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Que tipo de empreendedor é você?

Por Bob Wollheim, CEO da Appies.com e Sixpix (fonte: ProXXIma)

Empreender está na moda – que bom –, mas ao mesmo tempo, é preciso ficar atento quando para você não entrar na brincadeira só por que é moda. Empreender é coisa séria, bacana, que dá muita responsabilidade e muita realização. No entanto hoje, por conta da modinha, tem muita gente se dizendo empreendedor sem entender direito o que está falando. Empreendedor tem CNPJ. Se não tem, é qualquer outra coisa, mas empreendedor ainda não! Veja uns tipos.

Wannabe Entrepreneur – aquele que diz de boca cheia: sou empreendedor, mas, se o interlocutor insistir: qual a empresa? Ele dirá, bem, trabalho hoje na empresa X (geralmente uma grande multinacional), mas estou montando um negócio e bla bla bla… ATENÇÃO: todo mundo precisa começar um dia e pra começar tem que sonhar com o futuro. Normal. O que não é normal é quando esse discurso dura, 2, 3, 4 ou até 5 anos. Fale menos e faça mais.

On The Side Entrepreneur – aquele que tem um evento, uma comunidade, um site, uma base, ou qualquer coisinha pequena, geralmente não formalizada, mas que permite que ele se auto elogie como um empreendedor. ATENÇÃO: a auto-enganação tem um preço alto, a auto-frustração. Sonhe grande e não se justifique!

Pivot Entrepreneur – aquele que está sempre mudando todo o seu negócio ou, como se diz, pivotando. ATENÇÃO: nada melhor do que pivotar algo que não está dando certo mas pivotar um powerpoint é maluquice total pois as mudanças não estão sendo feitas baseadas em experiências reais mas sim em mentoring, consultoria ou qualquer coisa assim. Pivote, mas baseado em vida real.

Award Entrepreneur – aquele empreendedor (geralmente um Wannabe) que é fissurado em ganhar prêmio, participa de todos os concursos e eventos. ATENÇÃO: prêmio é importante, mas é só uma etapa ou uma consequência, não um fim. Faça acontecer, depois ganhe uns prêmios.

Teacher Entrepreneur – aquele que pula direto de executivo (às vezes estudante) para especialista, professor ou consultor de startups. ATENÇÃO: seja responsável, não ache que porque você leu uns livros já pode sair dando mentoria por aí! E atenção empreendedor: não caia nas garras de um desses, vão tomar grana e tempo seus e agregar muito bla bla bla e mais nada!

Real Entrepreneur – aquele que faz e não só fala. Aquele que planeja e sonha mas também executa. Aquele que faz barulho, ganha um ou outro prêmio, fala muito mas tem um CNPJ, contas, funcionários e um negócio de verdade. ATENÇÃO: isso dá muito, mas muito mais trabalho do que os tipos anteriores, mas também dá muito mais realização!

Sugestões de leitura para empreendedores

Algum desses tipos diz respeito ao seu modo de agir? Qual deles? Bem, antes que você responda, aqui vão algumas sujeitos de leitura que podem ajudar você nesta árdua, mas recompensadora jornada:

Gestão Estratégica do Franchising1. Gestão Estratégica do Franchising – Integrar toda a cadeia de negócios se torna imperativo para a conquista do sucesso. Este livro mostra como manter toda a rede alinhada, fazendo o Franqueador pensar macro e em longo prazo e o Franqueado pensar micro: sua unidade, região, curto prazo, porém, uma certa dose de audácia e visão é necessária para o país elevar o seu grau de profissionalismo num sistema que cresce a taxas significativas e que tem colocado o Brasil entre as quatro maiores nações mundiais de Franchising.

 

Empreender é a Solução2. Empreender é a Solução – Se você é do tipo que se diz empreendedor, mas ainda não iniciou de fato um negócio, este livro é também para você. Ele traz desde insights, passando por depoimentos de importantes empresários, a métodos para você gerenciar seu empreendimento aumentando as chances de sucesso.

 

 

Superando as Armadilhas da Comoditização3. Superando as Armadilhas da Comoditização – O livro explica o recorrente processo da comoditização em que produtos e serviços dos mais variados tipos também entram na roda. A partir daí podemos descobrir como driblar os desafios da hiperconcorrência sem precisar derrubar o preço, garantindo assim o lucro do seu negócio.

 

 

Como4. COMO – O livro prega que não é mais O QUE se faz que o diferencia da concorrência, mas COMO se faz – este é o segredo para o sucesso do negócio. Aprenda a se destacar no mercado utilizando a sua conduta para agregando valor aos produtos e serviços comercializados.

 

 

Diário de um Motociclista sobre Empreendedorismo5. Diário de um Motociclista sobre Empreendedorismo – Pilotar uma moto tem muito a ver com pilotar uma empresa, é o que propõe este livro. “Diário de um Motociclista sobre Empreendedorismo” traz ensinamentos adequados especialmente para empresários que gostam de agir com autonomia – tanto nas estradas quanto nas salas de diretoria.

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