Marketing Digital

Os 8 profissionais de marketing mais valorizados em 2023

Desbloqueie seu potencial como profissional de marketing em 2023! Descubra os 8 profissionais de marketing mais valorizados e saiba como se destacar em um mercado em constante crescimento. Não fique para trás; torne-se indispensável! Bora ler?👇


Principais assuntos deste post

  • Crescimento Inevitável: O marketing digital está em ascensão, e os profissionais de marketing que contribuem para estratégias de vendas online estão sendo altamente valorizados..
  • Diversidade de Funções: Existem diversas profissões dentro do marketing digital que estão prosperando, incluindo copywriters, editores de vídeo, especialistas em SEO, e estrategistas digitais.
  • Conhecimento é Poder: Para ter sucesso e ser valorizado no marketing digital, é essencial adquirir conhecimento prático e teórico, e estar atualizado com as tendências e técnicas mais recentes.
  • Para atuar no mercado digital e ter resultados reais, é preciso ter conhecimento suficiente. Por isso, o nosso Kit de Marketing Digital reúne 3 livros e pode ser o suficiente para quem quer atuar nesta área e ter resultados:

Quero Ser um Profissional Valorizado no Marketing Digital

 

2023 promete ser um ano de oportunidades para diversas profissões (a maioria delas ligadas à tecnologia), especialmente para alguns profissionais de marketing digital.

Impulsionado pelo crescimento natural e inevitável das redes sociais e do acesso à internet, os profissionais de marketing que ajudam a construir e executar estratégias de vendas no digital tendem a ser bem valorizados.

Neste artigo, falamos sobre 8 profissionais de marketing digital que têm bons motivos para estarem otimistas com o ano de 2023 – e explicamos o que você precisa para se tornar um destes.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


 

Tipos de profissional de marketing mais procurados

Tipos de profissional de marketing mais procurados

É natural que algumas profissões sejam mais beneficiadas pelo momento do que outras. É o que vem acontecendo com os profissionais de marketing digital nos últimos anos.

A cada ano, o número de pessoas que usam a internet aumenta ainda mais e, assim, puxa para cima a quantidade de vendas e a demanda pelos profissionais que trabalham no mercado digital.

O ano de 2022, por exemplo, começou tendo um aumento de mais de 20% nas vendas pela internet. A expectativa é que isso continue acontecendo pelos próximos anos.

Por trás desse número, existe um universo de profissionais que trabalham para construir e executar todos os tipos de estratégia de vendas e marketing. A procura por esses profissionais aumenta e eles tendem a se tornar mais valiosos para as empresas.

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1. Copywriter

O copywriter talvez seja o profissional de marketing digital mais valorizado e “glamourizado” da área. Ele é responsável por escrever anúncios, e-mails, roteiros para páginas e vídeos de vendas, dentre outros – mas não é um redator publicitário.

O copywriting pode ser definido como uma técnica de escrita com persuasão e que tem, quase sempre, o objetivo de vender um produto ou uma ideia. Você percebe que, sem o copywriter, praticamente não existe marketing na internet?

Apesar da importância para o marketing digital, essa profissão já existe faz um tempinho. 200 anos atrás, o americano John Emory Powers já escrevia usando táticas que hoje chamamos de copywriting.

O copywriter acaba sendo o profissional de marketing mais beneficiado por dois fatos. O primeiro é que a profissão continuará sendo necessária enquanto a economia do mundo for movida a vendas (cá, entre nós, sabemos que isso não vai mudar).

E segundo, com o crescimento do marketing digital, o copywriter se tornou ainda mais importante e procurado pelas empresas – o que significa mais oportunidades e mais valorização para quem atua na área.

+Dica: Para se tornar um copywriter, é preciso ter uma base sólida de técnicas e estratégias da profissão. Para isso, você pode ler o nosso Kit Copywriting, que reúne quatro dos livros mais importantes sobre o assunto. Clique aqui para ler.

2. Editores de vídeo

Outro profissional de marketing digital que tem boas chances de se dar bem não só em 2023, mas também nos próximos anos é o editor de vídeos.

Não é exagero dizer que hoje, na internet, os vídeos são o formato mais utilizado e consumido para todo tipo de conteúdo. Mesmo antes da internet, os conteúdos em vídeos (televisão) eram bem mais consumidos que os textos (livros em jornais).

