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Gestão de mídias sociais: o que é, habilidades e por onde começar

Sobre o que vamos falar?

  • As redes sociais são a vitrine de todo negócio online. É por meio das redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo, que as empresas mostram o que fazem e o que vendem. É por lá também que elas conseguem alcançar um público maior e uma base de fãs.
  • E para que as redes sociais sejam utilizadas da melhor forma, gerando engajamento e vendas para uma marca, estas empresas contratam um profissional: o gestor de mídias sociais.
  • Se você já ouviu falar em “gestão de mídias sociais” (ou social media) e quer se aprofundar neste tema, sabendo o que é preciso fazer para trabalhar com isso, leia este artigo até o final.
  • Caso você já tenha certeza que quer se tornar um gestor de mídias sociais e quer iniciar com todo o conhecimento necessário para conseguir ótimos trabalhos, clique no botão abaixo e conheça o KIT para especialistas em mídias sociais.

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Todas as empresas que entenderam o poder do Marketing Digital utilizam as redes sociais como meio de propaganda dos seus produtos ou serviços.

Para ter ideia, segundo um levantamento do Centro Regional de Estudo do Brasil, estima-se que 78% das empresas brasileiras têm pelo menos uma rede social para promover produtos / serviços e vender online.

Graças a essa presença no digital, inúmeras empresas precisam do serviço de gestão de mídias sociais (ou social media) para administrar suas redes, alcançar mais pessoas e conquistar um público qualificado para a compra.

Se você gosta da área e quer saber o que é a profissão de social media, quais habilidades precisa ter e como começar a trabalhar com isso, leia este texto até o final.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:

O que é a gestão de mídias sociais?

O que é a gestão de mídias sociais? - Gestão de mídias sociais: o que é, habilidades e por onde começar

Com as mídias sociais, as empresas conseguem se conectar com a sua audiência, criando conteúdos interessantes e preparando os seguidores para comprar em algum momento.

Para explorar esse potencial das redes sociais, as empresas precisam de gestores de mídias sociais, que mantenham uma linha clara de conteúdo, que interesse e engaje o público.

Mas o que faz um gestor de mídias sociais? Ele é o profissional que faz o planejamento, a produção e a análise do conteúdo das redes sociais.

É responsabilidade direta do gestor de mídias sociais criar postagens direcionadas ao público-alvo e gerar relacionamento com os usuários, mantendo a essência da marca.

Ou seja: a publicação de conteúdo deve ser feita de acordo com os valores da empresa, sua identidade e o seu posicionamento na internet. É isso que gera uma conexão verdadeira com os seguidores.

À primeira vista, o trabalho de gestão de mídias sociais pode parecer muito simples, mas esse profissional lida com muitas tarefas importantes para manter a comunicação e as vendas, como:

  • Criar de linha editorial;
  • Criar calendário editorial;
  • Pesquisar a concorrência;
  • Criar ou estudar a persona;
  • Produzir conteúdo;
  • Monitorar métricas;
  • Responder comentários em publicações;
  • Responder o direct.

 

Quais habilidades necessárias para trabalhar com gestão de mídias sociais?

Quais habilidades necessárias para trabalhar com gestão de mídias sociais? - Gestão de mídias sociais: o que é, habilidades e por onde começar

Visão estratégica

Se um social media quer gerar engajamento nas redes sociais que administra, ele precisa, necessariamente, ter uma visão estratégica.

Um social media que tem visão estratégica consegue construir uma comunicação sincera e uma conexão maior com o público, destacando as marcas das empresas concorrentes.

Algumas práticas para desenvolver sua visão estratégica são: pesquisa de mercado, criação de persona e, principalmente, monitoramento de métricas (falaremos mais sobre isso até o fim do texto).

Com mais informações, o Social Media consegue ampliar a visão e pensar em novas estratégias para as empresas que estão sob sua gestão.

Engana-se quem pensa que Social Media não precisa vender. Um bom gestor de mídias sociais usa as redes para gerar resultados, mas tudo isso só é possível com a estratégia certa; se você ainda não tem um pensamento estratégico, precisa conhecer o livro “O Estrategista em Mídias Sociais”.

Criatividade

Você já percebeu quantas publicações aparecem na tela do seu celular enquanto você rola o feed da sua rede social favorita? É muita coisa, porque é um espaço em que os usuários estão; logo, é o local preferido das marcas também.

É justamente por ser um espaço onde todos estão buscando atenção que o Social Media precisa ser criativo na produção de conteúdo.

Títulos impactantes, imagens em carrossel e textos que falem diretamente com o leitor são ótimas formas de fazer o seu público se interessar e engajar nas postagens.

Ter essa capacidade de gerar boas ideias de conteúdo para as redes sociais é uma habilidade essencial na rotina do social media.

Para desenvolver essa habilidade, é importante que o gestor de mídias sociais tenha referências de bons conteúdos para se espelhar.

       + DICA: Criatividade não é um dom. É algo que você pode estudar e praticar. Confira nossos livros sobre criatividade e amplie as suas ideias.

