Desenvolvimento de carreiraDestaque

12 competências profissionais mais procuradas em 2023

Sobre o que vamos falar?

  • Cada vez mais profissionais capazes de resolver questões de alta complexidade estão sendo requisitados pelo mercado, e isso é uma grande oportunidade para você.
  • Neste artigo, você vai conhecer quais são as principais competências profissionais mais procuradas em 2023 e como você pode se desenvolver até para ter uma grande carreira.
  • Ao desenvolver as suas competências profissionais, você se torna mais habilitado e capacitado para executar funções complexas e altamente remuneradas, o que é vantajoso para empreendedores de qualquer nicho.
  • Se você deseja aprender mais sobre as competências citadas neste artigo e muitas outras, conheça o livro “As Competências das Pessoas” clicando no botão abaixo:

Adquira agora o livro As Competências das Pessoas

Antigamente os costumes e hábitos das pessoas demoravam às vezes décadas para mudar. Essa vagareza nas transformações encontra justificativa no tempo que levava para que novas tecnologias surgissem.

O espaço de tempo que costumava existir entre os avanços tecnológicos não influenciava apenas os hábitos pessoais dos indivíduos, mas também todas as profissões que existiam no passado.

Hoje, as mudanças não só afetam nossas vidas como exigem de nós um conjunto de habilidades que esteja à altura dos avanços. Então, se você quer conhecer as competências profissionais que você precisa para 2023, continue lendo este artigo.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:


Instagram DVS Editora

Por que essas competências profissionais são tão requisitadas?

Por que essas competências são tão requisitadas?

Você já ouviu falar em Mundo V.U.C.A?

V.U.C.A é uma sigla de origem inglesa composta pelas seguintes palavras: Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity. Essa sigla reúne termos importantes para quem deseja conhecer as principais competências profissionais de 2023.

Termos que na língua portuguesa significam:

Volatilidade

Nessa época em que estamos vivendo, inclusive como foi dito anteriormente, grandes mudanças que antigamente levavam muitas décadas para acontecer, como o nascimento e morte de algumas profissões, hoje ocorrem muito mais rápido.

E devido à volatilidade das mudanças que surgem rapidamente nos mercados profissionais, desenvolver as suas competências profissionais é fundamental para se manter relevante e útil para os empregadores!

Incerteza

Surge como consequência inevitável do tópico anterior. Você pode afirmar com certeza que a sua profissão vai continuar existindo amanhã? Você consegue afirmar com toda a certeza que a sua função não vai ser substituída amanhã por robôs?

Com exceção dos trabalhos criativos, todos estão sujeitos a se deparar com essa realidade um dia. Cada vez mais caminhamos pelas fábricas e vemos uma antiga função que antes era desempenhada por 15 pessoas, agora sendo feita por um único robô.

Complexidade

Apesar da tecnologia ter surgido para facilitar a nossa vida, também podemos dizer que a tecnologia veio para solucionar os problemas que ela mesma criou. Nosso mundo se tornou muito mais complexo do que era décadas atrás.

Isso em todos os aspectos que você conseguir imaginar, da forma como nos organizamos politicamente até o funcionamento de nossos utensílios domésticos graças à “internet das coisas”.

Ambiguidade

Com o advento da internet, por exemplo, o número de informações que circulam descontroladas por aí é tão grande que quase nunca podemos tomar como certa uma informação que nos chegou aos ouvidos ou que acabamos de ler.

Esses quatro termos que formam a sigla que estamos esmiuçando resumem muito bem não só os acontecimentos que podemos observar no mercado de trabalho, mas em todas as esferas de nossa vida.

A verdade é que nós não fazemos a mínima ideia se nosso trabalho ainda fará algum sentido na realidade de amanhã, se o serviço que prestamos ainda agregará valor na vida das pessoas, entre muitas outras incertezas.

Levando essa instabilidade e incerteza toda em consideração, tudo o que as empresas estão procurando hoje são profissionais capazes de se adaptarem aos mais diversos cenários.

