Marketing Digital

Como fazer marketing digital: 7 habilidades que você precisa ter

O artigo aborda como fazer marketing digital e destaca sete habilidades essenciais que os profissionais precisam desenvolver para se destacar no campo. As habilidades incluem dominar os fundamentos do marketing digital, ter uma comunicação clara, saber analisar dados, ter capacidade de trabalhar em equipe, ser criativo, ter uma visão estratégica e conhecer ferramentas de tecnologia. Bora ler?👇


Principais assuntos deste post

  • Dominar os Fundamentos é Crucial: Entender os fundamentos do marketing digital é o primeiro passo para qualquer profissional que deseja se destacar no mercado, garantindo uma base sólida para desenvolver estratégias eficazes.
  • Comunicação Clara e Análise de Dados: Ter uma comunicação clara é essencial para se conectar com o público-alvo, enquanto a capacidade de analisar dados permite otimizar campanhas e tomar decisões informadas que impulsionam o sucesso.
  • Criatividade e Visão Estratégica: A criatividade é um diferencial importante no marketing digital, pois ajuda a criar campanhas inovadoras. Além disso, ter uma visão estratégica permite planejar e executar campanhas de forma eficiente, garantindo um melhor retorno sobre o investimento.
  • Se você é ou quer ser um copywriter, estrategista, redator, gestor de mídias sociais, gestor de tráfego… todas essas habilidades são essenciais para que você consiga fazer um trabalho impecável no Marketing Digital.

Conheça o Kit de Marketing Digital

Você já ouviu a expressão “deixar dinheiro na mesa”? Não saber como fazer Marketing Digital hoje em dia é sinônimo dessa expressão tão falada atualmente. E aqui está o porquê…

Os consumidores passaram a pesquisar suas marcas online e a comprar usando o próprio celular com acesso à internet. Assim, as empresas, claro que por estratégia, começaram a aparecer nos canais digitais, usando as estratégias de Marketing Digital.

Sim, a maior parte das empresas já entenderam a importância de ter a sua presença online; enquanto isso, algumas estão descobrindo agora esse maravilhoso universo online.

Segundo a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas do Brasil, cerca de 94% das empresas decidiram usar o marketing digital como fonte principal das suas estratégias de vendas.

Isso significa que grande parte do mercado brasileiro está utilizando a internet como ferramenta de vendas – e quem não está usando ainda, continua ‘deixando dinheiro na mesa’.

A questão aqui é: tanto as empresas que já entendem a importância do digital, quanto as que não entendem, precisam de profissionais qualificados, que saibam na prática como fazer Marketing Digital.

Se você quer aprender como fazer marketing digital, usando suas competências, sem passar por perrengue, vamos te mostrar as melhores e mais procuradas habilidades – além de alguns conceitos básicos para se dar bem no mercado. 😉

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


 

O que faz um profissional de Marketing Digital?

Existem vários tipos de profissionais de Marketing Digital: estrategistas, copywriters, gestores de tráfego, redatores, e muitos outros.

Cada um destes profissionais exercem atividades diferentes, mas que, muitas vezes, se complementam – como é o caso de quando acontece o “casamento perfeito” entre copywriter + gestor de tráfego, que pode render uma boa grana para a empresa.

A verdade é que, quando os profissionais do digital trabalham em equipe, as habilidades de cada profissional potencializam as campanhas de vendas.

Isso potencializa tanto os resultados que as agências enxutas costumam trabalhar com um profissional de cada área, formando uma equipe que se entenda muito bem e entregue bons resultados.

Os profissionais de marketing digital exercem a atividade de planejar e executar as estratégias corretas para vender determinado produto/serviço na internet.

Para ajudar com isso, separamos algumas habilidades essenciais para quem quer descobrir na prática como fazer marketing digital e chamar atenção de grandes clientes. Dá uma olhada!

Quais habilidades são necessárias para trabalhar com Marketing Digital e se diferenciar no mercado?

Quais habilidades são necessárias para trabalhar com Marketing Digital e se diferenciar no mercado?

1. Domine os fundamentos do Marketing Digital

O primeiro passo para ser um profissional de Marketing Digital é estudar os seus principais fundamentos.

Conhecendo as bases do Marketing, você vai saber como fazer marketing digital do jeito certo, sem se perder no meio do caminho ou fazer tudo na base do achismo.

Entender como fazer uma pesquisa de mercado ou a criação de uma persona é essencial para que você consiga direcionar o seu trabalho.

