Desenvolvimento de carreira

Marketing pessoal: 6 dicas para construir uma boa autoimagem

Sobre o que vamos falar?

  • O que é o marketing pessoal e como ele pode ser vantajoso para você – desde que você use corretamente.
  • 6 melhores e mais importantes dicas para ter um bom marketing pessoal e atrair mais oportunidades para você.
  • Por que o marketing pessoal é tão importante para você se quiser conseguir se vender e se posicionar corretamente no mercado de trabalho.
  • Para promover a sua imagem e construir a sua marca no mundo, a DVS Editora está oferecendo uma ajuda incrível com o seu mais novo lançamento de A Marca Chamada Você. Garanta o seu exemplar clicando no botão abaixo:

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Nos tempos de influenciadores, marketing digital e redes sociais, nunca a própria imagem e a visibilidade das pessoas foi tão importante, levando até a necessidade de se ter um marketing próprio, uma divulgação de você mesmo – um marketing pessoal.

A nossa imagem, antes de tudo, é importante para nós mesmos; a nossa aparência, estilo, bem-estar, e outras questões que impactam não só a nossa própria consciência, mas daqueles em nosso redor, ou seja, do público. Tudo isso pela forma natural com a qual nos colocamos no mundo.

Pensando nisso, este texto irá apresentar 6 dicas para você criar uma boa autoimagem com o marketing pessoal e ter uma presença marcante e de sucesso em suas redes sociais, negócios, entrevistas e o seu posicionamento – em outras palavras, branding – da sua própria imagem. Siga abaixo e confira 6 dicas para construir uma boa autoimagem!

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


Instagram DVS Editora

O que é marketing pessoal?

O que é marketing pessoal?

É desejo de todo profissional ser reconhecido pelo seu trabalho e, acima de tudo, ser lembrado como uma referência, uma figura de destaque pelo que realiza. Assim, seja no mercado digital ou em uma grande multinacional, todo mundo precisa de marketing pessoal.

O marketing pessoal consiste em ações para estabelecer a você mesmo como uma marca, ou melhor, uma autoridade perante clientes, empresas e, de uma forma geral, a opinião pública e como este mesmo público o vê e é influenciado pelas suas ações e comportamento.

 

Através dessas ações, a sua marca – você mesmo – criará uma imagem para o público que você deseja impactar, atingindo objetivos e conquistas como:

  • Criação de reputação e conhecimento público da sua marca;
  • Ampliação de contatos e relacionamentos;
  • Crescimento profissional;
  • Solidificação da remuneração;
  • Estabelecimento de bases para o futuro e ascensão na sua área.


Já deu para sacar por que essas ações e o marketing pessoal fazem toda a diferença na diferenciação profissional, no desenvolvimento de branding e a criação mesmo de uma marca pública.

 

Por que o marketing pessoal é tão importante?

Por que o marketing pessoal é tão importante?

Independentemente se você é um influenciador com centenas de milhares de seguidores em diversas redes sociais ou um aprendiz buscando o primeiro emprego e promoção em uma empresa tradicional, o marketing pessoal é indispensável para o seu futuro.

Afinal, para qualquer atividade que realizamos ou produto que compramos, sempre buscamos o que se destaca, ou o melhor.

Não é mesmo? Os produtos mais chamativos e bonitos no supermercado, as pessoas mais interessantes para conversar, o curso mais atraente para comprar.

A mesma lógica vale para o mercado de trabalho e o mundo digital, e é aí que entra o marketing pessoal, com o objetivo de promover a sua pessoa além de todas as outras.

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Além do mais, no país em que 67% dos usuários do Instagram seguem algum influenciador digital, não é possível desprezar a importância das redes sociais e, inerentemente no contexto do mundo digital, o impacto e o peso que uma figura pública considerada de relevância tem para moldar e direcionar um público de tão esmagadora maioria.

Portanto, a questão não é se ou por que é fundamental ter uma imagem pública relevante e impactante para um público online cada vez mais crescente e ávido por guias e figuras confiáveis, mas quando: quando você e os demais profissionais e influenciadores começarão a construir a própria autoimagem.

 

6 dicas para construir sua autoimagem

6 dicas para construir sua autoimagem

Com a crescente digitalização e difusão das redes sociais, nunca foi tão importante ter um perfil atualizado e atraente – tanto para clientes quanto seguidores. Afinal, como expõe o portal VocêRH, o visual é o primeiro impacto sentido em uma pessoa.

Seguindo a premissa do marketing pessoal de construir uma imagem e autoimagem através de uma série de ações e processos, listamos abaixo as 7 dicas mais importantes para seguir e construir a sua marca no mundo.

Cada pequena atitude, no conjunto da construção da autoimagem e de seu marketing próprio, resultará num todo que irá mudar a sua exposição, presença e confiança para o público da água para o vinho. Assim, começamos então:

1. Comunique-se bem

A comunicação está em cada ato e tarefa no dia-a-dia, e para começar a construção da sua autoimagem, a primeira dica de marketing pessoal não poderia ser diferente.

Ter uma linguagem clara e desenvolvida é a primeira forma de se relacionar e apresentar a você mesmo para o público, que se sentirá atraído ou desinteressado desde a primeira palavra em sua comunicação.

Comunicar-se bem, com o tom de voz adequado para os objetivos e posições que deseja, aproximando-se do público e das pessoas é, finalmente, o primeiro obstáculo a ser superado para se construir no mundo – digital ou não.

+Dica: A comunicação é tão importante para a sua marca pessoal que recomendamos o livro dedicado exclusivamente ao poder do diálogo e da persuasão na comunicação, Comunicação & Persuasão, de Alvaro Fernando. Clique no link e saiba mais!