O fato de isso se repetir no ambiente digital não é nenhuma surpresa. Afinal, os vídeos oferecem um conteúdo mais “fácil” de ser consumido – a pessoa não precisa fazer esforço para ler e entender nada, recebendo conhecimento e entretenimento de forma passiva.

Não é por acaso que o Youtube é, depois do Google, o site mais acessado em todo o mundo.

 

Entenda que isso não diminui a relevância de conteúdos em texto e outros formatos. Só não podemos negar que os vídeos sempre serão o formato mais popular.

Por todos esses motivos, temos claros motivos para acreditar que o profissional de marketing que edita conteúdos em vídeo tende a receber ainda mais oportunidades.

Vídeos prendem a atenção, entretêm, emocionam, influenciam e, obviamente, vendem. O editor de vídeos é um dos responsáveis diretos pelos efeitos que um vídeo causa nas pessoas que o assistem.

É claro que isso torna a profissão mais relevante, dando uma importância estratégica para este profissional.

+Dica: Muito além da edição, o vídeo marketing é uma área que rende bons resultados de vendas na internet há mais de uma década. Mas, para isso, é preciso entender os fundamentos e estratégias do vídeo marketing, como ensina Camilo Coutinho no livro Vídeos Que Vendem Mais. Clique aqui para adquirir.

3. Redatores de conteúdo

Um profissional de marketing que, assim como o copywriter, trabalha escrevendo e tem um papel indispensável para o marketing digital é o redator de conteúdo.

As pessoas acreditam – com razão – que a internet tem praticamente tudo sobre qualquer assunto.

Aliás, é toda essa quantidade de informações, tutoriais, comentários e notícias que está à nossa disposição torna o Google tão necessário e importante para o mundo, certo?

Isso todo mundo sabe. O que pouca gente pensa é que todo esse conteúdo em textos está lá porque alguém escreveu. No caso, esse alguém é o redator de conteúdo.

A atenção e o tempo das pessoas se tornaram muito disputados na internet. O marketing de conteúdo, através de blogs e newsletters, é um tipo de estratégia muito eficaz para um contexto assim.

O seu público alvo, seja ele qual for, sempre precisa (e quer) aprender alguma coisa. Um conteúdo atraente e útil tende a despertar o interesse e prender a atenção de qualquer pessoa.

Se isso for feito com estratégia e, claro, qualidade na produção do conteúdo, pode gerar bons frutos no relacionamento com clientes e, diretamente, no faturamento.

Em outros artigos, já falamos sobre a profissão de redator e sua real importância em uma estratégia de conteúdo (clique aqui para ler). O redator de conteúdo sempre foi um profissional de grande relevância e alta demanda – e isso continuará acontecendo.

+Dica: Segundo o empresário Rafael Rez, o Marketing de Conteúdo é a moeda que compra a atenção e o tempo das pessoas. Ele ensina os segredos para ter grandes resultados com esse tipo de estratégia no livro Marketing de Conteúdo – A Moeda do Século 21. Clique aqui para saber mais ou adquirir o livro.

4. Especialistas em SEO

Especialistas em SEO

Hoje, o Google é o recurso que as pessoas mais utilizam quando precisam saber ou comprar alguma coisa.

Obviamente, isso se torna uma oportunidade para empresas de todos os nichos conquistarem a atenção do público, trazendo-o para um site ou blog – o que só pode ser feito com uso de técnicas de SEO.

Caso você não saiba, SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que são uma série de fatores que os buscadores como o Google usam para definir a relevância de um conteúdo.

Na prática, o SEO é o que faz um site aparecer quando alguém faz uma pesquisa. Isso que dizer que, usar técnicas de SEO pode ser o suficiente para aparecer diante de milhares ou milhões de pesquisas sem pagar por anúncios ou algo do tipo.

Os especialistas de SEO são considerados profissionais de marketing cobiçados e de grande valor, desde que gerem resultados.

+Dica: Muito se fala no SEO do Google. Mas entender o SEO do Youtube pode gerra grandes resultados na sua estratégia. Por isso, recomendamos que leia o nosso artigo sobre SEO para Youtube, clicando aqui.

5. Web Designers

Uma frase muito conhecida entre os profissionais de marketing diz que “imagem é tudo”. Talvez você não concorde 100% com isso, mas se for um bom observador sabe que a imagem, no mundo, tem um grande valor.

