Desenvolvimento de carreira

Gestão de carreira: O que é, para que serve e como fazer a sua?

Sobre o que vamos falar?

  • A gestão de carreira é um dos temas mais relevantes na vida profissional e pode oferecer grandes vantagens para quem sabe como colocá-la em prática.
  • Apesar disso, é impressionante como são raros os profissionais que entendem do assunto e como a maioria das empresas ignora as vantagens que isso pode representar.
  • Neste artigo, além de explicar o que é a gestão de carreira, explicamos como você pode elaborar a sua de forma estratégica e como isso pode te ajudar a atingir a alta performance e a conquistar objetivos.
  • Por fim, falamos da importância de estudar mais sobre o assunto e de como o livro O Elo da Gestão de Carreira, de Cláudio Queiroz e Christiane Leite é uma leitura indispensável sobre o tema. Saiba mais clicando no botão abaixo:

Quero Entender o Verdadeiro Elo da Gestão de Carreira

 

Ao conversar com diversos profissionais, de várias áreas e empresas diferentes, podemos ter uma grande surpresa: a maioria absoluta deles não entende praticamente nada sobre gestão de carreira – e nem procura entender.

Isso escancara um fato muito relevante sobre o mercado de trabalho brasileiro. Esse fato é de que são raros os profissionais que têm o objetivo de crescer e, ao mesmo tempo, têm um plano para conseguir isso.

Então, decidimos abordar esse assunto tão importante e te explicar, neste artigo, o que você (e qualquer profissional ambicioso) precisa saber sobre a gestão de carreira. Por isso, fique conosco e aproveite a leitura.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


Instagram DVS Editora

O que é Gestão de carreira?

O que é Gestão de carreira?

Primeiro, precisamos partir do ponto mais básico e entender o que seria a gestão de carreira. Uma gestão de carreira é o processo de elaborar, aperfeiçoar e executar um plano para a sua carreira profissional.

Ela funciona quase como um mapa da sua carreira. Esse quase se dá por um detalhe: geralmente um mapa é algo geral, que serve para qualquer pessoa que esteja no mesmo lugar que você. A gestão de carreira não funciona sempre assim.

Sim, ela precisa se basear em aspectos gerais da sua profissão, empresa ou setor em que trabalha. Só que ela também precisa ter aspectos particulares ou pessoais, ou seja, coisas que só valem para você.

O planejamento de um colega de trabalho, por mais que você ocupe o mesmo cargo, não pode ser o mesmo que o seu. Você certamente tem características, vocações, objetivos, afinidades e habilidades diferentes de outras pessoas.

Por isso, devemos entender que a empresa, os líderes e os colaboradores têm papéis diferentes, que se complementam quando o assunto é gestão ou plano de carreira.

Aproveite os lançamentos em promoção na DVS Editora!

-20%
ESTADO DA ARTE EM VENDAS
ESTADO DA ARTE EM VENDAS - Claudio Zanutim e Renato Martinelli
De: R$ 44,00
Por : R$ 35,20
Economize: R$ 8,80 (20% de desconto)

-20%
A FÓRMULA DO YOUTUBE
A FÓRMULA DO YOUTUBE - Derral Eves
De: R$ 89,00
Por : R$ 71,20
Economize: R$ 17,80 (20% de desconto)

-20%
CONTEÚDO S.A. - SEGUNDA EDIÇÃO - TOTALMENTE REVISADA E AMPLIADA
CONTEÚDO S.A. - SEGUNDA EDIÇÃO - TOTALMENTE REVISADA E AMPLIADA - Joe Pulizzi
De: R$ 94,00
Por : R$ 75,20
Economize: R$ 18,80 (20% de desconto)

 

Se uma empresa oferece plano de carreira, ela deve fornecer um planejamento mais geral e o colaborador precisa adequar esse planejamento à sua realidade e,assim, criar seu próprio plano, considerando o da empresa.