2. Mostre-se produtivo

O que gerentes, CEOs, CMOs (e todos os “Os”) e seguidores mais prezam na hora de acompanhar uma conta ou selecionar um candidato/empregado é, sem sombra de dúvida, o que é produzido e a relevância de todo o material e o trabalho como todos.

Sabemos que, na época das mensagens instantâneas, do online e com tantas obrigações e responsabilidades, ser produtivo a todo o momento – e ter a energia para isso – parece necessitar de uma força hercúlea.

Mas produzindo diariamente e com coerência, expondo corretamente a sua marca e cativando seu público, já será um diferencial no marketing pessoal e nos degraus para a criação de sua autoimagem.

+Dica: Você gostaria de ter umas 48, 100, quem sabe até 1000 horas no seu dia, não é? Mas saiba que você pode realizar todas as suas tarefas e se superar diariamente com 1.440 minutos por dia. Saiba como ser mais produtivo, numa conversa bem-humorada em 1.440 minutos clicando neste link!

3. Demonstre ter vontade

Não adianta postar um story uma vez por semana e considerar o suficiente para falar com seu público e o influenciar. A sua marca pessoal é um trabalho constante.

Portanto, esse é um dos tópicos mais importantes: ter presença e demonstrar disposição em seu trabalho.

Os seus seguidores ou futuros patrões não ficarão incomodados ou vão te ignorar se você publicar conteúdo relevante e diário na sua conta ou se esforçar para fazer contatos e mostrar o seu interesse em ascender na empresa.

Afinal, existe um ditado popular que resume esse espírito da disposição no marketing pessoal: “Para perder uma corrida, basta ficar parado”! Mostre a todos como você se empenha no seu projeto, no seu eu e na sua autoimagem.

4. Cumpra objetivos

Você não precisa se desesperar e, motivado por este artigo, se lançar para fazer tudo de uma vez e entregar produção de conteúdo, comunicação, relacionamento com pessoas.

Organize-se, planeje cada etapa para o desenvolvimento e crescimento da sua imagem e perfil em sua marca pessoal, já que, de degrau em degrau, com foco, consistência e planejamento, não é difícil chegar ao topo da escadaria.

Cada objetivo cumprido é uma pequena vitória, e cada pequena vitória, no final, se somará no triunfo da identidade do seu perfil, a exposição do seu branding, e criação da sua autoimagem.

 

5. Se possível, faça mais do que prometeu

Quem é que não gosta de um diferencial ou aquele algo a mais quando recebe um produto, serviço, e acaba se encantando por ter vivido essa experiência com esse “plus” único e inesperado?

O mesmo vale fazendo negócios, conversando com grandes gestores, e é claro, interagindo com o seu público/seguidores. Na sua autoimagem e branding no marketing pessoal, cada detalhe conta!

Inclusive, existem qualidades muito buscadas em profissionais e que são escassas nos escritórios.

Já pensou em fazer toda a diferença e ter uma imagem única perante todos os colegas de trabalho? Então confira no nosso blog as 12 competências profissionais mais buscadas em 2023!

6. Tenha cuidado com sua aparência

Cada detalhe conta para a sua audiência, seja ela física ou digital, tudo, nos mínimos detalhes, deve ser harmônico, para não passar uma impressão ou interpretação errada de quem você é, do que faz e quais mensagens deseja transmitir.

Imagine que você é um skatista querendo fazer parte da “tribo” dos skatistas; ou um metaleiro querendo se enturmar com os metaleiros; e assim por diante.

O mesmo vale, no marketing pessoal, para uma entrevista de emprego, a convivência no ambiente de trabalho e a produção de conteúdo nas redes sociais.

A sua aparência é o seu primeiro cartão de visitas. Portanto, garanta que ela esteja adequada para o seu trabalho.

 

A grande verdade sobre o marketing pessoal

A grande verdade sobre o marketing pessoal

Com todos esses passos e depois de se empenhar tanto no marketing pessoal para um público cada vez mais exigente e diferenciado, a sua autoimagem tem se consolidado com solidez e renome perante qualquer empregador ou cliente do mercado digital e do trabalho.

Estar atento a esse mesmo público é, portanto, a questão mais fundamental para o futuro e para o desenvolvimento do seu branding.

Seja nas mídias sociais ou no mundo corporativo, já que todos os dias há novas tendências e necessidades a serem atendidas, e uma marca a ser deixada.

É por isso que você precisa construir uma marca. Construir um você. E ninguém melhor que você pode dizer que esse João, Maria, empresa ou influenciador será.

Você precisa construir uma marca chamada você. E nós pensamos em como construí-la e te fazer construí-la.

 

Construindo A Marca Chamada Você

Construindo A Marca Chamada Você

Quem disse isso foi Al Ries, o estadunidense pai do Posicionamento em marketing, fundador da Ries & Ries e um dos profissionais de marketing de maior influência sobre marcas e publicitários do último século.

Construindo a Marca Chamada Você, de Peter Montoya e Tim Vanderhey, é a melhor e mais importante leitura para lançar você e sua marca ao patamar da excelência, o mesmo da Rolex, BMW, Bentley, Armani, LÓreal…

Se esses nomes fizeram lembrar as marcas de maior sucesso e importância do mundo, significa que o marketing pessoal e a construção da marca atingiram os seus objetivos – e estabeleceram um padrão para todo o mundo.

Crie a sua marca e atinja o sucesso com a sua autoimagem e com o marketing pessoal com mais essa publicação da DVS Editora:

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