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Como escrever conteúdos com poder de persuasão usando técnicas antigas

Sobre o que vamos falar?

  • Saber como escrever conteúdo persuasivo pode ser uma das principais dúvidas para redatores que querem vender nos seus artigos e aumentar os resultados dos clientes.
  • A persuasão não serve apenas para redatores ou copywriters, mas para todos os que querem influenciar a vontade de outra pessoa e fazer com que ela tome uma ação.
  • Um conteúdo persuasivo é profundamente relacionado com os problemas, desejos e necessidades do público que se torne irresistível do início ao fim. É possível fazer isso com os 12 elementos e com a Retórica de Aristóteles.
  • Se você já entendeu tudo isso, quer aplicar os 12 elementos da persuasão e sabe que precisa de conteúdos aprofundados para se tornar um especialista, separamos um KIT pra você. É só clicar no botão abaixo!

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Como escrever conteúdo persuasivo? Essa pergunta é mais importante do que parece e pode te ajudar a impulsionar os seus resultados na internet.

Enquanto uns procuram respostas para persuadir e influenciar pessoas, outros abominam a ideia e acham errado influenciar alguém dessa maneira.

No fundo, achando certo ou não, a influência e persuasão faz parte do ser humano, principalmente daqueles que trabalham com vendas ou Marketing Digital.

Para Kurt W. Mortensen, autor do livro “Máxima Influência: As 12 Leis Universais da persuasão”, todo ser humano persuade e influencia pessoas, e a influência é um pré-requisito absoluto para:

  • Profissionais de vendas;
  • Pais;
  • Gerentes de negócios;
  • Comerciantes / Anunciantes;
  • Advogados;
  • Empreendedores;
  • Negociadores;
  • Líderes;
  • Professores;
  • Pessoas em geral (TODOS nós influenciamos).

No texto de hoje, você vai aprender como a persuasão permeia cada aspecto da vida do seu leitor e por que escrever de forma persuasiva pode ser a melhor ideia que você vai ter para o seu negócio.



Veja o que você irá conhecer neste artigo:

O que é persuasão?

O que é persuasão?

Podemos definir persuasão como a habilidade de influenciar o desejo de outra pessoa para convencê-la a tomar uma decisão, fazer uma ação ou acreditar em algo.

Para isso, muitas técnicas podem ser usadas tomando como ponto de partida, por exemplo, alguns princípios do comportamento humano (os chamados gatilhos mentais), estruturas de discurso, seja falado ou escrito, tom de voz, postura corporal, entre outros.

Enfim, dá para descobrir na prática como escrever conteúdo persuasivo em qualquer tipo de comunicação, seja falando ou escrevendo. Usando as técnicas certas (e algumas delas você vai aprender mais abaixo) você pode produzir um conteúdo útil e persuasivo.

O que é um conteúdo persuasivo?

O que é um conteúdo persuasivo?

É um conteúdo tão profundamente relacionado com os problemas, desejos e necessidades do público que se torna irresistível do início ao fim.

A Retórica de Aristóteles teorizou sobre 3 elementos que são base para qualquer um que quer persuadir:

  1. Ethos, que depende do caráter pessoal do orador, porque a pessoa que quer persuadir precisa ser credível.
  2. Logos, que coloca o público em determinado estado de espírito por causa da argumentação lógica.
  3. Pathos, que é a prova ou prova aparente fornecidas pelo discurso do orador por causa da emoção.

Segundo Aristóteles, um bom orador precisa desses 3 fundamentos. Apesar da teoria ter sido criada no século 4 aC, até os dias de hoje essa ainda é uma premissa não só para os oradores como também para os redatores de classe mundial que querem tornar seus conteúdos altamente atrativos e persuasivos.

1 – Ethos

Demonstre credibilidade e apelo ético. Os leitores serão persuadidos mais facilmente se confiarem em você.

