DestaquePersuasão

5 Vantagens de ter uma boa comunicação e como conseguir cada uma delas

Sobre o que vamos falar?

  • Você sabia que a sua comunicação tem um grande potencial estratégico?
  • Desenvolver uma boa comunicação te dará vantagens especiais, como você vai conferir neste artigo.
  • Explicamos quais são essas vantagens e como você pode conseguir cada uma delas a partir de hoje.
  • O empresário e músico Álvaro Fernando propõe transformar a sua comunicação, no livro Comunicação e Persuasão.

Quero Transformar Definitivamente Minha Comunicação

Ter uma boa comunicação é uma habilidade preciosa – e capaz de fazer uma grande diferença na vida de qualquer pessoa, principalmente de quem trabalha com vendas ou que deseja publicar suas histórias.

Por ser uma habilidade que pouca gente tem, uma boa comunicação te coloca alguns passos à frente da maioria das pessoas e te dá vantagens que os outros não têm, como trabalhar com escrita para blog, por exemplo.

Então, se você quer entender quais as vantagens de ter uma boa comunicação e como conseguir utilizar cada uma dessas vantagens a seu favor, crescer profissionalmente e ganhar mais dinheiro, continue lendo este artigo até o final.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


Instagram DVS Editora

5 vantagens que só quem tem uma boa comunicação experimenta

5 vantagens que só quem tem uma boa comunicação experimenta

A verdade é que todo mundo se comunica, pois essa é uma necessidade da vida humana. Mas a boa comunicação pode ser muito mais do que isso.

Muito além de uma mera “necessidade”, a sua comunicação pode ser um ativo estratégico e muito valioso, basta que você saiba como explorá-la a seu favor e aumentar suas chances de se dar bem com todo mundo.

Confira algumas das vantagens que só quem explora a comunicação do jeito certo pode desfrutar.

1# As pessoas entendem o que você quer

A base de uma boa comunicação é a clareza. E, por mais que toda comunicação tenha algum nível de clareza, isso costuma ser muito limitado. A maioria das pessoas se comunica com uma clareza mínima.

Assim, elas só conseguem explicar uma parte do que querem dizer, abrindo brechas para pequenos mal entendidos, dúvidas e confusões que atrapalham os trabalhos em quase todas as empresas.

Quando você tem uma boa comunicação, esse risco de as pessoas não entenderem tudo o que você diz ou pede, é praticamente anulado.

As pessoas, de fato, ouvem o que você diz e seguem o que você pede, porque isso fica bem claro para elas.

2# Você tem mais poder sobre os outros

Você tem mais poder sobre os outros

Não seria um exagero dizer que ter uma boa comunicação é ter poder, desde que essa comunicação seja persuasiva – isto é, quando ela consegue influenciar as decisões de outras pessoas.

A persuasão é a maior vantagem de uma boa comunicação. Com ela, você consegue influenciar as decisões de outras pessoas usando apenas as palavras, faladas ou até escrita.

Muitas vezes, quem tem persuasão tem mais poder do que quem ocupa um cargo de comando. Isso acontece porque as pessoas não fazem o que você sugere por serem obrigadas, mas por vontade própria.

O sucesso de uma pessoa está ligado à sua capacidade de persuadir. Prova disto é que a maior parte do poder no mundo é baseado exclusivamente na persuasão.

Empresários precisam dela para fechar contratos. Empresas precisam dela para vender, por meio do marketing. Políticos precisam dela para serem eleitos e para aprovarem leis.

Até mesmo as pessoas mais poderosas do mundo, os chefes de Estado, precisam da persuasão para fecharem acordos e evitar conflitos em nível mundial.

+Dica: Se você quer ler e aprender mais sobre a persuasão e como usá-la, pode ler o nosso artigo: O Que é Persuasão e Como Usá-la Para Ter Sucesso Em Qualquer Carreira, clique aqui e leia.

3# Suas reuniões são mais produtivas

Outra vantagem que uma boa comunicação te dá, principalmente no trabalho, é que ela pode potencializar a sua produtividade em certas situações.

Um exemplo são as reuniões. Talvez a maior queixa dentro das empresas, hoje, seja o tempo desperdiçado com reuniões pouco produtivas.

O motivo é que a maioria dos profissionais não consegue falar o que precisa com clareza em pouco tempo. Por “falarem mal”, acabam usando muito tempo para falar – as reuniões ficam longas e pouco produtivas.

Mas isso abre oportunidade para profissionais que se comunicam bem e conseguem falar o necessário, sem gastar muito tempo, ou que conseguem resumir o que têm para dizer.

Neste sentido a produtividade de quem se comunica bem é consideravelmente maior e os gestores conseguem perceber isso facilmente, dando um destaque especial para esses profissionais.

4# Você tem boas chances de ser um bom líder

Uma boa comunicação também aumenta as suas chances de ser um líder eficiente. A capacidade de fazer pedidos claros, que os seus subordinados entendam exatamente o que devem fazer é uma grande virtude para um líder.