Veja quais são as competências profissionais mais procuradas pelo mercado atual:

  • Boa comunicação escrita e falada
  • Capacidade de analisar dados
  • Criatividade e Inovação
  • Raciocínio lógico
  • Liderança
  • Negociação
  • Prestatividade
  • Resiliência
  • Persuasão
  • Inteligência e Gestão Emocional
  • Pensamento Crítico
  • Flexibilidade Cognitiva


Leia abaixo o que são essas competências profissionais e quais são as principais profissões correspondentes a elas.

1. Boa comunicação escrita e falada

Boa comunicação escrita e falada - Competências Profissionais

Para todas as pessoas que têm alguma experiência profissional, fica muito claro logo de cara que, muitas vezes, o que impede uma empresa de colapsar é a boa comunicação entre as equipes que compõem a empresa.

Saindo até desse campo da comunicação entre os funcionários, podemos imaginar a relação da empresa com seus clientes e parceiros. Imagine se os funcionários a quem foi confiada a missão de representar a empresa não tiverem uma boa comunicação?

Por isso é imprescindível tanto para você que está para ingressar no mercado de trabalho, quanto para você que deseja se manter competitivo, se dedicar muito no aperfeiçoamento da sua comunicação.

Todos nós somos vendedores, mesmo os que trabalham com carteira assinada. Todos nós vendemos o nosso tempo em troca de dinheiro e se não soubermos “vender o nosso peixe” com uma boa comunicação acabaremos por vender nosso tempo barato demais.

Melhorando a cada dia suas habilidades de comunicação, suas habilidades de persuasão e negociação se tornarão muito melhores ainda que você não perceba.

+Dica: Desenvolva a sua habilidade de comunicação e se torne um profissional disputado pelas melhores empresas adquirindo o livro de Álvaro Fernando: Comunicação e Persuasão, O Poder do Diálogo.

2. Capacidade de analisar dados

Capacidade de analisar dados - Competências Profissionais

Num país como o nosso, em que é difícil encontrar pessoas capazes de interpretar um texto, tente imaginar a dificuldade que qualquer empregador enfrenta para contratar um colaborador que seja capaz de analisar dados.

O trabalho do analista de dados, explicando bem resumidamente, é analisar os números de uma empresa e com base nessa análise conseguir apontar em qual setor a empresa precisa mudar o seu procedimento.

Podemos tomar como exemplo uma grande montadora. Uma montadora tem uma linha enorme de produção que compreende o recebimento da matéria prima, a fabricação das peças, montagem, embalagem e o envio dos mesmos.

O papel do analista de dados neste exemplo que eu dei da montadora, seria perceber em qual fase desse enorme processo a empresa pode melhorar.

Para que o leitor tenha uma ideia da importância desta função, este relatório da Forrester, empresas que fazem exatamente isso, que têm profissionais capacitados para perceber os pontos em que o processo pode ser otimizado, crescem em média 30% ao ano.

Assim sendo, é de suma importância para uma empresa que deseja crescer, contar com um bom contar com um bom analista de dados em seu time de colaboradores.

3. Criatividade e Inovação

Criatividade e Inovação - Competências Profissionais

Você se considera criativo?

Se a sua resposta for sim, fico muito feliz em avisá-lo que você não vai sofrer tanto quanto outros profissionais com aqueles conceitos que compõem a sigla V.U.C.A. Isto porque os robôs ainda estão longe de atingir a capacidade criativa de um ser humano.

Com os avanços da tecnologia, acabam surgindo muitos obstáculos e muitos problemas que não enfrentávamos antes quando as coisas funcionavam de maneira diferente.

Esses novos problemas que aparecem com as novas tecnologias, fazem com que a procura por pessoas criativas, e que tenham a capacidade de tomar certa distância diante desses obstáculos, que pensam em novas soluções aumente muito. Por isso, essa é uma das principais competências profissionais de 2023.