Ao levar em conta esses aspectos particulares ou exclusivos, o seu plano de gestão de carreira se torna mais eficiente e tem muito mais chances de dar certo.

Para que serve a Gestão de carreira?

Para que serve a Gestão de carreira?

Mas, de verdade, para que serve uma gestão de carreira – ou por que você deveria entender mais sobre isso e colocar em prática no seu trabalho ou estudos?

O maior motivo é simples, por mais que a maioria das pessoas não entenda: quem tem um plano tem muito mais chances de chegar onde quer ou, no mínimo, de ir mais longe que a média.

No trabalho e em qualquer área da sua vida, ter um planejamento claro de onde você quer chegar e entender o que precisa ser feito para atingir isso é como já ter feito – você precisaria apenas “repetir” o processo na prática.

+DICA: Saiba como aplicar uma Gestão de Carreira eficiente e desenvolver as principais aptidões dos seus colaboradores na sua empresa. Clique para ler o artigo.

Um bom começo já é metade do caminho. Um bom começo envolve ter clareza dos seus objetivos, riscos, oportunidades, atalhos e alternativas e saber o que você deve fazer.

Não ter um plano é um mau começo e vai te condenar a trilhar todo o caminho de olhos fechados, sem saber o que está por vir.

Podemos dizer que só existem dois tipos de profissionais que ignoram o valor de uma gestão de carreira: os que não têm objetivos e os que contam com o acaso para conseguir o que querem.

Um bom planejamento e gestão de carreira é o que vai simplificar todo o seu caminho e te dar a capacidade de decidir os seus resultados – o que é fundamental, desde que você tenha bons objetivos, é claro.

Também podemos dizer que esse é o diferencial entre as pessoas mais bem sucedidas e as pessoas de resultados médios. Grandes profissionais e grandes empreendedores sempre têm o hábito de planejar. Os vencedores não podem contar muito com a sorte.

 

Como fazer a gestão da sua carreira de maneira eficiente?

Como fazer a gestão da sua carreira de maneira eficiente?

Você já deve ter entendido qual a importância da gestão de carreira, certo? Mas, agora, como você ou qualquer profissional pode fazer isso de maneira eficiente?

Antes de responder isso, precisamos ressaltar, de novo, que o ideal é que haja um equilíbrio entre os papéis da empresa, dos líderes e dos profissionais na gestão de carreira.

Cada um destes tem uma função e seria muito positivo que as empresas entendessem isso e colocassem em prática.

Dito isso, o seu planejamento individual começa em saber de forma clara quais são seus principais objetivos.

Estes objetivos podem ser grandes e focados no longo prazo, como o destino final de um mapa ou podem ser divididos em etapas, como os degraus de uma escada. No primeiro caso (objetivos finais), você deve trilhar um caminho em direção ao que quer.

 

No segundo (objetivos por etapas), deve trilhar um caminho para cada etapa e definir metas de curto, médio e longo prazo. Existem objetivos que devem ser alcançados em meses e outros, que precisam de anos. Tenha isso claro.

Sabemos que a gestão de carreira é, de fato, um caminho a ser trilhado e que isso é feito em passos. Tendo isso em mente, o que você precisa ter para dar o próximo passo? E o que precisa para dar o passo seguinte? E depois?

Responda isso com clareza e, logo em seguida, busque ter as condições para dar cada passo. Essa é a parte da execução, em que a sua gestão de carreira sai do papel e se torna uma rotina – e só assim os seus objetivos vão se tornar realidade.

Por outro lado, cada um destes passos envolve riscos, oportunidades, atalhos e até mesmo rotas de fuga (ou o que chamamos de plano B, quando algo acontece diferente do planejado).

A realidade é um tanto imprevisível e você não tem controle sobre tudo o que acontece. A melhor atitude, diante disso, é listar o que pode acontecer de bom e de ruim e como agir em cada caso, aproveitando oportunidades e driblando infortúnios.

Outro ponto interessante é que você pode aumentar as chances de ter surpresas positivas, criando possíveis atalhos que facilitam alguns pontos do seu planejamento.

