Vendas

Como vender mais: 7 dicas práticas para fazer as suas vendas decolarem

Sobre o que vamos falar?

  • “Como vender mais” é um questionamento que todo empreendedor faz dia e noite, pois são as vendas que movem sua marca e trazem lucro para seu negócio.
  • Neste artigo, você vai descobrir como alavancar as suas vendas aplicando 7 dicas práticas que vão fazer você lucrar muito mais com o seu negócio.
  • Por meio deste artigo, você vai descobrir quais técnicas as empresas de sucesso usam para aumentar exponencialmente o seu faturamento.
  • Portanto, se você quer descobrir quais são essas técnicas e como aplicá-las à realidade da sua empresa, fique conosco neste texto.

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Se você quer saber como vender mais e escalar o seu negócio, não há outra saída: você vai ter que utilizar as estratégias corretas para converter seu público em consumidores ativos da sua marca.

Muitos empreendedores não conseguem aumentar as suas vendas por uma única razão: eles acreditam que alguma fórmula mágica vai fazer as suas vendas decolarem.

Para a frustração deles, não existe qualquer fórmula mágica que possa aumentar as vendas, e muito menos fazer dos seus empreendimentos um sucesso no mercado.

Na realidade, o que faz um empreendimento alcançar um alto número de vendas e duplicar ou triplicar seu faturamento são as estratégias utilizadas ao longo do caminho. Somente assim um negócio online conseguirá se destacar entre os concorrentes.

As maiores empresas do mercado, como Coca Cola, Apple e Amazon só tiveram um crescimento gigantesco no mercado graças às estratégias que elas utilizaram para construir suas marcas.

As marcas líderes de mercado só chegaram no topo por causa das estratégias que foram utilizadas nos seus anos de existência. Se você quer descobrir como vender mais e aplicar as estratégias corretas nas suas vendas, leia este artigo até o final.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:

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7 dicas práticas para aumentar as suas vendas

Independente do nicho de atuação, toda empresa precisa aplicar algumas técnicas e estratégias que são extremamente importantes para as suas vendas.

Confira abaixo 7 dicas práticas que vão auxiliar o seu processo de vendas e aumentar as suas vendas todos os meses.

1. Conheça o seu cliente ideal

Quem é o seu cliente ideal? Essa é a primeira pergunta que você deve fazer para saber como atrair a atenção do seu público para o serviço ou produto que você vende.

Sabendo quem é o seu cliente ideal, você vai saber como construir uma comunicação convincente, como adequar seu produto às necessidades do seu cliente e, principalmente, como fidelizá-los à sua marca.

Entendendo a sua persona, você terá uma pessoa concreta para quem vender os seus produtos. Na prática, o sucesso das suas vendas começa quando você entende como funciona a cabeça do seu cliente ideal.

 

E como faço para conhecer o meu cliente ideal?”. Preste atenção nas seguintes perguntas e descubra:

  1. Meu público é majoritariamente masculino ou feminino?
  2. Qual a faixa etária, escolaridade do meu público?
  3. Quais são as suas principais dores e desejos?
  4. Em quais canais da internet o meu público se encontra?
  5. Onde o meu público quer chegar? Quais são seus objetivos?
  6. O que faz o meu público se interessar pelo meu produto/serviço?

Responda a essas perguntas principais para descobrir os pontos-chave do seu cliente ideal.

Assim, você vai conseguir desenvolver a comunicação da sua marca e convencer um número muito maior de potenciais clientes para comprar seus produtos.

Dica: Para ser ainda mais certeiro na sua comunicação com a persona, conhecer o copywriting é fundamental. Por isso, separamos para você o livro Copywriting: O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americano, do autor Paulo Maccedo.

 

2. Foque em uma demanda em potencial

Foque em uma demanda em potencial

Quais são as principais dores do seu cliente ideal? O que ele deseja tanto que o faz perder o sono?

Entendendo quais são as suas principais necessidades, você vai saber como construir um produto ou serviço voltado para as dores dos seus clientes.

Uma das formas de encontrar uma demanda latente do seu público é analisar como os seus concorrentes estão entregando seus serviços.

Assim, você conseguirá ter uma direção para criar serviços que não só atendam as necessidades do seu público, mas que se destaquem em meio aos seus concorrentes.

