Sobre o que vamos falar?
- Na prática, uma estratégia de negócios é a maior diferença entre uma empresa de grande sucesso e as outras, que têm resultados na média e que têm altas chances de fecharem.
- Empreender sem estratégia é como caminhar no escuro: você não tem ideia de onde está pisando, que caminho está seguindo e pode cair a qualquer momento.
- Por isso, listamos os 4 livros sobre estratégia de negócios que todo empreendedor deveria ler e explicamos o que você tem a aprender com cada um deles.
- Os 4 livros que listamos neste artigo podem ser adquiridos juntos, no nosso Kit Estratégia de Negócios. Clicando no botão abaixo, você pode adquirir o nosso Kit Estratégia de Negócios:
Já explicamos, em outros artigos, como é importante ter uma estratégia de negócios que seja inteligente e possível de executar. Na prática, empreender sem estratégia é contar com a sorte e correr riscos desnecessários.
Quando você tem uma estratégia de negócios, você tem uma visão clara realista e de onde quer chegar, como chegar, quais são os desafios e como lidar com cada um deles, enfim, tudo se torna mais fácil.
Neste artigo, vamos falar sobre os 4 livros de estratégias de negócios que você mais precisa ler e explicar o que cada um deles tem a agregar na sua visão estratégica e, assim, aumentar em muito suas chances de sucesso.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- Livro A revolução digital, Christopher Surdak
- Livro QI Estratégico, de John R. Wells
- Livro Desenhe sua estratégia de negócios, de Christine Chopyak
- Livro Sua estratégia precisa de uma estratégia, de Martin Reeves
- KIT Estratégia de negócios para quem quer empreender certo!
1. Livro A revolução digital, Christopher Surdak
Uma coisa que todo empreendedor do século XXI precisa entender é que, nos últimos anos, o mundo mudou como nunca havia mudado.
É um momento único: se olharmos para a história, percebemos que as mudanças no mundo sempre foram algo muito gradual e lento. Na prática, significa que antes, as mudanças eram fáceis de perceber e, ao mesmo tempo, era fácil se acostumar com elas.
Nos dias de hoje, não. O mundo de hoje é completamente diferente do mundo de 20 anos atrás. E é óbvio que isso é extremamente relevante para os negócios.
Os empreendedores mais atualizados sabem que existe uma nova geração de empresas e talvez entendam que os motivos para o sucesso de cada uma delas são especiais e diferentes do que seriam décadas atrás.
Aproveite os lançamentos em promoção na DVS Editora!
De: R$ 44,00
Por : R$ 35,20
Economize: R$ 8,80 (20% de desconto)
De: R$ 89,00
Por : R$ 71,20
Economize: R$ 17,80 (20% de desconto)
De: R$ 94,00
Por : R$ 75,20
Economize: R$ 18,80 (20% de desconto)
Em outras palavras, uma empresa de hoje não dá certo pelos mesmos motivos que as empresas de antes. O mundo mudou e a sua estratégia de negócios precisa estar alinhada.
Diante disso, Christopher Surdak, sócio executivo do Gartner Group, fez uma análise genial sobre essas mudanças e o resultado foi o livro A Revolução Digital, onde ele explica os 12 segredos para uma empresa prosperar na era da tecnologia.
Esses 12 segredos estão por trás do sucesso de empresas como Uber, Airbnb, Lyft e Waze e você pode entender cada um deles e usá-los na sua estratégia de negócios. Clique aqui para saber mais e adquirir o lvro A Revolução Digital.
2. Livro QI Estratégico, de John R. Wells
Outra coisa que é essencial entender sobre as mudanças de hoje em dia e os seus reflexos na estratégia de negócios é: as empresas precisam, mais do que nunca, aprender a se adaptar de forma constante.
Isso significa que a adaptação, nesse mesmo contexto de mudanças, não é algo casual, que deve acontecer uma vez a cada 4 ou 5 anos.
A adaptação precisa ser algo constante na sua empresa e na sua estratégia de negócios. E mais do que uma vantagem para crescer, a adaptação se tornou uma questão de sobrevivência para a maioria dos negócios.
As empresas que não se adaptam dificilmente sobrevivem. A inércia acaba tendo consequências destrutivas para um empreendedor.
Quem faz muito bem esse alerta é o professor de Práticas de Gestão na Harvard Business School, John R. Wells. Em seu livro QI Estratégico, além de explicar esse problema, ele mostra a melhor solução: criar uma empresa sagaz.
