Empreendedorismo

Como começar a empreender em 7 passos: o caminho certeiro para lucrar

Sobre o que vamos falar?

  • Empreender pode ser muito mais simples se você seguir um caminho seguro. A verdade é que existem alguns passos que podem facilitar sua vida de empreendedor.
  • Neste artigo, iremos te mostrar quais são os 7 passos fundamentais para saber como começar a empreender, além de te mostrar como você pode segui-los de maneira segura e inteligente para criar um negócio lucrativo.
  • Estes 7 passos simples vão te mostrar um caminho seguro para montar um negócio sólido, capaz de atrair muitos clientes, fidelizá-los e gerar lucro.
  • Por isso, se você já tem uma empresa ou planeja começar um negócio e quer fazer isso do jeito certo, com estratégias de quem realmente aplicou antes de ensinar, conheça o kit de estratégia do cliente clicando no botão abaixo.

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Se você tem algum produto que possa ajudar outras pessoas ou tem algum conhecimento útil para resolver algum problema específico, saiba: a hora de empreender é agora! Fique conosco até o final que vamos te mostrar como começar a empreender do zero em 7 passos.

Todos nós sabemos que empreender é um desafio.

Muitas pessoas têm ideias incríveis que poderiam transformar a vida de uma enorme parcela da população, mas têm medo de empreender e não confiam em si mesmas.

As ideias surgem na cabeça de muitos, mas são jogadas para debaixo do tapete.

Ideias que poderiam gerar milhares (ou milhões) de empregos e solucionar problemas que afetam o bem-estar de inúmeras pessoas, mas que não são colocadas em prática.

Na maioria das vezes, esse medo de empreender ocorre por um único motivo: as pessoas não conhecem o caminho que devem trilhar.

Se este é o seu caso, vamos te mostrar o que você precisa fazer para colocar a sua ideia em prática, construir um negócio lucrativo e perder de vez o medo de empreender.

Então, se quiser descobrir como começar a empreender do zero em 7 passos, leia este texto até o final.


Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

Passo 1: Descubra a sua paixão

Descubra a sua paixão - Como começar a empreender em 7 passos: o caminho certeiro para lucrar

Você já se perguntou qual é a sua paixão? Não, não estamos falando de relacionamento amoroso, mas do que você realmente gosta de fazer.

Trabalhar com aquilo que faz o seu coração bater mais rápido é um dos princípios básicos do livro Liderando ao Estilo Starbucks, um clássico do empreendedorismo.

Algumas pessoas são apaixonadas por culinária, outras por tecnologia de última geração, outras por música… por isso, descobrir o que você realmente ama fazer é fundamental para saber como começar a empreender.

Descobrindo qual é a sua paixão, você terá a motivação necessária para começar e ter constância no seu empreendimento, além de forças para se dedicar trabalhando com o que realmente gosta de fazer.

 

Passo 2: Defina o seu público

Defina o seu público - Como começar a empreender em 7 passos: o caminho certeiro para lucrar

Para uma empresa ter sucesso, obter lucro e manter o negócio funcionando, é importante ter vendas suficientes, seja dos produtos ou dos serviços.

No entanto, para vender, é necessário conhecer profundamente quem são as pessoas ou empresas que precisam da sua solução.

A segunda etapa, portanto, consiste em descobrir e estudar quem é o seu público-alvo.

Lembre-se: esse é o passo mais importante para saber como começar a empreender bem.

O único modo de encontrar seu público é fazendo pesquisas, investigando quais pessoas comprariam seu produto ou serviço, e quais as características principais delas.

Se você já tem uma empresa com alguns clientes, então aproveite para fazer pesquisas com eles, e investigue, dentre todos os clientes atuais, quais são os de perfil ideal para sua empresa.

Descobrindo qual o público ideal, identifique quais são os principais problemas que ele enfrenta, quais poderiam ser o seu objetivo de vida, o que faz seu público gostar tanto de determinado assunto (por exemplo, leitura).

Ao fazer isso, você vai encontrar todos os problemas que seu público tem, e, com estas informações, será muito mais fácil adaptar seu produto ou serviço para solucionar estes problemas.

Lembre-se: quanto maior o problema que você resolver, mais seu público estará disposto a pagar pela solução.

 

Passo 3: Crie uma solução para um problema

Depois de identificar quem é o seu público ideal, vamos para uma das etapas mais importantes na construção de um negócio: o momento de criar uma solução para um problema.

Este passo representa o “coração” da sua empresa, pois a solução que você encontrar vai ser vendida para o seu público como um produto ou serviço.

Entendendo o seu público, você vai saber o que ele realmente está procurando e criar um produto que atenda às suas necessidades. Se a solução for boa, muitas pessoas vão comprar de você.

Como criar uma boa solução para o problema do público?

Imagine agora que a sua paixão seja “culinária infantil”, você conhece muito sobre este assunto e descobriu que o público que mais consome produtos relacionados a isso são “mães de primeira viagem”.

O principal problema dessas mães é que elas não sabem preparar comidas que, ao mesmo tempo, sejam saborosas e nutritivas para seus bebês.

Veja bem: esse é um público bem específico, com um problema específico, e que espera uma solução.

Aqui está a demanda!

Portanto, é para esse público que você deve criar um produto/serviço.

Empreendendo no nicho de culinária infantil, você poderia pensar em vender produtos, como:

1) pequenas marmitas de papinha congeladas;

2) curso de culinária infantil para mães de primeira viagem; ou

3) e-book sobre como cozinhar comidas para bebês recém nascidos.

Este é apenas um exemplo de como criar produtos voltados para uma demanda específica.

Portanto, pense bem em como criar produtos que atendam perfeitamente as demandas do seu público.

Dica extra: de acordo com o livro O Paladar não Retrocede, uma das maneiras mais eficientes de vender muito o seu produto é dar o máximo de atenção aos detalhes.


Quanto mais os detalhes do seu serviço ou produto forem trabalhados, maior será a percepção de valor gerada sobre ele.

 

Passo 4: Defina prazos e metas

Defina prazos e metas - Como começar a empreender em 7 passos: o caminho certeiro para lucrar

Antes de executar o seu projeto, planeje tudo que você deve fazer definindo metas e prazos para serem cumpridos.

Estabelecendo metas, você terá ideia de tudo que precisa ser feito na execução do seu projeto e poderá compreender se o seu empreendimento está se desenvolvendo ou não no decorrer do tempo.

Definindo prazos, você terá controle do tempo investido no seu empreendimento, podendo medir o seu comprometimento e o da sua equipe em sua empresa.

Se você quer saber como começar a empreender do modo correto, preste bem atenção: o seu empreendimento só se tornará lucrativo se você conseguir definir metas e cumprir prazos.

Empresas que não dão atenção para metas e prazos ficam estagnadas, sem conseguir sair do lugar (o que pode levar esta empresa à falência).

Se você quer saber como criar metas e objetivos e atingi-los no prazo definido, leia o livro Como Construir Objetivos e Metas Atingíveis, de Claudio Zanutim.


Portanto, se você realmente quer que o seu empreendimento tenha sucesso, planeje o que você precisa fazer e busque sempre alcançar as metas, de preferência, antes do prazo estabelecido.

 

Passo 5: Entenda a Jornada de Compra

Entenda a Jornada de Compra - Como começar a empreender em 7 passos: o caminho certeiro para lucrar

A Jornada de Compra do cliente é um dos conceitos mais importantes do empreendedorismo tratados no livro Guiados pelo Encantamento: O Método da Mercedes-Benz.

Pense bem: para que um potencial cliente compre o seu produto ou serviço, ele precisa conhecer, antes de tudo, sua empresa e sua solução, além de passar por algumas etapas de relacionamento com sua marca.

O público que precisa da sua empresa precisa conhecer sua marca primeiro, seja por meio de anúncios, propagandas, ou pela indicação de outras pessoas – o famoso “boca-a-boca”. Se eles não te conhecerem de algum modo, nunca comprarão seu produto ou serviço.

Por isso, para saber como começar a empreender da forma certa, é tão importante conhecer a Jornada de Compra do seu cliente.

Assim, você conseguirá entender como a sua marca deve se relacionar com o público-alvo, convertendo potenciais clientes em clientes reais.

 

Mas o que é Jornada de Compra?

Jornada de Compra é o caminho que o seu potencial cliente percorre desde o momento que conhece sua marca até a hora de comprar.

Este caminho pode ser resumido em quatro etapas:

1. Aprendizado e descoberta: Nesta primeira etapa, o seu potencial cliente descobre a existência da sua marca e aprende como seu produto/serviço pode ser útil para resolver o problema que ele tem.

2. Reconhecimento do problema: Após compreender a solução que a sua marca oferece, o seu potencial cliente começa a refletir se deve resolver o problema ou não.

