Sustentabilidade fashion! Como?
Vestir-se para uns é fácil e para outros, nem tanto. Veja que eu estou tratando de algo aparentemente banal aqui. Um ato sobre o qual você talvez nem reflita no seu dia, afinal de contas vestir-se é um ato rotineiro e comum. Mas vamos introduzir uma questão nova. Quero que você pense em Como você se veste e Como pensa o ato de se vestir.
Vestir-se para uns é fácil e para outros, nem tanto. Veja que eu estou tratando de algo aparentemente banal aqui. Um ato sobre o qual você talvez nem reflita no seu dia, afinal de contas vestir-se é um ato rotineiro e comum. Mas vamos introduzir uma questão nova. Quero que você pense em Como você se veste e Como pensa o ato de se vestir.
Veja este exemplo abaixo que mostra que o Como fazemos as coisas muda tudo. Outras ideias surgem e a atitude básica, repetitiva, pode torna-se uma bela jogada de marketing ou uma grande ação que vise o bem dos outros. Enfim, você decide! Apenas pense sobre isso: Tudo é possível através do Como, e o Como muda tudo!
O vídeo fala sobre o Uniform Project e mostra figura de Shenna, uma indiana que usou, durante um ano, o mesmo vestido, trocando só apetrechos e acessórios (reciclados e doados). Shenna quis com isso não só mostrar as mil uma formas de se vestir (e repensar o ato de vestir-se), como juntar dinheiro para ajudar crianças que não tinham como comprar um uniforme para ir à escola. A campanha teve início em maio de 2009. Um ano depois, o resultado: cerca de U$ 80 mil arrecadados e 221 crianças indianas a mais na escola!
Agora reflita sobre a lógica do Como aplicada nas mais diversas áreas de administração de sua vida pessoal e profissional. É sobre isso que fala Dov Seidman, autor do livro COMO.
Segundo Seidman, a nova lógica mundial prega o comportamento, a transparência e conectividade como fatores de diferenciação. É o que o autor chama de “Out-Behaving de Competition”.
“O mundo mudou”, defende o autor, “a popularização da tecnologia da informação tem feito do bom comportamento um fator de extrema importância porque se torna cada vez mais difícil esconder o mau comportamento. Em última análise, a única maneira de desfrutar de uma boa reputação é a ganhá-la vivendo com integridade. Nós não podemos controlar nossas histórias, mas podemos controlar a forma como vivemos nossas vidas.”
Dov Seidman é chefe da LNR, empresa que tem ajudado algumas das mais respeitadas companhias do mundo a criar culturas vencedoras do “fazer o certo”. Em seu livro COMO: Por Que o COMO Fazer Algo Significa Tudo . . . nos Negócios (e na Vida), ele mostra como a avalanche de informações e a transparência sem precedentes remodelaram o universo empresarial de hoje e mudaram expressivamente as regras do jogo. Não é mais o quê se faz que o distingue dos outros, mas o como faz. Os o quês são itens básicos, fáceis de serem copiados ou de se aplicar engenharia reversa. A vantagem sustentável e o sucesso duradouro – tanto para as companhias como para as pessoas que nelas trabalham – hoje estão na esfera do como, a nova fronteira da conduta.