Algumas maneiras de conseguir mostrar que seu conteúdo é credível e digno da atenção do público são:

  • Linkar fontes confiáveis de terceiros, que validem sua tese; chamamos isso de links externos no Marketing de Conteúdo.
  • Use citações ou exemplos de pessoas respeitadas naquele nicho; chamamos isso de “roubo de autoridade”.
  • Em casos de conteúdos que falam da empresa, mostre quem já experimentou o que você oferece e o que essas pessoas acharam; é comum ter esse tipo de informação em copywriting, chamado de prova social.

Algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis ao tentar influenciar e mostrar credibilidade, por acharem que essa atitude é desleal ou imoral. Mas a verdade é que a influência e a persuasão são naturais do ser humano e podem ser usadas para o bem.

No Livro 360 Graus de Influência, Harrison Monarth falou:

“Seja por meio de uma cenoura (recompensa) ou de uma vara (punição) ou de qualquer uma das formas mais sutis de influência nesse espectro, tudo o que desejamos, negociamos, medimos e remuneramos é produto de nossa capacidade de exercer influência de uma forma eficaz”.

2 – Logos

Como o Logos representa a declaração, argumento ou frase usada para convencer uma pessoa e persuadi-la usando a razão e a lógica, nada melhor do que o conteúdo para assumir esse papel.

Durante o seu conteúdo, procure inspirar, responder dúvidas comuns do público e fornecer conteúdos consistentes. Esse tipo de conteúdo mostra que você entende bem do assunto e oferece uma razão para que o público confie e acredite em você.

O seu público cria altas expectativas sobre a sua marca, independente do tamanho e dos recursos que você tem. Ao contrário do que muitos pensam, a grande expectativa é uma oportunidade para reforçar seus benefícios e se aproximar do cliente.

É essa expectativa que vai te ajudar a convencer seu público, com argumento lógico, a comprar seu serviço ou produto em vez de pagar para o concorrente.

Algumas maneiras de fazer isso são:

  • Conhecer a concorrência profundamente e oferecer argumentos melhores do que os dela.
  • Reforçar hipóteses ou afirmações com dados, estatísticas e pesquisas confiáveis nos seus conteúdos.
  • Destaque seus diferenciais para os seus concorrentes, mas faça isso de forma que mostre o que o cliente ganha com isso (nunca faça essa ação tentando mostrar o quão boa sua empresa é, porque isso é sobre seu cliente).
  • Sempre que puder, mostre dados e cenários detalhados e mostre como seu produto / serviço pode melhorar a vida do público.

Um grande exemplo de argumento racional foi a de uma plataforma usada para e-mail Marketing, que criou uma página de vendas focada em uma comparação entre a ferramenta dela e a do concorrente.

Nessa página, a empresa colocou um comparativo de tudo o que eles ofereciam, do que o concorrente oferecia e quanto cada um cobrava por todas aquelas funcionalidades.

Dependendo do seu nicho, pode ser arriscado usar a estratégia de comparação, mas é genial do ponto de vista argumentativo e prova o que você está falando.

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3 – Pathos

No Ethos você precisa mostrar credibilidade e ganhar um lugar na consciência do leitor, no Logos você precisa justificar com a razão. Mas e no Pathos? Simples: aqui você trabalha a parte emocional do público.

No meio do Copywriting, é muito comum ouvir a frase: “venda com a emoção e justifique com a razão”. A batalha entre ‘razão x emoção’ não existe; as pessoas querem comprar pela emoção, mas precisam ter motivos racionais para isso.

Por essa razão, a melhor maneira de convencer alguém a tomar uma atitude é justificar com a razão (como você faz no Logos) e vender com a emoção (como você faz com o Pathos).

Na teoria de Aristóteles, percebemos que o redator persuasivo e o copywriter trabalham a retórica em seus conteúdos ou campanhas de vendas.

O discurso retórico emite sempre um pedido ou ordem, mesmo quando está implícito, que só pode ser interpretado de uma maneira só, sem dualidades. É com essa precisão de chamada para ação (CTA) que um redator ou copywriter garante que o leitor vá tomar determinada atitude.

