente negociador

5 características fundamentais de um excelente negociador

Para que você consiga desenvolver a competência profissional da negociação, é importante saber quais são as características que todo bom negociador tem em comum. Conhecendo essas características, você vai saber como se preparar para negociações futuras, sem ser afetado pela insegurança.

Confira abaixo quais são as características fundamentais de uma pessoa que sabe como negociar:

1. Comunicação clara e objetiva

Um negociador precisa desenvolver a clareza e a objetividade da sua comunicação, pois será por meio dela que ele vai conseguir fechar novos negócios com outras pessoas.

Para desenvolver uma comunicação clara, será preciso que ele consiga fazer a outra parte entender com exatidão o que ele deseja obter com a negociação e qual é a sua proposta de negócio.

Alguém que sabe como negociar não dificulta a própria linguagem, mas facilita a sua comunicação ao ponto da outra pessoa entender com perfeição o que ele disse.

Outro ponto importante na comunicação de um negociador é a sua objetividade. Um bom negociador é objetivo no que tem a dizer, sem dar rodeios desnecessários em volta de um assunto.

Com clareza e objetividade, a comunicação de um negociador se torna mais persuasiva, facilitando o processo de convencimento em uma reunião de negócios.

+ Dica: Se você quer desenvolver a sua comunicação e aprender a expor suas ideias de maneira clara e objetiva, adquira o livro Comunicação e Persuasão, de Alvaro Fernando.

2. Sinceridade

Quem nunca se sentiu enganado por outra pessoa porque reconheceu nela a falta de sinceridade? É esse sentimento que um negociador que não é sincero transmite, dificultando o processo de negociação, e, muitas vezes, impossibilitando qualquer acordo.

Alguém que aprendeu como negociar, pelo contrário, transmite na sua comunicação a sinceridade necessária para ganhar a confiança do outro e fechar negócios.

A sinceridade pode ser transmitida pelo negociador quando ele não esconde quem é, apresentando seus valores e deixando claro seus objetivos na negociação. Ao invés de gerar desconfiança, o bom negociador consegue persuadir o outro falando a verdade.

Esqueça o estereótipo do negociador malicioso. O bom negociador é aquele que negocia com base na sinceridade!

3. Persuasão

Persuasão

Negociação sem persuasão não existe. Se você já negociou com alguém, certamente tentou convencer a outra parte sobre o seu ponto de vista. É aí que mora a persuasão!

Um profissional que sabe como negociar consegue estruturar seu discurso de modo persuasivo para convencer o outro a fazer o que ele almeja. O que não significa que, ao persuadir, ele está manipulando a outra pessoa.

Pelo contrário, a diferença entre um negociador persuasor e um negociador manipulador é que o primeiro não omite informações necessárias para que exista uma negociação justa e benéfica para os dois lados.

IMPORTANTE!

Para ter sucesso ao persuadir alguém, você precisa entender que o seu discurso precisa gerar uma reação emocional – mas justificada pela razão – na outra pessoa.

No entanto, se tornar alguém persuasivo não se faz de um dia para o outro, pois exige estudo e treinamento.

Portanto, se você quiser se tornar um negociador mais persuasivo, adquira o Kit de Persuasão e Influência clicando no botão abaixo.

Adquira o Kit de Persuasão e Influência

 

4. Empatia

O que define empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro – o que faz com que você tome boas atitudes na sua vida e, especialmente, nas negociações!

Empatia não significa que você vai ceder às vontades do outro, ou até mesmo se comover com o que ele irá te dizer, mas sim entender as motivações e os objetivos da negociação pelo ponto de vista da outra parte.

Ao exercer a empatia, você vai conseguir enxergar com profundidade se a negociação está caminhando para um objetivo justo ou se você está saindo “por baixo” na situação.

Portanto, busque se colocar no lugar do outro negociador para que você consiga conduzir a negociação de modo justo e benéfico para as duas partes – e, também, conseguir persuadir com mais eficiência!

5. Autocontrole

Um negociador experiente está acostumado a não ouvir sempre o que gostaria da outra parte. No entanto, além dos pontos citados acima, o que diferencia alguém que sabe como negociar não é a sua experiência, mas a capacidade de lidar com situações adversas.

Um bom negociador é aquele que, muitas vezes, escuta o que não espera do outro e tem o autocontrole necessário para contornar a situação e, apesar disso, fechar acordos interessantes para ele.

Ao invés de lidar com situações adversas de maneira emocional, quem sabe como negociar lida com isso de maneira racional, exercendo controle sobre si mesmo e sobre a negociação.

Portanto, aqui vai uma dica: se você pretende negociar com alguém, busque ficar emocionalmente controlado e livre-se da ansiedade. Esteja calmo e, mesmo que algo não saia como o esperado, não se altere emocionalmente.

 

6 dicas para negociar melhor e fechar mais contratos

6 dicas para negociar melhor e fechar mais contratos

Agora que você já sabe quais são as principais características de um negociador de alta performance, é ideal que você saiba como negociar, fechar mais contratos e se sair bem nas suas negociações.

Para isso, confira as dicas a seguir!

1. Conheça a outra parte

Antes de iniciar uma negociação, é importante que você saiba quem está do outro lado, o que a outra parte pensa, quais são os objetivos dela etc. Quanto mais você entender quem é a outra pessoa, mais fácil será conduzir a negociação.

