Produtividade

Como ser mais produtivo? Estes 8 passos podem te ajudar

Sobre o que vamos falar?

  • A falta de produtividade pode sabotar os resultados do seu trabalho ou estudos e sabotar a sua saúde emocional.
  • E, por mais que surja como ago raro e inofensivo, a dificuldade de conciliar suas tarefas, sua disposição e o seu tempo tende a se agravar cada vez mais.
  • Apesar de tudo, sim, tem como ser mais produtivo, seguindo 8 passos simples que listamos neste artigo.
  • Se você quer desenvolver um nível de produtividade que permita ter resultados melhores que a média, recomendamos que leia o nosso Kit de Desenvolvimento Pessoal, com très livros, clicando no botão abaixo:

Quero Desenvolver uma Produtividade Acima da Média

Às vezes, ter um dia produtivo parece algo difícil de conseguir. Podemos ter a sensação de que o dia passou mais rápido ou que as tarefas eram tantas que o tempo disponível era insuficiente.

Acontece que este problema é comum para grande parte das pessoas e, em alguns casos, pode causar muitos prejuízos aos estudos, ao trabalho ou à saúde psicológica e mental.

Mas como ser mais produtivo, mesmo quando o tempo parece ser pouco ou as tarefas parecem ser muitas? Listamos 8 passos que podem te ajudar a ter dias mais produtivos.

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


Instagram DVS Editora

8 passos para ser mais produtivo no trabalho

8 passos para ser mais produtivo no trabalho

A verdade é que parte do estilo de vida que as pessoas levam atualmente contribui para a falta de foco, a sensação de sobrecarga, o excesso de cansaço mental, a procrastinação e outros fatores que sabotam a produtividade.

Apesar disso, tem como ser mais produtivo adotando algumas práticas e hábitos simples, como vamos mostrar neste artigo.

1. Não acumule muitas funções

O primeiro passo é não acumular muitas funções ou tarefas para fazer. Mas isso pode significar duas coisas.

Primeiro, não se comprometa a fazer mais do que você realmente consegue. Não tem como ser mais produtivo tentando fazer algo que é humanamente impossível ou que está simplesmente acima da sua capacidade.

Segundo, distribua bem suas tarefas de acordo com o tempo. Um dos maiores segredos da produtividade é relacionar bem as suas tarefas dentro do tempo que você tem disponível.

Definir prazos muito curtos para tarefas muito longas ou programar muitas tarefas para um tempo curto não é uma atitude inteligente e você tem altas chances de falhar, se fizer isso.

Seja inteligente ao definir o que você realmente vai fazer e em quanto tempo você consegue fazer.

2. Organize o seu ambiente de trabalho

Este parece ser um detalhe que pouca gente percebe, mas trabalhar em um ambiente muito desorganizado é mentalmente cansativo e, por consequência, improdutivo.

A explicação para isso é que, quando olhamos para um texto, por exemplo, o nosso cérebro meio que “escaneia” o quão longo e complexo aquela leitura pode ser, analisando o tamanho e organização das letras e parágrafos, dentre outros fatores.

A mesma coisa vale para o ambiente. Quando você bate os olhos em um ambiente bagunçado, cheio de coisas fora do lugar, o seu cérebro associa aquilo a algo complexo e desgastante.

Ao ficar horas em um ambiente assim, temos uma sensação de cansaço mental que vai se acumulando e tirando o nosso foco e vontade de produzir. O antídoto para isso é organizar o seu ambiente de trabalho da melhor forma possível.

3. Evite as distrações e o uso constante do smartphone

O smartphone é, com certeza, o maior inimigo da produtividade nos dias de hoje. Isso acontece por causa da chamada indústria da distração.

Indústria da distração é o nome que alguns especialistas e veículos de mídia dão aos esforços que empresas de tecnologia, principalmente as redes sociais, fazem para chamar e prender a sua atenção em aplicativos de celular.

Como ser mais produtivo se, a cada 5 ou 10 minutos você recebe uma notificação estrategicamente planejada para chamar a sua atenção e desviar seu foco? O mesmo vale para vídeos em redes sociais, que são feitos para prender sua atenção por horas.

A solução para isso é não usar o celular o tempo todo, mantendo ele longe, guardado, ou com notificações silenciadas. O celular é uma ferramenta indispensável mas tem hora para tudo.

4. Tenha uma lista de tarefas organizada e bem definida

Pode parecer exagero, mas certamente não tem como ser mais produtivo se você não tiver uma lista de tarefas organizada. É uma questão de lógica: ser produtivo é cumprir suas tarefas do dia.

Não tem como fazer isso todos os dias se você não tiver o que algumas pessoas chamam de “memória de papel” – que não precisa ser necessariamente de papel.

Você pode imaginar que pode guardar todas as suas tarefas na memória, porém é pouco inteligente fazer isso. Primeiro porque você tem, sim, chance de esquecer algumas coisas.

Segundo que, quanto menos sobrecarregada a sua memória ficar, melhor. O excesso desnecessário de informações gera falta de foco e ansiedade, que são os dois ingredientes principais da procrastinação.

Procure ter uma lista simples do que você precisa fazer e vá marcando tudo o que for concluído ao longo do dia.

Assim, você tem um controle claro e seguro sobre os seus afazeres. Sem contar que cada vez que você marcar uma tarefa como concluída, estará estimulando o sistema de recompensa do seu cérebro, o que pode te deixar mais motivado.

5. Crie uma rotina de trabalho

Quase todo mundo que quer saber como ser mais produtivo precisa, dentre outras coisas, ter dias menos caóticos e mais previsíveis – ou o que chamamos de rotina.

Como explicamos mais acima, a falta de organização gera cansaço mental. Assim como a falta de certeza sobre o futuro gera ansiedade.

