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Estudo de caso de uma marca (Kendra Todd vencedora de O Aprendiz)

A marca: Kendra Todd. Especialização: Apresentadora do programa My House is Worth What? no canal HGTV; especialista em imóveis e saúde da mulher. Local: Delray Beach, na Flórida (EUA). Veículos: Muita televisão, sua comunidade na Internet, livros, palestras, trabalhos beneficentes. Destaques: Vencedora da terceira temporada da versão americana de O Aprendiz.

História: Todd, uma confessa garota de praia do Estado da Virginia, ganhou a atenção dos EUA em 2005 quando se tornou a primeira mulher a vencer em O Aprendiz. Ela foi contratada por Donald Trump; publicou seu primeiro livro, Risk and Grow Rich (Arrisque-se e Fique Rico); e entrou no circuito nacional de palestras. Mas agora, amparada pela descoberta da sua fé pessoal, ela está procurando ir além do seu status de guru do mundo imobiliário: ela está se transformando em uma mentora para as mulheres que procuram a independência financeira.

Como tudo começou: Todd era uma recém-graduada da Universidade da Florida, onde havia recebido todos os méritos acadêmicos. Ela lançou uma sofisticada e bem-sucedida revista como seu primeiro empreendimento, mas apaixonou-se pelo setor imobiliário. Ela não somente tirou sua licença e passou a vender imóveis, como também construiu um lucrativo portfólio de investimentos imobiliários. Tudo isso antes dos 27 anos!

Mas quando um amigo a convenceu a fazer o teste para O Aprendiz, as coisas mudaram. Ela foi escolhida para o programa e silenciosamente observou o melodrama dos outros participantes enquanto tomava notas mentais. Finalmente, ela ergueu-se e tomou conta de um dos projetos mais desafiadores de Donald Trump, a criação de um folder para o novo automóvel da Pontiac. Foi a sua liderança que levou Todd a ser declarada a vencedora da terceira temporada, e a boa sorte tem a acompanhado desde então. Ela se tornou a apresentadora do My House is Worth What?, um dos programas mais assistidos do canal HGTV; vem trabalhando com Montel Williams para desenvolver sua MP como especialista em finanças para mulheres; e tem ganho um grande número de adeptos entusiasmados na Internet. E preparando-se para afastar sua MP do ramo imobiliário, ela fechou seu escritório de corretagem na Flórida para se concentrar em Kendra Todd, a guru financeira.

“O que eu tenho tentado construir é um exemplo de uma jovem e bem-sucedida empreendedora, que superou os obstáculos encontrados pelo caminho. Espero representar uma mulher que falhou, levantou-se, perseverou e encontrou o sucesso. Espero que seja vista como alguém que possa guiar as pessoas em direção aos seus melhores investimentos. Tenho tentado criar uma marca ligada à afeição às pessoas, à tentativa de ajudá-las a tomar decisões inteligentes nas suas vidas”, explica Kendra Todd.

O que esta marca representa:

  • Autenticidade e simpatia – Se você assistiu a terceira temporada de O Aprendiz, deve ter percebido instantaneamente que Todd se destacava no meio do melodrama e egoísmo típicos dos participantes de reality-shows. Ela era uma mulher muito normal, gentil e realista, cujo carinho e afabilidade podiam ser vistos graciosamente na tela da televisão ou pessoalmente. Ela dava a impressão de ser uma pessoa com quem você gostaria de passar o tempo. Num mundo cheio de pessoas dissimuladas e marqueteiras, ela é 100% genuína, e esse é exatamente o maior trunfo da sua MP.
  • Realização – Outro aspecto que torna a MP de Todd uma estrela em ascensão é que ela faz tudo o que ensina. Ela não é alguém que, sem nunca ter ganho um tostão, tenta ensinar as outras mulheres como ficarem ricas. Todd é uma mulher que, antes dos 30 anos, lançou uma revista e duas empresas imobiliárias bem-sucedidas, acumulou um considerável portfólio de investimentos imobiliários, conseguiu um emprego de apresentadora num popular programa de televisão, publicou um livro e tornou-se uma das mais populares comentaristas sobre finanças e imóveis na Fox News, CNN, MSNBC e outras emissoras. Todd realmente fez o que ela afirma ensinar, e isso a torna um exemplo brilhante para jovens mulheres que tentam desesperadamente entender o mundo das finanças.
  • Inteligência no uso de diversos veículos – Com medidas que vão desde aparições em todos os programas de televisão imagináveis para falar de economia, imóveis e finanças, até o aumento da sua presença na Internet e da sua lista de discussão, Todd construiu uma eficaz mecanismo para o fortalecimento da sua MP. Ela publicou colunas no Yahoo! ao lado de personalidades como Suze Orman. Ela dá palestras em todo o país com pessoas como Donald Trump e Robert Klyosaki, autor de Pai Rico, Pai Pobre. Ela participa de dezenas de eventos ao vivo. E ela ainda nem lançou sua nova série de livros.
  • Generosidade – Todd também se tornou bem-conhecida por dar apoio a inúmeras causas beneficentes, inclusive dando ajuda financeira às vítimas do furacão Katrina que tentavam reconstruir as suas vidas.

