Marketing Digital

Marketing online e offline: como combinar os dois no seu negócio?

O marketing online e offline não são mutuamente exclusivos, mas sim complementares. A combinação eficaz dessas duas estratégias pode maximizar a visibilidade e o alcance de uma empresa. O marketing online oferece oportunidades de segmentação precisas e feedback em tempo real, enquanto o marketing offline tem o potencial de oferecer uma experiência mais pessoal e tangível. Bora ler?👇


Principais assuntos deste post

  • Integração de Canais: O marketing online e offline deve ser integrado para proporcionar uma experiência de marca consistente. Isso significa que as mensagens e a imagem da marca devem ser consistentes em todos os canais.
  • Vantagens do Marketing Online: O marketing online permite segmentação precisa, feedback em tempo real e uma ampla gama de opções de formatos e canais. Isso inclui mídias sociais, SEO, PPC, email marketing, entre outros.
  • Vantagens do Marketing Offline: Apesar do crescimento do marketing digital, o marketing offline ainda tem seu lugar. Isso inclui publicidade impressa, eventos, relações públicas e outras formas de marketing direto que podem oferecer uma experiência mais pessoal e tangível.
  • Se você quiser saber como aplicar as estratégias que mais vendem na internet e escalar o seu negócio no mercado digital, adquira o Kit de Marketing Digital clicando no botão abaixo.

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O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou serviço se vende por si próprio – Peter Drucker

Toda empresa tem o mesmo objetivo: aumentar as vendas! Somente assim uma empresa consegue aumentar seu próprio faturamento, escalar no mercado e se tornar uma verdadeira líder no mercado.

Não existe segredo: o que move uma empresa são as vendas que ela faz todos os meses. E para facilitar esse processo de venda existem as estratégias de marketing, que se subdividem entre online e offline.

Se bem aplicadas, essas estratégias trazem para as empresas um aumento exponencial dos seus ganhos, pois fazem a empresa se conectar com seu público, de modo que ele crie um forte desejo pelos produtos da marca.

Portanto, se você é dono de um negócio e pretende aumentar as suas vendas, vamos te mostrar como utilizar as estratégias de marketing online e offline para alcançar este objetivo! Leia este artigo até o final e descubra.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


 

O que é Marketing Online?

O que é Marketing Online?

O marketing online (mais conhecido como marketing digital) é um conjunto de estratégias que tem como função utilizar os canais de comunicação digitais para vender serviços e produtos. Estes canais podem ser: redes sociais, YouTube, e-mail, blogs, entre outros.

Não é de hoje que as empresas começaram a utilizar canais virtuais para fazer seu próprio marketing. Estima-se que 73% das empresas brasileiras estão investindo em marketing online, buscando ampliar a quantidade de clientes nos canais digitais.

Investir em estratégias digitais traz algumas vantagens, como: segmentar anúncios para um público específico, atingir pessoas que já estão interessadas em um serviço/produto, analisar métricas com maior clareza, gerar engajamento com o público e se tornar autoridade dentro e fora do ambiente digital!

A lista de benefícios que o marketing digital traz é extensa! Seja por meio da resposta direta ou da produção de conteúdo, no mundo online, as empresas conseguem diminuir o custo dos seus clientes e facilitar seu processo de vendas. Isto acontece porque, com alguns cliques, é possível adquirir produtos pela internet.

+ Se você quiser descobrir como utilizar as estratégias de marketing online na sua empresa, leia o artigo “7 estratégias de Marketing Digital para vender muito esse ano”.

O que é Marketing Offline?

O que é Marketing Offline?

O marketing offline é o marketing tradicional, que estamos habituados a ver na televisão, no rádio, jornal, outdoors, telemarketing. No entanto, não é porque essa é uma estratégia de marketing “tradicional” que ela não funciona mais nos dias de hoje.

Por meio do marketing offline, as empresas utilizam os canais de comunicação em massa para vender seus produtos. Um bom exemplo disso são as marcas que fazem contratos de patrocínio com emissoras de televisão ou rádios para divulgar seus produtos.

Apesar de ser uma estratégia com um custo mais caro, o marketing tradicional beneficia muitas marcas que desejam alcançar um público amplo, pois tem o potencial de atingir uma quantidade de pessoas em massa.

