Vendas

6 Verdades sobre marketing e vendas que você precisa conhecer

Sobre o que vamos falar?

  • Marketing e vendas são a base de qualquer empresa e, ao mesmo tempo, a base da economia global.
  • Por ser um assunto tão relevante, a internet está cheia de conteúdos rasos sobre esse assunto.
  • Existem pelo menos 6 lições essenciais que pouca gente te conta, mas que podem fazer a diferença nos seus resultados.
  • Vender é a chave para crescer na vida e nos negócios, como ensina Paulo Maccedo, no livro “Eu, Vendedor”. Clique no botão abaixo para saber mais sobre o livro:

Quero Crescer Na Vida e Nos Negócios Através das Vendas

 

Você deve imaginar que marketing e vendas são a base do sucesso de qualquer negócio. Por isso, entender sobre essas duas coisas influencia muito nos seus resultados.

Seja você um empreendedor, colaborador de algum negócio, profissional autônomo ou tenha qualquer outro tipo de carreira, quanto mais você entende sobre marketing e vendas, melhor.

Neste artigo, trouxemos 6 lições que você precisa entender sobre marketing e vendas e que farão toda a diferença nos seus resultados. Continue com a gente e aproveite a leitura.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


Instagram DVS Editora

6 verdades que você precisa entender para ter resultados

6 verdades que você precisa entender para ter resultados

Como acontece com qualquer tema relevante, a internet está lotada de conteúdos rasos e repetitivos sobre como vender e fazer o marketing de um negócio.

É importante explicar alguns pontos que pouca gente aborda e que, ao mesmo tempo, são extremamente decisivos para os seus resultados.

Nas próximas linhas, explicamos 6 lições essenciais sobre marketing e vendas que a maioria dos empreendedores e profissionais só aprende após anos de experiência prática e concreta.

1. Nem todo mundo será seu cliente

Este é um fato que a maioria dos influenciadores e blogs da internet não vão te contar. A verdade é que, por mais que você venda bem, nem todo mundo será seu cliente.

Isso não significa que o seu produto é ruim ou que você seja incapaz de persuadir e vender. Acontece que, por dois motivos, algumas pessoas nunca irão comprar de você.

Primeiro, porque nem todo mundo é o seu público alvo. Ponto. Cada produto ou serviço tem um público alvo, que são as pessoas mais aptas a se interessar e realizar uma compra.

Todo mundo já ouviu que “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”. Aqui, acontece uma lógica parecida.

 

É melhor vender apenas para o seu público alvo, construindo uma comunicação vendedora que funcione somente com esse público, do que tentar vender para todo mundo e, com certeza, não vender para ninguém.

Segundo, é que existem pessoas que, por mais que pareçam ser o seu público alvo, não vão comprar, mesmo que a sua comunicação seja eficiente e muito bem feita.

Em vendas, existe uma espécie de taxa de sucesso. Se você tentar vender para 100 pessoas que são do seu público alvo, é impossível que todas elas digam sim. Se 60, 70 ou até 80 dessas pessoas dizem sim, você fez a lição de casa.

2. As pessoas desconfiam de você

Outra verdade pouco falada e que qualquer pessoa que trabalhe com marketing e vendas precisa entender é: as pessoas desconfiam de você. Se você quer vender algo para alguém, você naturalmente é alvo da desconfiança dessa pessoa.

As pessoas sabem que você tem interesse em promover um produto ou serviço. Elas sabem que você ganha quando elas gostam desse produto e serviço. É óbvio que você vai tentar convencê-las de que aquilo é benéfico, mesmo que não seja.

Por esse motivo, uma das prioridades durante as vendas é gerar confiança nas pessoas. Isso se faz, dentre outras formas, quebrando o que chamamos de objeções.

Aproveite os lançamentos em promoção na DVS Editora!