Dou esse exemplo porque é evidente que algumas funções sempre precisaram e sempre vão precisar de profissionais criativos, todas as áreas que lidam com comunicação são um exemplo muito nítido disso.

+Dica: Aprenda a desenvolver o seu potencial criativo e a criar soluções inteligentes para a sua organização adquirindo o livro Potencializando sua Criatividade, de Domênico e Humberto Massareto.

4. Raciocínio lógico

Raciocínio lógico - Competências Profissionais

Esse tópico é uma ótima notícia para você que é mais inclinado às ciências exatas, e ficou apreensivo ao ler que as pessoas mais criativas estão um pouquinho mais imunes às mudanças causadas pelos avanços tecnológicos.

Isso porque pessoas que têm facilidade com as ciências exatas costumam andar de mãos dadas com o exercício do raciocínio lógico.

O raciocínio lógico acaba se tornando uma das principais competências profissionais de 2023 porque, através do pensamento lógico, você consegue aprender qualquer habilidade muito mais facilmente.

Todas as empresas precisam de colaboradores que saibam “ler” as situações e dizer: “Os efeitos dessa determinada ação serão estes, estes e mais estes”.

Pode parecer simples, mas num mundo de tantas mudanças como esse em que vivemos, é cada vez mais raro encontrar pessoas que consigam afirmar com um certo nível de certeza para onde as coisas estão caminhando.

Imaginando esse cenário numa grande empresa, que está sujeita a todas as oscilações do mercado causadas pelas mais diversas razões, por instabilidades sociais, políticas ou econômicas de um país, vemos a importância de contar com um funcionário desses.

5. Liderança

Liderança - Competências Profissionais

Pela forma como as empresas são estruturadas, é forçoso que existam líderes para cada setor, e quanto maior a empresa, quanto maior o número de repartições em que essa empresa se divide, maior o número de líderes nesta empresa.

O que se impregnou no imaginário popular foi aquela imagem do líder, do chefe, como um carrasco que só atribui funções aos seus coordenados e está sempre ali de olho para esbravejar no primeiro sinal de um trabalho mal feito.

Essa imagem estereotípica, quando corresponde à realidade de alguma empresa, é a receita para o desastre. Um verdadeiro líder não é um digitador. Afinal, saber liderar uma equipe é uma grande competência profissional que poucos desenvolvem.

Como foi dito logo acima, o líder é aquele que toma a frente e muitas vezes sem precisar falar nada, só com o exemplo de suas atitudes, arrasta todos os outros na direção correta.

Esse é o segredo para ser um bom líder em qualquer situação: ter a consciência de que a palavra pode até convencer, mas o que arrasta é o exemplo.

+Dica: Para mais informações sobre como se tornar um líder exemplar não só na esfera profissional mas em todas que você puder conceber adquira o livro Habilidades de liderança para desenvolver qualquer pessoa.

6. Negociação

Negociação - Competências Profissionais

É muito fácil pensar na importância de saber negociar quando observamos tudo do ponto de vista individual. Ora, se você não tiver habilidade nenhuma de negociação numa entrevista de emprego, por exemplo, vai acabar aceitando o primeiro salário que lhe for ofertado.

A mesma coisa acontece na relação entre as empresas e seus fornecedores e clientes. Uma empresa sem um bom time de vendedores que saibam negociar para que a empresa sempre saia ganhando em seus negócios, sempre ficará no prejuízo.

Por isso, na hora de pensar em qual competência profissional desenvolver primeiro, tenha sempre em mente que a habilidade de negociação é fundamental e deve estar entre as primeiras da sua lista.

Acontece que ao negociar bem, você não só aumenta as suas chances de lucrar alto com algum projeto, mas de conseguir aquela promoção que você tanto quer ou até fora do trabalho e com pessoas conhecidas suas.

Negociação é uma competência profissional que, ao ser desenvolvida, traz inúmeros benefícios para a sua vida pessoal e para a sua carreira profissional. Por esta razão, a negociação está entre as principais competências profissionais para 2023!

