Menu
01 mar

Adestramento de cães: Tudo o que você precisa saber agora

Antes de pensar em adestramento, pensamos e vivemos coisas engraçadas sobre nossos cães.

Se você já pensou que o seu cachorro fazia coisas erradas, sabendo que era errada, só pra te provocar…

Se assim não aguenta mais comprar novos sapatos e chinelos porque o cãozinho que você tanta ama não para de destruí-los…

E se morre de medo de um dia, quando o seu cachorro sair correndo pelo portão, ele possa ser atropelado e nunca mais voltar…

É hora de entender um pouco mais da mente canina e o que você precisa saber para mudar este quadro.

Existem algumas situações vividas com os nossos pets que parece que vai nos deixar loucos, não é mesmo? Seja quando “usam o banheiro” fora do lugar, ou quando você precisa se desculpar com a visita porque o cachorro não para de brincar de morder.

Para te ajudar com isso, produzimos este guia rápido com o que você precisa saber de mais essencial sobre adestramento de cães. Depois da leitura você vai estar mais bem preparado para adestrar seu melhor amigo e não passar por mais nenhuma dor de cabeça com ele.

A primeira coisa: não é culpa sua

Sobre Adestramento: Não é culpa sua

Você precisa entender é que o comportamento do seu cão não é culpa sua. A explicação é simples: antes de você estudar e entender como funciona a mente do seu amigo de quatro patas, você não tem como imaginar o que é necessário ser feito para que possa adestra-lo. Estando isso bem entendido, é hora de começar a mudar as coisas.

Outro ponto falho que temos quando o assunto é adestrar cães, é de que o método correto é a punição. Quantas vezes você não viu alguém levantar o chinelo para o cachorro e ele parar o que estava fazendo de errado morrendo de medo?

Provavelmente aquele cachorro já apanhou muito para chegar naquele ponto, e olha que interessante, mesmo assim ele não parou de fazer o que estava errado, ele apenas adquiriu medo. Com alguns cachorros, isso se torna raiva e agressividade, então se você já fez isso alguma vez achando que daria certo, é melhor parar agora.

Adestramento de cães está longe de ser punição.

O método utilizado pelos adestradores de Hollywood é o conhecido como Método do Reforço Positivo. Trata-se de mostrar ao seu cão que quando ele faz algo bom, será recompensado. Mas um alerta! Nem sempre o reforço positivo é feito com petiscos ou comida, isso pode acostumar mal o seu cachorro. O ideal é adotar outros meios, como carinhos e brincadeiras.

E porque há mais resultado dessa forma? O cachorro tem duas necessidades que são acionadas quando se faz isso. A primeira é o de agradar e o segundo é de ter um líder. Por isso que a rebeldia do cachorro vem quando ele não encontra um líder. Se você agir como líder e inspirá-lo a te agradar, a educação dele é mais eficiente.

Três passos para o bom adestramento de Cães

Adestramento: 3 Passos

“Como adestrar o meu cão?”

Essa é uma pergunta bem comum que ouvimos das pessoas, e de uma forma bem resumida, vamos passar os três passos que você precisa aplicar para adestrar o seu cão dentro de casa mesmo de forma eficiente.

Passo 1: Estimule o cão a fazer o comportamento que você deseja

Você precisa mostrar o seu cão o que você quer que ele faça, como por exemplo: sentar, latir e etc. Para ele aprender, pode ser que demore um tempo. Será preciso repetir até que ele comece a assimilar os gestos e sons que você usar para cada ensinamento.

Passo 2: A palavra-chave coerente às ações

Para cada ação que você pede ao seu cachorro, é necessária uma palavra-chave. Como já falamos aqui no blog. O cachorro não entende as palavras em si, mas a entonação. Por isso que, quando for usar os termos e frases específicas, use a entonação certa. Isso facilita tanto para você falar, quanto para o cachorro entender o que é preciso ser feito.

Passo 3: Reforce as ações com um gesto positivo

Nunca, nunca mesmo, grite ou bata no seu animal durante o adestramento. Recompense-o com petiscos, carinho ou brinquedos para que ele sinta vontade de repetir aquela ação quando você disser a palavra-chave.

Viu como não é difícil? Tendo como base esses três passos você já tem uma “arma” poderosa nas mãos para conseguir adestrar o seu cachorro. Concentre-se sempre naquilo que você quer que ele faça, e não naquilo que você não quer. Castigar por um comportamento errado é muito complicado para o seu cão quando ele não sabe qual o comportamento certo. Lembre-se disso!

O que atrapalha no adestramento de cães?

Essa é outra pergunta muito importante que você fazer a si mesmo. O que você está fazendo, ou o que as pessoas que moram junto com você e o seu cão podem estar fazendo para atrapalhar no adestramento?

Um exemplo bem comum: se você adestra o seu cão a não subir no sofá ou nas camas, mas quando você de casa as outras pessoas deixam e até mesmo estimulam ele a subir, seu esforço está sendo vão. Por isso é importante que todas as pessoas do convívio estejam alinhadas.

Outra questão importante que vejo muitas pessoas reclamarem é do tempo necessário para adestrar o cão. No início você vai precisar focar algumas horas do seu dia para conseguir ensiná-lo. O reforço positivo é algo constante e por isso o cachorro consegue aprender, e o tempo que vai levar para ele aprender vai variar de alguns fatores como:

  • Idade do cachorro;
  • Hábitos que ele já tenha que podem demorar para deixar;
  • Tempo de “treino” no adestramento

No entanto, mais cedo ou mais tarde, seguindo os passos básicos do adestramento de cães você irá conseguir atingir os seus objetivos e viver em harmonia com o seu cãozinho.

Qual o seu próximo passo?

Bem, as informações que passamos aqui já irão te ajudar com o adestramento do seu melhor amigo. Mas, para que você se aprofunde no assunto, aconselhamos que baixe gratuitamente a amostra grátis do best seller internacional Tudo Sobre Truques e Adestramento de Cães clicando no banner abaixo. Com ele você vai aprender as melhores técnicas usadas pelos maiores adestradores do mundo.

 

Adestramento - Amostra Grátis

3 COMMENTS

    A importância do Clicker no Adestramento Canino | DVS Editora

    […] você já leu algo sobre adestramento de cães, então você sabe que os comandos dados aos animais dependem da nossa entonação de voz. E caso […]

    Adestrar um Cachorro: 10 coisas que todo dono de pet deve saber | DVS Editora

    […] Adestrar o seu cão é importante por diversas razões, mas a principal delas é conseguir manter uma harmonia ainda melhor entre você e ele. Evitar situações desconfortáveis é algo que devemos ter em tudo na nossa vida e com o nosso cão não seria diferente. Tanto para você, quanto para ele, o adestramento é muito importante. […]

    Adestramento de cães: Conheça 6 dicas práticas | Editora DVS

    […] Se você possui interesse em saber mais sobre Adestramento, leia este artigo sobre tudo que você tem que saber sobre como Adestrar os Cães. […]

Comentários estão desabilitados

Back to top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com