Fator-chave: Obviamente, a vitória em O Aprendiz. Vencer um reality-show foi sua porta de entrada para muitas outras oportunidades que tinham pouco a ver com o programa, como seu cargo de apresentadora na HGTV. Para Todd, a oportunidade criou um efeito dominó que levou a uma torrente de sucessos, tanto que sua MP como vencedora do programa já foi quase esquecida. Mas não desapareceu, ela conta.

“Não estou deixando nada para traz”, ela diz. “Mas eu sou mais do que apenas a vencedora do programa. Este é um fator importante da minha formação: a oportunidade que estiver na minha frente no momento irá conduzir a minha marca. No momento em que venci, minha marca era Kendra Todd, a vencedora de O Aprendiz. Foi algo que contribuiu muito para o meu sucesso, porque trouxe elementos de sucesso, de know-how empresarial e de superação de adversidades, assim como a mensagem de que uma jovem mulher pode ser bem-sucedida nos negócios. Mas isso é apenas um elemento dentro de panorama maior. Queiram ou não, mas minha marca evoluiu. Minha marca representa muito mais agora, mas O Aprendiz foi um excelente ponto de partida; o programa ajudou a me estabelecer como especialista. Daqui a dez anos, a minha vitória ainda será um elemento da minha marca.

Parte do processo de criação de uma marca está na escolha dos elementos em que você quer se concentrar. Decidi pegar os aspectos mais importantes da minha experiência no programa – uma jovem mulher ansiosa pelo sucesso, a empreendedora – e os trouxe para o primeiro plano. Abandonei as partes do programa que não seriam tão vantajosas. Moldei a consciência da minha própria marca”, explica Kendra Todd.

Insights: “É importante observar quem você realmente é”, ela diz. “A marca que você tenta criar pode estar em conflito com a marca que você realmente está criando. A maneira como enxerga o que é e o que faz pode estar em conflito com a maneira como os outros o veem. É importante que a marca que você está criando esteja alinhada com sua personalidade e seus valores, senão as pessoas enxergarão o truque.

Não há como forçar um objeto quadrado num buraco redondo. Se seu público estiver em conflito com a marca que está criando, você precisa parar para escutar. Eu comecei construindo uma marca que alcançava investidores imobiliários, e ela foi bem-sucedida por muitos anos, mas devido às oportunidades que apareceram no meu caminho – o programa na HGTV, meu cargo de especialista financeira na série Living Well With Montel – minha marca mudou naturalmente. Eu vi a necessidade de direcioná-la para a geração de fortuna de maneira geral, fazendo dos imóveis apenas um produto dessa fortuna. Meu público passou a ser formado por mulheres e jovens. Quando conversei sobre minha próxima série de livros no programa de Montel, mais de 1.800 mulheres se registraram no meu site temporário, e muitas delas me disseram a mesma coisa, ‘Você me inspira; agora como é que eu entendo tudo isso?’

Construa sua marca e pesquise seu público. Sua marca está sempre mudando para servi-lo. Você evoluirá como empresário e como indivíduo. Todas as experiências pelas quais você passa afetam sua MP. No fim, aqueles que são realistas, dispostos a compartilhar não somente suas vitórias mas também seus fracassos, farão com que o público perceba que a derrota não é o fim. As pessoas precisam entender que você é como elas, pois assim saberão que qualquer um pode fazer o que você fez”, explica Kendra Todd.

 

Sobre o livro A Marca Chamada Você e Peter Montoya – Adquira já o seu!

Esta fala pode parecer ousada, mas é assim mesmo – de forma agressiva e até irônica – que o autor faz o convite para a leitura de A Marca Chamada Você. A obra desconstrói duas ilusões muito comuns entre aqueles que iniciam um negócio. A primeira, a de que o público se importa com o seu negócio, quando, na verdade, ele nem sabe que existe. A segunda, a de que você oferece algo diferente e superior à concorrência, quando, de fato, oferta basicamente os mesmos produtos ou serviços. Peter Montoya mostra como o pensamento convencional é “surpreendentemente imbecil e segui-lo é a melhor maneira de “ser jogado para escanteio”.

 

 

 

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