Cláudio QueirozClipping

07 dicas para uma carreira de sucesso

Consultores apontam os principais ingredientes para o alcance dos seus objetivos profissionais.

Por Rômulo Martins, do site empregos.com.br

Sucesso profissional não se alcança da noite para o dia, é preciso um planejamento de carreira estruturado e estratégico para chegar lá. Ou seja, não existe mágica, mas alguns ingredientes são fundamentais e podem ser determinantes no alcance dos seus objetivos. O Empregos.com.br consultou especialistas para descobrir quais são eles. Confira.

1. Tenha paixão pelo que você faz
Não faz sentido optar pelo Emprego (assim mesmo, com E maiúsculo). O que é bom para um executivo de sucesso pode não ser para você. É preciso trabalhar com prazer. “O emprego ideal reúne o que você sabe fazer com o que você gosta de fazer”, afirma a consultora Lia Fonseca, sócia da Volare RH. “Quando você realiza um bom trabalho é bem remunerado por isso.”

2. Tenha clareza dos seus objetivos
Ao menos no médio prazo, é fundamental conhecer claramente os seus objetivos e traçar planos para alcançá-los. Ter objetivo é ter motivação. “É o objetivo quem mobiliza as ações”, diz o consultor Claudio Queiroz, autor de “As competências das pessoas” (DVS Editora).

3. Fique antenado nas tendências e no mundo
O profissional de sucesso deve compreender quais mudanças a economia ou as relações políticas internacionais podem provocar em sua carreira. O movimento de expansão econômica de um país sul-americano, por exemplo, pode indicar a importância do aprendizado da língua espanhola.

4. Seja perseverante
A área com que você se identifica pode não estar em evidência no mercado de trabalho, razão pela qual poderá ter dificuldades de encontrar oportunidades ou levar mais tempo para alavancar a carreira. “O profissional não deve desistir da carreira com que se identifica por causa das dificuldades. Avalie suas finanças e, se for o caso, faça uma opção provisória para, no futuro, alcançar seu real objetivo”, recomenda a consultora Lia Fonseca.

5. Construa uma rede profissional
Ser bem relacionado e lembrado no mundo dos negócios também é condição para o sucesso, diz Lia. Além da troca de informações, a rede de relacionamento profissional pode proporcionar grandes negócios. “Usufrua efetivamente dos cursos e eventos corporativos em sua área de atuação. E não se esqueça de apresentar o seu cartão de visitas”, orienta a consultora.

6. Tenha foco em resultados
Não espere ser promovido para sugerir ideias ou colocá-las em prática. O consultor Claudio Queiroz atesta que o foco em resultados é um dos principais fatores de aceleração da carreira. Por isso a importância de saber qual é o seu melhor talento e onde poderá usá-lo. “Às vezes o profissional não dá muito crédito ao que verdadeiramente sabe fazer de melhor. Mas é descobrindo o seu ponto forte que você vai se destacar”, afirma Queiroz.

7. Escolha um mentor
Identifique quem pode lhe transferir as melhores experiências no universo empresarial. Depois, seja parceiro do seu “mentor”. Queiroz aconselha criar vínculo com um profissional que saiba dar feedback de maneira positiva. “Não adianta pedir conselho a uma pessoa que diz que você está bem, quando na verdade você não está adequado ao ambiente.”

LEITURA RECOMENDADA:
+ Conheça o livro O Elo da Gestão de Carreira, de Cláudio Queiroz