-20%
ESTADO DA ARTE EM VENDAS
ESTADO DA ARTE EM VENDAS - Claudio Zanutim e Renato Martinelli
De: R$ 44,00
Por : R$ 35,20
Economize: R$ 8,80 (20% de desconto)

-20%
A FÓRMULA DO YOUTUBE
A FÓRMULA DO YOUTUBE - Derral Eves
De: R$ 89,00
Por : R$ 71,20
Economize: R$ 17,80 (20% de desconto)

-20%
CONTEÚDO S.A. - SEGUNDA EDIÇÃO - TOTALMENTE REVISADA E AMPLIADA
CONTEÚDO S.A. - SEGUNDA EDIÇÃO - TOTALMENTE REVISADA E AMPLIADA - Joe Pulizzi
De: R$ 94,00
Por : R$ 75,20
Economize: R$ 18,80 (20% de desconto)

 

Objeções são questionamentos que todo mundo tem quando alguém tenta vender algo. São perguntas do tipo:

  • “O que ele ganha com isso?”
  • “Por que eu deveria acreditar no que essa pessoa diz?”
  • “Onde está a pegadinha?”
  • “Por que isso vale a pena?”
  • “Como vou saber se isso funciona?”

Enfim, existem várias formas de objeção que realmente travam uma venda e é preciso respondê-las de forma implícita ou explícita para gerar confiança no público alvo.

+Dica: Vender é um ato de persuasão. Escrevemos um artigo onde falamos o que é persuasão e como você pode usá-la para ter sucesso em qualquer carreira. Clique aqui para ler o artigo.

3. O jeito certo de vender para pessoas diferentes

A terceira lição segue uma linha parecida com a da primeira lição. Ela também tem a ver com as diferenças entre o seu público alvo.

Um dos fundamentos mais importantes da comunicação e da persuasão é adequar sua mensagem de acordo com o público.

Isso quer dizer que, primeiro, você deve ter uma comunicação e uma linguagem adequada. Em outras palavras, você tem que falar a língua que o seu público.

Mas outro ponto importante é que, dentro do seu público alvo, também existem diferenças. A principal delas é o que chamamos de nível de consciência.

O nível de consciência, basicamente, é o quanto parte do seu público sabe sobre você, sobre o seu produto e sobre o problema que ele resolve.

Por exemplo, uma pessoa que conhece bem você ou o seu produto precisa receber uma mensagem mais direta, quase que uma oferta para comprar o quanto antes.

Já uma pessoa que não sabe nada sobre você ou sobre o produto, precisa de algo mais indireto, como uma apresentação ou explicação, antes de receber uma oferta para comprar.

 

4. O seu produto ou serviço precisa ser bom

Olha, um problema desses conteúdos rasos sobre marketing e vendas que existem espalhados pela internet, é que eles não falam da importância de oferecer algo bom para as pessoas.

Queremos dizer que vender bem não adianta praticamente nada, se o seu produto for uma decepção para quem compra. Você pode até gerar uma boa quantidade de vendas no começo, mas um negócio que decepciona o público não se sustenta por muito tempo.

Então, junto com todas as técnicas de vendas e estratégias de marketing, a qualidade do produto ou serviço é um dos fatores mais decisivos e que deve, sim, ser considerado.

+Dica: Agradar as pessoas que já compraram de você e torná-las fãs da sua empresa é um tipo de estratégia. Isso é chamado de Customer Success e fez muitas empresas darem certo. Escrevemos um artigo sobre isso. Clique aqui para ler.

5. Ninguém gosta de mentiras

Continuando numa linha parecida, vem a quinta lição: ninguém gosta de mentiras, muito menos o seu cliente. Quem não entende isso dificilmente vai atingir grandes resultados nos negócios.

Mentir para o seu público alvo é sempre uma má ideia. Na maioria das vezes, vai dar errado logo de cara. As pessoas costumam perceber quando algo é “bom demais para ser verdade”.

Promessas falsas, por mais “agressivas” que sejam, têm muito mais chance de serem recusadas ou ignoradas. Mas o pior não é nem isso. Além de não gostarem de mentiras, as pessoas não confiam em mentirosos.

Uma vez que você faz promessas falsas ou mente de alguma forma e o seu potencial cliente percebe, ele não vai mais acreditar em você. Fecha-se uma porta que dificilmente será aberta de novo.