Desenvolvendo o que Wells chama de QI Estratégico, uma empresa passa a ser capaz de perceber, compreender e executar as adaptações que precisa fazer no tempo certo – uma capacidade indispensável nos dias de hoje. Você pode adquirir a obra, clicando aqui.
3. Livro Desenhe sua estratégia de negócios, de Christine Chopyak
Todos nós já ouvimos falar que o cérebro humano pode ser dividido em dois lados ou hemisférios: um deles cuida da parte de lógica e linguagem e o outro, da parte subjetiva, da criatividade e emoções.
Pessoas canhotas e destras dividem essas atividades de forma diferente, porém a regra geral é essa. Mas o que isso tem a ver com a sua estratégia de negócios?
Bem, nós, que não somos neurocientistas ou algo do tipo, podemos deduzir que cada tipo de atividade usa uma cota do cérebro. E que se você emprega, em um momento, os dois lados, está usando o dobro da capacidade cerebral.
Está gostando do artigo? Leia mais artigos sobre Desenvolvimento Pessoal e de Carreira no nosso blog
É o que acontece quando observamos figuras, desenhos e gráficos. A gerente de projetos Christine Chopyak explica como você pode usar esse fato a seu favor, no best seller internacional Desenhe Sua Estratégia de Negócios.
O que a autora apresenta é um sistema comprovado para visualização de ideias. É o que podemos chamar de ilustração estratégica – o uso de figuras visuais para mapear contextos, objetivos, organizar planos e processos.
Com as técnicas e dicas que Christine Chopyak traz, líderes aprendem a transformar imagens em resultados, dentro de suas empresas. Clique aqui para saber mais ou adquirir o livro Desenhe Sua Estratégia de Negócios.
4. Livro Sua estratégia precisa de uma estratégia, de Martin Reeves
Em que uma estratégia de negócios deve se basear? Nos objetivos, nas dificuldades e desafios do mercado, nas características ou valores da empresa?
Na verdade, sua estratégia de negócios não é tão eficiente se ela não se basear no contexto em que a sua empresa está inserida. Uma estratégia precisa, antes de tudo, ser construída de forma inteligente e bem pensada.
Cada negócio e mercado tem condições específicas, o que significa que a sua estratégia de negócios precisa de uma abordagem adequada, que leve em consideração os desafios e vantagens que a sua empresa enfrenta.
Por isso, Martin Reeves, Knut Haanaes e Janmejaya Sinha, do Boston Consulting Group, apresentam um método muito eficaz e inteligente para construir estratégias de negócios eficientes a partir das abordagens estratégicas certas.
Esse método é apresentado no livro Sua Estratégia Precisa de uma Estratégia, escrito pelos três consultores.
Ele parte da ideia de que existem pelo menos 5 tipos de ambientes de negócios e, a partir disso, existem também 5 abordagens estratégicas diferentes – uma adequada para cada ambiente de negócios.
Sua Estratégia Precisa de uma Estratégia é um dos livros mais necessários para quem quer empreender e construir estratégias de negócios inteligentes e que dão resultados. Clique aqui para saber mais ou adquirir o livro.
5. KIT Estratégia de negócios para quem quer empreender certo!
No Brasil, a maioria das empresas não duram sequer 5 anos. Não podemos negar que a falta de estratégia de negócios contribui para isso, já que poucos empreendedores brasileiros estudam sobre estratégia.
Ter uma estratégia aumenta consideravelmente as chances da sua empresa dar certo. Uma estratégia de negócios é uma vantagem e, ao mesmo tempo, uma necessidade.
Pensando nisso, reunimos todo o conteúdo que um empreendedor precisa para ter uma visão estratégica e capacidade para guiar sua empresa, no Kit Estratégia de Negócios.
Nele, você pode adquirir cada um dos livros desta lista de uma só vez e recebê-los direto na sua casa:
-
-
- A Revolução Digital, Christopher Surdak;
- QI Estratégico, de John R. Wells;
- Desenhando sua Estratégia de Negócios,Christine Chopyak;
-
E Sua Estratégia Precisa de uma Estratégia, de Martin Reeves, Knut Haanaes e Janmejaya Sinha.
Decidimos reunir os 4 livros no Kit porque cada uma das obras vai contribuir, de alguma forma, para desenvolver a sua visão estratégica.
Por isso, se você quer dominar arte da estratégia de negócios, é só clicar no botão abaixo e adquirir o nosso Kit Estratégia de Negócios: