Daniel C. LuzInsightPosts

O Pai Moderno

Insight, Daniel C. Luz, Blog do Editor, DVS EditoraSeu desejo de adquirir se tornou seu único objetivo na vida? O impulso de sempre querer mais tem te convencido de que a conquista e acúmulo de bens vai fazê-lo feliz e lhe assegurará um futuro tranquilo?

Por Daniel C. Luz.

Lamento dizer que as posses trazem somente felicidade temporária. Há algum tempo tive uma grande lição ao ouvir este depoimento, de Hélio Fraga, ex-jornalista de Belo Horizonte, que agora compartilho com você.

“O pai moderno, muitas vezes perplexo e angustiado, passa a vida inteira correndo como um louco em busca do futuro e esquecendo-se do agora, nessa luta, renuncia ao presente.”

Com prazer e orgulho, a cada ano, preenche sua declaração de bens para o Imposto de Renda. Cada nova linha acrescida foi produto de muito trabalho. Lotes, casas, apartamentos, sítios, casa de praia, automóvel do ano – tudo isso custou dias, semanas, meses de luta. Mas ele está sedimentando o futuro de sua família, se partir de repente, já cumpriu sua missão e não vai deixá-la desamparada.

.

“Às vezes o homem mais pobre deixa a seus filhos a herança mais rica”
Ruth E. Renkel

Para ir escrevendo cada vez mais linhas na sua relação de bens, ele não se contenta com um emprego só – é preciso ter dois ou três; vender parte das férias; levar serviço para casa. É um tal de viajar, almoçar fora, fazer reuniões, preencher a agenda – afinal, ele, um executivo dinâmico, não pode fraquejar.

Esse homem se esquece de que a verdadeira declaração de bens, o valor que efetivamente conta, está em outra página do formulário do imposto renda – naquelas modestas linhas, quase escondidas, onde se lê: Relação de Dependentes. São os filhos que colocou no mundo, a quem deve dedicar o melhor de seu tempo. Os filhos, novos demais, não estão interessados em propriedades e no aumento da renda. Eles só querem um pai para conviver, dialogar e brincar. Os anos passam, os meninos crescem, e o pai nem percebe, porque se entregou de tal forma à construção do futuro, que não participou de suas alegrias; não os levou ou buscou no colégio; nunca foi a uma festa infantil; não teve tempo para assistir à coroação da filha como rainha da primavera. Um executivo não deve desviar sua atenção para essas bobagens. São coisas para desocupados.

Há filhos órfãos de pais vivos, porque estão “entregues”. O pai, para um lado, a mãe para o outro, e a família desintegrada, sem amor, sem diálogo, sem convivência. É esta convivência que solidifica a fraternidade entre irmãos, abre o caminho no coração, elimina problemas resolve as coisas na base do entendimento. Há irmãos crescendo como verdadeiros estranhos, que só se encontram de passagem em casa e para ver os pais, é quase preciso marcar hora.

Depois de uma dramática experiência pessoal e familiar vivida, a mensagem que tenho para dar é: Não há tempo melhor aplicado do aquele destinado aos filhos .

Dos 18 anos de casado, passei 15 absorvidos por muitas tarefas, envolvido em várias ocupações e totalmente entregue a um objetivo único e prioritário: Construir o futuro para três filhos e minha mulher. Isso me custou longos afastamentos de casa: viagens, estágios, cursos, plantões no jornal, madrugada no estúdio da televisão… uma vida sempre agitada, tormentosa e apaixonante, na dedicação à profissão – que foi na verdade, mais importante do que a minha família.

Agora, estou aqui com o resultado de tanto esforço: Construí o futuro penosamente, e não sei o que fazer com ele, depois da perda de Luiz Otavio e Priscila.

Livro Insight I
kit Insight é composto por livro + CD duplo. Neste CD você tem a narração de vários textos que torna possível assimilar as profundas lições de vida condensadas pelo autor a qualquer hora, em todos os lugares. O CD apresenta as reflexões de uma maneira agradável e especialmente montada para permitir uma apreensão profunda da obra durante uma viagem, no trânsito congestionado da cidade ou em casa. A harmoniosa trilha sonora foi composta pelo maestro Junior Camilo especialmente para este digitalbooks com a preocupação de criar um ambiente receptivo para melhor absorção do conteúdo dos textos.
Artigos relacionados
Daniel C. Luz

Livro traz textos motivadores e energizantes

Autor dos best-sellers Insight e Fênix, Daniel C. Luz apresenta seu lançamento: Recarregando a…
Saiba Mais
Posts

11 frases inspiradoras para você começar o ano com tudo!

Começo de ano é época de reavaliação. Por isso, reunimos aqui 11 frases inspiradoras para…
Saiba Mais
Posts

Mercado editorial brasileiro ganha dois novos selos

A DVS Editora – especializada em livros de negócios e de desenvolvimento pessoal – aproveita…
Saiba Mais