Se existe um potencial atalho, você deve identificá-lo e tentar usá-lo a seu favor. Isso nem sempre vai dar certo, mas vai reduzir o seu esforço e o tempo para atingir seus objetivos.

Mais do que esforço constante, determinação e força mental, um plano de gestão de carreira conta com a inteligência aliada ao trabalho para te ajudar a chegar onde quer.

 

Tipos de carreira que você pode seguir

Tipos de carreira que você pode seguir

Em geral, estas regras de planejamento e gestão de carreira valem para, praticamente, qualquer profissional de qualquer área.

Elas podem, inclusive, ser adaptadas e utilizadas por empreendedores e CEOs de empresas, transformando-se em um planejamento estratégico.

O que acontece é que os princípios e fundamentos de estratégia são os mesmos, tanto para profissionais, como para empresas.

Então, se você é colaborador de uma empresa, funcionário público, consultor, estudante que planeja seu futuro ou um empreendedor que guia a própria empresa, deve se atentar aos fundamentos e dicas acima. Eles são igualmente válidos e eficazes em qualquer caso.

+Dica: De qualquer modo, você precisa ter um plano e desenvolver certas capacidades. Por isso, recomendamos que leia nosso artigo sobre as 6 competências profissionais que foram mais procuradas em 2022. Clique aqui para ler.

Gestão de carreira e competências comportamentais

Outro detalhe muito importante para um plano de gestão de carreira e que não pode “passar batido”, são os tipos de competências que um profissional pode e deve desenvolver. Isso define muito sobre o futuro de uma carreira.

A maioria das pessoas não entende, mas existem dois tipos de competências: as competências técnicas e as competências comportamentais.

As competências comportamentais, por exemplo, são aquelas qualidades que costumam ser valorizadas em qualquer tipo de carreira.

Ter boa comunicação, ser persuasivo, saber trabalhar bem em equipe, ter capacidade para resolver todo tipo de problemas, dentre outras qualidades, podem ser citadas como competências desse tipo.

Mas por que isso é tão relevante para o planejamento e gestão de carreira? Porque esse tipo de virtude é típica de profissionais que se tornam líderes.

Podemos dizer que as competências comportamentais são os maiores indícios de que um profissional pode ser promovido a um cargo de liderança ao longo da carreira.

Na verdade, é isso que tende a acontecer, naturalmente. Um profissional que tem esse tipo de virtude costuma se destacar em praticamente qualquer empresa e se torna, sempre, um forte candidato a promoções.

 

O que você precisa entender é a importância de desenvolver essas qualidades, caso tenha o objetivo de crescer e ser promovido a cargos de liderança.

Isso passa por, entre outras coisas, estudar sobre essas competências e, desde cedo, colocá-las em prática no dia a dia, independente do seu cargo. Esse é o caminho natural para alcançar esse objetivo.

Entenda que líderes, de quaisquer segmentos e empresas, começam “de baixo”, se destacam graças às suas características de liderança, até chegarem onde almejam.

E não existe “prova” ou “exame” que comprove a sua capacidade de liderança, que deve ser praticada de forma constante e ser percebida no cotidiano.

Então, se você tem o objetivo de ascender e conquistar cargos de liderança, aprender e exercer competências comportamentais devem ser duas prioridades no seu plano de gestão de carreira.

+Dica: Segundo o professor de planejamento estratégico Cláudio Queiroz, existem 16 competências desse tipo que colocam profissionais em vantagem – em praticamente qualquer área de atuação. Ele explica quais são e como desenvolvê-las em seu livro As Competências das Pessoas. Clique aqui para conferir.

E as competências técnicas?

O outro tipo de competência, as competências técnicas, são aquelas mais específicas, que servem para exercer uma função. Elas são, em essência, bem diferentes das competências comportamentais, mas isso não quer dizer que sejam menos importantes.

As competências técnicas também são importantes e devem ser priorizadas em qualquer plano ou gestão de carreira – afinal, elas definem a qualidade do seu trabalho e são indispensáveis para qualquer função.

Uma das competências técnicas de um analista de dados, por exemplo, é a sua capacidade de interpretar informações. Sem isso, ele não seria bom na sua função.

Note como os dois tipos de competências são importantes e decisivos para a sua carreira e todo mundo precisa, sim, ter um pouco de cada.

A diferença entre elas fica mais evidente se você reparar que um ótimo analista nem sempre é um bom líder.

Ele pode ter grandes competências técnicas, mas isso não é o suficiente para chegar a cargos de liderança.

Porém, isso não diminui a importância das competências técnicas. Desenvolvê-las é o melhor caminho para se tornar um profissional de alto desempenho – o tipo de profissional mais valorizado e respeitado em cada área.

 

Monte o seu plano de gestão de carreira de maneira simples!

Monte o seu plano de gestão de carreira de maneira simples!

Você entendeu a real importância e as vantagens de se ter um bom plano de carreira – e por onde começar a construir um?

Se você leu este artigo com atenção e levou a sério tudo o que foi dito, temos um último conselho, que é essencial: você precisa estudar um pouco mais sobre gestão de carreira.

Neste artigo, focamos em dar uma noção clara e precisa sobre a importância e os primeiros passos que você deve dar na sua gestão de carreira. Mas para levar isso adiante, é preciso estudar e entender ainda mais.

A gestão de carreira é um tema de extrema importância dentro do mercado de trabalho e qualquer um que queira desfrutar das vantagens que ela oferece, precisa dominar o assunto.

Para isso, recomendamos o livro O Elo da Gestão de Carreira, que foi escrito em uma parceria brilhante entre o professor Cláudio Queiroz e a especialista em desenvolvimento organizacional Christiane Leite.

Ao longo do livro, os dois, além de explicarem a importância da gestão de carreira, mostram como empresas, líderes e colaboradores podem potencializar resultados, encurtar caminhos e alcançar grandes objetivos através dela.

A obra explica de forma profunda e clara cada passo que precisa ser dado dentro de uma gestão de carreira estratégica e eficiente.

O Elo da Gestão de Carreira preenche uma lacuna gritante no mercado de trabalho brasileiro, solucionando diversos dilemas que envolvem esse assunto, sendo uma leitura indispensável.

Você pode adquirir a obra ou saber um pouco mais sobre ela no site da DVS Editora, clicando no botão abaixo:

Quero Entender o Verdadeiro Elo da Gestão de Carreira

Os Melhores Livros sobre Estratégia de Clientes: O cliente tem que ser o centro das atenções

Os Melhores Livros sobre Estratégia de Clientes: O cliente tem que ser o centro das atenções
Estratégias como o customer success, que colocam o cliente no centro, estão por trás do sucesso de algumas das maiores empresas no mundo.
Isso não é por acaso!
Ao colocar o cliente no centro e trabalhar para satisfazê-lo da melhor forma, essas empresas ganham um diferencial e conseguem faturar ainda mais, com os mesmo clientes.
Veja alguns livros que te ensinam a entender e aplicar do jeito certo esse tipo de estratégia na sua empresa.  

Customer Success, de Hiram Damin

Customer Success, de Hiram Damin
Em seu livro Customer Success - O Sucesso das Empresas Focadas em Clientes, o especialista em estratégia do cliente Hiram Damin, apresenta um método comprovado para aplicar e obter resultados sólidos com estratégia do cliente.
A obra é um verdadeiro passo a passo para satisfazer clientes.
No livro, o autor ensina a construir uma marca forte e aumentar o faturamento da sua empresa aplicando o customer success e colocando o seu cliente no centro. Clique abaixo para adquirir o livro.