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2. Tenha uma comunicação clara

Trabalhar com marketing significa saber como utilizar as melhores estratégias de vendas e se comunicar da melhor forma com o público.

Sem uma comunicação clara, não há como fazer marketing digital – pelo menos, não do jeito certo. Ou seja: você precisa saber como escrever e falar de forma simples, de modo que o público entenda a mensagem que você quer passar.

       + DICA: Uma boa maneira de acertar na sua comunicação e ainda aumentar as vendas é estudando sobre Copywriting.

3. Saiba como analisar os dados

Saiba analisar os dados

Ter uma mentalidade analítica é essencial para quem quer trabalhar com Marketing Digital, pois lidar com números e métricas fará parte da sua rotina – seja para melhorar os resultados dos seus anúncios ou para deixar seu texto mais persuasivo, por exemplo.

Em qualquer campanha de vendas online, será preciso saber quais decisões tomar, baseadas nas informações que tiver em mãos, com o objetivo de aumentar o faturamento do cliente – e o seu também.

Por isso que o profissional de marketing que tiver que lidar com estratégias, precisará sempre saber como analisar métricas, como: Retorno Sobre Investimento (ROI), alcance das mídias sociais, custo por aquisição de leads, páginas mais acessadas do site, quantidade de usuários únicos, tempo médio de leitura do site etc.

4. Capacidade de trabalhar em equipe

Em geral, uma campanha de marketing digital é feita com vários colaboradores atuando juntos.

Copywriters, gestores de tráfego, social media, estrategistas digitais… em uma campanha, todos eles trabalham lado a lado correndo atrás de um objetivo em comum.

Então, se você quer trabalhar com alguma destas profissões, tenha em mente que o trabalho em equipe é algo extremamente comum no Marketing Digital, principalmente se tratando de lançamentos digitais e coprodução.

DICA+ Se você quer participar ou liderar uma equipe que tenham bons resultados, é importante entender as habilidades e competências das pessoas. Isso é muito bem explicado no livro “As Competências das Pessoas”.

5. Seja criativo

Seja criativo

A criatividade é um diferencial importantíssimo quando o assunto é trabalhar com marketing – principalmente na internet, com tanta disputa pela atenção do público.

Saber como criar um anúncio criativo ou uma grande ideia que chame a atenção do público é um diferencial que dependerá muito da criatividade do profissional.

Uma ótima maneira de exercitar a sua criatividade é tendo muitas referências de bons anúncios, e-mail marketing, histórias, conteúdos, entre outros. Todos os arquivos de exemplos (que chamamos carinhosamente de Swipe File) te ajudarão a criar uma campanha de vendas de sucesso.
“Ah, mas eu sou gestor de tráfego. Preciso disso?”

Sim! Você precisa ter o olhar treinado para não só segmentar as campanhas, como também ver o que pode dar mais certo e ajudar a orientar o copywriter – esse tipo de gestor é o que dá mais resultado, mas é pouco encontrado no mercado e, por isso, recebe muito bem.

6. Tenha uma visão estratégica

Tenha uma visão estratégica

Se você quer trabalhar vendendo produtos online, saiba o seguinte: as vendas de um produto/serviço dependem sempre de uma estratégia.

Para vender online, é sempre necessário que você domine as principais estratégias de marketing digital.

Isso envolve o planejamento da sua campanha de vendas, a análise de dados obtidos na campanha, as metas a serem batidas e ideias que possam ajudar a melhorar o produto do seu cliente.

Ter visão estratégica é saber como trabalhar com vários tipos de dados e métricas para aumentar o faturamento de um negócio digital.

Não só isso, como é também ver, antes mesmo da campanha rodar, quais são as possibilidades e quais as melhores para “apostar”.

DICA+ Com todo o excesso de informação do mundo digital, pode ser uma tarefa difícil escolher as melhores estratégias para seguir; por isso, em vez de apenas seguir qualquer estratégia nova, é melhor estudar as bases. No Kit de Estratégia de Negócios, você consegue ver os fundamentos e criar uma visão estratégica de verdade.

7. Conhecimento de ferramentas de tecnologia

Para trabalhar com marketing digital, é necessário que você tenha conhecimento das principais ferramentas de tecnologia utilizadas nas campanhas.

Buscadores de palavras-chave, gerenciadores de e-mail, organizadores de tarefas; essas e outras ferramentas são extremamente necessárias para otimizar o andamento de uma campanha de vendas.

Claro, nesse caso, cada profissional de Marketing costuma usar uma ferramenta diferente, porque cuida de uma área diferente da campanha. Então, veja as ferramentas mais importantes para a sua área e as conheça bem.