+Dica: Aprenda a ser mais persuasivo e influenciar as pessoas com o livro Autonomia 360°, da escritora e palestrante Renata Jubram.

7. Prestatividade

Prestatividade

Uma das coisas que mais chama a atenção de um empregador é ver um funcionário que não faz apenas aquilo que foi contratado para fazer. Um funcionário que procura compreender o funcionamento da empresa e ajudar em todos os setores possíveis.

Esse espírito de serviço, de querer estar sempre ajudando, de perguntar o que pode ser feito para ajudar em determinada situação, passa uma mensagem sutil para o empregador de que você está realmente vestindo a camisa da empresa.

É difícil de imaginar algum trabalho em que a prestatividade não seja um diferencial, mas vale deixar aqui um aviso principalmente para os que acabaram de ingressar no mercado de trabalho.

É muito importante para você que é estagiário ou aprendiz mostrar essa vontade de aprender, essa disposição em ajudar naquilo que for necessário, pois se você realmente quer a vaga, precisa mostrar isso aos seus superiores.

8. Resiliência

Resiliência

Essa é uma palavra que não sai da boca de coachs e influencers na internet, mas você sabe realmente o que ela significa? Resiliência é a capacidade de se adaptar aos obstáculos e dificuldades.

No âmbito profissional, isso significa adotar uma postura quase que estóica. Ou seja, você vai se preocupar apenas com aquilo que está sob o seu controle; tudo o mais que você não poder controlar você vai simplesmente esperar.

Anote isso bem grande num caderno ou fixe em sua mente para nunca mais esquecer: “JAMAIS PREOCUPAR”. O sentido disso é muito simples: não fique pensando em problemas que podem vir a aparecer, concentre-se naquilo que pode ser feito agora.

Na prática, é preciso estar programado para resistir às adversidades que a vida impõe no meio do caminho, sempre com o objetivo de nos fazer aprender uma lição e, com isso, cada vez mais fortes. Por isso, resiliência é uma das principais competências profissionais para 2023.

9. Persuasão

Persuasão

Você não vai se deparar apenas com problemas técnicos a serem resolvidos. Em um ambiente de trabalho com muitas pessoas, pessoas de origens, costumes e hábitos diferentes, é muito importante adotar uma postura moderadora.

Imagine, porém, que é possível quebrar as barreiras das diferenças e, com uma simples, embora eficaz, habilidade de persuadir a outra pessoa, você consiga obter mais recursos para si mesmo.

Na prática, a persuasão figura como uma das principais competências profissionais para 2023 porque, basicamente, ela ajuda em qualquer situação dentro do seu trabalho, seja para resolver conflitos, seja para conseguir engajar a sua equipe.

E não ache que apenas os líderes precisam aprender a habilidade da persuasão! Você também precisa, se deseja crescer dentro da empresa onde trabalha, é claro, afinal com a persuasão isso é totalmente possível.

+Dica: Se você pretende desenvolver a sua competência profissional de persuasão, comece pelo artigo “O que é persuasão e como usá-la para ter sucesso em qualquer carreira”. Clique aqui para ler.

10. Inteligência e Gestão Emocional

Inteligência e Gestão Emocional

Há dias na vida em que as coisas não correm como gostaríamos. Seu carro quebrou, o que te obrigou a recorrer ao transporte público ou gastar uma nota com carros de aplicativo, seu chefe não está de bom humor e foi anunciado um corte nos quadros.

Nesses dias em que parece que tudo está jogando contra nós é necessário manter a cabeça no lugar, saber administrar bem nossas emoções. Para fazer isso basta manter sempre o senso das proporções.

Esse problema que está te tirando o sono e te deixando irritado, quando enquadrado em um horizonte mais amplo, continua tendo alguma importância? Seja sincero consigo mesmo, daqui cinco anos esse problema ainda vai fazer algum sentido?

