Sobre o que vamos falar?
- O que faz uma pessoa se tornar um excelente profissional são as competências que ela adquiriu ao longo da vida. Neste artigo, vamos falar sobre o que são as competências profissionais e quais são as mais valiosas para nossa época.
- Além disso, você também vai aprender qual é o passo a passo que vai transformar você em um profissional de alta competência e se destacar de todos os concorrentes.
- Você também vai descobrir quais são as maiores vantagens e benefícios de desenvolver suas competências profissionais, e como a sua carreira pode melhorar ao se especializar em uma área específica.
- Quer aprender com maior profundidade e começar a desenvolver hoje as suas competências profissionais? Adquira agora o livro As Competências das Pessoas clicando no botão abaixo!
Desenvolver a sua competência profissional é o primeiro passo para garantir uma carreira bem sucedida.
Somente se esforçando para desenvolver competências valorizadas pelo mercado será possível ter um futuro bem remunerado.
No entanto, muitas pessoas acreditam que desenvolver suas competências profissionais é algo difícil demais para suas capacidades – outras acreditam até que seja impossível fazer isso! Essas pessoas estão completamente enganadas.
Desenvolver competências profissionais é algo completamente simples de se fazer, mas que exige bastante foco e persistência da sua parte. Neste artigo você vai descobrir quais são os passos para descobrir como desenvolver sua competência profissional
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- Como desenvolver as suas competências profissionais em passos
- O que é competência profissional?
- Competências profissionais valorizadas no mercado digital
- Benefícios de desenvolver as suas competências profissionais
- Desenvolva as suas competências profissionais rapidamente
Como desenvolver as suas competências profissionais em passos
Para conseguir melhorar sua competência profissional, você vai precisar percorrer um caminho. Saiba qual caminho é esse e quais passos você vai ter que dar logo abaixo.
Passo 1: Identifique as atividades em que você é bom
Quais foram as suas experiências de trabalho até hoje? Pense bem nas atividades e funções que você exerceu ao longo da sua vida, é possível que você possa se aprofundar nelas para se tornar um profissional de alta competência.
Ao se aprofundar nas experiências de trabalho que você já teve, você poderá aproveitar as habilidades e conhecimentos que conhece para aperfeiçoar sua competência profissional.
Anote em um papel quais são as atividades com que trabalhou e analise se é possível se aperfeiçoar em alguma delas para aumentar seus lucros e, até mesmo, criar um negócio a partir disso.
Passo 2: Reconheça as suas tendências
Todas as pessoas sentem-se propícias a trabalhar com determinadas atividades. Enquanto umas são chamadas a trabalhar como psicólogas, outras tendem a querer trabalhar como advogadas, e outras como esportistas.
E no seu caso? Qual é a profissão que você gostaria de trabalhar? Pense naquilo que mais faz sentido para a sua vida profissional, que você teria prazer de exercer, e veja se é possível se especializar em alguma delas.
Faça como no “passo 1” e anote todas as atividades que você gostaria de trabalhar e que possibilitaria você ganhar uma boa renda exercendo determinada competência profissional.
Passo 3: Escolha uma competência para se especializar
Após ter anotado todas as competências que você pode se especializar, o próximo passo é decidir em qual delas você vai se especializar. Leve em consideração aquilo que você realmente é bom e com o que você gostaria de trabalhar.
Atenção: esse é um dos passos mais importantes do processo. Será com base na competência que você escolher que sua carreira será trilhada. Sendo possível, escolha uma competência que você já tenha trabalhado e que você gostaria de se especializar.
Passo 4: Conheça os fundamentos da competência
Depois de definir qual competência profissional adquirir, você precisará dominar os fundamentos dessa competência. Essa é a hora de estudar e virar um verdadeiro especialista na sua área.
Compre livros, assista a cursos, participe de imersões. Faça tudo o que for preciso para adquirir o máximo de conhecimento para se tornar expert no assunto que você decidiu dominar.
E para conquistar esse conhecimento, nada melhor que começar pela base, entendendo os fundamentos ou pilares de uma área específica, por onde você poderá entender todo o resto. Dominando os fundamentos de uma atividade, tudo ficará mais fácil.
+DICA: Saiba agora quais são os 8 principais livros de alta performance que todo profissional precisa ler para se tornar bem-sucedido. Clique no texto para saber mais.
Passo 5: Pratique
Depois de compreender os fundamentos de determinada atividade, para se tornar verdadeiramente competente nela você vai ter que “ir para o campo de batalha” e colocar em prática tudo o que você aprendeu e está aprendendo.
Nesta etapa, você vai aprender que, apesar dos conhecimentos obtidos nos livros, a prática de determinada atividade ou função também tem muito a te ensinar. Não tenha medo de praticar o que você aprendeu. Ir além do estudo é o que vai te tornar um especialista.
Passo 6: Se aperfeiçoe constantemente
Depois de passar por todas estas etapas, você poderá perceber que é capaz de se tornar especialista de alto nível na competência profissional que escolheu e de ter pleno domínio sobre um determinado assunto.
À medida que você for estudando e tendo prática de mercado, se tornar um profissional requisitado é questão de tempo. Portanto, busque se aperfeiçoar constantemente, estudando e colocando em prática os seus conhecimentos.
O que é competência profissional?
A competência profissional é a capacidade de exercer determinada atividade ou função com excelência. Alguém que consiga trabalhar e cumprir sua função com eficiência é uma pessoa com alta competência, apta para executar atividades profissionais.