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É isso que acontece quando empresas como Avon, Americanas e Picpay decidem anunciar na 22° edição do Big Brother Brasil. Como o reality show alcança níveis de audiência altíssimos, investir em patrocínio se torna uma oportunidade única de impactar milhões de pessoas!

Ao anunciar em locais públicos e “tradicionais”, as empresas conseguem impactar pessoas de todas as idades, classes sociais e padrões de comportamento. Para empresas cujo produto não é voltado para um público específico, como Coca Cola ou McDonalds, essa estratégia costuma ser extremamente eficiente.

Quais as diferenças entre os dois tipos de marketing?

Quais as diferenças entre os dois tipos de marketing?

Ainda que as duas estratégias sejam voltadas para o marketing, elas são muito diferentes entre si: os canais de comunicação, o tipo de abordagem do público e o modo como as vendas acontecem são totalmente diferentes.

Aquisição de clientes

Um dos tipos de marketing mais utilizados nos canais tradicionais é o Outbound Marketing. Ou seja, as empresas utilizam formas de prospecção ativa dos clientes, muitas vezes, interrompendo uma programação assistida pelo público para divulgar seus produtos.

Já no Marketing Online, é possível utilizar não só o Outbound Marketing na estratégia, mas também o Inbound Marketing (ou Marketing de Permissão). Deste modo, as empresas conseguem prospectar ativamente seus clientes, mas também atrair e reter seus clientes por meio da produção e distribuição de conteúdo.

Controle de dados

Outro fator fundamental que diferencia uma estratégia da outra é que, por meio do marketing digital, as empresas conseguem ter um controle de dados muito maior em relação a cada campanha de vendas.

Atuando no marketing online, as empresas conseguem saber, com detalhes, os perfis de pessoas interessadas nos produtos, a taxa de cliques nos anúncios, aberturas de e-mails, entre outras métricas importantes.

Já no marketing tradicional, isso não acontece. As empresas utilizam meios de comunicação em massa para divulgar sua marca e seus produtos, mas não conseguem saber detalhadamente os dados relativos à conversão dos seus anúncios.

Conexão com o público

Empresas que utilizam o marketing online conseguem com muito mais facilidade se conectar com o público, principalmente aquelas que usam redes sociais e blogs de maneira estratégica.

Já as empresas que utilizam apenas os meios offline de fazer marketing, não conseguem manter esse relacionamento com seus clientes, tendo que buscar outras formas de criar conexão com eles.

As estratégias de marketing online e offline são diferentes, mas isso não impede que a sua empresa consiga combinar as duas para conseguir adquirir mais clientes, aumentar seu faturamento e tornar a sua marca mais presente no mercado.

Por que conciliar Marketing Online com Marketing Offline?

Por que conciliar Marketing Online com Marketing Offline?

Você não precisa escolher um tipo de estratégia em lugar da outra. Para conseguir divulgar seus produtos/serviços de forma assertiva, nada impede que você combine as duas estratégias.

Conciliando o Marketing Online com o Marketing Offline, a sua empresa consegue tanto prospectar ativamente potenciais clientes em meios de comunicação tradicionais, como também gerar relacionamento e fidelizar clientes através dos canais virtuais.

Uma empresa que concilia as duas estratégias sai na frente de muitos concorrentes. E isso acontece porque empresas que optam pelas duas estratégias aumentam a sua presença no dia a dia de seus consumidores, gerando relacionamento e fidelização de clientes.

Então, se você quer aumentar sua presença de mercado, buscando ativamente novos clientes e fidelizando os seus consumidores, não escolha entre uma ou outra estratégia, pois o melhor caminho é investir nas duas estratégias.

5 estratégias de Marketing para aplicar no seu negócio

5 estratégias de Marketing para aplicar no seu negócio

Já que você sabe da importância de utilizar o marketing tradicional e o marketing online para vender mais, separamos logo abaixo algumas das principais estratégias de marketing para aplicar no seu negócio.

Inbound Marketing

Inbound marketing é uma estratégia que tem como foco atrair clientes que precisam do seu produto, gerando relacionamento por meio da produção e distribuição de conteúdo.

Essa estratégia pode ser aplicada ao publicar artigos em blogs, enviar emails informativos para clientes e criar conteúdo em redes sociais. O uso do Inbound Marketing em campanhas está muito relacionado ao Marketing de Conteúdo.