Os processos internos de uma empresa podem ser prejudicados por “pequenos” mal entendidos que, pouco a pouco, são capazes de gerar grandes dores de cabeça. O único remédio para isso são líderes que se comunicam bem.

Mas não é só no trato com funcionários subordinados que isso é uma vantagem. Para lidar com superiores e sócios, a boa comunicação também é uma arma altamente eficaz.

Acontece que os colaboradores de posições mais altas – ou o “alto escalão” da empresa – precisam ser informados sobre o que acontece. E é claro que quem se comunica bem ganha destaque aos olhos deles.

+Dica: Leia e entenda mais sobre liderança e desenvolvimento no nosso artigo: Habilidades de Liderança para Desenvolver Qualquer Pessoa, clique aqui para ler.

5# As pessoas confiam mais em você

Uma das maiores vantagens de dominar a boa comunicação passa despercebida por muita gente. Acontece que quem se comunica de forma clara e persuasiva é visto como uma pessoa mais talentosa, inteligente e confiável.

Ser competente, honesto e dedicado não é o suficiente, na maioria das vezes. Além de ter estas qualidades, você precisa mostrar isso para os outros – e a boa comunicação é a única forma eficaz de fazer isso.

Quem se aventura a estudar a história de líderes empresariais, políticos e religiosos, vai perceber que, vez ou outra, ótimos líderes fracassam apenas por terem uma má comunicação.

Em certo sentido, não basta apenas ser confiável e inteligente; você deve demonstrar isso na sua comunicação. Por mais que suas qualidades sejam importantes, elas precisam ser visíveis aos outros.

O que é uma boa comunicação, de fato?

O que é uma boa comunicação, de fato?

Mas também é importante entender o que realmente é uma boa comunicação e como ela acontece. Para definir se uma comunicação é boa ou ruim, precisamos avaliar alguns pontos.

A comunicação tem dois objetivos, no geral. O primeiro é fazer com que os outros entendam o que você tem a dizer. Neste ponto, a clareza é essencial.

Não quer dizer apenas falar ou escrever de forma simples. Você também deve considerar o público ou a pessoa com quem você está falando. Cada público e ambiente tem uma linguagem adequada.

O que é uma boa comunicação, em termos de linguagem, durante uma audiência judicial jamais será uma boa comunicação em uma reunião de condomínio, por exemplo.

O outro objetivo da linguagem é convencer as pessoas a fazerem ou acreditarem em algo que você quer. Neste ponto, prevalece a persuasão. É difícil ter uma boa comunicação sem persuasão.

Então, a influência que a sua comunicação, falada ou escrita, é capaz de ter sobre as outras pessoas também define o quão bom ela é. Resumindo: toda boa comunicação é clara, adequada e um tanto persuasiva.

 

Como ter uma boa comunicação: 3 dicas para pôr em prática hoje

Como ter uma boa comunicação: 3 dicas para pôr em prática hoje

Desenvolver uma boa comunicação não precisa ser algo difícil ou demorado. É claro que, com o tempo, toda habilidade é aperfeiçoada, no entanto, você não precisa de meses ou anos para começar.

Existem algumas dicas que você pode colocar em prática ainda hoje e que já vão melhorar a sua comunicação imediatamente. Confira estas dicas.

Tenha clareza mental

Se você parar para pensar, são os seus pensamentos que estão por trás da sua comunicação, falada ou escrita. Ao comunicar, estamos sempre expressando pensamentos.

Para falar, precisamos pensar. Logo, para falar– ou escrever – bem, precisamos pensar bem. Ter clareza mental, pensamentos claros e organizados é o primeiro passo para ter uma boa comunicação.

Pense no que você precisa falar e fale apenas isso. A clareza mental também é consequência dos hábitos que você tem.

Ser mais organizado, ter uma rotina, assistir a documentários com calma e praticar a leitura ajudam a ter mais clareza mental.

Observe boas comunicações

Observar boas comunicações é uma forma rápida e eficiente de desenvolver uma. Ouvir – e prestar atenção – em falas e discursos de pessoas que falam bem te faz absorver, pouco a pouco, essa mesma capacidade.

Mas nada se compara à leitura. Ler textos leves, úteis e bem escritos diariamente talvez seja a melhor forma de absorver uma boa comunicação. Uma forma de fazer isso pode ser lendo o blog da DVS Editora.

O hábito de ler, em geral, é um traço comum de pessoas que se comunicam bem, porque além de dar mais clareza mental, como já dissemos, é uma chance de absorver boas comunicações.

+Dica: Um dos artigos do blog traz 6 dicas para negociar melhor e fechar bons contratos – clique para ler. Você também pode conferir alguns livros no nosso site clicando aqui.

Pratique – e peça a opinião de alguém

A prática é uma ótima professora, em qualquer matéria. Então uma das dicas é que você pratique, sempre que puder.

Sempre temos chances – e necessidade – de nos comunicarmos. E essas chances devem ser aproveitadas. Sempre que você puder falar com alguém, ou falar em público, aproveite.

Também é bom pedir opinião das pessoas com quem você fala. No fim de uma apresentação, por exemplo, pergunte para algumas pessoas o que elas acharam, se você foi claro, se elas entenderam o que você disse, etc.