Pessoas podem ser profissionalmente competentes quando nascem com algum talento específico, ou têm inclinações naturais para exercer determinada atividade. Outras alcançam a excelência ao exercer suas funções com esforço e experiência.
Este é o caso da grande maioria das pessoas. Muitas não nascem com uma aptidão natural para uma função, tendo que seguir pelo caminho do aprendizado constante e focado em determinada área.
É isso que acontece com a maioria dos profissionais bem sucedidos. Grande parte deles só alcançaram um patamar alto em suas carreiras porque se esforçaram e seguiram um caminho em direção ao sucesso.
Competências profissionais valorizadas no mercado digital
Nós estamos vivendo em uma época onde o mercado digital está em grande ascensão. Empresas que estão utilizando o marketing digital para aumentar a presença das suas marcas estão conseguindo resultados cada vez mais expressivos.
Com isso, existem algumas competências profissionais que são bastante favorecidas. Confira algumas delas logo abaixo:
1. Comunicação e Persuasão
Uma comunicação clara e objetiva e uma linguagem persuasiva são competências profissionais muito valorizadas no mercado digital, especialmente com o atual avanço do marketing digital.
Uma competência profissional como copywriting está sendo bastante valorizada no mercado digital, e os profissionais que souberam desenvolver uma comunicação persuasiva são bastante requisitados pelas empresas que atuam no mundo online.
+ Dica: Quer aprimorar sua comunicação, mas não sabe por qual livro começar a estudar o copywriting? Então, leia nosso artigo “Melhores livros de copywriting para se tornar um profissional cobiçado”.
2. Criação de Conteúdo
Uma estratégia muito utilizada no mercado digital por empresas de diversos nichos é o Marketing de Conteúdo. As empresas produzem um conteúdo atraente, criam uma audiência engajada a partir disso, e atraem clientes por meio das mídias online.
Alguns dos canais mais utilizados atualmente, que precisam de profissionais qualificados para a produção de conteúdo são: YouTube, blog, e-mail e Instagram.
No entanto, não é qualquer profissional que sabe ser um bom criador de conteúdo. E por isso mesmo que o mercado valoriza tanto quem domina essa competência profissional e sabe trabalhar produzindo conteúdo e atraindo novos clientes para as marcas.
3. Manipulação de imagens
No marketing digital, uma das competências mais requisitadas é a manipulação de imagens através de ferramentas de edição. Entre as habilidades que consistem na edição de imagens estão: design, webdesign e edição de vídeos.
Empresas que trabalham vendendo produtos e serviços na internet estão em constante procura de profissionais que saibam manipular ferramentas de edição de imagens, como: Photoshop, Illustrator, PixelLab, entre outros.
Anúncios publicados em redes sociais e vídeos de conteúdos para YouTube sempre exigem boas manipulações de imagem. Desenvolver esta competência profissional vai permitir que você consiga se tornar um profissional requisitado no mercado digital.
4. Programação
A presença das empresas no mundo digital depende que elas tenham sites, apps e sistemas inteiros integrados. Assim, elas conseguem apresentar seus produtos e serviços para o público e, ao mesmo tempo, transmitir autoridade para a audiência.
Além disso, bons programadores conseguem consertar possíveis problemas que surgem nos sites e aplicativos das empresas. Ao corrigir esses erros, eles fazem com que as tecnologias da empresa sejam melhor utilizadas pelo público.
Estima-se que o mercado de tecnologia da informação sofreu, em 2021, um investimento equivalente a 2,79 trilhões de dólares, mostrando-se uma grande oportunidade para programadores de todas as áreas: desde a criação de aplicativos até sistemas inteiros de comunicação para empresas.
+ Dica: Quer descobrir quais as principais habilidades para se destacar no marketing digital? Leia nosso artigo “Como fazer marketing digital: 7 habilidades que você precisa ter”.
Benefícios de desenvolver as suas competências profissionais
Em termos de mercado de trabalho, as suas competências profissionais são o seu bem mais valioso. Com suas competências bem desenvolvidas, você vai estar à frente da maioria dos profissionais do mercado.
Profissionais de alta performance, com pleno domínio sobre suas competências profissionais nunca permanecem desempregados ou sem o que fazer. Por causa das suas habilidades e conhecimentos, eles são mais valorizados pelas empresas.
Assim, sempre existe trabalho disponível para eles, pois sua capacidade de resolver problemas e expertise fazem com que eles se tornem cada vez mais requisitados e valorizados.
Além disso, profissionais de alta competência podem construir uma carreira independente, sem precisar se submeter a um emprego em outras empresas. Ou seja, profissionais de alta competência profissional são livres para empreender e serem protagonistas do próprio trabalho.
Desenvolva as suas competências profissionais rapidamente
Desenvolver competências profissionais é uma necessidade para todas as pessoas que desejam ter uma carreira de sucesso, mas para alcançar esse objetivo serão precisos dois elementos fundamentais: esforço e bastante estudo.
Para que você consiga obter suas competências profissionais mais rapidamente, uma obra que pode te ajudar neste processo é As Competências das Pessoas, escrito por Cláudio Queiroz.
Neste livro, você vai aprender tudo sobre as principais competências profissionais e como desenvolvê-las em você mesmo e nas outras pessoas. Para adquirir As Competências das Pessoas, clique no botão abaixo.
Quero Aprender A Desenvolver Minhas Próprias Competências Profissionais