Storytelling

Como fazer storytelling: 5 técnicas que todo iniciante precisa saber

Sobre o que vamos falar?

  • Existem histórias que emocionam, outras que encantam, e existem histórias que convertem palavras em lucro para o seu negócio. Hoje você vai aprender como fazer storytelling do modo correto.
  • Você vai saber quais são as principais técnicas de storytelling para contar histórias cativantes e lucrativas, e porque contar narrativas é fundamental para criar uma campanha de marketing eficiente.
  • Além disso, você vai descobrir quais passos seguir para começar a contar boas histórias. Conheça tudo o que um contador de histórias iniciante precisa saber de forma didática e direta!
  • Quer se tornar um especialista em storytelling e aprender profundamente esta habilidade? Adquira agora o Kit de Storytelling, preparado exclusivamente para quem deseja contar histórias emocionantes.

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As histórias sempre estiveram presentes nas vidas das pessoas. Desde os tempos mais remotos os homens criam narrativas para entreter, emocionar e até mesmo conduzir a vontade dos outros e obter altos resultados financeiros.

A força que as histórias exercem na vida das pessoas é muito maior do que elas imaginam! Exatamente por isso que muitas empresas utilizam as narrativas como recurso de influência e persuasão.

Ao utilizar histórias na sua comunicação, as organizações conseguem criar conexão com o público de maneira muito mais eficaz, levando seus clientes (e potenciais clientes) a terem um desejo ainda maior pelos serviços e produtos dessas marcas.

Então, se você quer aprender como fazer storytelling e se tornar um storyteller com grande domínio sobre as emoções e sensações dos seus interlocutores, leia este artigo até o final. Você vai descobrir tudo o que um contador de histórias iniciante precisa saber!

Veja o que você irá conhecer neste artigo:


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Por que você deveria aprender storytelling

Por que você deveria aprender storytelling

Storytelling não é simplesmente mais uma técnica de comunicação persuasiva. Storytelling é a técnica mais eficaz que garante aos grandes comunicadores entrar na mente do ouvinte/leitor e influenciar diretamente suas decisões.

Sabendo do poder que as histórias exercem sobre as pessoas, empresas dos mais variados setores econômicos vêm se utilizando do Storytelling para gerar conexão e convencer o público a obter seus serviços.

Para se ter noção da importância das histórias para as empresas do mercado, estudos indicam que o uso de Storytelling na comunicação das marcas aumenta a taxa de vendas em até 30% – um grande indicativo do enorme potencial em vendas que as histórias trazem para a maioria das empresas.

Se você trabalha com copywriting ou elaborando estratégias digitais, saiba que o uso do Storytelling nas suas campanhas de marketing é quase obrigatório. Então, aprenda como fazer storytelling e observe a mágica acontecer!

+ Dica: Se você quer aprender a fazer campanhas de marketing lucrativas, leia o nosso artigo “Como criar Estratégias Digitais vendedoras para suas campanhas de vendas?”

Como começar a contar boas histórias?

Imagem: https://elements.envato.com/pt-br/writer-typing-with-retro-writing-machine-PHX2PYD

Para quem faz do marketing digital um meio de obter lucros, dominar a arte de contar histórias é fundamental, e para alcançar isso o primeiro passo é consumir histórias que geraram bons resultados.

Se você deseja contar boas narrativas, busque ler cartas de vendas famosas, como A Carta de 2 Bilhões de Dólares e assista a propagandas publicitárias de grandes empresas, como a campanha Leia para uma criança, do Itaú.

Ter essas referências em mente fará com que você tenha ideias relevantes para saber como fazer storytelling de sucesso para sua campanha. No entanto, isso não é tudo!

Depois de consumir o Storytelling de outras campanhas de vendas, o segundo passo será estudar técnicas de persuasão para utilizar nas suas histórias. Assim, você vai saber como criar na prática uma narrativa que gere identificação e atinja as emoções do seu interlocutor.

Portanto, se você quiser saber quais técnicas são essas e como fazer storytelling de modo eficiente, conheça as seguintes técnicas:

 

5 técnicas de Storytelling que todo iniciante deve conhecer

5 técnicas de Storytelling que todo iniciante deve conhecer

Grande parte das técnicas de Storytelling são originadas de roteiros de filmes e, principalmente, da estrutura de literatura de ficção. Conhecer essas técnicas podem fazer a habilidade de escrita de um copywriter ser muito mais certeira!

Confira cinco técnicas de Storytelling para usar nas suas campanhas logo abaixo:

1. Use o contraste na sua história

O contraste é uma técnica muito simples e funcional, e você pode usá-la tanto em propagandas em vídeos quanto em cartas de vendas. Para um contador de histórias iniciante, dominar essa técnica é um grande passo para saber como fazer storytelling.