6. Você não vende um produto

Por fim, você precisa entender que você não vende um produto ou serviço. Você vende, antes de tudo, uma solução ou um objetivo – que são conquistados através do seu produto ou serviço.

Uma das partes mais essenciais, em marketing e vendas, é apresentar o seu produto ou serviço como uma ponte entre o seu cliente e a solução que ele tanto precisa.

É como se você pintasse um quadro na mente do seu público. Nesse quadro, ele consegue imaginar e sentir toda a satisfação e o benefício que terá depois de comprar o que você está vendendo.

A verdade é que ninguém quer comprar o que você vende. As pessoas compram as consequências e os impactos positivos que o seu produto gera. Daí a importância de pintar essa imagem na mente do público.

Tudo gira em torno de vendas e marketing

Tudo gira em torno de vendas e marketing

Como já dissemos, marketing e vendas são as bases do sucesso de praticamente qualquer negócio. Uma empresa que não vende simplesmente não existe.

Tudo, no mundo dos negócios, gira em torno de marketing e vendas. Estes dois são a base da economia mundial e todo empreendedor ou profissional de alta performance precisa entender isso.

Entenda a ciência das vendas e marketing

Entenda a ciência das vendas e marketing

Nosso conselho não só para empreendedores, mas para profissionais de qualquer área que têm grandes pretensões é que estude e entenda ao máximo sobre marketing e vendas.

As habilidades que você desenvolve ao estudar esses assuntos tendem a ser extremamente úteis e vantajosas em vários contextos.

Um empreendedor ou profissional que entende a ciência do marketing e vendas é sempre diferenciado e tende a estar um passo à frente dos demais.

Como crescer na vida através das vendas

Como crescer na vida através das vendas

Algo que a gente sempre costuma apontar, nesse blog, é que todos os grandes líderes e empreendedores tinham habilidades de vendedores, sem exceção. Eles vendem ideias, produtos, serviços, sonhos, etc.

Então, se você realmente quer crescer na vida, dominar ou ter pelo menos uma noção sobre marketing e vendas é uma das melhores decisões que você pode ter.

Inclusive, uma pessoa que conquistou grandes objetivos e mudou de vida através das vendas foi o empresário e copywriter Paulo Maccedo. Um dos primeiros livros dele fala exatamente sobre isso.

Em Eu, Vendedor, Paulo apresenta suas experiências e dá dicas reais de como qualquer pessoa pode crescer na vida e nos negócios vendendo qualquer coisa. Clicando no botão abaixo, você pode saber mais ou adquirir o livro:

Quero Crescer Na Vida e Nos Negócios Através das Vendas

 

7. Kit Vendas Com 3 Livros

Kit Vendas Com 3 Livros

A informação mais importante que demos ao longo deste artigo é que os melhores livros sobre vendas são destinados à construção de estratégias de persuasão e vendas.

É por isso que dentro desta lista de 6 melhores livros sobre vendas, 3 deles fazem parte do Kit Especial de Vendas:

  • Venda Mais, Melhor e Sempre, de Tim Dunne e Tim Hurson;
  • Tenho Orgulho de Ser Vendedor, de Cláudio Zanutim;
  • #Bora Bater Meta, de Carol Manciola;

No Kit Vendas, você tem a oportunidade de adquirir e receber todos estes livros juntos e diretamente na sua casa. Se você tem interesse, é só clicar aqui.

Quero Adquirir o Kit Vendas!

Artigos relacionados
Vendas

6 melhores livros sobre vendas para quem quer ser especialista

Sobre o que vamos falar? Os melhores livros sobre vendas precisam abordar diretamente assuntos como…
Saiba Mais
ProdutividadeVendas

7 dicas para quem quer atingir metas e conquistar objetivos mais rápido

Sobre o que vamos falar? Conquistar objetivos grandes depende de metas. Por maiores que seus…
Saiba Mais
Vendas

6 técnicas de vendas mais eficazes para conseguir mais clientes

Sobre o que vamos falar? O principal instrumento que você pode utilizar para convencer uma pessoa…
Saiba Mais