Menu

Programa Brasil Maior – governo tenta combater a comoditização da indústria nacional

A adoção de medidas para controlar o câmbio (como o aumento do IOF), a desoneração da folha de pagamento de 15 setores da indústria nacional, do IPI e do setor de infraestrutura, e medidas para reduzir o custo do financiamento serão algumas das ações adotadas pelo governo brasileiro com a nova fase do plano Brasil Maior. O anúncio foi feito hoje, dia 3, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Esta a segunda etapa do programa Brasil Maior tem como foco principal o estímulo à economia, com recuperação do fôlego da indústria que tem sofrido seriamente com a valorização do real, falta de competitividade e alta carga tributária, e especialmente com a concorrência de produtos de fora, principalmente chineses.

A DVS Editora, antenada com o cenário econômico nacional, acaba de lançar a obra Superando as Armadilhas das Comoditização. Sim, a economia brasileira sofre há tempos com o processo de comoditização! – uma forma insidiosa de hipercompetição capaz não apenas de tirar sua empresa do mercado, como abalar um setor inteiro e destruir diversos mercados.

Como concorrer com a forte economia chinesa, com produtos que chegam aqui custando cerca de um terço do produto nacional?

Melhor ainda!Você, empresário, analise a situação. Você:

1) A Está sempre aprimorando os benefícios dos produtos e abaixando os preços apenas para não perder terreno em relação aos concorrentes; 2) Se vê forçado a diminuir a qualidade para acompanhar preços cada vez mais declinantes em seu setor; 3) Não consegue mais estabelecer um preço especial para seu produto.

Fundamentado em uma pesquisa aprofundada a respeito de mais de 30 setores, o autor Richard D’Aveni revela as três armadilhas de comoditização mais comuns enfrentadas pelas empresas, oferecendo algumas estratégias testadas em campo:

A armadilha da deterioração. Como driblar o poder dos concorrentes inferiores que oferecem descontos.
A armadilha da proliferação. Como se defender de várias ameaças contra a sua posição competitiva.
A armadilha da escalada. Como reverter, aproveitar ou restaurar o ímpeto do mercado a seu favor.

Richard A. D’Aveni mostra como usar esse esquema para reconhecer os primeiros sinais de comoditização progressiva, diagnosticar sua posição competitiva e escolher as estratégias corretas para melhorar sua posição, intensificando seu poder de ditar os preços.

Você, empresário, leia este livro. Sua empresa e seus funcionários vão precisar!

Adquira já o seu!

1 COMMENTS

    Blog do Editor - DVS Editora | Blog do Editor - DVS Editora

    […] – o que traria resultados em prazo mais elevado que as medidas econômicas adotadas no Programa Brasil Maior, mas são essenciais para o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top