Vender todos os dias usando a internet.
Ta aí uma receita que todo empresário do ramo digital deseja de forma fervorosa na atual “Era do WWW”.
Foi pensando nisso que o publicitário Natanael Oliveira escreveu o livro “Não me faça dormir – o manual para vender todos os dias usando a Internet”.
Mas quem acha que o livro de Natanael Oliveira é um conjunto de métodos que, quando aplicados, serão revertidos em vendas num passe de mágica, não sabe de nada.
Para não perder as oportunidades no mundo dos negócios digitais, estar atento às circunstâncias é essencial.
E a história de Natanael mostra bem como ele esteve bem atento às oportunidades ao seu redor, para ser uma prova viva de que é possível colocar em prática o que está escrito no livro.
Esse artigo, então, contará como o vendedor de planos telefônicos se tornou uma das maiores referências nacionais em campanhas de venda na internet, sendo criador de 20 conteúdos digitais e autor de 8 livros online.
Confira agora, com atenção, as dicas que a história de Natanael de Oliveira pode te entregar.
Quem é Natanael Oliveira?
O seu primeiro emprego foi como vendedor de planos de telefonia, e foi naquele serviço que Natanael Oliveira aprendeu, na prática, o significado da palavra “oportunidade”.
Ou melhor, ele aprendeu a criar as próprias oportunidades.
Segundo o próprio Natanael Oliveira, ele era muito fraco quando o assunto era vender, embora essa tenha sido a sua primeira profissão.
Mas foi graças à internet que, mesmo naquela época, Natanael Oliveira conseguiu alavancar sua vida profissional.
Isso porque ele resolveu apostar nela como ferramenta para desenvolver uma forma mais adequada de vendas para gerar mais resultados.
E foi ao criar uma conta no Twitter que Natanael Oliveira começou a entender a força das vendas pela internet.
Após algumas postagens promocionais em seu microblog, o seu telefone tocou, e, de forma completamente natural, ele conseguiu fechar a sua primeira venda.
Ainda naquela época, existia a cultura da internet ser uma “Terra de Ninguém”.
Hoje, com os influenciadores digitais fazendo um boom na rede, podemos dizer que a web foi colonizada em diversas esferas.
E no que se diz respeito a vendas, pode ter certeza que Natanael Oliveira é um dos principais representantes desta geração de influencers.
Natanael Oliveira se lança para as vendas na Internet
O mercado digital movimenta milhões de reais diariamente.
E foi partindo desta premissa que Natanael Oliveira se lançou no projeto de fazer dinheiro vendendo pela Internet… ou melhor, não dormindo, para que vendesse todos os dias pela internet, assim como diz o título do seu livro.
Impressionado com a força com que as suas postagens no Twitter culminavam em retornos positivos, Natanael Oliveira decidiu, então, se aperfeiçoar ainda mais no segmento de vendas pela Internet.
Foi quando ele criou o seu primeiro site próprio e passou a estudar outra estratégia para vender pela internet: SEO.
O que é esse tal de SEO?
SEO significa Search Engine Optimization, e sua tradução em português significa “otimização de mecanismos de pesquisa”.
A estratégia nada mais é do que explorar, de forma orgânica, conteúdos a serem encontrados mais facilmente baseados em critérios estabelecidos por mecanismos de busca online, como o Google (o mais famoso deles).
Natanael Oliveira percebeu que através desses buscadores o seu nome poderia ser achado mais facilmente e, portanto, ele poderia vender mais.
Então, ao criar o seu site, ele procurou explorar o alcance dos textos de forma orgânica no Google.
A equação era simples, assim como Natanael tuitava as ofertas dos seus planos telefônicos no Twitter, seu principal canal de comunicação e vendas, agora ele tinha muito mais espaço para ofertar os seus produtos e serviços pelo seu site.
Mas para que ele pudesse ter os mesmos alcances do microblog, precisava focar em adivinha o que? SEO.
Os blackouts encontrados por Natanael Oliveira
“A casa caiu”.
Esse foi o título do e-mail que mudou a vida de Natanael Oliveira.
Ele não descansou enquanto não encontrou a tal estratégia para vender todos os dias utilizando-se da internet.
Ele percebeu que mesmo o seu projeto digital com estratégia SEO podia ser vulnerável também, que ele podia ser derrubado de alguma maneira.
Entendeu que, se quisesse ter um negócio digital vendendo todos os dias, deveria apostar em outras estratégias simultaneamente.
O tal e-mail fez com que as vendas de Natanael Oliveira aumentassem, o que culminou em seu pedido de demissão da empresa em que ele trabalhava.
Mas dois dias depois, Natanael assinou o seu primeiro contrato de marketing digital.
Até chegar à conclusão traçada no livro “Não me faça dormir – o manual para vender todos os dias usando a Internet”, Natanael Oliveira passou por muitas experiências.
Aos poucos ele se tornou uma referência em marketing digital, fechando diversos contratos e tornando-se referência nacional em vendas pela internet.
E foi nesse ponto que ele enxergou além e viu o mercado se movimentar.
Natanael Oliveira se movimentou junto com o mercado
O mercado de marketing digital brasileiro girava e as agências que forneciam uma gama maior de serviços, as full services, foram foi ocupando mais espaço.
Acompanhando as modificações do mercado, Natanael Oliveira mudou-se para São Paulo, contratando mais pessoas e fechando uma equipe própria em sua agência.
Entretanto, muitas vezes a movimentações do mercado não são favoráveis.
E essa alteração no movimento da agência de Natanael Oliveira fez com que ele tivesse que recuar, já que ele notou que a sua especialidade era o negócio de estratégias, e não de operações.
A decisão posterior foi ir para os Estados Unidos e achar uma ferramenta aplicável ao marketing digital brasileiro que fizesse com que empresários vendessem todos os dias.
Assim nasceu o livro “Não me faça dormir – o manual para vender todos os dias usando a Internet”.
Segundo Natanael, as empresas que vendem todos os dias são mais seguras, confiantes e, principalmente, mais saudáveis.
O modelo de estratégia descrito no livro chamou a atenção de pessoas de diversos países, principalmente da América do Sul, mas atingido outros continentes, como América do Norte, Europa e Ásia, contendo a representação clara de um negócio de sucesso.
As lições que aprendemos com Natanael Oliveira
A história de Natanael Oliveira nos ensina a sermos incansáveis para chegar aos nossos objetivos.
O “não me faça dormir”, carregado no título do livro, é totalmente sugestivo, quando conhecemos a sua história e vemos a decisão ferrenha com a qual ele sempre buscou os métodos de vendas diárias na qual ele apresenta em seu projeto.
Intrepidez, criatividade, autoavaliação e muito, mas muito trabalho, são as principais lições que aprendemos quando ouvimos ou lemos histórias como a de Natanael Oliveira.
Em sua história, ele mostra também a importância de se planejar um negócio seguro e sólido na internet, utilizando um grande leque de estratégias. Dessa forma, seu negócio não fica dependendo de apenas uma fonte de clientes.
Outro ponto aprendido com Natanael é sobre a necessidade de se adaptar às imprevisibilidades do mercado digital, e como se fazer isso.
O livro “Não Me Faça Dormir – O Manual Para Você Vender Todos Os Dias Usando A Internet” é, sem dúvida, uma obra que você precisa conhecer se quer aumentar suas chances de sucesso com um negócio digital.
Portanto, não perca mais tempo. Conheça agora mesmo esse livro que já está conquistando empreendedores do mercado.