 

Como desenvolver sua boa comunicação e influenciar pessoas

Como desenvolver sua boa comunicação e influenciar pessoas

Se você quer dominar de forma prática a boa comunicação em qualquer ambiente, seja em apresentações, no trabalho, entre amigos, familiares ou até diante de desconhecidos, temos uma sugestão especial.

O empresário e músico Alvaro Fernando propõe transformar a sua forma de se comunicar, no livro Comunicação e Persuasão – O Poder do Diálogo.

Uma leitura leve e descontraída, que nos ensina a usar o poder do diálogo na prática, em qualquer situação. Para adquirir e ler a obra, é só clicar no botão abaixo:

Quero Adquirir Comunicação e Persuasão – O Poder do Diálogo

 

Livros sobre Persuasão e Influência: o mais confiável e eficiente arsenal

Bônus - Kit Persuasão e Influência

No mundo, a persuasão está por trás de todos os tipos de poder, sejam eles políticos, econômicos, bélicos ou culturais.

Não seria exagero dizer que persuasão é poder.

O lado bom disso é que você pode ter e usar esse poder a seu favor. Para qualquer pessoa, ser persuasivo é ser mais capaz de conseguir o que você realmente quer.

Por isso, hoje trazemos uma pequena lista com recomendações de livros sobre persuasão, que vão te ajudar a dominar esse poder e aplicá-lo na sua vida ou nos negócios.

 

QI de Persuasão

QI de Persuasão

Kurt Mortensen, um dos maiores especialistas em persuasão dos Estados Unidos, apresenta parte do que aprendeu em mais de 20 anos de pesquisa e estudo em seu livro QI de Persuasão.

O livro identifica que a persuasão pode ser definida como uma ciência e, também, como uma arte. Em suas páginas, Kurt Mortensen te mostra o caminho para dominar, como um mestre, a persuasão.

Ele faz isso de forma bem clara e direta, usando exemplos concretos, ilustrações e até quadrinhos.

Além de apresentar 10 habilidades essenciais para a persuasão e te ensinar a desenvolvê-las. Clique aqui para adquirir.

Compre o QI de Persuasão

 

Máxima Influência

Máxima Influência

Outro dos principais livros sobre persuasão que você precisa ler, é o Máxima Influência — também de Kurt Mortensen.

Já neste livro, ele apresenta as 12 leis universais da persuasão efetiva.

O autor estudou profundamente as 12 leis que, segundo ele, agem no consciente e no subconsciente das pessoas, regendo toda persuasão eficaz.

As 12 leis expostas no livro retratam os fundamentos que mais influenciam o cérebro humano na hora de tomar decisões. Você pode adquirir o livro clicando aqui.

Compre o livro Máxima Influência

 

360 Graus de Influência

360 Graus de Influência

Em 360 Graus de Influência, o consultor e especialista Harrison Monarth, traz lições valiosas sobre como usar a persuasão em várias situações do dia a dia.

Para o autor, a influência é um processo constante e cotidiano. Assim, quem domina essa habilidade tende a se destacar e exercer liderança sobre os outros. E é justamente isso que ele te ensina a fazer.

O livro te ensina a exercer essa influência constante, a perceber com mais facilidade o que as outras pessoas estão sentindo e a criar estratégias de influência para cada situação. Clique aqui para adquirir o livro.

Compre o 360 Graus de Influência

 

Kit de Persuasão e Influência

Em qualquer contexto, ser persuasivo é ser, de alguma maneira, mais poderoso que os outros. Em alguns casos, uma pessoa persuasiva pode ter mais poder que alguém em um cargo de gerência.

Isso porque, quando uma pessoa é persuadida a tomar uma decisão, ela acredita firmemente que aquela é realmente a melhor escolha — e não o faz de má vontade, apenas para cumprir ordens.

Para explorar as vantagens de ser alguém mais persuasivo, você pode adquirir todos os três livros sobre persuasão que recomendamos, juntos, no Kit de Persuasão e Influência:

  • QI de Persuasão, de Kurt Mortensen;
  • Máxima Influência, de Kurt Mortensen;
  • 360 Graus de Influência, de Harrison Monarth.

Se você quer dominar a arte da persuasão, adquira todos os três livros sobre persuasão juntos, no Kit de Persuasão e Influência. Basta clicar no botão abaixo:

Adquira o Kit de Persuasão e Influência

Artigos relacionados
Mais LidosPersuasão

O que os 6 melhores livros de persuasão têm a te ensinar?

Sobre o que vamos falar? A persuasão, muito além de uma qualidade, é uma característica comum…
Saiba Mais
DestaqueEmpreendedorismoEmpreendedorismo Feminino

Mulheres que Inspiram: os melhores livros para empreendedoras

Sobre o que vamos falar? Uma mulher que empreende costuma enfrentar desafios que vão muito além…
Saiba Mais
Desenvolvimento de carreiraDestaque

12 competências profissionais mais procuradas em 2023

Sobre o que vamos falar? Cada vez mais profissionais capazes de resolver questões de alta…
Saiba Mais