Portanto, se você não sabe quem é o outro negociador e o que esperar dele, você pode fazer uma pesquisa sobre a organização que ele representa. Ou então, momentos antes da negociação, buscar conhecê-lo melhor por meio de uma boa conversa.

2. Tenha metas para a negociação

Sempre quando negociar, especifique algumas metas para a negociação. Pense bem nos objetivos que você almeja ao se reunir com um outro negociador e defina metas claras do que você vai buscar dele.

Se você quer fechar uma parceria, vender uma solução para a empresa dele ou buscar algum investimento, pegue uma caneta e anote cada meta no papel. Desta maneira, você terá uma direção clara sobre o que buscar na negociação.

3. Fale na linguagem do outro

Fale na linguagem do outro

Para um bom negociador, falar na linguagem do outro e se colocar no lugar da parte contrária são aspectos que andam juntos. A pessoa que sabe como negociar entende que uma das principais barreiras é não entender o que o outro lado realmente deseja.

Isso acontece, muitas vezes, porque as duas pessoas utilizam linguagens diferentes, de modo que ocorra atritos e mal entendidos entre as partes.
Portanto, se você encontrar essa diferença de linguagens entre você e o outro negociador, busque se aproximar da linguagem dele. Isso não só ajuda você a compreender melhor o que ele deseja, mas também gera conexão – o que facilita o processo de negociação.

4. Seja atento a cada detalhe

Um profissional que sabe como negociar está sempre atento aos detalhes de uma negociação. Isto significa que ele deve prestar máxima atenção nas informações que a outra pessoa passar, para que as duas partes saibam, detalhadamente, o que está sendo negociado.

Para te ajudar nisso, carregue com você, sempre que for negociar, uma pequena caderneta, onde você vai poder anotar pontos importantes da negociação.

5. Não seja impulsivo

Um mal que afeta a vida de quem está aprendendo como negociar é a impulsividade. Se ele escuta uma grande promessa da outra parte, ele acaba fechando negócio sem nem mesmo se perguntar se essa promessa é verdadeira.

Portanto, se você quer conseguir fechar um bom negócio, não seja levado pelas emoções. Antes de fechar negócio, reflita se a proposta da negociação é realmente vantajosa.

E lembre-se: um processo de negociação pode se estender por dias. Você não é obrigado a fechar negócio logo na primeira reunião.

6. Lembre-se de fazer um contrato

Se você fechou negócio com alguém, chegou a hora de firmar um contrato com essa pessoa. Por mais que muitos acordos ainda ocorram no “boca a boca”, a maneira mais segura de firmar um acordo é assinando um contrato com a outra parte.

Para facilitar esse processo, separamos abaixo as principais ferramentas de assinatura de contratos digitais:


Escolha a plataforma com o melhor custo-benefício e não deixe de firmar seus contratos após fazer negociações.

 

O que fazer antes de negociar?

O que fazer antes de negociar?

O momento anterior ao da negociação é o que chamamos de pré-negociação. Neste momento, em que você está prestes a negociar com a outra parte, é importante que você mantenha o controle sobre si mesmo.

Portanto, para ajudar você a se preparar para a negociação, listamos abaixo algumas dicas práticas:

  • Tenha a sua solução na ponta da língua
  • Planeje a sua comunicação
  • Conheça profundamente os problemas da outra parte
  • Busque relaxar e não ficar ansioso
  • Prepare-se mentalmente para possíveis impasses
  • Saiba dizer “não”
  • Liste pontos essenciais para falar na negociação

         +DICA: Descubra as 7 práticas principais que todas as empresas de sucesso utilizam para aumentar as vendas. Clique aqui se quiser saber como vender mais.

Seja um negociador profissional!

Um fato importante sobre a persuasão na sua vida

Saber como negociar requer experiência. Um negociador só pode ser considerado “bom” se já passou pelo teste de muitas negociações na sua carreira. No entanto, não é só a experiência que importa!

O estudo sobre a arte de como negociar é fundamental para a formação de um profissional que saiba como negociar bem. Sem estudar as técnicas que envolvem esse mundo dos negócios, alguém na posição de negociador ficará completamente perdido!

E pior: propenso a se sair mal nas negociações e ser “passado pra trás”! Portanto, para que isso não aconteça com você, é ideal que você busque se aprofundar nos conhecimentos da negociação!

Se você pretende aprender como negociar e se tornar um negociador de excelência, que consiga fechar ótimos contratos na sua carreira, obtenha agora o livro Saber Negociar, publicado pela DVS Editora.

Para adquirir o seu, clique no botão abaixo.

Quero me tornar um negociador de excelência e fechar ótimos contratos!

Artigos relacionados
Negociação

3 hábitos de pessoas bem sucedidas que você precisa desenvolver

Os hábitos moldam nosso caminho para o sucesso. Descubra os três principais hábitos de pessoas…
Saiba Mais
Mais LidosPersuasão

O que os 6 melhores livros de persuasão têm a te ensinar?

Sobre o que vamos falar? A persuasão, muito além de uma qualidade, é uma característica comum…
Saiba Mais
DestaquePersuasão

5 Vantagens de ter uma boa comunicação e como conseguir cada uma delas

Sobre o que vamos falar? Você sabia que a sua comunicação tem um grande potencial…
Saiba Mais