Compre o Customer Success

 

O Paladar Não Retrocede, de Carlos Ferreirinha

O Paladar Não Retrocede, de Carlos Ferreirinha
Entre as empresas que aplicam estratégia do cliente, existem algumas que são ainda mais estimadas e vistas com bons olhos pelo seu público.
São as empresas do chamado mercado de Luxo. Estas empresas costumam ter preços bem maiores que as outras e, mesmo assim, têm um público fiel e que está sempre disposto a pagar quanto for preciso pelos seus produtos e serviços – porque acreditam que vale a pena.
O empresário Carlos Ferreirinha explica que, por trás disso, há um modelo de Gestão de Luxo.
Em seu livro O Paladar Não Retrocede, Ferreirinha ensina como isso funciona e como diversas empresas podem repetir. Clique abaixo para conferir mais sobre o livro.

Compre o O Paladar Não Retrocede

 

Liderando Ao Estilo Starbucks, de Joseph Michelli

Liderando ao Estilo Starbucks, de Joseph Michelli
Sem dúvidas, a Starbucks foi um dos maiores exemplos de como colocar o cliente no centro pode fazer uma empresa decolar e dominar o seu mercado – e que faz isso em nível mundial.
Joseph Michelli estudou profundamente o que estava por trás do sucesso da rede de cafeterias, entrevistando funcionários e até mesmo o CEO da empresa, Howard Schultz, que foi o maior responsável por esse feito.
No livro, Michelli mostra os resultados desse estudo e apresenta os 5 princípios práticos que permitiram a Starbucks sair de uma pequena cafeteria em Seattle, nos Estados Unidos, para mais de 30 mil lojas em todo o mundo. Clique abaixo para adquirir o livro.

Guiados Pelo Encantamento, de Joseph Michelli

Guiados Pelo Encantamento, de Joseph Michelli
Mais um exemplo de empresa que, além de criar uma estratégia do cliente eficaz e bem sucedida, conseguiu construir uma percepção de luxo e alto valor em torno de seus produtos.
Em Guiados Pelo Encantamento, Joseph Michelli explica quais foram os fundamentos que levaram a Mercedes-Benz a criar essa cultura e essa imagem que torna a empresa única aos olhos de clientes em todo o mundo.
Desde criar uma grande visão para gerar experiências excepcionais do cliente, identificar as exigências, necessidades e desejos em constante mudança de seus clientes e mapear as jornadas de seus clientes e os pontos de contato mais importantes, o livro conta com mais outras estratégias que você pode aplicar para os seus clientes. Você pode adquirir o livro clicando no botão abaixo.

Compre o Guiados Pelo Encantamento

 

Kit Estratégia do Cliente

Estes livros explicam de forma profunda o sucesso por trás das estratégias que colocam o cliente no centro e, indo além, ensinam como empresas de diferentes setores e tamanhos podem aplicar essas estratégias de forma eficiente.
Você pode adquirir todos os livros que recomendamos neste artigo juntos, no nosso Kit Estratégia do Cliente. No Kit, estão reunidos:
  • Customer Success, de Hiram Damin;
  • O Paladar Não Retrocede, de Carlos Ferreirinha;
  • Liderando ao Estilo Starbucks, de Joseph Michelli;
  • Guiados Pelo Encantamento, de Joseph Michelli.
Se você quer se tornar quase um especialista em estratégia do cliente e aprender como usar este tipo de estratégia e obter resultados na prática, adquira o Kit Estratégia do Cliente, Clicando no botão abaixo:
Artigos relacionados
Desenvolvimento de carreira

Disciplina no trabalho: 7 segredos para atingir metas e objetivos

Entenda a importância da disciplina no trabalho e conhecer os sete segredos para atingir metas e…
Saiba Mais
Desenvolvimento de carreiraDesenvolvimento Pessoal

Entenda o que são metas SMART e por que utilizá-las

As metas SMART são uma ferramenta de planejamento que ajuda a definir metas claras e alcançáveis.
Saiba Mais
Desenvolvimento de carreira

Marketing pessoal: 6 dicas para construir uma boa autoimagem

Sobre o que vamos falar? O que é o marketing pessoal e como ele pode ser vantajoso para você…
Saiba Mais