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Storytelling em vendas 05 mar

Por que devo usar Storytelling em vendas e marketing?

Usar Storytelling em vendas é um bom negócio? Essa é uma das dúvidas que vários profissionais relatam diariamente. Para quem conhece bem o assunto, a pergunta seria um pouco diferente. Aliás…

“Por que não usar?” O Storytelling pode ser direcionado para fazer propagandas que impactam e vendem mais. Diversas empresas e empreendedores individuais estão vendo na prática como isso faz sentido.

Antes de continuar o assunto, nós temos que te informar:

Usar Storytelling em vendas é um bom negócio? Essa é uma das dúvidas que vários profissionais relatam diariamente. Para quem conhece bem o assunto, a pergunta seria um pouco diferente. Aliás…

“Por que não usar?” O Storytelling pode ser direcionado para fazer propagandas que impactam e vendem mais. Diversas empresas e empreendedores individuais estão vendo na prática como isso faz sentido.

Antes de continuar o assunto, nós temos que te informar:

  1. Criamos um artigo específico sobre o que é Storytelling;
  2. Temos um outro artigo que fala como você pode usar os conceitos do Storytelling.

Então, se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, fique à vontade para ler esses outros conteúdos que vão complementar essa leitura. Agora sim…

Para te ajudar a entender melhor o tema, organizamos algumas razões para você usar o Storytelling nas suas estratégias e desfrutar das oportunidades que ele oferece. Vamos lá?

Storytelling em marketing

Não é novidade que o padrão de consumo mudou nos últimos anos. As pessoas se posicionam de uma forma diferente com as empresas agora. Elas querem se sentir conectadas com a marca, estabelecendo uma relação ativa.

Essa mudança de hábito fez com que os profissionais de marketing utilizassem estratégias diferentes para atrair, informar e entreter o público. Como a concorrência por atenção dos consumidores é alta, o Storytelling se encaixou perfeitamente.

A partir dele, as marcas são capazes de atrair e fixar a atenção do público, deixando inúmeros concorrentes e suas milhares de propagandas em segundo plano. Há quem brinca que quem conta a melhor história, leva o maior prêmio.

E realmente, construir uma história que cativa a audiência é uma iniciativa vantajosa. Por isso, o Storytelling em marketing se tornou mais relevante nos últimos anos, levando diversas marcas a alcançarem mais clientes e, portanto, mais vendas.

Você é muito mais bonita do que imagina

Em 2013, a Dove lançou uma campanha de marketing que marcou o público. Denominada “Dove Real Beauty Sketches”, a campanha criada pela agência Ogilvy, se transformou em um viral mundial.

O vídeo conta a história de mulheres que não se enxergam bonitas e acabam descrevendo uma imagem distorcida de si mesmas. Por outro lado, outras mulheres são convidadas a analisá-las.

Um profissional faz o retrato falado, comparando como as mulheres se veem e como são vistas por outras pessoas. Em exatamente 3 minutos, a campanha foi capaz de emocionar o público, mostrando que a mulher é muito mais bonita do que imagina.

A estratégia contribuiu para agregar valor à marca e trazer à tona uma questão recorrente sobre o padrão de beleza vivenciado na sociedade. O vídeo teve mais de 67 milhões de acessos desde que foi lançado.

Storytelling em vendas

Se você é um profissional de vendas, sabe muito bem que a compra de um cliente é feita com base emocional. Por isso, é preciso criar uma relação com ele, mostrando o diferencial que determinado produto ou serviço pode fazer na vida dele.

Em outras palavras, é preciso saber como vender o “peixe” sem contar aquela “história de pescador” para isso. As pessoas estão cansadas de serem engolidas por vendedores e propagandas que não fazem muito sentido em seu dia a dia.

Eles querem se conectar com uma mensagem, dando significado a sua compra. Uma história envolvente, combinando apelo emocional e verdade, tem ajudado vendedores de diversos segmentos a atingirem melhores resultados.

Ao lado do marketing, o Storytelling em vendas tem sido uma ferramenta poderosa. A ideia é que uma boa história possa se vender sozinha, otimizando os esforços das equipes de vendas e empreendedores.

Uma história de vida impactante

Em 2011, Jon Morrow, blogueiro e CEO do Smart Blogger, escreveu um artigo para o Problogger como autor convidado. Ele contou a história de como sofreu um acidente em 2006, onde sua perna fraturou em 14 partes.

Jon não lembra muito sobre o acidente. Nos primeiros três meses, ele não tinha muito o que fazer, apenas sentir dores e pensar sobre a sua vida. Ao refletir sobre a sua infância, sonhos e carreira, Jon decidiu largar o emprego.

Ele vendeu tudo o que tinha. Parou de pagar as suas contas. Desapareceu sem se despedir. Quando um amigo entrou em contato e perguntou o que ele faria em seguida, Jon respondeu que talvez começaria um blog. E foi isso o que ele fez.

A história impactou tanto os leitores que gerou mais de 72.000 visitas. Seu blog virou um negócio online altamente lucrativo que já passou de 100.000 visitantes, fazendo ele ganhar mais de US$ 100.000 por mês.

A combinação perfeita para vender mais

Storytelling em vendas

Como você pode ter percebido nos exemplos acima, Storytelling em vendas e em marketing formam uma combinação perfeita para vender mais. Afinal, uma boa história possibilita um contexto mais fácil de ser entendido e memorizado.

E um contexto familiar, gera identificação e compra. Por isso, o Storytelling em vendas traz diversos benefícios para quem decide investir na técnica. Separamos os principais a seguir para você entender melhor o poder desta estratégia:

Atraindo clientes

O Storytelling em vendas e marketing, quando segue uma estrutura concisa e estratégica, conquista mais clientes devido ao apelo emocional. Ao impactar um cliente, ele indicará a sua história para outro e mais outro, até que se torne viral.

Gerando resultados efetivos

Storytelling em vendas é um meio do cliente relacionar situações e sensações do cotidiano facilmente. Assim, ele cria uma conexão com o interlocutor, gerando resultados efetivos, como o aumento de sua confiança e a decisão de compra.

Saindo na frente dos seus concorrentes

Ao passo que você aprende a se comunicar com a sua audiência, por meio do Storytelling em vendas, você consegue educar, orientar e entreter as pessoas. Isso faz com que o seu negócio saia na frente de qualquer concorrente.

Dominando o seu segmento em tempo recorde

Atraindo clientes, gerando resultados efetivos e liderando a concorrência, o Storytelling em vendas te ajuda a dominar o seu segmento em tempo recorde. Aliás, o público irá preferir comprar de você e seguir a sua marca por se identificar com a sua história.

Conquiste muito mais daqui para frente

Usar o Storytelling em vendas e marketing tem sido uma forma eficaz de inúmeras marcas alcançarem melhores resultados em seus segmentos. Assim como elas, você também pode conquistar muito mais daqui para frente.

Mas não se esqueça de mensurar periodicamente os efeitos da sua estratégia de marketing e vendas para adaptar o seu Storytelling sempre que for necessário. Se você trabalha no ambiente digital, poderá fazer isso em tempo real facilmente.

Por esse e outros motivos, diversos negócios têm migrado para o universo online. Se você também quer aproveitar as oportunidades que não são oferecidas no ambiente tradicional, entenda porque falam tanto de Storytelling no marketing digital no nosso próximo artigo!

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