Planejamento e antecedência

No processo de produzir conteúdo para as redes sociais de uma marca, o social media terá que planejar várias coisas pelo caminho: linha editorial, calendário de posts, tom de voz, tipos de conteúdos etc.

Sem planejamento, produzir conteúdo para outras contas se torna uma tarefa impossível.

Muitos profissionais experientes na área, por exemplo, indicam que o Social Media tire um dia focado em adiantar cada tipo de tarefa.

Assim, ele consegue deixar todos os posts com qualidade e agendados antes da data combinada com o cliente.

Análise de métricas

Análise de métricas - Gestão de mídias sociais: o que é, habilidades e por onde começar

Uma tarefa muito frequente na rotina do gestor de mídias sociais é o monitoramento e análise de métricas.

O social media precisar sempre analisar dados de engajamento do público e crescimento do perfil, como:

  • Número de curtidas e comentários;
  • Aumento da quantidade de seguidores;
  • Número de visualizações nos stories;
  • Taxa de conversão dos anúncios;
  • Alcance das postagens.

Somente analisando as métricas das redes sociais é que o gestor de mídias sociais conseguirá saber se o seu trabalho está tendo sucesso.

Design e boa escrita

A produção de um bom conteúdo para redes sociais combinam duas habilidades diferentes, mas complementares: design e boa escrita.

O design é essencial para atrair a atenção do usuário e fazer com que ele se interesse em ler o restante. Entendendo os princípios do design, fica mais fácil criar imagens atrativas para o público.

Além de dominar o design, é muito importante que o gestor de mídias sociais saiba escrever bem e entenda de Marketing de Conteúdo.

Um social media que não sabe escrever bem faz com que a marca passe uma imagem de desleixo e, em muitos casos, pode até diminuir a credibilidade e engajamento dos posts.

Portanto, ter uma boa escrita é uma habilidade que todo social media precisa ter para fazer um bom trabalho.

P.S.: Em alguns casos, algumas empresas já tem um designer para criar as imagens e um redator freelancer para escrever posts.

Nesses casos, o Social Media foca na parte de planejamento, visão estratégica, revisão, agendamento dos posts, análise e resposta a comentários, sem precisar fazer o operacional.

Dificilmente, um Social Media aprende tudo isso na prática sem a ajuda de um mentor.

É possível ter todos esses conhecimentos à sua disposição sempre que precisar consultar para realizar algum projeto importante de uma forma simples: usando o Kit de Mídias Sociais.

 

4 dicas para a sua gestão de mídias sociais

4 dicas para a sua gestão de mídias sociais - Gestão de mídias sociais: o que é, habilidades e por onde começar

1. Faça um monitoramento diário do desempenho das contas

A melhor forma de saber que o seu trabalho como social media está tendo sucesso é colocando em uma planilha ou relatório todas as métricas das redes sociais: número de curtidas e comentários de cada post, engajamento nos stories, alcance dos reels etc.

Todos estes dados precisam estar nas suas mãos para que você consiga otimizar e corrigir os processos, sabendo exatamente o que deve corrigir na sua gestão de mídias sociais.

2. Seja um usuário assíduo das redes sociais

Um bom social media precisa, necessariamente, entender de forma profunda sobre as redes sociais que trabalha.

Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn… todas essas redes sociais estão em constante mudança, e por isso mesmo o social media precisa se manter antenado nas alterações.

O gestor de mídias sociais deve consultar as principais ferramentas de cada rede social para saber trabalhar com cada uma delas.

3. Tenha referência de bons perfis

Um bom gestor de redes sociais precisa ter em vista perfis que podem se espelhar. Aqui vão alguns deles: Nike, Netflix, Nubank e Beats.

Perfis que tenham um conteúdo com bom engajamento e número de seguidores altos são ótimos para usar como modelo e, também, para se destacar da concorrência.

Mas o ideal mesmo é procurar por bons perfis do mesmo segmento para analisar os pontos fortes e fracos; assim, é possível criar uma linha de conteúdo inteligente e que supere a concorrência.

4. Utilize ferramentas de organização de tarefas

Como você viu, a organização é uma habilidade que todo social media precisa ter. E, para ajudar nessa organização, existem algumas plataformas que podem ajudar.

Algumas dessas plataformas são as seguintes:

Usando alguma dessas ferramentas, a organização e a produtividade do social media serão muito maiores.

Para agendar os posts, você pode usar o próprio Estúdio de Criação do Facebook ou alguma ferramenta de gestão de mídias sociais, como a Etus ou a mLabs, por exemplo.

Indo mais longe…

Além de ver e analisar com os olhos de um usuário, é necessário que o gestor entenda como as redes realmente funcionam, como elas entregam os conteúdos e quais são as melhores táticas para cada uma.

Se você quer se aprofundar nisso e se tornar um gestor desejado pelas empresas, pode começar pelo Kit de Mídias Sociais da DVS Editora.