A técnica do contraste consiste na apresentação dos benefícios que um produto pode oferecer, seguido da expansão de um problema até as suas últimas consequências.

Ao utilizar esta técnica, é apresentada ao interlocutor a comparação entre as dificuldades que podem surgir de um determinado problema e os benefícios que o produto ou serviço de uma marca pode trazer para a vida do público, evitando que o problema se intensifique.

Ou seja: a técnica do contraste mostra como a vida do interlocutor pode piorar ao continuar com determinado problema e como ele pode ter uma vida mais satisfatória se adquirir um produto ou serviço específico.

2. Seja o mais imaginativo possível

A grande vantagem do Storytelling é a ativação que a narrativa contada faz na imaginação do interlocutor. Isso ocorre porque, sempre que contamos uma história a alguém, aguçamos as partes racionais e emocionais do cérebro humano.

Estudos revelam que, quando uma pessoa conta uma história a um interlocutor, as ondas cerebrais do ouvinte se sincronizam com as do storyteller, como se um sistema neural estivesse querendo se assemelhar ao outro.

Isto quer dizer que, ao contar histórias, você mexe diretamente com as funções cerebrais do público, gerando emoções e fazendo as os ouvintes e leitores recordar memórias. Todos esses efeitos se devem ao estímulo que as histórias causam na imaginação, conectando as pessoas à narrativa contada.

Saiba como fazer storytelling e estimule a imaginação dos seus ouvintes/leitores.

3. Fale apenas o que interessa ao ouvinte/leitor

Muitas histórias se tornam desinteressantes por um pequeno erro, que grande parte dos storytellers cometem: eles se apegam exageradamente a pontos das narrativas que não interessam ao interlocutor.

Por mais que determinada história tenha um significado interessante, dizer coisas que fogem do interesse do seu interlocutor pode fazer ele desistir de ver a sua propaganda e, consequentemente, se afastar da sua marca.

Portanto, se o seu objetivo é saber como fazer storytelling, captando o interesse do seu público e convencendo ele a comprar seu produto, foque nas partes principais da sua história, sem enrolar muito em pontos que não tenham tanto a ver com a narrativa.

4. Crie uma narrativa simples

Crie uma narrativa simples

Uma propaganda não é uma novela, um romance ou uma série de TV. Propagandas são essencialmente simples e giram em torno de um único assunto, de fácil assimilação ao público.

Uma narrativa simples é aquela que não traz um alto grau de complexidade, mas faz o interlocutor entender instantaneamente a história contada, sem exigir um grande esforço intelectivo.

Facilite a compreensão da sua história que você vai também conseguir facilitar a conversão de potenciais clientes em compradores do seu produto ou serviço. A simplicidade de uma narrativa é a marca de um profissional que sabe como fazer storytelling.

5. Não escreva de maneira formal

Uma história cativante não é contada com uma linguagem formal (o que não significa que você rechear sua narrativa de gírias e palavras erradas), mas sim com uma linguagem irreverente e próxima ao seu público.

Geralmente, a formalidade excessiva e o uso de palavras difíceis não prendem a atenção do seu interlocutor. Isto acontece porque quanto mais formal é a sua linguagem, mais você se afasta do modo como o seu ouvinte/leitor se comunica.

Aprenda como fazer storytelling de modo leve, buscando um meio termo na sua comunicação, sem pender muito para o formalismo excessivo ou para o uso de uma linguagem muito irreverente.

+ Dica: O Storytelling é uma habilidade muito utilizada em lançamentos digitais. Descubra como criar lançamentos lucrativos lendo o artigo “Como criar Estratégias Digitais vendedoras para suas campanhas de venda?”.

Conte a sua própria história

Conte a sua própria história

Você aprendeu as técnicas necessárias para todo storyteller iniciante contar histórias que se conectem com o público. Agora você tem as armas para contar uma narrativa matadora, capaz de emocionar e gerar identificação com o interlocutor.

Se este é o seu desejo, saiba que uma das maneiras eficazes de alguém se conectar com o público é expondo a própria história: sua caminhada em direção a determinado objetivo, seus tropeços, seus desvios de caminho, seus acertos e conquistas.

Quando você conta o que fez para sair do ponto A para o ponto B para um público que se encontra no mesmo ponto A, você cria nos seus interlocutores a esperança de também alcançar o ponto B.

Assim é gerada a identificação. Aliada às técnicas de contraste, com a formação de uma narrativa fácil de ser compreendida e que toque diretamente nas emoções do seu interlocutor, você vai saber como fazer storytelling com eficiência.