Acontece que o cérebro humano procura simplificar as coisas. Ele tenta perceber e resumir as informações mais importantes através do visual. Nesse sentido, as maiores certezas são aquelas que conseguimos ver.

Essa é uma lei do marketing e, por isso, o profissional que cria imagens é sempre necessário. Esse profissional é o Web Designer.

As imagens que o Web Designer cria podem ser responsáveis por etapas importantes em uma campanha de marketing, por exemplo:

  • Gerar o primeiro impacto aos olhos do público, fazendo-o olhar e se interessar por uma peça (como um anúncio ou “criativo”);
  • Despertar emoções e sensações nas pessoas através do uso das cores e dos elementos visuais;
  • Reforçar a marca de uma empresa na mente das pessoas através da identidade virtual.

 

6. Estrategistas digitais

É um pouco provável que a profissão mais importante de todo o marketing digital seja uma das menos conhecidas e, ao mesmo tempo, uma das mais procuradas e requisitadas nesse mercado.

O trabalho de todos os profissionais que colocamos nesta lista pode ser desperdiçado se não for feito com estratégia.

Portanto, o profissional de marketing que constrói e executa estratégias para as campanhas de marketing e de vendas sempre foi (e sempre será) de grande importância.

Em um cenário onde a internet e o mercado digital seguem crescendo, como podemos prever, os estrategistas digitais também serão requisitados e valorizados.

As funções de um estrategista digital se resumem em analisar o contexto e objetivos de uma campanha e, a partir disso, criar a estratégia mais adequada, além de acompanhar toda a sua execução e garantir que o projeto dará certo.

Existem alguns conhecimentos gerais que você precisa desenvolver para se tornar um estrategista digital competente e de resultados. No fim deste artigo, recomendamos 3 leituras que podem te dar esse conhecimento necessário.

+Dica: Você se interessa por estratégias digitais? Pode ler o artigo onde ensinamos a criar estratégias digitais vendedoras. Para ler, é só clicar aqui.

7. Social Media

Social Media

Ninguém pode negar a influência das redes sociais na comunicação, no comportamento e até nos hábitos de consumo das pessoas hoje em dia. Também não podemos ignorar as oportunidades que surgem a partir disso.

As redes sociais se tornaram um ambiente de interação, de comunicação e de vendas. O “problema” é que muitas empresas já perceberam esse fato e começaram a explorar as oportunidades.

Graças a isso, as redes ganharam uma avalanche de estímulos. A atenção das pessoas nas redes sociais passou a ser mais disputada.

Hoje, para crescer no Instagram, por exemplo, é preciso ter estratégia e conhecer fundamentos de comunicação e persuasão.

As empresas que querem disputar esse território tão valioso fazem questão de contratar um social media – profissional que administra redes sociais e cria estratégias de comunicação e crescimento nestes ambientes.

+Dica: Um dos livros mais importantes para quem quer trabalhar como social mídia é o Instagram Para Negócios, da Júlia Munhoz. Clique aqui para saber mais sobre o livro.

8. Suporte e customer success

Por fim, um tipo de profissional de marketing pouco falado, mas que tem um cenário promissor pela frente são os que cuidam do suporte e executam estratégias de customer success.

Customer success são estratégias onde a satisfação e experiência do cliente são o foco de uma empresa. Esse tipo de estratégia é capaz de transformar clientes em fãs de um produto, serviço ou marca.

Os profissionais que ajudam as empresas a planejarem e executarem estratégias e suporte de customer success podem ser muito procurados e bem pagos no mercado em 2023.

+Dica: Inclusive, se você quer entender melhor o que são estratégias de Customer Success, pode ler o artigo que escrevemos sobre o tema, clicando exatamente aqui.

Ainda vale a pena investir em uma carreira no marketing digital?

Ainda vale a pena investir em uma carreira no marketing digital?

É verdade que, com o seu crescimento tão rápido e intenso nos últimos 3 anos, o marketing digital parece ter esgotado algumas oportunidades, sendo, assim, menos promissor.

Isso é uma consequência lógica de um mercado que cresceu muito e em pouco tempo. Diante disso, ainda vale a pena investir neste tipo de carreira e ser um profissional de marketing digital?

Sim, o mercado digital ainda é muito vantajoso, e tem boas promessas. A diferença é que agora ele é um pouco mais disputado e requer mais conhecimento prático e teórico.