Apesar de parecer apenas o campo da lógica, a retórica trabalha as emoções, à vontade que o leitor já tem de agir. Antigamente, os oradores captavam primeiro as inclinações do auditório para, então, fazer a ponte entre essas emoções e os objetivos desejados.

Da mesma maneira, o redator / copywriter pesquisa as inclinações emocionais do público e usa essas informações para tornar o conteúdo mais persuasivo.

Os profissionais de maior sucesso na área são ótimos pesquisadores e usam bem a empatia para se colocar no lugar do público e usar essas emoções para fazer com que os leitores tomem as atitudes desejadas.

OS 12 ELEMENTOS DA PERSUASÃO

Tem como você fazer tudo isso com mais fluidez e facilidade, se aprofundando tanto na persuasão a ponto dos seus conteúdos ficarem persuasivos naturalmente. É como se você tivesse a oportunidade de ganhar o dom da persuasão.

Para conseguir tudo isso você não precisa esfregar uma lâmpada mágica e fazer um pedido, tudo o que você tem a fazer é seguir o caminho que outros oradores influentes já seguiram.

Algumas das bases que deixa qualquer conteúdo persuasivo são:

  • Lei da Conectividade
  • Lei de Envolvimento
  • Lei da Estima
  • Lei da Obrigação
  • Lei da Dissonância
  • Lei da Embalagem Verbal
  • Lei da Associação
  • Lei do Equilíbrio
  • Lei da Expectativa
  • Lei do Contraste
  • Lei da Validação Social
  • Lei da Escassez

Você pode aprender como aplicar todos esses elementos de forma natural nos seus conteúdos ao ler o livro “Máxima Influência: As 12 Leis Universais da persuasão”, que está disponível no Kit de Persuasão da DVS Editora. Clique no botão abaixo e aproveite!

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Por que usar persuasão no seu conteúdo?

Por que usar persuasão no seu conteúdo?

“O pior momento para aprender uma habilidade de persuasão é quando você precisa dela. Você deve ter o domínio da persuasão antes de precisar dela; caso contrário, isso poderá levá-lo a perder uma oportunidade para sempre.” – Kurt W. Mortensen, em QI de Persuasão

Se você tem algo importante para dizer ou comunicar, ou se deseja que as pessoas que consomem seu conteúdo façam alguma ação específica, você precisa convencê-las a fazerem o que você deseja. Isso só é possível por meio da persuasão.

Na prática, primeiro o público vai se interessar pelo que você está oferecendo. Logo, mais pessoas vão clicar nos seus textos, olhar para os seus posts, ver os seus vídeos, e, aos poucos, vão te enxergar como uma autoridade.

E pelo mesmo motivo, esse público vai se interessar mais pelo que você está dizendo, seja por escrito ou por fala. Isso faz com que o envolvimento e engajamento do público com o seu conteúdo seja maior, e de um jeito ou de outro, esse é um dos seus objetivos.

Além disso, se você produz conteúdo com alguma estratégia de vendas, toda essa estratégia se potencializa e tende a ser bem mais eficiente – o que gera mais vendas e faturamento para você ou para o seu negócio.

Como escrever conteúdo persuasivo em 4 passos

Como escrever conteúdo persuasivo em 4 passos

O que você vai ler a seguir é um mini manual que vai te ajudar a produzir conteúdos persuasivos e estratégicos. Usando as técnicas que vamos ensinar, você já vai aumentar consideravelmente o nível de persuasão do seu conteúdo.

Então relaxe e aproveite essa leitura que será muito útil.

1 – Responda a pergunta mais importante

Sem dúvida, todo mundo que lê alguma coisa, principalmente o título, faz a si mesmo uma pergunta simples: “o que eu tenho a ver com isso?

Essa pergunta pode ser traduzida de outras formas. Duas delas seriam: “Como isso pode me ajudar?” ou “Como ou por que isso influencia a minha vida?”.