Sim, o mundo é imprevisível, mas não é por isso que os seus dias precisam ser totalmente imprevisíveis. Se eles forem assim, significa que você não tem controle sobre a própria vida e o seu subconsciente vai sofrer com isso.

Ao ter horários para acordar, comer e cumprir determinadas tarefas, você passa um recado para o seu próprio subconsciente de que basta seguir o plano, sem se preocupar muito com o inesperado.

6. Comece pela tarefa mais importante e urgente

O sexto passo é ter prioridades. As prioridades são definidas de acordo com a relevância ou urgência de algo. Na sua lista de tarefas, deixe claro quais são as mais importantes e urgentes e foque em realizá-las primeiro.

Ao fazer isso, você evita uma série de problemas e tende a diminuir a tensão e preocupação conforme o dias vai passando.

7. Se for necessário, use um método de produtividade

Também tem como ser mais produtivo utilizando táticas ou estratégias de produtividade. Apesar de nem todo mundo precisar, esse tipo de atalho pode te ajudar muito.

A mais famosa é a técnica de Pomodoro, em que você define um tempo para produzir, seguido de um pequeno intervalo de descanso.

Você pode, por exemplo, ficar 50 minutos produzindo e em seguida faz uma pausa de 10 minutos. Após isso, volta a produzir por mais 50 minutos e faz outra pausa de 10 minutos, e por aí vai.

Essa técnica busca equilibrar produtividade e descanso, para que você não perca tempo sem fazer nada, mas também não sofra com desgaste mental por tentar produzir em excesso.

8. Estabeleça metas e objetivos

É difícil acreditar que tem como ser mais produtivo sem estabelecer os seus objetivos e as metas que vão te levar até eles. Afinal, se você quer saber como ser mais produtivo, deve ter bons motivos para isso.

Esses motivos, que são os seus objetivos, precisam estar bem definidos. Eles são o destino em que você quer chegar. Não faria sentido trilhar um caminho em que você não tem um destino.

E, além disso, esse caminho é feito de pequenos passos que te levam em direção a ele. Traduzindo: os pequenos passos são as metas. Objetivos são feitos de metas.

As metas, por serem mais “urgentes”, vão te estimular a produzir mais – sobretudo se estas metas forem diárias.

 

Por que você não consegue ser mais produtivo?

Por que você não consegue ser mais produtivo?

Em geral, as pessoas que têm problemas mais sérios de produtividade – e não são poucas – ignoram um ou mais destes itens. Alguns tentam fazer mais do que realmente conseguem e acabam falhando.

Outras, têm uma rotina caótica e imprevisível ou um ambiente de trabalho totalmente bagunçado e outras não têm uma noção clara do que precisam fazer no dia. Enfim, em algum ponto elas tendem a errar.

O problema é que a improdutividade pode surgir como algo raro e inofensivo e ir se tornando, pouco a pouco, um problema cada vez mais concreto e prejudicial à sua carreira e à sua saúde emocional.

Então, se você tem problemas constantes com produtividade, examine qual destes passos você está ignorando e procure corrigir o quanto antes.

 

Ser mais produtivo aumenta o seu valor na empresa

Ser mais produtivo aumenta o seu valor na empresa

Você já parou para pensar em como ser mais produtivo pode aumentar o seu valor dentro de uma empresa? Acontece que o valor de um profissional é definido pela quantidade e qualidade do que ele produz.

E, com um pouco mais de disciplina e inteligência, é totalmente possível ser mais produtivo e valorizado que a média dos outros profissionais.

Em termos de qualidade, basta se aperfeiçoar estudando ou praticando mais a função que você exerce. Em termos de quantidade, você não precisa produzir infinitamente mais do que uma pessoa comum.

Na verdade, o segredo está em manter um bom nível de produtividade de forma constante. A chave para isso é estudar mais sobre o assunto e entender aspectos um pouco mais específicos sobre você mesmo.

 

Estude sobre produtividade e domine o seu próprio tempo!

Estude sobre produtividade e domine o seu próprio tempo!

Mas para construir uma produtividade sólida, que te permita atingir seus objetivos e não ser um profissional medíocre, você precisa estudar um pouco mais sobre o assunto.

Só assim você pode entender como ser mais produtivo ao seu próprio modo, levando em conta suas características e competência individuais. Para isso, você deve entender os 3 maiores fatores da produtividade.

Estes 3 fatores são: a mentalidade, o planejamento a curto, médio e longo prazo e a gestão do seu tempo diário. Pensando nisso, formulamos um caminho para quem quer entender estes 3 fatores de forma profunda.

Esses caminho é o Kit de Desenvolvimento Pessoal, composto por três livros que abordam cada um destes fatores:

O Kit de Desenvolvimento Pessoal da DVS Editora foi criado para quem quer entender como ser mais produtivo ao ponto de atingir a chamada alta performance nos estudos ou trabalho. Clique no botão abaixo para ter mais informações ou adquirir o Kit.

Quero Desenvolver uma Produtividade Acima da Média

Artigos relacionados
Desenvolvimento PessoalProdutividade

Estratégias para aumentar a produtividade em meio ao caos

Sobre o que vamos falar? Aumentar a produtividade pode ser uma vantagem para algumas pessoas e uma…
Saiba Mais
Produtividade

Gestão do tempo: 8 passos para produzir mais em menos tempo

Sobre o que vamos falar? Aqueles dias improdutivos, em que você simplesmente não consegue fazer…
Saiba Mais
ProdutividadeVendas

7 dicas para quem quer atingir metas e conquistar objetivos mais rápido

Sobre o que vamos falar? Conquistar objetivos grandes depende de metas. Por maiores que seus…
Saiba Mais