Antes, era mais uma aposta: uma espécie de tudo ou nada, onde poucas pessoas apostavam e conseguiam ter grandes resultados.

Agora, é um mercado menos “explosivo” e mais previsível, que ainda tem um grande potencial e oferece oportunidades sólidas.

 

É possível se tornar um profissional requisitado rapidamente?

É possível se tornar um profissional requisitado rapidamente?

Em qualquer uma dessas profissões, você precisa combinar um pouco de esforço, interesse e os conhecimentos certos para colher bons resultados.

O tempo em si não é o fator mais influente. Você pode se preparar em dias, semanas ou meses. A questão principal é simplesmente ter conhecimento das fontes certas (como vamos indicar mais abaixo, no fim deste artigo).

+Dica: Já podemos adiantar que juntar a habilidade de uma profissão com as competências que o mercado de trabalho mais procura é a decisão mais inteligente para conseguir boas oportunidades. O livro As Competências das Pessoas é um ótimo começo. Clique aqui para saber mais ou adquirir.

Domine o marketing digital e seja um profissional altamente requisitado!

Como as competências comportamentais te tornam melhor?

Foi-se o tempo em que ter sucesso no marketing digital era uma questão de “timing”. Hoje, o fator que mais influencia o sucesso e os resultados de qualquer profissional de marketing digital é o seu preparo.

Pensando nisso, criamos o Kit de Marketing Digital, que reúne três livros sobre o tema, com um conteúdo completo para quem quer dominar os princípios e fundamentos mais necessários do digital:

O Kit Marketing Digital oferece um conhecimento prático e abrangente o bastante para quem quer começar do jeito certo nesse mercado e ter ganhos reais. Clique no botão abaixo para saber mais ou adquirir o Kit:

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Livros de Marketing Digital: Como criar estratégias e vender mais

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Se você quer vender na internet, é essencial ler bons livros de marketing digital.
Por ser um mercado novo e repleto de oportunidades, existe muito conteúdo de pouca qualidade espalhado pela internet.
O mercado digital, por ter crescido tanto em tão pouco tempo, acaba sofrendo com uma enxurrada de conteúdos óbvios e rasos. Para ter algum resultado, é preciso se aprofundar com algo sólido e comprovado.
Por isso, hoje trazemos 3 sugestões de excelentes livros de marketing digital para quem quer estudar de maneira séria e construir resultados nesse mercado tão promissor. 

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O empreendedor Paulo Faustino, um dos maiores especialistas em marketing digital no Brasil, oferece uma visão prática de como construir grandes estratégias digitais do zero e explorar as vantagens das principais plataformas, em Marketing Digital na Prática.
O livro pode ser um ótimo começo para quem está entrando no mercado digital e quer se preparar para alcançar resultados sólidos no futuro.
Mas também serve para quem já atua no digital e quer se tornar ainda melhor. Sem dúvidas, Marketing Digital na Prática é um dos melhores livros de marketing digital e estratégia já escritos no Brasil.

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Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI

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Nos dias de hoje, tem sido cada vez mais difícil e concorrido cativar o tempo e a atenção das pessoas – que são dois ativos decisivos para as vendas e, portanto, muito valiosos.
Em um cenário onde muitos concorrentes falam e pouca gente ouve, o marketing de conteúdo surge como uma moeda que compra o tempo e a atenção do público e o antídoto que salva a estratégia de muitos negócios.
O empresário e professor Rafael Rez traz um verdadeiro manual sobre como usar todo o poder do marketing de conteúdo no livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI. O livro se propõe a expandir sua mente para trabalhar como gente grande neste mercado. Clique aqui para adquirir.

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Outro livro que não poderia ficar de fora desta lista é o Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios, do especialista em anúncios Luciano Larrossa.

Nesta obra, Luciano vai te ensinar como usar as principais redes sociais como canais de vendas.

A ideia é simples: levar o seu produto para os lugares com a maior quantidade de tráfego do mundo todo! E não importa se você vai produzir conteúdos ou anunciar nas plataformas – este livro vai te guiar por tudo isso nas 3 plataformas.

Larrossa apresenta um conhecimento sólido e completo para que qualquer pessoa aprenda, em poucas horas, a vender muito através das maiores redes sociais do mundo (Facebook, Instagram e Whatsapp). Você pode adquirir o livro agora mesmo, clicando abaixo.

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