Esse é um excelente ponto de partida: Se você quer descobrir como escrever conteúdo para influenciar ou persuadir algum dos seus leitores com seu conteúdo, é importante considerar quais são os interesses do seu público para construir um conteúdo que realmente possa ajudá-lo.

A partir disso, faça questão de deixar bem explícito que o seu conteúdo tem algo útil, relevante e que interessa a ele.

O mais importante de tudo é saber para quem você vai escrever. Por isso, faça questão de gastar algumas horas do seu tempo pesquisando seu público-alvo para descobrir o que eles gostam. Só assim você vai conseguir produzir conteúdo realmente persuasivo, útil e interessante.

Isso nos leva ao segundo ponto: o valor do seu conteúdo.

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2 – Crie conteúdos de (alto) valor

Antes de se perguntar “como escrever conteúdo persuasivo?”, lembre-se de pensar primeiro como você pode escrever de forma que ajude seu público e solucione problemas. É isso que chamamos de ‘conteúdo de alto valor’.

Uma forma de fazer isso é questionando: para que esse conteúdo serve? Ele realmente vale a pena ser lido? A resposta precisa ser sempre: sim. Você deve entregar um conteúdo de altíssimo valor e que realmente ajude o seu leitor.

Além de ter a sensação de que aquilo será útil, antes de ler, trabalhe para que o público tenha certeza disso assim que terminar de ler. O seu conteúdo precisa servir para algo e ter um valor real para quem lê.

3 – Entregue o que foi prometido

Esse ponto é uma síntese dos dois pontos anteriores sobre como escrever conteúdo persuasivo: é preciso fazer promessas verdadeiras. Se você quer persuadir seu leitor a ler seu conteúdo e tomar uma ação ou mudar de opinião, prometa algo já no início.

Você pode prometer que o conteúdo vai mudar algo real da vida do leitor, ou vai ajudá-lo em algo prático, mas, sobretudo, cumpra o que você prometeu. Promessas são fortes elementos de persuasão, e serão ainda mais fortes se você cumpri-las dentro do texto.

Então, faça promessas ao público e, principalmente, cumpra todas elas.

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4 – Crie uma estrutura altamente persuasiva

A estrutura é a forma como o seu texto é construído. E ela deve ser montada de forma estratégica com uma arquitetura de persuasão. Monte uma estrutura simples, mas inteligente e persuasiva para os seus textos. Para facilitar a sua vida, veja um exemplo de estrutura de conteúdo persuasivo escrito:

  • Título chamativo e atraente;
  • Introdução que cita o assunto, ressalta a importância do conteúdo para o público e promete algo útil e de valor para quem ler o texto;
  • Conteúdo de valor;
  • Reforce a importância do conteúdo;
  • Peça para o leitor tomar uma ação importante e benéfica para ele (promessa) – como comprar seu produto ou se inscrever na sua lista de emails.


Este seria um esboço de estrutura para um texto persuasivo. Claro, é um exemplo simples, para você ter uma noção sobre uma estrutura persuasiva – que não é como uma estrutura de texto comum.

Considere que a estrutura é a forma em que você constrói o texto e, além disso, é a forma como o seu público vê o texto.

Como escrever conteúdo com elementos que aumentam a persuasão

Como escrever conteúdo com elementos que aumentam a persuasão

Agora, você está prestes a descobrir algumas técnicas ou atalhos que vão aumentar ainda mais o poder persuasivo dos seus textos e que são usados para realizar vendas em larga escala.

Essas técnicas costumam ser usadas por estrategistas e profissionais de marketing, mas você também pode explorá-las dentro do seu conteúdo e da sua estratégia digital.

O poder da palavra “você”

Usar a palavra “você” pode ser uma maneira eficiente de fazer o seu leitor prestar atenção e se sentir único, pois esta palavra dá a impressão de que o autor está conversando apenas com o leitor.