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Abaixo segue um exemplo que vai te ajudar a descobrir como identificar uma demanda latente e como vender mais.

Exemplo: uma das empresas que revolucionaram o mercado, focando em uma demanda latente da maioria das pessoas, foi a Uber.

A Uber enxergou a necessidade que grande parte das pessoas tinham em viajar confortavelmente, de forma rápida e segura, para qualquer lugar que desejassem.

Simplesmente acessando um aplicativo conectado a internet por onde é possível encontrar dezenas de motoristas na sua região.

Para se ter ideia, o sucesso da Uber foi tanto que ultrapassou os mais de 22 milhões de usuários.

        +DICA: Conheça O método Mercedes-Benz para entregar a melhor Experiência do Cliente

3. Invista na experiência do cliente

Invista na experiência do cliente

A experiência que seu cliente tem com a sua marca é o que vai fazer ele preferir você ou o seu concorrente.

Então, preste bem atenção em como o seu cliente se sente ao consumir os produtos e serviços do seu negócio para descobrir como vender mais no final do mês.

Mas, afinal, o que é “experiência do cliente”?

A experiência do cliente é a percepção que os seus consumidores têm sobre o seu produto ou serviço.

Em outras palavras, é a impressão que o seu cliente tem sobre a sua marca – e, na maioria das vezes, o que vai fazer ele comprar ou não de você.

Essa experiência tem muito a ver com os sentimentos que o seu consumidor tem se relacionando com a sua marca sob vários aspectos.

Alguns destes aspectos são: a interação com os funcionários, o atendimento, a qualidade dos canais de comunicação, entre outros.

Exemplo: uma das empresas que mais acertaram em relação à experiência do cliente é a Starbucks.

Quem já entrou em algum estabelecimento Starbucks, com certeza percebeu algumas diferenças relacionadas ao atendimento e hospitalidade desta empresa.

Nos seus estabelecimentos, é perceptível o aconchego do ambiente e sua decoração única, com sofás e mesas confortáveis.

Além disso, são oferecidos aos clientes acesso gratuito ao Wi-fi e tomadas para conectar celulares ou outros dispositivos.

O local é completamente ambientalizado para quem deseja se situar em um lugar sereno e calmo, que somente a Starbucks pode oferecer de uma maneira completamente distinta de seus concorrentes.

Portanto, quando planejar a experiência do seu cliente com a sua marca, lembre-se de como a Starbucks lida com as pessoas que entram em seus estabelecimentos e busque se espelhar no seu exemplo.

+ Se você quer saber como a Starbucks se tornou referência em experiência do cliente, adquira o livro Liderando ao Estilo Starbucks. Neste livro, você vai aprender quais foram os passos que a empresa Starbucks deu para se tornar líder no mercado.

4. Conheça a Jornada de Compra

As etapas da jornada de compra

Outro fator importante que você deve analisar se quiser saber como vender mais é conhecer a Jornada de Compra do seu cliente.

A Jornada de Compra é o caminho que o seu cliente irá traçar desde o conhecimento da marca até a compra do produto.

As quatro etapas da Jornada de Compra são:

 

Descoberta e Aprendizado: fase onde o potencial cliente conhece a sua marca e consome conteúdo gratuito através dos canais de comunicação, como redes sociais, blogs e vídeos no YouTube.

Reconhecimento do problema: após consumir o conteúdo da sua marca, o público começa a reconhecer que tem um problema e que precisa resolvê-lo de alguma forma.

Consideração da solução: depois de reconhecer o problema, o próximo passo é o seu potencial cliente considerar comprar o seu produto ou do seu concorrente.

Dica: nesta etapa, é essencial você fazer uma oferta convincente, que se destaque de todos os seus concorrentes.

Decisão de compra: esta é a fase onde o seu potencial cliente, depois de considerar todas as ofertas do mercado e analisar qual tem o melhor custo-benefício, decide comprar o produto da sua marca.

Portanto, para fazer com que a sua empresa tenha um faturamento maior, é ideal que você saiba construir um caminho por onde o seu cliente vai conhecer a sua marca e efetuar a compra.