Portanto, estude o seu público, conheça as suas principais dores e monte a persona do seu cliente ideal e, com base nisso, crie narrativas que atinjam o coração e a mente dos seus potenciais clientes.

 

Seja um grande contador de histórias!

Seja um grande contador de histórias!

Aprender a contar histórias pode transformar a carreira de qualquer empreendedor! Se você sabe como fazer storytelling e aplicá-lo nas suas campanhas de venda, as chances do seu faturamento aumentar são altíssimas.

Quem conta histórias não está simplesmente entretendo o interlocutor, mas gerando aproximação com ele e influenciando sua vontade de adquirir determinado produto ou serviço. Quem conta histórias não está só vendendo, mas criando fãs para uma marca.

Então, se você deseja dominar o Storytelling e ganhar dinheiro com essa habilidade, é extremamente necessário que você se especialize. Visando o seu desenvolvimento, a DVS Editora formulou um Kit de livros exclusivo para storytellers: o Kit de Storytelling.

Adquirindo esse Kit de livros, você terá em mãos a coleção inteira 5 Lições de Storytelling, de James McSill, e vai saber como usar a habilidade de contar histórias nos mais variados contextos.

Clique no botão abaixo, adquira já o Kit de Storytelling e aprenda como fazer storytelling.

Quero Dominar A Arte De Contar Histórias Lucrativas E Eficazes

Os Melhores Livros de Storytelling: Para criar estratégias e vender mais

Livros de Storytelling: Quais são os melhores livros sobre storytelling?

O Storytelling tem o poder de atrair e prender a atenção das pessoas e de desenhar imagens mentais que são capazes de influenciar suas decisões.

Por isso, se for utilizado de forma inteligente e estratégica, ele pode ser decisivo para os resultados da sua campanha de vendas.

Hoje, trouxemos três sugestões de livros sobre storytelling que vão abrir sua mente e te dar uma noção estratégica de como usar o storytelling para vender muito.

 

5 Lições de Storytelling – O Best-Seller

5 Lições de Storytelling - O Best-Seller

James McSill, um dos maiores consultores literários do mundo, compila suas principais ideias sobre a construção de histórias de sucesso e apresenta de forma didática em seu livro 5 Lições de Storytelling, o Best-Seller.

O autor, reconhecido mundialmente pela sua competência no assunto, mostra que uma pessoa, ao se deparar com certas histórias e de acordo com o contexto, pode ser profundamente influenciado por elas. Clique abaixo para comprar o livro.

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5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia

5 Lições de Storytelling - Fatos, Ficção e Fantasia

Ainda reunindo e apresentando o conhecimento que acumulou em mais de 30 anos de experiência, James McSill escreve 5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia, um dos principais livros sobre Storytelling já produzidos.

Desta vez, ele une aplicações do storytelling no entretenimento, no mundo dos negócios e na vida pessoal.

Assim, a obra traz uma perspectiva completa de como usar o poder das histórias em todos os cenários possíveis. Clique abaixo para adquirir o livro.

Compre o 5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia

 

5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas

5 Lições de Storytelling - Persuasão, Negociação e Vendas

Explorando mais o aspecto persuasivo e direto do storytelling, McSill também traz 5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas.

Fórmulas de vendas e persuasão repetidas se tornam cada vez mais limitadas: é preciso ir além.

Em um cenário onde a atenção e a preferência do público são cada vez mais disputados, é necessário se diferenciar e fazer algo único, mas eficiente.

Repetir aquilo que milhares de pessoas já fizeram tornou-se arriscado.

Assim, em mais um de seus livros sobre storytelling, James McSill te convida a inovar e a fazer algo único, que diferencie a sua empresa de todo o resto. Você pode conferir mais sobre o livro, clicando aqui.

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Kit Storytelling

De todas as formas de comunicação usadas ao longo do tempo, o storytelling, de longe, se mostra como a mais poderosa.

Há milhares de anos, diferentes povos usam o poder das histórias para disseminar suas culturas.

Além de ter sido o pilar de civilizações, o storytelling pode ser parte fundamental de qualquer estratégia de vendas – principalmente da sua.

Por isso, todos estes quatro livros sobre storytelling podem ser adquiridos, juntos, no nosso Kit Storytelling:

  • 5 Lições de Storytelling – o Best-Seller;
  • 5 Lições de Storytelling – Fatos, Ficção e Fantasia;
  • 5 Lições de Storytelling – Persuasão, Negociação e Vendas.

Se você quer dominar o poder do storytelling e aprender como usá-lo para gerar mais vendas, adquira o nosso Kit de Storytelling.

Ao adquirir o Kit de Storytelling, você recebe diretamente na sua casa todos os três livros sobre storytelling que recomendamos no texto. Para isso, clique no botão abaixo:

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