Você me entende? (perceba, este texto pode ser lido por milhares de pessoas, mas neste momento, nós estamos falando especificamente com você!). É algo direto e que “impacta” de certo modo, despertando um pouco mais o interesse de quem lê.

É bom avisar que deve ter moderação e que repetir a palavra a cada frase vai estragar a qualidade do seu texto.

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O princípio do Contraste

Faça seu público ter duas imagens na mente: uma caso ele não dê importância para o seu conteúdo extremamente importante e outra, caso ele leia e aplique o que você está ensinando.

Essa é uma estratégia eficiente de mostrar a importância do que você está dizendo, usando os interesses e emoções do seu público para isso.

O uso do Porquê

Outra técnica é usar a palavra “porque”. Essa palavra tem a função de justificar alguma coisa. Justificar é dar sentido ao que está sendo dito e este é o segredo dessa palavra.

Ao colocar um “porque”, você está justificando claramente a sua mensagem. Você não está só dizendo, você está dizendo algo que tem sentido, que tem lógica e que, portanto, certamente é verdade.

O princípio da Autoridade

O princípio da Autoridade

O uso de autoridade também pode ser um elemento de persuasão poderoso. Desde crianças, as pessoas enxergam as autoridades com respeito e confiança. Na nossa mente, uma autoridade é alguém que sabe do que está falando e que deve ser ouvida. E você pode explorar isso de duas maneiras:

A primeira é se apresentando como uma autoridade do assunto, mostrando que sabe o que está dizendo. Dar informações exatas ou mostrar ter conhecimentos que a maioria das pessoas não tem vai te diferenciar e transformar em autoridade para o público.

A segunda maneira é citando autoridades que já são famosas e consolidadas. Pessoas de sucesso, especialistas, estudos de instituições renomadas, etc. Essas figuras são autoridades quase inquestionáveis e tendem a ser mais respeitadas. Mostrar que elas reforçam aquilo que você está dizendo é uma ótima ideia.

A técnica do “Se… Então”

Essa técnica simples é eficiente graças à estrutura que ela dá às frases em que ela é usada. Nosso cérebro tende a acreditar muito nessa estrutura, onde existe uma preposição e uma conclusão que é fruto dela.

A preposição é uma primeira afirmação, um ponto de partida. A conclusão é a consequência natural dessa afirmação. Um exemplo: Se você ler este texto, então vai construir textos poderosos e altamente persuasivos.

O poder de vendas da Urgência

A urgência também é muito usada, especialmente nas vendas. Basicamente, se você tem pouco tempo para tomar uma decisão, você tende a tomá-la mais facilmente.

Quando temos muito tempo para fazer algo, existe uma grande chance de deixarmos aquela ação para depois ou de nunca tomar uma atitude.

Por isso, usar a urgência, mostrando que há pouco tempo para a pessoa agir, é dar um empurrão para que ela se mexa o mais rápido possível e não tenha tempo de esquecer o assunto ou ignorar a necessidade de tomar uma atitude logo.

Como ter um arsenal de persuasão e influência em suas mãos

Como ter um arsenal de persuasão e influência em suas mãos

Olha, se você quer dominar a persuasão escrita ou falada para montar um negócio próspero e lucrativo na internet, com certeza você vai precisar de uma formação sólida e eficiente.

Você está prestes a ter em mãos um verdadeiro arsenal da persuasão e influência. Esse arsenal vai permitir que você construa estratégias de conteúdos inteligentes e persuasivos, que serão capazes de influenciar seu público e persuadi-lo a tomar uma ação.

E, acredite, todo esse poder de persuadir o público e aumentar os resultados está mais próximo e acessível do que você imagina.

Para entender melhor esse arsenal que vai te ajudar a construir verdadeiros impérios aqui no digital e como ter tudo isso nas suas mãos para usar logo, é só clicar aqui e conferir o kit de persuasão da DVS Editora ou, se preferir, clique no botão abaixo!

 

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