Outbound Marketing

Diferente da estratégia anterior, o Outbound Marketing tem como foco adquirir novos clientes para uma marca por meio da prospecção ativa.

As empresas utilizam essa estratégia quando anunciam seus produtos na televisão, em programas de rádios, nas redes sociais, com o objetivo de gerar vendas diretas para um público.

+ Um dos principais métodos de persuasão e vendas utilizados no Outbound Marketing é o copywriting. Entenda como esse método pode ser eficaz na venda dos seus produtos/serviços lendo nosso artigo “Livros de copywriting que todo dono de negócio deve ler”.

Marketing de Produto

O objetivo do Marketing de Produto é conectar produtos e clientes de uma maneira interessante e satisfatória para os consumidores.

Nesta estratégia, são trabalhados aspectos do produto, como: posicionamento no mercado, mensagem transmitida para o cliente e diferencial competitivo perante os concorrentes. O foco do Marketing de Produto não está na marca, mas na conexão entre produto e cliente.

Marketing Viral

Essa é uma estratégia muito difundida no Marketing online. Por meio dela, é possível criar uma campanha altamente “viralizável” entre um público específico, de modo que um grande número de pessoas divulguem determinado conteúdo.

Um exemplo de conteúdo “viralizável” publicado recentemente foi a propaganda da marca de refrigerantes Fys, que já alcançou o número de 11 milhões de visualizações.

Marketing de Relacionamento

O objetivo do Marketing de Relacionamento é gerar uma aproximação entre cliente e marca. Para isso, existem um conjunto de ações que fazem uma empresa se tornar “íntima” do seu público.

Você pode aplicar essa estratégia na sua empresa desenvolvendo programas de fidelização e experiência do cliente, fazendo com que seus clientes permaneçam comprando da sua marca.

+ Aplique as principais técnicas de fidelização e experiência do cliente adquirindo o livro Liderando ao Estilo Starbucks, de Joseph A. Michelli.

Transforme o marketing do seu negócio!

Transforme o marketing do seu negócio!

Como você pôde ver, existem muitas áreas do Marketing que vão além das propagandas de televisão ou anúncios no YouTube. Seja online ou offline, sempre existem maneiras de melhorar o Marketing de uma empresa.

Portanto, se você quer aprender a utilizar os principais canais de vendas da atualidade para alcançar um público maior e aumentar o faturamento da sua empresa, adquira agora o Kit de Marketing Digital.

Neste Kit, você vai conhecer, detalhadamente, quais são os principais meios de venda na internet, como utilizar corretamente as estratégias de marketing online e, principalmente, como criar campanhas de vendas lucrativas.

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Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais

Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais
Se você quer vender na internet, é essencial ler bons livros de marketing digital.
Por ser um mercado novo e repleto de oportunidades, existe muito conteúdo de pouca qualidade espalhado pela internet.
O mercado digital, por ter crescido tanto em tão pouco tempo, acaba sofrendo com uma enxurrada de conteúdos óbvios e rasos. Para ter algum resultado, é preciso se aprofundar com algo sólido e comprovado.
Por isso, hoje trazemos 3 sugestões de excelentes livros de marketing digital para quem quer estudar de maneira séria e construir resultados nesse mercado tão promissor. 

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O livro pode ser um ótimo começo para quem está entrando no mercado digital e quer se preparar para alcançar resultados sólidos no futuro.
Mas também serve para quem já atua no digital e quer se tornar ainda melhor. Sem dúvidas, Marketing Digital na Prática é um dos melhores livros de marketing digital e estratégia já escritos no Brasil.

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Nos dias de hoje, tem sido cada vez mais difícil e concorrido cativar o tempo e a atenção das pessoas – que são dois ativos decisivos para as vendas e, portanto, muito valiosos.
Em um cenário onde muitos concorrentes falam e pouca gente ouve, o marketing de conteúdo surge como uma moeda que compra o tempo e a atenção do público e o antídoto que salva a estratégia de muitos negócios.
O empresário e professor Rafael Rez traz um verdadeiro manual sobre como usar todo o poder do marketing de conteúdo no livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI. O livro se propõe a expandir sua mente para trabalhar como gente grande neste mercado. Clique aqui para adquirir.

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Nesta obra, Luciano vai te ensinar como usar as principais redes sociais como canais de vendas.

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