Com certeza muita coisa se pode aprender com qualquer um, no entanto, olhos mal treinados costumam ignorar as informações de diversas fontes que não possuam alguns pré-requisitos, melhor dizendo, que não possuam o status “adequado”.
Tais pessoas poderiam ignorar a história de Ralph, um vendedor ambulante novaiorquino de café e donuts que conseguiu aumentar suas vendas de uma maneira surpreendente. Ele trabalhava sozinho e, por conta disso, não conseguia atender a todos com a rapidez que desejava. Para ganhar tempo, deixou de fazer o trabalho de caixa.
Isso não quer dizer que ele tenha colocado na função um ajudante. Na verdade, ele passou a tarefa aos clientes. Na hora de pagar, Ralph apontava para uma pilha de dinheiro onde deveria ser depositado o pagamento e retirado o troco, sem a menor supervisão do comerciante.
A questão aqui vai muito além de ganhar tempo! Trata-se da empatia que o vendedor conseguiu despertar em seus fregueses. Ralph passou a atrair a atenção das pessoas pelo modo como conduzia as coisas. Pelos valores de honestidade e confiança que compartilha em seus negócios.
— Esta é uma das histórias citadas por Dov Seidman em seu livro COMO (DVS Editora), segundo o qual o importante não é o que se faz, e sim o modo como se faz.