Talvez aquilo que te atormenta hoje, lhe arrancará risadas amanhã. E mais, sempre se lembre de que existem passando por situações muito mais difíceis. Essa consciência com certeza vai te dar força para respirar fundo e enfrentar o problema.

11. Pensamento Crítico

Pensamento Crítico

É exatamente o que você precisa exercitar para cumprir o que foi proposto no tópico anterior. Procure sair da mesmice, se um determinado problema costuma ser resolvido sempre de uma determinada maneira, tente pensar diferente.

É claro que nem tudo aquilo que é novo é melhor, algumas coisas só podem ser resolvidas de uma determinada maneira. Eu duvido que você, num momento de sede, vai colocar a água num tubo de caneta ao invés de um copo.

Acontece que muitas situações são vistas e tratadas de determinada maneira simplesmente porque as pessoas se acostumaram a proceder dessa maneira, não havendo nenhuma relação de necessidade entre o problema e a solução.

A palavra de ordem é: Pense fora da caixa. Ao se deparar com as formas consagradas de resolver problemas sempre se pergunte o porquê, por quê não resolver de outra maneira?

12. Flexibilidade cognitiva

Flexibilidade cognitiva

Pode parecer um termo muito complicado que requer muitas e muitas páginas de dissertação para ser explicado, mas é muito mais simples do que a complexidade das palavras nos permite imaginar.

Ter flexibilidade cognitiva nada mais é do que conseguir observar um determinado fenômeno ou acontecimento de vários pontos de vista diferentes e também ter a capacidade de criar mentalmente analogias e paralelos entre os mais variados acontecimentos.

Pode parecer uma habilidade intelectual demais, até filosófica demais, mas a aplicabilidade disso na esfera profissional fica muito clara quando pensamos na realidade do jeito como ela se apresenta a nós.

Como foi dito, o mundo está passando por transformações a cada dia e com essas transformações nós nos deparamos com novos desafios a serem solucionados e obstáculos a serem ultrapassados.

Um colaborador de destaque é aquele que consegue pensar em maneiras de driblar esses problemas, e não existe jeito mais fácil de fazer isso do que articulando em sua mente todas as soluções de todos os problemas que você enfrentou.

É como se você extraísse um mínimo múltiplo comum das suas experiências e usasse todo o conhecimento obtido em outras situações e vivências para solucionar aquele problema que está na sua frente agora.

 

Como aprender todas essas competências profissionais e ser desejado pelo mercado?

Como aprender todas essas competências profissionais e ser desejado pelo mercado?

Mais do que se tornar um profissional de destaque, o aprimoramento dessas competências profissionais todas te torna imune às possíveis oscilações do mercado.

Já que ainda que o seu ofício atual venha a desaparecer no futuro, você ainda é dotado de todas essas virtudes que podem ser bem aproveitadas em qualquer outra área.

Se o que você deseja agora é aprofundar o seu conhecimento sobre as competências para ser o colaborador que toda empresa sonha em ter em seu quadro, clique aqui para comprar o meu livro As Competências das pessoas.

Neste livro eu explico cada uma das competências que são exigidas pelo mercado de trabalho ou que serão no futuro. Se adapte ao novo mercado que está nascendo para alcançar um futuro próspero e cheio de oportunidades.

ADQUIRA JÁ O LIVRO “AS COMPETÊNCIAS DAS PESSOAS”

Artigos relacionados
Desenvolvimento de carreira

Disciplina no trabalho: 7 segredos para atingir metas e objetivos

Entenda a importância da disciplina no trabalho e conhecer os sete segredos para atingir metas e…
Saiba Mais
Desenvolvimento de carreiraDesenvolvimento Pessoal

Entenda o que são metas SMART e por que utilizá-las

As metas SMART são uma ferramenta de planejamento que ajuda a definir metas claras e alcançáveis.
Saiba Mais
Desenvolvimento de carreira

Marketing pessoal: 6 dicas para construir uma boa autoimagem

Sobre o que vamos falar? O que é o marketing pessoal e como ele pode ser vantajoso para você…
Saiba Mais