3. Consideração da solução: Reconhecendo a importância de resolver o problema, o seu potencial cliente vai considerar adquirir uma solução. Nesta etapa, o público começa a pesquisar concorrentes para saber qual produto/serviço tem o melhor custo-benefício.

4. Decisão de compra: Ao enxergar na sua solução um maior custo-benefício em relação aos produtos dos concorrentes, o seu potencial cliente vai finalmente comprar da sua empresa.

Compreendendo estas 4 etapas da Jornada de Compra, você vai conseguir mapear o caminho que o público percorre até comprar o seu produto. Com estas informações, você vai conseguir criar estratégias para o seu setor de vendas, para o setor de marketing e, também, do relacionamento da sua marca com seu cliente.

 

Passo 6: Foque na experiência do cliente

Uma das principais lições sobre como começar a empreender é que nem sempre os melhores serviços do mercado são os mais caros ou sofisticados. Os melhores serviços do mercado são os que resolvem os problemas dos clientes de um modo encantador.

O que determina o sucesso de uma marca é a experiência e o encanto que ela causa nos clientes.

Essa regra se aplica a todo tipo de mercado: se o seu cliente tem uma experiência que surpreenda as suas expectativas, certamente ele vai voltar a comprar os seus produtos e indicar a sua marca para outras pessoas.

Então, ao fundar sua empresa, você deve se preocupar desde cedo com a experiência que você quer causar nos seus clientes. Isso vai fazer toda diferença para o crescimento da sua marca.

Se seus clientes tiverem uma ótima experiência durante a jornada de compra, eles vão voltar a comprar outras vezes, além de te indicar mais para amigos, conhecidos e familiares.

Um dos principais livros sobre empreendedorismo que trata com maestria sobre a experiência do cliente é o Customer Success, de Damin Hiram.

Adquirindo o livro Customer Success, você vai saber como começar a empreender prezando pela experiência que o seu cliente tem ao consumir os produtos da sua marca.

 

Passo 7: Analise as métricas e melhore seus resultados

Analise as métricas e melhore seus resultados

Outro passo essencial para saber como começar a empreender é analisar as métricas empresariais do seu negócio para ter controle sobre os seus resultados.

Com o lançamento do seu produto no mercado, será preciso compreender alguns dados essenciais para o crescimento do seu negócio.

As principais métricas empresariais que você deve analisar são as seguintes:

  • Taxa de conversão: tem a função de avaliar a quantidade de vendas realizadas em um determinado período de tempo.
  • Custo de aquisição de cliente (CAC): refere-se ao dinheiro investido para adquirir novos clientes para a marca.
  • Retorno sobre Investimento (ROI): avalia quanto o dinheiro investido na campanha de vendas trouxe de lucro.
  • Net Promoter Score: é a avaliação do cliente sobre a experiência que ele teve com a marca.
  • Lifetime Value: diz respeito ao “tempo de vida do cliente”. É o tempo que o seu cliente médio passa consumindo os produtos da sua marca.


Portanto, entender o que cada métrica significa é um passo fundamental para o crescimento de qualquer negócio, pois somente assim é possível aplicar as soluções corretas no desenvolvimento de uma empresa.

 

E agora? Como colocar tudo isso em prática de forma inteligente e escalável?

Todos nós sabemos que construir um empreendimento de sucesso não é algo que acontece de um dia para o outro.

Construir uma marca de peso no mercado, com clientes que estão sempre comprando e consumindo seus produtos pode demorar algum tempo.

No entanto, uma coisa é certa: se você descobrir como começar a empreender, aplicando da maneira correta os principais conceitos do empreendedorismo, as chances da sua marca progredir aumentam exponencialmente.

Mas só há um único jeito de fazer isso – estudando e se aprofundando no estudo de empreendedorismo.

Exatamente por isso, nós da DVS Editora separamos para você um Kit de livros completos que vai te ensinar a construir com segurança um empreendimento do zero.

Adquirindo o Kit de Estratégia do Cliente, você terá em mãos os seguintes livros:

1) Liderando ao estilo Starbucks, de Joseph Michelli;

2) O paladar não retrocede, de Carlos Ferreirinha;

3) Guiados pelo encantamento, de Joseph Michelli; e

4) Customer Success, de Damin Hiram.

Portanto, se você quer saber como começar a empreender do zero, adquirindo um conhecimento de alto nível com 4 livros best-sellers no mercado brasileiro, clique agora no botão abaixo.

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