Onde encontrar clientes

Onde encontrar clientes - Gestão de mídias sociais: o que é, habilidades e por onde começar

O mercado de atuação de um social media é muito grande e, por isso mesmo, a demanda por este profissional é alta.

Para ter ideia, somente entre 2015 a 2019 a procura por gestores de redes sociais cresceu em 122%, segundo uma pesquisa do LinkedIn.

Um social media pode atuar em diversas frentes e modelos de negócios, como: agências de Marketing Digital, pequenas e médias empresas, startups ou também como freelancer.

Existem muitas oportunidades de trabalho para quem quer trabalhar na área. Em sites de vagas e salários, como Glassdoor, por exemplo, um gestor de mídias sociais pode encontrar empregos que pagam de R$3,000 a R$12,000.

Se o gestor de conteúdo resolver seguir o caminho do empreendedorismo, ele pode cobrar um valor fixo por cada conta que prestar serviço – o valor varia de acordo com a quantidade de posts e tipo de trabalho que ele fará.

 

Como gerenciar várias contas ao mesmo tempo

Como gerenciar várias contas ao mesmo tempo - Gestão de mídias sociais: o que é, habilidades e por onde começar

Quanto mais contas um social media souber gerir, mais ele ganha com o seu serviço. Você pode estar se perguntando: “Como fazer para gerir tantas contas ao mesmo tempo?

Além das dicas sobre planejamento e organização, existem algumas práticas que o social media precisa desenvolver para conseguir gerenciar mais contas mantendo a qualidade.

1. Foco nas tarefas mais importantes

Ao longo do seu dia, você sabe bem que a sua energia vai acabando, o sono vai chegando e é sempre preciso tirar um tempinho de descanso.

O fato é que se você não fizer logo as tarefas mais importantes e demoradas, você, provavelmente, não vai conseguir terminar a atividade mais importante.

Portanto, em vez de começar pelo fácil, dê prioridade às tarefas mais importantes primeiro. Depois, vá para as mais simples e fáceis.

2. Não faça várias coisas ao mesmo tempo

Outra prática que muitas pessoas têm, e que acaba com a produtividade de qualquer pessoa, é fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Se você faz isso, sabe muito bem como isso atrapalha a sua produção e impossibilita que você termine todas as suas tarefas do dia.

O que acontece é que você não termina tudo e cada tarefa fica pela metade.

Sabemos que é difícil trabalhar sem celular, principalmente para um Social Media, mas é importante dedicar seu tempo e foco para o que você realmente tem que fazer naquele momento.

Se a tarefa exige que você use o celular, por exemplo, então use-o. Mas se estiver na hora de planejar, prefira usar ferramentas focadas na tarefa (como as que indicamos para organização de tarefas, além de documentos com as pesquisas de concorrentes e público).

3. Planeje seu dia na noite anterior

Não deixe para planejar todo o seu trabalho no mesmo dia. Comece a ter o hábito de organizar todas as suas tarefas na noite anterior.

Assim, você começará o seu dia focando diretamente na sua própria produção, ao invés de gastar energia planejando todo o seu trabalho.

Lembre-se sempre que seu cérebro quer economizar energia.

Se você usar um pouco mais da sua energia na noite anterior para planejar as tarefas do outro dia, vai conseguir descansar melhor, já vai saber o que fazer no próximo dia e vai economizar muito da sua energia para usar no que realmente importa: suas tarefas.

     + DICA: Veja como driblar o que é complicado na sua organização e concluir tarefas em tempo hábil

4. Faça um checklist das suas tarefas

Ainda em clima de planejamento, pegue uma folha em branco, uma caneta e anote todas as suas tarefas do dia seguinte fazendo uma lista do que deve ser feito.

Assim, você terá em mãos todo o seu planejamento pronto para ser executado. Além disso, lembre-se das suas tarefas pelas mais importantes.

Não se esqueça de fazer esse checklist na noite anterior.

Claro, depois de escrever e tirar as atividades da sua mente, você pode passar para a ferramenta de organização.

 

Por onde começar: tudo o que você precisa dominar para uma boa gestão de mídias sociais

Por onde começar: tudo o que você precisa dominar para uma boa gestão de mídias sociais - Gestão de mídias sociais: o que é, habilidades e por onde começar

Se você chegou até aqui, já está sabendo muito do que precisa ser feito para se tornar um Gestor de Mídias Sociais.

Mas para ser um gestor realmente bom, gerir várias redes sociais ao mesmo tempo e oferecer um serviço de ótima qualidade para os seus clientes, o que não pode faltar é o estudo.

Arriscamos dizer que o Social Media é o profissional que mais precisa ficar atualizado com as constantes mudanças das plataformas e estratégias.

Então, para ser um Social Media líder de mercado, recomendamos que comece pelo Kit de Livros Essenciais de Mídias Sociais.

Se você quer adquirir seu kit e se tornar um Gestor de Mídias Sociais de sucesso, é só clicar no botão abaixo e aproveitar a condição especial aqui da DVS Editora!

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