Você considera que o seu negócio já está maduro o suficiente para receber um investidor? Acredita que a participação dele será realmente construtiva para o médio e longo prazo do negócio? O seu negócio apresenta números atrativos, com boas perspectivas de desenvolvimento, e além disso você se considera preparado para prestar contas e tocar a empresa da forma mais profissional possível?
Por Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial e membro do conselho editorial da DVS Editora.
Bom, talvez tenha chegado a hora de começar a procurá-lo. E saiba: eles podem estar mais próximos do que você imagina, monitorando o mercado em busca de oportunidades promissoras.
Nesse ambiente, ainda vale a velha máxima: Sobra dinheiro, mas faltam bons projetos tocados por bons gestores.
Então se esse é o seu objetivo, é preciso antes de tudo derrubar alguns mitos e tomar alguns cuidados:
1 – Investidores não se encantam com histórias de romantismo empresarial. Querem saber sim, de números, projeções possíveis e maturidade de gestão.
2 – Não tente persuadi-los a nada. Nesse mundo, persuasão soa quase como um palavrão. Querem se convencer por si próprios, depois de inúmeros e cruéis questionamentos.
3 – Não tente emocioná-los com as suas aventuras empreendedoras, e trate de entrar no clima. Seja frio.
4 – As forças cósmicas não vão conspirar a seu favor. Esqueça essa história de energia construtiva, magnetismo pessoal e outras bobagens do gênero. Mais uma vez, seja frio e direto.
5 – Seja firme e objetivo.
6 – Saiba que a sua principal munição, são as informações.
7 – Um bom plano de negócios não precisa ser extenso e nem se assemelhar a um tratado. Ele precisa ir direto ao ponto, com coerência, organização e dados confiáveis.
8 – Não acredite na força dos relacionamentos, isso é pura ilusão. Intermediários baratos adoram usar isso para conquistar negócios e clientes. Ninguém vai investir absolutamente nada por causa disso. Gestores de investimentos prestam contas sobre suas decisões, e nessas horas a amizade pode até atrapalhar.
9 – Não se iluda, investidores não gostam de riscos. Tratam isso simplesmente como algo inevitável. Quanto menor, melhor.
Como última dica, caso tenha sucesso ao capitalizar o seu negócio, esqueça os velhos tempos de reinado e autonomia total, e prepare-se para prestar contas e satisfações. Isso não é ruim, faz parte do processo, e quanto mais organizada e bem gerida for a sua empresa, menor risco representará, e assim, melhor e mais saudável será o seu relacionamento com o novo e necessário sócio.
Boa sorte !
A Plataforma Brasil Editorial atua como uma agência independente na produção de conteúdo e informação