DICA: neste artigo, estamos falando de forma mais básica sobre cada uma das etapas, te mostrando apenas um resumo, mas é importante dominar a jornada de compra para conduzir seu público à compra. Se você quer se aprofundar e entender tudo sobre cada uma das etapas a jornada, clique aqui e confira nosso artigo “Como a Jornada de Compra transforma qualquer Não em Sim”.

5. Faça oferta cross-selling, up selling e down selling

Faça oferta cross-selling, up selling e down selling

Uma outra dica que, com toda certeza, vai fazer diferença no seu faturamento mensal é: faça ofertas que se relacionam com a venda do produto principal.

Existem 3 ofertas desse tipo:

1) Ofertas cross selling: essa é a famosa “venda cruzada”. O intuito dessa oferta é fazer com que o cliente adquira um produto complementar ao que ele adquiriu na compra.

Exemplo: Imagine que você chega em uma loja querendo comprar um controle remoto para a sua televisão. Ao vender o controle para você, o vendedor da loja oferece um par de pilhas para o funcionamento do dispositivo. Esse é um tipo de oferta cross selling.

2) Ofertas up selling: essa oferta é aquela em que você tem a possibilidade de comprar um serviço básico, médio ou avançado. Nesse tipo de oferta, espera-se que o cliente invista mais na marca comprando produtos de valor mais alto.

Exemplo: Lembre-se quando você assinou a Netflix pela primeira vez. Você se deparou com 3 tipos de planos: Básico, Padrão e Premium. Cada um desses planos tinha um preço diferente, além de trazer – do mais barato ao mais caro – maiores benefícios para o consumidor.

3) Ofertas down selling: esse tipo de oferta substitui uma oferta maior por uma oferta menor. O objetivo desta oferta é garantir a venda, ainda que o cliente tenha recusado uma proposta mais cara.


Exemplo: um caso clássico de ofertas down-selling é quando você vai a uma loja de roupas comprar uma calça e, por estar caro demais, você desiste da compra. Logo após a desistência, o vendedor oferece uma calça mais barata. O que ele fez, no momento, foi uma oferta down selling.

6. Fidelize seus clientes

Encontrar maneiras eficientes que façam os seus clientes voltarem a comprar no seu negócio é essencial quando pensamos em como vender mais.

Existem algumas formas que você pode aplicar no seu negócio para fidelizar seus clientes. Algumas delas estão logo abaixo:

  • Ofereça uma experiência satisfatória para seus clientes;
  • Invista na qualidade do seu atendimento;
  • Desenvolva programas de fidelização de clientes;
  • Crie um sentimento de comunidade; e
  • Faça ofertas-exclusivas.


Conhecer essas técnicas de fidelização de clientes é fundamental na hora de pensar em como vender mais.

 

7. Utilize o Marketing Digital a seu favor

Segundo a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas investem em estratégias de marketing digital para crescerem no mercado.

Através do Marketing Digital, milhões de empresas em todo o mundo conseguem alcançar um número ainda maior de clientes e ultrapassar os limites das vendas do mercado físico.

Isso acontece porque as estratégias de marketing digital se mostraram extremamente eficientes na comunicação entre empresas e clientes.

Portanto, se você quer saber como vender mais através da internet, seguem abaixo as principais estratégias de Marketing Digital para você aplicar no seu negócio:

 

        + Quando o assunto é vender na internet, o Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais eficazes. No entanto, existem várias outras estratégias de marketing que você também pode usar. Descubra quais são adquirindo o Kit de Marketing Digital.

Torne-se um especialista em vendas!

Fórmulas mágicas não existem quando pensamos em como vender mais! O que realmente faz um empreendimento decolar são as estratégias certas – estratégias que levam em consideração o seu nicho de atuação, as demandas do público e os meios de comunicação da sua marca.

Para se tornar um especialista em vendas e aumentar o faturamento da sua empresa, dominar todas as estratégias de vendas e se posicionar como um empreendedor de verdade é absolutamente necessário.

“E como eu me torno um especialista em vendas?” Preste atenção: só existe um caminho para isso: estudar e se aprofundar no assunto.

Portanto, para que você se torne um verdadeiro especialista em vendas, nós da DVS Editora separamos um Kit de vendas exclusivo para você empreendedor!

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Então, se você quer obter um conhecimento de ouro para se tornar um empreendedor de sucesso, clique no link abaixo e adquira já o seu Kit de Vendas.

 

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