As 9 profissões mais procuradas no mercado digital

Ainda dá para ganhar com marketing digital em 2023?

Nos últimos anos, muitas empresas entenderam a importância de ter presença no ambiente digital.

Através do Marketing Digital, milhões de empresas ganharam a oportunidade de ampliar a sua presença no mercado, atingindo mais pessoas e conquistando mais clientes. Com este crescimento exponencial do Marketing Digital, muitas profissões se tornaram mais valorizadas. Essas são umas das opções:


Fizemos uma lista rápida para você conhecer quais são os profissionais que as empresas estampam cartaz de “procura-se”.

+ DICA: você pode conhecer as principais ferramentas de Marketing Digital, neste kit.

Como fazer Marketing Digital na prática?

Marketing Digital funciona em 2023?

Como você já viu, o Marketing Digital é uma área muito ampla e com vários tipos de profissionais responsáveis por diferentes partes de uma campanha de vendas.

Enquanto uns ficam responsáveis pela estratégia a ser aplicada, outros ficam responsáveis pela criação de anúncios, vídeos de vendas, gestão de tráfego, entre outros.

No entanto, independente da área, para ser um profissional de marketing digital, você precisa dominar os principais conceitos desse universo e ter as habilidades que as empresas procuram.

É essencial que você saiba como fazer uma pesquisa de mercado, como criar uma persona, quais as principais ferramentas de marketing etc.

Então, se você quer aprender tudo que precisa para começar a trabalhar com Marketing Digital o quanto antes…

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Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais

Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais
Se você quer vender na internet, é essencial ler bons livros de marketing digital.
Por ser um mercado novo e repleto de oportunidades, existe muito conteúdo de pouca qualidade espalhado pela internet.
O mercado digital, por ter crescido tanto em tão pouco tempo, acaba sofrendo com uma enxurrada de conteúdos óbvios e rasos. Para ter algum resultado, é preciso se aprofundar com algo sólido e comprovado.
Por isso, hoje trazemos 3 sugestões de excelentes livros de marketing digital para quem quer estudar de maneira séria e construir resultados nesse mercado tão promissor. 

Marketing Digital Na Prática

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O empreendedor Paulo Faustino, um dos maiores especialistas em marketing digital no Brasil, oferece uma visão prática de como construir grandes estratégias digitais do zero e explorar as vantagens das principais plataformas, em Marketing Digital na Prática.
O livro pode ser um ótimo começo para quem está entrando no mercado digital e quer se preparar para alcançar resultados sólidos no futuro.
Mas também serve para quem já atua no digital e quer se tornar ainda melhor. Sem dúvidas, Marketing Digital na Prática é um dos melhores livros de marketing digital e estratégia já escritos no Brasil.

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Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI

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Nos dias de hoje, tem sido cada vez mais difícil e concorrido cativar o tempo e a atenção das pessoas – que são dois ativos decisivos para as vendas e, portanto, muito valiosos.
Em um cenário onde muitos concorrentes falam e pouca gente ouve, o marketing de conteúdo surge como uma moeda que compra o tempo e a atenção do público e o antídoto que salva a estratégia de muitos negócios.
O empresário e professor Rafael Rez traz um verdadeiro manual sobre como usar todo o poder do marketing de conteúdo no livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI. O livro se propõe a expandir sua mente para trabalhar como gente grande neste mercado. Clique aqui para adquirir.

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Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios

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Outro livro que não poderia ficar de fora desta lista é o Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios, do especialista em anúncios Luciano Larrossa.

Nesta obra, Luciano vai te ensinar como usar as principais redes sociais como canais de vendas.

A ideia é simples: levar o seu produto para os lugares com a maior quantidade de tráfego do mundo todo! E não importa se você vai produzir conteúdos ou anunciar nas plataformas – este livro vai te guiar por tudo isso nas 3 plataformas.

Larrossa apresenta um conhecimento sólido e completo para que qualquer pessoa aprenda, em poucas horas, a vender muito através das maiores redes sociais do mundo (Facebook, Instagram e Whatsapp). Você pode adquirir o livro agora mesmo, clicando abaixo.

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Todos estes três livros compõem o nosso Kit de Marketing Digital, montado para quem quer dominar a habilidade de montar e executar estratégias de vendas no meio digital.
O Kit te dá uma formação completa do que você precisa para se tornar um especialista em um dos mercados mais promissores dos últimos anos. Ele reúne:
  • Marketing Digital na Prática, de Paulo Faustino;
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